Meditations

Meditations Marco Aurélio




Resenhas - Meditations


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Enzo 26/05/2020

A clareza de um pensador milenar
É impressionante a clareza da mente de uma pessoa que viveu há quase 2000 anos.

Marcus Aurélius mostra o quão comprometido foi com seus princípios e com sua ânsia por viver pela sociedade.

O livro é uma espécie de diário auto-reflexivo, no qual o imperador vai refletir e se cobrar sobre suas ações e angústias.

Recomendado para quem se interessa por grandes questões do universo, estoicismo, filosofia greco-romana e a vida e a morte.
comentários(0)comente



Marcos606 24/10/2023

Um contato mais íntimo com o pensamento do imperador, seus pensamentos políticos do dia-a-dia, pode ser adquirido através da leitura das Meditações. Até que ponto ele os pretendia para outros olhos além dos seus é incerto; são notas fragmentárias, por sua vez discursivas e epigramáticas, de suas reflexões em meio à campanha e à administração. De certa forma, ao que parece, ele os escreveu para se preparar para suas responsabilidades. Surpreendentemente, embora incluam os pensamentos mais íntimos de um romano, as Meditações foram escritas em grego – a tal ponto que a união de culturas se tornou uma realidade.

Marcus estava sempre propondo a si mesmo objetivos de conduta inatingíveis, contemplando sempre a trivialidade, a brutalidade e a transitoriedade do mundo físico e da humanidade em geral e de si mesmo em particular.

As Meditações, pensamentos de um rei-filósofo, foram consideradas por muitas gerações um dos grandes livros de todos os tempos. Embora fossem pensamentos do próprio Marcus, não eram originais. São basicamente os princípios morais do Estoicismo, aprendidos com Epicteto: o cosmos é uma unidade governada por uma inteligência, e a alma humana é uma parte dessa inteligência divina e pode, portanto, permanecer, se nua e sozinha, pelo menos pura e imaculada, em meio ao caos e à futilidade. Uma ou duas das ideias de Marco, talvez mais por falta de compreensão rigorosa do que qualquer outra coisa, divergiram da filosofia estóica e aproximaram-se daquele platonismo que estava então se transformando no neoplatonismo no qual todas as filosofias pagãs, exceto o epicurismo, estavam destinadas a se fundir. Mas ele não se desviou ao ponto de aceitar o conforto de qualquer tipo de sobrevivência após a morte.
comentários(0)comente



Kalel_ 11/12/2023

Um grande metedor de bangers
Esse cara mete umas pedrada mto boa, nem tudo que vc ler dele vc precisa absorver, mas tem uns role da hora recomendo pra qualquer um passando por some shit lately. Só não tentar ler como algo q c tem q emular q ta de boa nem usar aquele maldito emoji de pedra e vinho
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR