Melodia Mortal

Resenhas - Melodia Mortal

1 | 2 | 3 | 4

Kauann.Kalinski 17/03/2024

Sherlock
Um bom livro que agregou muito para o conhecimento de termos médicos e aprendizados da história, envolvendo tramas da vida real da vida à morte dos grandes compositores musicais.

samara389 31/10/2023

Legal
A história em si é muito legal, mas esses capítulos de discussão no meio da história é muito chato, confesso que pulei a maioria deles quando percebi que nao tinha a menor relevância para a história da investigação. Tirando isso, o resto é muito interessante

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Melodia Mortal
? Olá meus Guardiões e detetives da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é de um clássico da literatura brasileira escrito por Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi, ainda tem a participação do detetive mais querido de todos... Sherlock Holmes, mantendo-se fiel ao estilo do grande Conan Doyle, criador dos personagens.

? Com flashbacks e muita aventura, a perspicácia do detetive Sherlock Holmes, juntamente com seu amigo médico John H. Watson, investigam as mortes dos gênios da música, que são verdadeiros mistérios, porque os laudos dos óbitos não condiziam com a verdade e, naquela época, não havia tanta tecnologia na medicina para descobrir o que realmente ocorreu.

? De que realmente teria morrido Mozart?Assassinado por Salieri? E Tchaikovsky? Cólera ou envenenamento? Por que Schumann tentou suicidar-se? E Vincenzo Bellini? Foi realmente assassinado por seus hospedeiros? Chopin morreu mesmo tuberculoso? E Beethoven? Uma vítima do alcoolismo?

? E pra completar essa imensa obra literária, um grupo de médicos se reúne para analisar novamente as linhas de Watson, que narrou todas as investigações de Holmes com bastante detalhes.

? Mistério, drama, suspense, humor, além de diversão de alta qualidade são alguns ganhos que trará a leitura de Melodia Mortal.

Evelynnobre 29/04/2023

Surreal de Bom!!
É um clássico do Sherlock homes e acho que por si só já é motivo de ser um ótimo livro, os casos são mega intrigantes e o mais divertido e que no final de cada "resolução" se podemos assim chamar nos temos as conferências que são interessantíssimos também assim como o livro e os casos no todo. Resumidamente: Esplêndido, ótimo livro.

Dalila 15/03/2023

Holmes & Música
Demorou um pouco para me entreter, a narrativa dividida entre ora Watson ora a sociedade Holmesiana foi interessante, adorei as abordagens e os estudos feitos. Acredito 100% que as Sociedades Holmesianas Tradicionais tem sim acesso a contos inéditos. O livro tem varias referências bem divertidas assim como momentos muito engraçados de Holmes e Watson. O final foi perfeito; ja dizia Vincent Starrett "Dois homens (Holmes & Watson) que como nunca viveram não podem morrer, e mesmo que o mundo exploda esses dois sobrevivem"
E claro Pedro Bandeira é incrível

michelyvogel 31/01/2023

Não sei exatamente se gostei do livro ou não. Tem Sherlock Holmes e grandes nomes da música clássica. Talvez seja um livro que interesse mais aos médicos do que as demais leitores, por conta das descrições de doenças. Esperava mais do livro, não é exatamente uma história de detetives, mas dá para se divertir e aprender.

Jane 19/01/2023

Conheço as obras juvenis de Pedro Bandeira e fiquei curiosa sobre este livro, porém, embora educativo, não é o melhor dele.
O livro são contos sobre as conclusões que Sherlock Holmes com toda sua modéstia tira sobre as mortes prematuras de gênios da música. Aprendi muito sobre eles,mas achei a leitura arrastada.

MarioJnr 23/12/2022

Quem espera mais uma aventura apócrifa do detetive (assim como o excelente "Uma solução 7 por cento) fica um pouco decepcionado com os eventos paralelos, que se aprofundam demasiado nos temas médicos e termos técnicos. Porém, não deixa de ser Sherlock Holmes, e o autor busca a mesma forma de narrativa que os seus precursores.

Kelly 17/10/2022

Holmes e Watson
Sou apaixonada pelas aventuras e mistérios de Sherlock Holmes e Watson.
Tenho os livros, assisti as séries (todas as versões).
Então Melodia Mortal não poderia ficar de fora.
Amo a escrita do Pedro Bandeira, acho ele formidavel, e nao foi diferente nesse livro.
A leitura é bem rápida e prende o leitor do começo ao fim. Você quer saber o que Holmes e Watson descobrem, e tbm quer saber o parecer do grupo de médicos a respeito dos contos.
Recomendo ouvir as composições enquanto leem o livro, a ligação com a história é mais intensa. (Meu ponto de vista)

Rittes 30/09/2022

Não tão elementar, meu caro Watson!
Nunca havia lido nada de Pedro Bandeira, apesar de ele ser um escritor adorado por milhões e vender muitos livros. Confesso que não me impressionei. Achei sua escrita muito irregular. Nos casos contados pelo doutor Watson, apesar de um Sherlock bem distante do original em vários momentos, sua escrita é fluida e com boas ideias. A parte da confraria de médicos, no entanto é insuportavelmente didática, com personagens chatos e diálogos afetados! Um porre que estraga a boa ideia do livro. Além disso, em vários momentos não há conexão possivel entre os casos e os compositores mortos, o que fica bem forçado. Leitores experientes e minimamente exigentes não vão gostar, com certeza. Como passatempo, vale. Mas, não espere muito.

Marcelinho :) 05/08/2022

Tanta informação que me perdi
O livro é muito bom, a ideia é interessante, junta as aventuras clássicas do Holmes com curiosidades da música, uma combinação que faz todo o sentido pra mim.
Os contos são curtinhos, de umas 20 páginas no máximo, no estilo da obra original do Holmes mesmo, os casos são bem rápidos, quase não dá pra sentir a aventura direito, mas são interessantes, e tem alguma coisa pra ligar com algum músico clássico, então tem a opinião do Holmes e do Watson sobre a morte desse tal músico.
Depois disso, o livro vai pro presente, em umas reuniões com médicos fãs de Sherlock Holmes, para debater sobre esses contos e falar também sobre essas mortes, com o conhecimento da medicina atual. A proposta do livro é essa, mas claro que, como são pessoas que morreram há mais de um século atrás, não dá pra saber exatamente o que aconteceu com cada um, então é literalmente uma conversa, com várias curiosidades sobre a vida desses músicos.
No geral, é isso, o Holmes desse livro é peculiar, no primeiro conto mesmo, eu achei ele egocêntrico demais, meio que sem motivo nenhum KKKKKK, ao longo do livro ele se comporta um pouco mais parecido com o original, mas é aquilo né, adaptações são assim mesmo. Watson também tenta chegar perto, mas nada muito uou.
Os contos, por mais que simples, são a melhor parte, me manteve entretido, pelo menos.
As reuniões que eu achei muito chatas, os médicos não tem carisma, os diálogos são entediantes e até as piadas são ruins, talvez seja mais interessante se você curte medicina, pq eu mesmo, chega fiquei com sono lendo essas partes.
Sobre as curiosidades, fatos e suposições sobre os músicos, é um extra, na verdade, esse livro praticamente inteiro tem isso, são muitas informações sobre cultura inglesa, história, arte, medicina, é tanta coisa que eu me senti até ignorante por não ter aproveitado tão bem, deve ter dado um trabalho para pôr isso tudo aqui, foi uma tentativa de ensinar pra quem tá lendo, mas a chance de eu esquecer tudo isso amanhã, é bem grande. Mas é aquilo né, conhecimento em um livro, nunca é ruim.
Enfim, eu realmente gostei do livro, não aproveitei tudo que ele tentou oferecer, mas aprecio o esforço dedicado. Se você gosta de Sherlock Holmes, música clássica, pode ler e até aprender um pouco, quem sabe :)

raf's 26/05/2022

É um bom passatempo
Sendo bem sincera, fiquei muito ansiosa para ler esse livro, mas foi um pouquinho decepcionante.
Começa interessante, mas é repetitivo. E entendo que não tem muito o que acrescentar à morte dos compositores, mas a leitura já se tornou arrastada após 2 ou 3 capítulos.

mabrap 14/04/2022

Gostei muito dos paralelos entre as investigações de Holmes e Watson com as mortes dos compositores. Admito que me surpreendi com alguns dos paralelos e justificativas para alguns dos crimes, mas a agilidade em cada conto tornou a leitura bem fluída.
As análises dos médicos atuais sobre os contos de Watson também foram bem interessantes, assim como a variedade de especialidades entre os integrantes do grupo, o que tornava esses momentos muito interessantes!

Sasamira 13/04/2022

Leitura Mortal
Admito que aventuras não são meu delírio, e depois dessa não haverá mais nenhuma "sherlokiana".
A história narrada se passa em dois período, como um diário de Watson, e os leitores desse diários, medicos que avaliam a causa da morte dos grades músicos.
Admiro muito o suspense e como tentam entender a morte de cada músico com base na medicina dos dias atuais, porém o livro trás isso de uma forma tão desinteressante, os cassos que Sherlock desvenda não proporcionam nenhum gosto a mim pois não há pistas de fato apresentadas ao longo, e sim só como o Sherlock as soluciona, e claro com seu grade narcisismo.
Um dos capítulos mais interessantes para mim é o sexto pois temos um aprofundamento na mente humana trazendo a figura de freud, e uma referência a loucura e genealidade de Vincent Van Gogh.
As 3 estrelas são pela história em si, e pela ideia do posicionamento das mortes dos artistas. Fora isso a narrativa do modo que foi trazida não me agrada, nem mesmos os personagens secundários tem grande aprofundamento.

1 | 2 | 3 | 4