Mundos Paralelos

Mundos Paralelos Juliana Parrini

Resenhas - Mundos Paralelos

Rahmati 10/06/2017

Fraco
Nessa coletânea, o organizador Felipe Sali juntou autores famosos no Wattpad — que, todo mundo deve saber, é uma plataforma / rede social de escritores — e pediu–lhes que escrevessem um conto inédito para a obra. É claro que, justamente graças à proposta de ser também uma rede social, onde os “likes” contam muito (e aqui são votos), nem sempre os mais famosos são os que necessariamente escrevem melhor — o são, na verdade, aqueles que têm um maior engajamento com o seu público. Longe de mim dizer que todos os famosos escrevem mal ou que os que escrevem bem não são reconhecidos; só estou dizendo que essa acaba não sendo a regra da plataforma.

Assim sendo, comprei a coletânea justamente para avaliar isso: a qualidade dos autores selecionados e dos contos escritos… E já devo dizer que só confirmei o que imaginava: que abundam as boas ideias estragadas por más execuções, mas que haveria, claro, contos bons, apesar disso.

Para ser mais específico, vou fazer um breve comentário sobre cada um dos 10 contos. Espero não irritar ninguém, mas, se isso acontecer, paciência.

• Caça e caçador, de Rô Mierling

De cara, já a confirmação do que eu temia: escrita quase amadora, ideia “inspirada” pela moda de distopias adolescentes — onde pessoas têm que se matar por causa do governo malvado —, personagens estereotipados e trama previsível. O final melhora um pouco a coisa toda, mas, ainda assim, merece uma nota 2 de 5.

• Alegoria da caverna, do organizador Felipe Sali

Esse é melhor do que o primeiro. A escrita melhora, e a história é mais interessante, uma ficção científica que trabalha, como o título sugere, e a possibilidade de se contentar com ilusões agradáveis ao invés da dura realidade. É um bom conto, mas senti que faltou aquele tchan que fisga o leitor. Nota 3 de 5.

• Sobrenatural, de Lilian Carmine

Esse conto me deixou com um sorriso no rosto! A escrita não é nada que se diga memorável, e é bem leve especialmente por narrar o ponto de vista de uma adolescente, mas a história de fantasia, além de tratar de uma coisa que sempre me deixa pensando — do tipo, “como seria se…” —, tem um finalzinho que realmente me pegou de surpresa. O conflito se resolve muito rápido para o meu gosto, mas tem referências legais. Nota 3,5 de 5.

• Amigo de lata, de Aimee de Oliveira

Um conto bem interessante por causa da abordagem psicológica da ficção científica. Nesse ponto da leitura, eu estava pensando “nossa, colocaram os contos numa ordem de o pior para o melhor”, mas quem dera se fosse assim. A escrita de Aimee é boa, a trama se desenvolve numa boa velocidade e a relação da protagonista com o “amigo de lata” do título é gostosa de se ler — e o final é bom. Nota 3,5 de 5.

• Perfeito problema, de Clara Savelli

Aí voltamos aos problemas do primeiro conto: escrita; trama inverossímil; distopia adolescente… só que ainda mais inverossímil e adolescente do que aquele. Não tem nem a salvação do final interessante. Nota 1,5 de 5.

• Abbie, de Marcus Barcelos

Ao que tudo indica, esse conto diz–se de terror e trata de possessão por um espírito maligno. “Ao que tudo indica” porque eu desisti do conto no meio. Não que seja exatamente ruim; acontece que começa com uma escrita tão chatinha e tanto infodump para um conto curto que, honestamente, eu já não me interessava pelo que aconteceria antes mesmo que acontecesse. Só acho que, em um conto em que as coisas demoram a começar a acontecer, a escrita deve garantir a permanência do leitor. Nota 1 de 5.

• Memórias perdidas, de Juliana Parrini

A ideia desse é legal — uma cientista que se torna cobaia do próprio experimento em prol da humanidade e acaba mudando de ideia por egoísmo. Acontece que faltou técnica para passar isso para o papel de maneira emocionante. Tudo acontece na ordem “certa”, digamos, mas o conto me pareceu meio como uma comida de restaurante popular — o tempero está lá, mas… falta algum cuidado na preparação. Nota 2,5 de 5.

• Liberdade comprometida, de Thati Machado

Nesse conto, voltamos mais uma vez às distopias de governos malvados, mas aqui a autora, além de escrever melhor, traz uma visão mais interessante às coisas. Existe um questionamento válido às questões de cores de pele e classes sociais, e a mensagem que o conto passa não é rasa quanto a dos outros contos do mesmo gênero na coletânea. Nota 3 de 5. (Obs.: Só o sobrenome da personagem poderia ser melhor, né, dona autora? “Condon”, jura?)

• Perpetuação, de Mila Wander

Outra distopia. Falar o quê, né? Está na moda mesmo. Outra coisa que está na moda é escrever no tempo verbal presente. Mas concordo que nenhum desses aspectos é um ponto negativo por si. O que os torna ainda mais maçantes é que não há muita coisa que ajude aqui — a trama, ou a escrita, ou os personagens, ou o conflito que se resolve de maneira rápida e boba… Nota 1,5 de 5.

• Fragmentos, de Chris Salles

A trama desse conto é mais interessante — nela, a protagonista, ao contratar uma empresa de teletransporte, descobre que, na verdade, ao invés de levar uma pessoa do ponto A ao ponto B instantaneamente, eles criam uma cópia da pessoa no ponto B. Acontece que a boa premissa se perde num desenvolvimento confuso e apressado. Nota 2,5 de 5.

No final, então, a média é de 2,4, mas vou dar mais 0,5 pontinho por causa do projeto gráfico, que é lindo, com um verde–água muito bonito no miolo todo, e com uma ilustração para cada conto — mas é uma pena que não é só de projeto gráfico que vive a literatura. Faltou aqui um bom revisor — tanto nas questões de ortografia e gramática quanto nas de trama e verossimilhança das cenas —, e isso, infelizmente, reduziu muito a qualidade que a obra poderia ter. Nota final de 2,9 de 5.

Sinto muito, Wattpad, mas ainda não foi dessa vez que você me convenceu a dar atenção aos usuários que ostentam suas milhares de leituras.

¯\_(ツ)_/¯

site: rahmati.com.br
Dafne 03/07/2017minha estante
Rodrigo, o skoob precisa de mais resenhas como essa, parabéns pela análise. Ainda tenho certo interesse pelo livro, mas o excesso de distopias me desanima muito =/

Felipe 11/04/2018minha estante
???

Adrielle63 07/01/2022minha estante
Eu amei a leitura do livro tanto quanto da sua análise, como isso é possivel?

Stephanie162 03/05/2021

Gostei
Adorei esse livro, apesar de ter demorado bastante tempo para terminar, ele é curtinho e fácil de ler. Cada capítulo tem um história diferente e surpreendente.

melnoliteraverso 06/09/2020

Incrível
Muitas pessoas não gostaram pelo visto, porém, em meu ponto de vista, as histórias são fantásticas. Muitas delas merecem ter um livro dedicado! Estou completamente apaixonada!
Adrielle63 07/01/2022minha estante
Concordo plenamente com você.
Terminava os contos imaginando possíveis continuações em livros subsequentes.

Felipe Sali 07/09/2020

Uma experiência muito louca
Eu que organizei esse livro. Escolhi os autores, editei os contos e até escrevi um deles (o Alegoria da Caverna). Recebi o convite por causa do meu trabalho no Wattpad (sou um autor lá com mais de dois milhões de leituras), a editora queria um livro que reunisse os principais autores da plataforma. Apesar de já ter acontecido em outros países, foi a primeira vez que uma iniciativa assim aconteceu no Brasil. Senti na hora o peso da responsabilidade.
Depois de Mundos Paralelos, muitos autores do Wattpad foram contratados por editoras. Inclusive, autores deste próprio livro. Acho que a obra é um capítulo importante na forma como o mercado encara autores do Wattpad.
Isso aqui é uma resenha, certo? Uma resenha pra lá de estranha, já que eu sou o responsável pelo livro, mas, ainda assim, uma resenha. E como tal, preciso contar as minhas impressões e ressaltar aspectos positivos e negativos da obra. Então, vamos lá.
Vou começar falando sobre onde errei. O livro foi focado em leitores do Wattpad, mas também seria lançada pela marca da revista Mundo Estranho. Eu tentei, durante todo o projeto, encontrar uma convergência, onde poderia agradar os dois públicos. E falhei nisso.
A ideia de uma coletânea de contos de ficção científica e fantasia serviu para agradar leitores da Mundo Estranho, que adoravam o tema. Mas, quase nenhum dos maiores autores do Wattpad escreviam esses gêneros. Todos eles colocaram seus backgrounds na história, a maioria envolvendo histórias de amor infanto-juvenis. Isso gerou dois efeitos negativos:
1) Adultos compraram o livro procurando algo ao estilo Black Mirror e deram de cara com uma porrada de histórias para adolescentes, algumas até com muito romance e inseguranças juvenis. E odiaram. Sempre que vejo uma resenha de um homem de 35 anos aqui no Skoob eu percebo esse erro. O livro não é para ele, mas eu fiz parecer ser.
2) Muitos jovens que se identificariam com a obra não compraram o livro porque ele parecia um livro de ficção científica sombrio. Até alguns fãs dos autores relutaram em comprar o livro.
O ponto positivo, por outro lado, são as histórias. Elas são bem boas. Mundos Paralelos foi escrito por jovens autores que estavam começando a despontar no mercado editorial e estavam com muita garra para provar que mereciam espaço para mostrar o talento. Por isso, MP tem essa energia visceral do começo ao fim. É difícil encontrar isso hoje em dia.
Mundos Paralelos também uma importância como documento histórico da literatura infanto-juvenil. Foi o primeiro a reunir tantos autores do Wattpad e fica claro que a escrita deles foi influenciada pela internet. Ele marca o começo de uma geração que não separa off-line e online na vida e tudo virou uma coisa só.
Cada autor trilhou uma carreira brilhante. Clara Savelli, lançou um livro pela Intrínseca. Chris Salles, é a aposta da editora Planeta. Lilian Carmine faz mais sucesso no exterior do que no Brasil e já teve suas obras publicadas nos EUA, Inglaterra, Austrália, África do Sul e Canadá. Thati Machado se tornou uma importante militante contra a gordofobia na literatura. Rô Mierling publicou pela Darkside e agora o seu livro vai virar filme. Eu mesmo tenho lá os meus méritos com Mais Leve que o Ar e meus novos trabalhos.
Mundos Paralelos foi uma experiência maluca na minha vida. É um livro maluco. Uma página importante na história do Wattpad e da literatura infanto-juvenil. E, com certeza, vai valer muito para colecionadores quando esses autores alcançarem voos maiores. Tenho muito orgulho disso.
Mas peço desculpas a todos os homens brancos de 35 anos que gastaram R$ 29,90 no livro. Vocês devem estar bravos.
Adrielle63 07/01/2022minha estante
Obrigada pela iniciativa. A obra ficou sensacional.
Amei o livro mas fiquei furiosa com um único aspecto:
Por que os homens brancos de 35 anos gastaram R$29,90 no livro e eu paguei R$34,90??
Será que estou num universo paralelo onde tudo é mais caro para as mulheres latinas?
Fora isso, já gostaria de ler os próximos, mesmo que tivesse que pagar mais caro que os homens brancos de 35 anos...

Vinicius.Sicchieri 09/12/2020

Não sei
O livro se trata de uma coletânea de 10 histórias que ficaram famosas no app Wattpad.
O livro é bem interessante, as histórias são bem envolventes e os finais surpreendentes.
Gostei muito e recomendo para pessoas que gostam de vários tipos de histórias para que não se cansem tanto da leitura.

Bruna.Oliveira 11/09/2020

Recebi esse livro em um clube de assinatura literário e achei uma proposta bem interessante, mas fiquei um pouco decepcionada. A narrativa dos contos é boa, tanto que li super rápido, alguns contos são bem interessantes, outros nem tanto, mas de forma geral não foi uma das minhas leituras preferidas, não achei as histórias muito originais e em diversos momentos elas me remeteram a livros que eu já li. É ótimo ver iniciativas como essa, que visam valorizar escritores nacionais e acho que deveriam haver muitas outras, mas não consegui me envolver completamente com as histórias contadas.

rhaylemon 16/06/2023

Amei
Quem gosta de Black Mirror vai gostar desse livro, li a um tempo já mas lembro que os contos eram muito envolventes.

LadyEl 12/03/2021

Contos interessantes
São vários contos de escritores jovens, independentes. Alguns contos bem elaborados e criativos, alguns parece que falta coerência, mas com certeza vale a pena conhecer essas autores da Wattpad. O qual mais gostei foi Amigo de Lata.

Chacdred 11/12/2021

O coisa boa
Gosto muitooooo desse livro, os contos são cheios e vividos são incríveis, comprei ele num supermercado só porque tinha a marca do wattpad e me apaixonei nele

Yasmim 23/08/2020

Engraçado como não é nem de perto um dos melhores que já li, mas não consegui parar de ler. Vai de contos que achei legais (sou viciada em ficção científica), até contos que achei PÉSSIMOS. Depois de devorá-lo por completo, fiquei ainda mais impressionada quando caiu a ficha que praticamente todas as histórias são escritas por mulheres.

Jess 24/01/2019

Black Mirror?
Se eu um dia os diretores de Black Mirror precisarem de gente pra escrever novos episódios, eles certamente poderiam chamar os autores desse livro! Porém, para aqueles que não assistem a série e não pegaram a referência, posso dizer que esse livro precisa ser lido! Principalmente por aqueles que amam suspense, contos de terror (leve), e suposições de como será o futuro se não houver um controle humanizado da tecnologia. Esse livro simplesmente te prende! Foi um dos livros que li mais rápido.

Rafaela.Oliveira 31/08/2022

Gostei muito,alguns mais do que outros,alguns achei bem clichê então a leitura foi bem rápida e dinâmica pra não dizer que pulei algumas partes,outros li prestando atenção em cada detalhe pela originalidade.

@desaniversarios 30/12/2019

Genial!
Guys, vocês já se imaginaram em um mundo paralelo? Já pensaram no que aconteceria se vocês acordassem e toda a cidade tivesse desaparecido? O livro de hoje apresenta estas realidades! E eu fiquei bem chocada!
Fiquei super empolgada quando vi este livro, pois gosto muito de contos! A leitura flui mais rápido comigo. Com vocês também é assim?

Eu amo imaginar realidades diferentes, pensar que coisas podem acontecer e mudar completamente a nossa sociedade. É o tipo de história que me faz viajar! .
Por isso eu ameeeeei esse livro! Cada conto me fez pensar em tantas coisas! Gostei de praticamente todos, talvez eu não tenha realmente gostado de dois contos. Mas nada que tire a beleza do livro.

Os autores são do @wattpad e eu achei isso muito legal! É uma oportunidade incrível de divulgação de novos escritores.

Tirei uma estrelinha, pois não gostei de dois contos, achei um pouco infantis (não funcionou para mim). Mas tudo depende da idade de quem está lendo, então não vou falar quais foram os contos, para não deixá-los tendenciosos.

Mas o que posso dizer é: leiam! Tudo que eu pensava enquanto lia era: como alguém conseguiu pensar em um mundo paralelo desses? Que genial!

Esse livro é uma verdadeira obra de arte!

site: https://www.instagram.com/p/BuZrV9AgUvl/
sabrina.farias 03/01/2020minha estante
Acabei de finalizar, realmente é muito bom!

gilmoredaughter 28/02/2020

eeer...
Esperava muito mais. Foi meu primeiro contato com ficção científica e achei razoável. Queria que os contos fossem mais profundos e melhores desenvolvidos, mas para o tamanho do livro, as páginas estão de bom tamanho. Recomendo pra quem quer provar um pouco de distopia e ficção científica

Nhadine 09/12/2020

Mundos Paralelos
Livro bastante interesse e enigmático. Cada capítulo é um conto diferente, que nos deixa cada vez mais curiosos. São bem elaborados, cada um com uma história surpreendente e inimaginável. Muito empolgante, vale a pena cada minuto do seu tempo para ler.