A Aventura do Estilo Henry James
Robert Louis Stevenson

Resenhas - A Aventura Do Estilo

Luiza.Thereza 15/01/2018

A Aventura do Estilo
Apresentada pela mestre em Teoria da Literatura e em Literatura Comparada pela USP, Marina Brendan, o livro A Aventura do Estilo, reúne algumas correspondências trocadas entre os autores ingleses Henry James (1843-1916) e Robert Louis Stevenson (1850-1894) e alguns ensaios que um fez sobre a pessoa e a literatura do outro.

A relação entre esses dois autores tão diferentes (mas nem tanto) em sua produção teve início em abril de 1884, por meio do ensaio "A Arte da Ficção" escrito por H. James e publicado na Longman's Magazine, ao qual R.L. Stevenson respondeu, publicamente com "Um Humilde Protesto", publicado na mesma revista, em dezembro do mesmo ano. O educado debate literário iniciou uma contínua troca de cartas entre os dois, onde ambos falavam sobre suas vidas, sobre suas produções, e também sobre o cenário literário que eles habitavam.

Ao encontrar este livro nas news da Rocco, confesso que não sabia exatamente o que esperar, tive experiências anteriores com os dois autores, é verdade, mas conhecer uma pessoa por meio de sua obra é uma coisa que não necessariamente corresponde à esfera pessoal desse indivíduo, mas fiquei animada com ele desde a leitura das orelhas: diante de mim esteva o registro de dois autores que sobreviveram ao teste do tempo, e eu só conseguia me sentir como uma mosquinha presenciando o encontro de dois gigantes.

Me surpreendi com os dois autores na verdade. E mais ainda por ver que nós leitores sofremos de dramas bastantes parecidos com os dramas vividos pelos leitores de antigamente: o drama de esperar a continuação de uma história, a vontade quase incontrolável de ajoelhar-se diante de seu autor favorito, as discussões intermináveis sobre o andamento das leituras e sobre o estilo de escrita alheio.

As cartas, infelizmente, rarearam depois que Stevenson mudou-se para Samoa (Estados Unidos) por causa do péssimo sistema de correios da ilha, ainda assim, os dois mantiveram a amizade viva até a repentina morte de Stevenson em 1894. E é de James, falando sobre Stevenson os dois ensaios que encerram este livro.

É triste ver que um livro tão rico desperta tão pouco interesse. Para se ter uma ideia, na página do skoob, apenas 20 pessoas o marcaram como "quero ler", e apenas uma, eu, no caso, o está lendo.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/06/a-aventura-do-estilo-henry-james-e-robert-louis-stevenson.html

Bia Kollenz 11/06/2018

A Aventura do Estilo
A Aventura do Estilo é um livro da coleção Marginália, publicada pela Rocco que busca trazer para o público textos que muitas vezes são renegados no universo literário. Repleto de ensaios e correspondências trocadas entre Henry James e Robert Louis Stevenson, dois gênios da literatura inglesa, A Aventura do Estilo é um livro cheio de insights para quem é fã dos autores.

Henry James nasceu em Nova Iorque em 1843 e foi naturalizado britânico. Henry não era o único talentoso da família, seu pai era um grande teólogo e seu irmão foi um dos fundadores da psicologia. Sua obra literária conta com vários livros, entre eles A Volta do Parafuso, Daisy Miller e Retrato de uma Senhora. Já Robert Louis Stevenson nasceu em 1850 na Escócia. Sempre possuiu uma saúde frágil, o que impediu de seguir as vontades do pai de estudar engenharia.

Cursou direito como a maioria dos escritores da época (Henry James seguiu o mesmo caminho), e iniciou a carreira que o consagraria como um dos maiores escritores britânicos. Robert foi uma espécie de best-seller do seu tempo, suas obras eram publicadas em diversos países, chegou a sofrer com a pirataria de seus romances nos Estados Unidos e teve de lidar com uma fama que não lhe agradava. Foi o autor dos celebres O Médico e o Monstro, A Ilha do Tesouro e As Aventuras de David Balfour. Ambos cultivaram uma amizade longeva que só cessou com a morte de Robert em 1894.

A correspondência entre os dois se iniciou em por volta de 1884 graças aos dois ensaios que abrem o livro. Henry James publicou o ensaio A Arte da Ficção e causou um grande burburinho na roda literária da época. No ensaio, James discorre sobre a importância da literatura como arte e no dever do escritor. O autor expõe suas opiniões sobre a importância das narrativas centradas no psicológico do personagem, na profundidade dos livros e cita diversos autores, entre os nomes citados figurava o de Robert Louis Stevenson.

Logo após a publicação de A Arte da Ficção, Robert Louis publicou um ensaio resposta na mesma revista refutando alguns apontamentos feitos por Henry James. Robert não desacreditava da arte da escrita, mas via a importância dela também em entreter e fomentar a imaginação e a vida dos leitores. Ambos eram escritores conhecidos e respeitados na época, porem de formas completamente distintas. James era um escritor considerado culto enquanto Robert era muitas vezes renegado ao posto de autor de entretenimento. Tais diferenças artísticas serviram para aproximar os escritores, que iniciaram sua correspondência para discutir sobre sua profissão.

O livro é um pouco cansativo se você não é familiarizado com os autores. Como leitora de um único livro de cada escritor, me senti um pouco perdida no mar de recomendações e citações literárias. Ambos os escritores mandavam manuscritos e pediam a opinião do outro, discutiam e indicavam livros de outros escritores e conversavam sobre a vida. Algumas cartas são mais interessantes que outras. Robert era apaixonado pelo trabalho de Henry James e a premissa era recíproca. Em algumas cartas um se ocupa de exaltar o último trabalho do outro, em outras, James se preocupa com a saúde frágil do amigo.

O que eu mais pensei durante a leitura foi sobre o futuro dos livros de correspondência. Será que teremos compilado de mensagens do Whatsapp e do Twitter entre outros autores? Quem pensa em se tornar escritor também vai achar o livro interessante. Apesar de ser exaustivo, o livro me trouxe uma porção de histórias boas sobre dois grandes escritores. Os ensaios também nos levam a pensar sobre a importância da literatura e sobre a distinção entre os romances experimentais e artísticos, e os romances de gênero e entretenimento. A edição da Rocco conta com um trabalho gráfico bem bacana na capa, se você está procurando um livro de não ficção para passar o tempo recomendo A Aventura do Estilo, mas antes é bom ler alguma obra dos escritores para saber bem onde você está se aventurando. Ambos são excelentes e você não vai se arrepender.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-aventura-estilo-henry-james