Guia Brasileiro da Obra de Agatha Christie

Guia Brasileiro da Obra de Agatha Christie Tito Prates

Resenhas - Guia Brasileiro da Obra de Agatha Christie

Ana Gabriela 12/04/2020

Me ajudou bastante!
SEMPRE fui fã de literatura policial. Lembro da época em que eu ia, adolescente, na biblioteca da minha cidade (Biblioteca Central dos Barris, Salvador/BA) procurar algo do gênero para ler. Até o dia que a bibliotecária - já enjoada da minha cara, me apresentou O Cavalo Amarelo - primeira obra que li da Agatha Christie.

NOSSA.

Desde então, sempre quis saber qual a ordem cronológica das histórias - justamente para não pegar referências de obras que ainda não li (como aconteceu em Um Pressentimento Funesto) e esse Guia me ajudou - e muito.

leila.goncalves 23/10/2017

Esclarecedor E Oportuno
Quando o assunto é Agatha Christie, Tito Prates é referência. Autor de uma biografia autorizada, "Agatha Christie From My Heart", ela é resultado de mais de uma década de pesquisas e inúmeras viagens à Inglaterra. Portanto, não é por acaso que ele é o Embaixador Brasileiro da Rainha do Crime, cargo concedido por Mathew Pritchard, neto e herdeiro da escritora.

Tito também acaba de organizar um guia que reúne uma série de informações úteis referentes à obra de Agatha Christie. Seu objetivo é, através de uma fonte confiável, facilitar a consulta e dirimir dúvidas dos leitores brasileiros. Por sinal, um grande número, conforme atesta a comercialização de seus livros. Outra boa amostra são as redes sociais onde vários grupos comentam suas narrativas, colecionam edições e até souvenirs de Miss Marple e Poirot.

Quanto a utilidade do guia, ela é indiscutível. Até então, seu conteúdo era uma área nebulosa onde a profusão e divergência de títulos, editoras, e datas confundiam os leitores, levantando constantes polêmicas. Portanto, além de esclarecedor, ele é também oportuno.

Seguem os treze capítulos apresentados:
- Editoras brasileiras dos livros de Agatha Christie
- Cronologia da publicação dos livros brasileiros
- Cronologia da publicação dos contos
- Títulos dos livros de contos brasileiros e relação dos títulos de contos inclusos em cada um
- Linha do tempo completa de toda a obra de Agatha Christie: Livros, contos, teatro, cinema, televisão e rádio 1920 ?2017
- Cronologia de publicação dos livros, títulos diversos no Brasil, tradutores e edições.
- Linha do tempo da obra de Agatha Christie no Brasil: Livros, contos, teatro e televisão (1928-2017)
- Contos: Relação de títulos brasileiros, títulos e datas originais da primeira publicação inglesa e livros brasileiros onde estão publicados
- Séries de televisão: Títulos originais, obra em que se baseiam e data da primeira exibição
- Relação dos filmes para cinema, título original, obra em que se baseiam, data da primeira exibição e país de produção.
- Relação dos filmes para televisão, título original, obra em que se baseiam e data da primeira exibição
- Relação das peças de teatro, título original, obra em que se baseiam, data da primeira exibição, datas e títulos brasileiros
- Bibliografia ocidental de livros escritos sobre Agatha Chistie e sua obra.

Enfim, trata-se de um guia recomendado para quem aprecia literatura policial e, especialmente, aprecia o inesgotável talento da maior autora do gênero. Até a próxima!

Nota: Disponível em ebook, senti falta da inclusão do índice ativo. Fica a sugestão.