Hitler

Hitler Joachim Fest

Resenhas - Hitler

Thiago_x240 27/01/2022

Perfeito
O melhor livro que eu ja li,sobre Adolf Hitler,conta muitos detalhes da vida dele,acontecimentos,que nunca imaginei acontecera,simplesmente perfeito.

Felipe González 17/12/2021

Tudo começou com Weimar, uma república falida!
O livro não reporta somente a ascensão de um tirano sádico e assassino, mas também nos faz compreender como a inércia das instituições de Estado, o ressentimento e a frustração de um povo culto no coração de uma Europa estilhaçada pela guerra, como o cinismo, a mesquinhez e a corrupção das elites dirigentes ofereceram um terreno fértil para o extremismo obscurantista.

@thereader2408 13/07/2021

Klara e Alois Hitler tiveram 6 filhos. Três meninos, duas meninas e um monstro...
Essa é considerada uma das biografias mais completas sobre Hitler publicada em 1973 e vai tratar sobre a jornada de um jovem pobre e desacreditado, que se tornou um dos maiores ditadores do século 20. The Boy from Braunau Am Inn conquistou milhões de pessoas fazendo um discurso de ódio e foi responsável por mais de 40 milhões de mortes. A minha edição é dividida em 2 volumes e cobre o período de 1889 até 1945.

Fest nos mostra como Hitler ascendeu, trouxe novidades como a propaganda em massa. Fez da política um palco e se aproximou dos apolíticos, seduziu massas com mentiras (confundindo pessoas até hoje, incrível), criou duas faces para o nazismo uma que exclui e extermina minorias (judeus, comunistas, doentes mentais, doentes terminais, ciganos, inimigos políticos, homossexuais, prisioneiros políticos, são os que eu me lembro agora) e outra voltada para comícios com seus famosos discursos que encantavam multidões.

Além de ser um relato biográfico, o livro da espaço para a contextualização do cenário alemão da época.Vale destacar a longa e tensa articulação para a escolha do novo chanceler alemão, em 1933, cheia de intrigas, manipulações e assassinatos. A história de Hitler mostra sua obsessão e sorte, escapou da morte mais de uma vez.

Vou elencar aqui 5 coisas que eu não sabia sobre Hitler e o Fest me ensinou: 1) Queria ser artista mas foi um pintor fracassado que vendia quadros enquanto mendigava por Viena; 2) Foi um ser um ser tragicômico, um autista social, não conseguia trocar duas palavras com uma mulher, mas depois da primeira guerra se tornou mestre em oratória; 3 Esteve na cadeia por mais de 1 ano e nesse período escreveu o livro "Minha luta", seu best-seller traduzido em mais de 16 idiomas que o deixou multimilionário; 4) Ele foi um zé droguinha (toxicómano), sim ele deixou Mr. White no chinelo, além de usuário encomendou mais de 35 milhões de pílulas (metanfetamina) para que os soldados alemães conseguissem realizar seus ataques relâmpagos e 5) Hitler foi um grande mentiroso, um ator muito talentoso e um espelho de sua época em tempos cruéis e muito sombrios.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CQegAkcjlIi/

godochiplay 11/02/2021

Uma obra para ser apreciada
O autor faz um estudo de documentos e fatos históricos sem ser aquela leitura pesada e massante de vários livros de histórias. Todavia é um livro que não fala nem bem nem mal de Hitler, mostra fatos e circunstâncias que tornou o homem do holocausto ter a personalidade tão famosa, cabendo ao leitor julgar se o que ele fez foi bom ou ruim.

Lari 29/08/2020

Essa biografia se preocupa mais em retratar os aspectos psicológicos e as estratégias políticas do Hitler e dos principais líderes nazistas do que propriamente com os fatos históricos, que menciona sem aprofundar muito, muito mais com o objetivo de situar o leitor historicamente enquanto acompanha a trajetória dele. Outra coisa que chamou minha atenção foi que a biografia quase não trata da realidade da guerra e dos horrores do campos de concentração e a explicação para isso está na própria personalidade do Hitler e no modo particular que ele tinha para lidar com essa realidade. Os horrores que vemos na biografia estão todos nos discursos políticos, nas ideias e o que assusta é sabermos que todas essas ideias foram colocadas em prática. Além disso, apesar de estar toda baseada em documentos históricos, a escrita é muito dinâmica. Recomendo muito a leitura!!!

Márcio 01/02/2020

Bom..
A biografia é interessante, mas na minha opinião o autor se concentrou mais em analisar o fenômeno Hitler e tentar entendê-lo do que narrar fatos, por exemplo, a segunda guerra teve menos enfoque do que a tomada do poder, senti falta também de fotografias da época. Entretanto é um bom livro para entender como Hitler chegou ao poder e levou a Alemanha e o mundo para uma espiral de morte e destruição.