A arte da brevidade

Resenhas - A arte da brevidade

1 | 2 | 3 | 4

na.lauramendes 24/03/2024

Um breve começo
Foi uma leitura desafiadora em alguns momentos e mais palpável em outros. Para conseguir ler e absorver bem os contos de Virginia precisei estar 100% presente na leitura. Diversas vezes tentei ler o conto "Kew Gardens" no ônibus enquanto ia para o trabalho e falhei em todas (e olha que eu sou do tipo que lê em qualquer lugar e até com barulho, mas aqui realmente não deu), só consegui terminá-lo quando estava em casa totalmente presente na leitura e sem distrações externas. Outros contos foram mais rápidos de compreender e de me situar, como: "Objetos sólidos" e "O legado". No geral, é uma ótima obra e excelente porta de entrada para quem quer começar a ler Woolf! Sem falar que ao final dessa edição há várias observações interessantíssimas referentes à tradução.

nalu 08/03/2024

Mais uma arte de woolf
Sempre acho que nunca posso me surpreender mais com a Virgínia Woolf, e aí eu leio outra obra dela e fico mais encantada que nunca. Extremamente sensível, belo, artístico e tudo o que há de bom no mundo.

jade 20/01/2024

Simplesmente virginia woolf. amo tanto essa mulher como pode ela ter vivido há tantos anos e traduzir tantos sentimentos e pensamentos que tenho cá em 2024.

Nazrat 18/12/2023

Primeira incursão nos escritos da autora
Embora, pelo constante no posfácio, não seja o foco da escrita da autora os contos, achei uma boa introdução à sua escrita. Interessante a forma como, em suas descrições, são criadas imagens complexas das cenas que se passam, permeadas com os sentimentos das personagens.

Clarispectiana 17/12/2023

Virgínia me deixa feliz.
Nunca tinha lido nenhum conto dela, esse livro foi o primeiro.
Que delícia de livro!! Daqueles para ler no domingo.

Poderia hablar mucho sobre esse livro, mas escrever é sempre tão difícil.

Com e por isso, deixo aqui um trecho:

"As pessoas não deviam deixar espelhos pendurados pela casa, tanto quanto não deveriam deixar cartas ou talões de cheque abertos por aí confessando algum crime horrível".
caokasaki 16/03/2024minha estante
Virgínia também me deixa feliz :)

Adeola 04/12/2023

Sobre ler Virgínia Wolf
Uma mulher no espelho e " a mark on the wall" foram definitivamente os que mais me impactaram. Acho que ler Virgínia Woolf é sempre uma experiência muito subjetiva.

larastephanys 09/09/2023

Foi uma ótima escolha retomar as obras da virginia por esse livro de contos, me fez relembrar como a escrita dela funciona e como é cativante. gostei demais MESMO! sem dúvidas o meu conto favorito foi ?O Legado?, muito bom!!!!

Renata 26/07/2023

'A Arte da Brevidade' é uma leitura valiosa para aspirantes a escritores, amantes da literatura e todos aqueles interessados em aprimorar suas habilidades de comunicação e expressão. Através da perspicácia de Virgínia Woolf, os leitores são convidados a explorar os segredos da linguagem e a apreciar a beleza da simplicidade na escrita.

Feh 21/05/2023

Legal
Nunca tinha lido Virginia Woolf, gostei desse primeiro contato com alguns contos. Meus preferidos dos contos presentes nesse livro foram Objetos sólidos e O legado. Não gostei tanto de Kew Gardens (ou talvez só não tenha entendido). Senti que os contos abordam a simplicidade da vida, diversas vezes me peguei pensando o quanto somos paranóicos com a natureza e seu valor, o quanto complicamos o que é simples ao ponto de não enxergar o óbvio desde uma marca na parede, objetos aparentemente sem valor e uma mulher misteriosa vista de um espelho que supostamente guarda a 7 chaves cartas sobre sua vida. O óbvio chega a ser engraçado e acredito que aí esteja o humor da autora. Muito bom.

Guilherme Amin 06/05/2023

A beleza de uma prosa poética
Cinco contos cuidadosamente selecionados pelo ótimo tradutor que apresentam a faceta contista da autora.

Os que mais gostei foram "A marca na parede", que tem passagens poéticas lindas, "Objetos sólidos" e "O legado".

O penúltimo conto, "A dama no espelho / uma reflexão" não tem uma trama definida e só revela o que tem a dizer nos últimos dois parágrafos, que me surpreenderam.

No geral, são belos textos, com algumas passagens estonteantes que me fizeram sorrir.

As outras obras de VW que li até o momento foram os romances modernistas "Ao farol", "Mrs. Dalloway" e "Orlando".

amanda3913 06/04/2023

"A queda do galho lhe sugeria que também ela devia morrer, junto com toda a futilidade e a evanescência das coisas."

astra9r 04/04/2023

Tipo ficar viajando na maionese
O que eu mais gostei foi que os contos pareciam saídos de uma viagem por todos os pensamentos mais aleatórios que alguém pode ter. dentre eles, legado foi o meu favorito, por ter explorado de maneira única a ruína de um relacionamento.

Triz 29/03/2023

A arte da brevidade
Esse livro foi primeiro contato com a autora. O primeiro conto no início pareceu confuso, principalmente por eu ter lido em inglês, mas depois fui entendendo sua escrita. Meu conto favorito foi Objetos sólidos.

Rogério 13/03/2023

Interessante
Foi meu primeiro contato com a obra de Virgínia Woolf e ainda não sei se foi uma boa começar pelos contos. Esta edição, linda aliás, traz cinco contos com narrativas bem distintas.
O conto " Objetos Sólidos" é o mais surpreendente, onde vemos um político ter sua vida transformada após encontrar um objeto na praia. Agora, os contos "A marca na parede" e "A dama no espelho" nem com notas do tradutor dá pra entender direto; o primeiro tem um fluxo de consciência insano e, o segundo, eu nem sei o que li exatamente.
No geral, os três contos que entendi fizeram a leitura valer a pena.

1 | 2 | 3 | 4