O Legado do Justo

O Legado do Justo ALBERDAM

Resenhas - O Legado do Justo

Sidney 20/06/2020

Gostei muito do livro. Quem me indicou foi minha esposa (Cíntia), inclusive tem uma resenha dela aí. O autor abordou inúmeros temas: religião, racismo, desigualdade social, generosidade, humor, amor fraternal, transplante de órgãos, e tantos outros. A leitura é muito cativante, prende mesmo a atenção e é difícil de parar. Li esse livro em 03 dias. Creio eu q o autor tenha uma cosmovisão Bíblica a respeito da vida, do universo, percebi isso, colocado sempre de forma bem suave e sutil. Alguns momentos ficaram marcados: Dr Pedro na clínica de hemodiálise e as histórias engraçadas contadas ali (ri muito), principalmente dos apelidos, kkkkkkkkk. A definição em detalhes sobre comprometimento/envolvimento; Sr. Antônio com sua boca "suja" muito engraçado tb; Ah!! Anotei aqui a lista dos 11 livros, onde achar o "Filhos do mesmo pai"? Rsrs...; Daniel trabalhando na biblioteca e sugere ao cliente um livro da série vaga-lume "As aventuras de Xisto" (o caro autor gostava também dessa série né!! Rsrs), livros q marcaram minha infância!! Me emocionei muito numa conquista de Daniel, depois de muito esforço; e o momento do arrependimento cantando a música da Banda Kadoshi "Filho Pródigo", foi realmente fantástico!!! Até parei a leitura no momento e fui ouvir a canção q tem uma introdução de arrepiar com a guitarra, sem contar a letra em si. Como as canções do Kadoshi marcaram minha vida!! Enfim, quero aqui agradecer minha esposa q sempre insistiu para q eu lesse esse livro, q Deus continue usando sua vida para me edificar!! Ao Autor, q vc também continue sendo um instrumento de bençãos a todos quanto puder!!! Livro mais q recomendado!!! Abraço!!!
Cíntia Costa 20/06/2020minha estante
Muito boa a resenha.
Só esqueceu de avaliar (colocar quantas estrelas vale).

Alberdam 20/06/2020minha estante
Nossa que resenha maravilhosa!
Temos muitas coisas em comum, uma delas é que a banda Kadoshi também fez parte da minha juventude, já fui até assistir um culto, show, deles. Achei muito bacana você ter lido e após escutado o hino. É muito legal e verdadeiro ler isso, uma expressão que me alegrou muito. O restante é... estou sem palavras. Valeu muito ! Hoje a noite vou conver com Deus sobre sua resenha e agradece lo novamente por me usar em escrever esse livro. Obrigado novamente e fique com Deus.

Sidney 20/06/2020minha estante
Obg Cíntia por me lembrar!! Avaliei aqui já. E obg Alberdam pela resposta. Fiquei com muita vontade de ler "Filhos do mesmo pai". Se tiver alguma dica onde posso encontrar, me fale por favor. Abraço

Régis 01/12/2020minha estante
Gostei muito do livro, me emocionei com a história, que fala de Deus, superação, fé, honestidade, e valores.

Cíntia Costa 04/05/2020

Perfeito.
Esse livro já não me chegou nas mãos por acaso. Vou dizer por que. Vi a Paola Aleksandra falando dele e já fiquei muito curiosa. Coloquei na minha lista de desejados e não comprei porque achei o preço salgado (embora hoje eu reconheça que não é caro pelo valor que há no seu interior).
Um dia, alguém aqui do skoob entrou em contato comigo perguntando se eu gostaria de fazer uma troca, onde me seria enviado esse livro. Super aceitei e fiquei feliz com a troca. Ao recebê-lo com uma dedicatória, percebi que quem estava me enviando o livro era o próprio autor. Que grata surpresa!
Mas, como tinha muitos livros para ler, deixei ele na estante por 1 ano e 2 meses. Agora em abril de 2020, resolvi pegá-lo para ler e pensei: "poxa, por que não li antes"?
Sabe aquele livro que te ensina? Que te faz repensar valores, prioridades, o que é importante na sua vida ou não... Eu nunca tinha lido nada sobre transplante de órgãos, o que para mim foi muito bom, muito esclarecedor. Esse livro mexeu com minhas emoções. Tem partes engraçadas também. Veio muito a calhar nesse tempo de Coronavirus, onde entrei nunca ressaca literária, onde abandonei vários livros.
Ele tem um cunho espiritual muito grande, mas sem forçar nada. Me fez refletir o quanto não tenho feito nada em relação ao próximo, ao ser humano.
Ele tem uma abordagem também onde fala sobre racismo, sobre preconceitos, acessibilidade. Tem romance, tem um apego familiar muito grande. E esse livro até me fez repensar sobre minha vida profissional, sabe! Pois sou formada em Direito e nunca atuei na área. Por que não recomeçar?
Esse livro eu favoritei, e se eu fosse você, leria ele.

Cristina.Rodrigues 02/07/2018

Uma linda história
Quando li a sinopse de "O legado do Justo" meu primeiro pensamento foi: não é meu estilo. Mas como é de um autor brasileiro e procuro sempre apoiá-los, resolvi ler. E que grata surpresa eu tive!
A obra possui um leve cunho religioso, mas não é um livro sobre religião. É sobre como nós somos e quão melhores podemos nos tornar.
É sobre os valores morais que nos tornam humanos.
Aborda assuntos polêmicos como corrupção e preconceito. E acima de tudo é uma linda história que alerta para a importância da doação de órgãos.
Trouxe-me lágrimas aos olhos por diversas vezes.
Mais que recomendado!

Mila.Mesquita 08/10/2017

Emocionante!
Descobri esse livro assistindo ao YouTube da Pah (livros e fuxicos) e a forma que ela falou sobre a escrita do autor me fez ter uma leve curiosidade sobre a leitura. O que fiz? Fui procurar no Google post sobre a mesma e não achei nada. Minto, só mais uma, postada pelo blog UP LITERÁRIO.
Tudo bem que o livro é  recente, mais espero que muitas pessoas possam ser agraciadas por essa leitura.

A leitura me passou diversos ensinamentos e muitos deles as vezes esquecidos. Me fez ver também que apenas através da bondade, do amor, da fé e de sermos justos conseguimos tudo que quisermos. Além de abordar temas como racismo, desigualdade social, corrupção.

A história gira principalmente em torno de Daniel uma criança que nasceu cega e vem de uma família simples e que enxerga o mundo atraves de seu pai. Seu super HERÓI. Acontece um acidente, seu pai vem a falecer e por ser doador de órgãos ele salva a vida de outras pessoas e da "vida" aos olhos do Filho, que enxerga pela primeira vez.
A partir daí fiquei admirada com as lições de vida que tive durante a leitura e enxergando através de cada paciente transplantado seu lado da história e como uma segunda chance para cada um deles que já estavam com seus dias "contados".

A leitura é  muito gratificante, me emociononei demais, e quero muito mudar a forma como agia em muitos sentidos. Não que seja uma pessoa ruim. Só que quero vivenciar no meu dia a dia tudo q senti fazendo essa leitura.

Super recomendo!
Alberdam 08/10/2017minha estante
Oi Mila! Muito obrigado por está linda resenha, pessoas como você é que me faz acreditar que fiz a coisa certa em escrever o livro. Eu me emocionei em ler sua resenha. Obrigado de coração. Valeu!!!

Mila.Mesquita 08/10/2017minha estante
O livro é incrível. Obrigado digo eu, por me presentear com ensinamentos e palavras simples mais muito válidas e necessárias. Ainda mais nesse mundo atual em que estamos.
E sem dúvidas irei indica-lo.
Parabéns e espero que todos possam ser agraciados com suas palavras como fui.
Ps: só não gostei de duas coisas. O livro não tem orelha e é folha branca. Rs

Alberdam 12/07/2017

Blog: Livros & fuxIcos: escrito por Paola Aleksandra.
O Legado do Justo é o tipo de livro que transborda, desde a primeira página, valiosos ensinamentos sobre amor, respeito e honestidade. Ao falar de assuntos polêmicos – como doação de órgãos, preconceito, disparidade social e serviço a Deus – o autor criou uma história emocionante e reflexiva, que toca o leitor ao mesmo em tempo em que incita nele a vontade de repensar seus valores de vida. Aqui é importante fazer a leitura com o coração, e não apenas com a razão, pois só assim conseguimos sentir o debate criado através da figura de um jovem que, apesar de cego, enxerga o mundo com mais destreza do que muitos homens perdidos no vazio da ganância e do poder.
A obra gira em torno de Daniel, jovem que nasceu cego e que apesar das dificuldades encontra na figura do pai – seu grande herói – motivação mais que suficiente para seguir em frente. Acompanhamos a história do garoto desde a infância e vemos, com o decorrer da narrativa, ele crescer e amadurecer: adolescência, período escolar, vestibular, faculdade, primeiro emprego e, então, as típicas aventuras da vida adulta. E intercalada à história de Daniel, e a relação incrível que ele tem com o pai, conhecemos também algumas figuras aleatórias: uma professora aposentada, um advogado rígido e engomado, e até mesmo um ricaço desbocado. Todos esses narradores, assim como Daniel, possuem alguma especialidade ou limitação física e, de uma forma incrível e surpreendente, graças a um mesmo doador de órgãos a história deles se unirá. A partir desse gesto de amor todos eles receberão uma nova chance de viver plenamente e também, quem sabe, de retribuir tal gesto de amor gratuito que mudou suas vidas.
Uma das coisas mais notáveis da história é a relação de Daniel com o pai. A família do garoto é simples e já passou por algumas dificuldades financeiras, mas é fato que são unidos, esperançosos e extremamente justos. O pai de Daniel é uma figura que irradia amor e entrega; sem se importar com a o preconceito ou com os obstáculos impostos pela vida, ele prega a Palavra de Deus e, com ações de respeito e fraternidade, mostra o que esse amor grandioso significa. Nesse ponto é importante dizer que o livro não tem conotação religiosa – ele não fala sobre uma religião específica – mas sim sobre Deus, Seus ensinamentos, Sua Palavra e, o mais importante, como Ele guia nossos corações e nos ensina a amar sem medida. Assim, a questão principal é que Daniel cresce ao lado de um homem incrível, de um pai presente, temente, bondoso, caridoso e extremamente justo. Esse é o maior legado que ele poderia deixar ao seu filho, e aqui – como futura mãe – senti o quanto é importante mostrarmos (com gestos muito mais do que com palavras) aos nossos filhos os valores que carregamos no peito. Tanto é que ao longo do livro vemos como Daniel segue os passos do pai e coloca em prática, mesmo sem perceber, os valores que um dia recebeu em casa.
“Não, olha para mim, eu sou negro, tenho orgulho das minhas origens. Meu pai me ensinou que tenho que me aceitar, amar e ter orgulho do que sou, aceitar as diferenças faz parte da vida dos justos, é o básico da civilização moderna.”
Além de uma relação incrível entre pai e filho e de trazer uma mensagem importante sobre alicerce familiar, Alberdam também encanta ao falar dos preconceitos que dominam nossa sociedade. Uma hora Daniel é excluído por ser cego, outra por ser pobre, outra por sua cor, outra por sua fé... e assim seguimos através de relatos reais, que infelizmente fazem parte do dia a dia de inúmeras pessoas, sobre a disparidade social gigantesca que afasta uma comunidade que, no fundo (seja metaforicamente ou não), é composta por homens e mulheres extremamente iguais. Além disso, o livro também aborda corrupção, desvio de verbas, leis que não favorecem os mais pobres e transplante de órgãos (algo que amei ver no livro). Ou seja, a história é recheada de temas importantes e reflexivos, que fazem o leitor avaliar suas escolhas e repensar o quanto está se doando pelo próximo.
Uma coisa importante é que a narrativa do autor é detalhada e carregada de emoção. É perceptível para o leitor que os valores do Alberdam estão nessas páginas, portanto trata-se de um livro que vai bem além da história de vida do protagoniza e que traz a contemplação de temas importantes na intenção de quebrar – nem que seja só um pouco – as barreiras do preconceito e da desigualdade social. Ou seja, estamos falando daquele tipo de história perfeita para os momentos em que buscamos inspiração e força, e não quando procuramos um leve e romântico entretenimento. O que encontramos aqui é uma narrativa mais lenta que exige do leitor tempo e esforço mental. E sobre isso, não vou negar que sou do time que gosta de livros fluidos (aqueles que devoramos em poucas horas) e que estranhei um pouco a escrita do autor, contudo preciso dizer que mesmo demorando um pouco mais para terminar a leitura sinto que valeu a pena conhecer Daniel. Aprendi bastante com o jovem e com os ensinamentos deixados por seu pai.

site: http://www.livrosefuxicos.com/2017/06/resenha-o-legado-do-justo-alberdam.html
Lucimara.Rodrigues 06/08/2017minha estante
Bela resenha, livro emocionante e recheado de ensinamentos.

Mila.Mesquita 27/09/2017minha estante
Gostei mto da resenha.
Ja tinha adquirido o livro pq achei q a sinopse tinha me ganhado, mais lendo agora seu parecer sobre a trama me instigou a inicia-la. Estava dando início a uma leitura e vou intercalar ambas.

Cíntia Costa 04/05/2020minha estante
Amei o livro. Favoritei.

Mila.Mesquita 10/06/2020minha estante
Maravilhoso né. Meu sogro está lendo e adorando tb

Desireé (@UpLiterario) 04/07/2017

Um herói desconhecido. (@UpLiterario)
Cada um de nós tem a possibilidade de ser um herói na vida de alguém e para isso não é preciso uma capa e superpoderes, mas, apenas, um pouco de bondade e a distinção entre o Certo e o Errado. E em O Legado do Justo, conheceremos a história do pai de Daniel e como ele mudou a vida de várias pessoas pelo seu caminho.
Daniel é um garoto cego, de classe baixa e muitos sonhos. Seu pai trabalha na construção civil e aos finais de semana prega a palavra de Deus nas estações de trem e no centro da cidade. O menino aprende tudo com o pai, desde as histórias contadas antes de dormir, até as lições mais importantes da vida, como a moralidade, a ética, a justiça e a necessidade de ter fé em Deus e nos homens.
O pai é seu herói, seu ídolo e a quem ele mais admira no mundo. Até que um dia, seu pai sofre um acidente no trabalho e falece no hospital. Como era de sua vontade, seus órgãos são doados a quatro pessoas: um homem rico e sem herdeiros, uma professora aposentada, um advogado bem sucedido e ao próprio filho que recebe a chance de enxergar o mundo, literalmente, através dos olhos de seu pai. E, dessa forma, cada um deles terá uma nova chance de recomeçar a viver.
Todos os receptores de órgãos são narradores neste livro e nos mostram um pouco de suas vidas e histórias antes e depois dos transplantes, além das mudanças de perspectiva e na forma de viver que todos eles sofreram. Relatos emocionantes e reflexivos que vão te fazer repensar sobre os mais diversos temas como: família, amor, compaixão ao próximo, fé.
Outros pontos fortes do livro são o relacionamento entre pai e filho, os ensinamentos, as lições e, assim, os questionamentos e reflexões que o autor pretende provocar no leitor, principalmente a respeito do preconceito racial, da desigualdade social no Brasil e da necessidade de mais e mais campanhas para doação de órgãos.
Ah, e temos ainda, ao longo da leitura, a indicação de "11 livros que você precisa ler antes de começar a viver" e a lista é imperdível! Uma dica melhor que a outra.
Uma leitura emocionante para ler e reler.

site: www.instagram.com/upliterario