O Milagre dos Pássaros

O Milagre dos Pássaros Jorge Amado

Resenhas - O Milagre dos Pássaros

Fabio Shiva 17/11/2023

Mais um milagre holográfico de Jorge Amado
Só mesmo Jorge Amado para merecer uma primorosa edição de luxo para um único conto, que pode ser lido de uma sentada, em 20 ou 30 minutos. A edição que li é um mimo em capa dura, mas o que vale mesmo é o que está escrito. E em matéria de escrita, como sempre, Jorge opera milagres.

Nessas poucas páginas, ao longo de uma história curta, brilhante e divertida, temos acesso ao supra sumo do universo imagístico de Jorge Amado. Tal como um holograma, que contém o todo em cada pequena parte, “O Milagre dos Pássaros” é uma luminosa síntese da prosa do grande mestre da literatura, sobretudo de sua segunda fase, da crônica de costumes.

Ler esse pequeno grande livro me fez lembrar também da poderosa frase de Fernando Pessoa:

“Desejo ser um criador de mitos, que é o mistério mais alto que pode obrar alguém da humanidade.”

Não consigo pensar em ninguém que tenha sido um “criador de mitos” de forma tão magnífica quanto Jorge Amado. A Bahia mítica que ele criou em suas obras é tão vívida que até hoje se sobrepõe à “triste Bahia” da realidade... e graças a Deus por isso! Eu mesmo tenho me exercitado, enquanto baiano e enquanto escritor, em divisar e celebrar a Bahia de Jorge e em cada canto e em cada conto, com muita devoção e alegria.

Salve Jorge!

Audiolivro “O Milagre dos Pássaros”:

Trailer do filme “O Milagre dos Pássaros”:

Filme completo:

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

Kazane 28/04/2023

Amado?
Jorge Amado escreveu cada história, hein?! Bacaninha, tem uns negócios ali no meio que achei um pouco sem noção, mas o resto foi de boa.

Evy 15/06/2020

O livro traz um conto de Jorge Amado bastante cômico sobre um poeta nordestino de nome Ubaldo Capadócio que é extremamente mulherengo e acaba se colocando numa situação complicada na cidade de Piranhas no Alagoas, quando se engraça com Sabô, a linda e desejada esposa do capitão mais cruel e temido do Nordeste, Lindolfo Ezequiel.

Em poucas páginas, Jorge Amado consegue nos colocar a par da vida de Capadócio até chegar a essa situação, contando-nos sobre suas três famílias e nos apropriando do caráter e características do personagem galanteador, além dos demais personagens da história e da situação em que se encontra no momento. O desfecho é extremamente hilário e fantástico, e me arrancou boas risadas.

É clara a habilidade e talento de Jorge Amado de nos transportar pra dentro da história e desta forma nos fazer esquecer por instantes as agruras de nossa vida real, algo que, principalmente nesse momento, tem sido bastante importante para manter a sanidade. Li muito pouco do autor, mas pretendo correr atrás do prejuízo.

Recomendo a leitura!

Amanda.Arruda 15/01/2022

Sensacional
Divertidíssimo, carregado com a cultura brasileira .
Excelente obra, nada a mais do que esperamos desse autor.

MarcosQz 02/09/2022

Um conto delicioso de Jorge Amado, divertido, sensual e absurdo, desmascarando os tabus da época.
Ubaldo, trovador, homem de muitas mulheres, fiel a todas elas, carregado por pássaros ao fugir da morte com os bagos de fora.
Único e divertido. Impossível não amar.

NAY 16/04/2023

O milagre dos pássaros
Sabe aquele filme Casablanca ? Sei que a história original é um livro incrível, mas não posso falar sobre, pois só vi o filme! A sensação que tive é que talvez esse tenha sido inspirado naquele ! Um mulherengo em que todas se apaixonam, mas ele vive fugindo !
Ou talvez eu possa falar que se assemelha a uma história dr pescador que exagera nas veracidades dos fatos !

Léa 30/12/2022

Alegorias coloridas
Achei muito rica e alegre as construções que Jorge Amado transcorreu nesse conto. Uma trama bem envolvente com ótimas ilustrações que ajudam a dar um ar mais alegre a história contada. Recomendo a leitura!

JoSsS 20/03/2024

Histórinha curta, muito legal, o que mais divertiu foi os nomeskkkkkkk, e pensar que foi escrita com base numa oralidade de histórias que foi passada deixa mais interessante

Isadora Silva 17/12/2023

Curto e irreverente
O milagre dos pássaros é um conto narrado por Jorge Amado que eu nunca tinha ouvido falar, mas que me pegou facilmente pela narrativa fluida, a escrita muito característica do Jorge e a forma como ele apresenta esse conto.

O conto é sobre o encontro de dois homens em circunstâncias comuns nas histórias do sertão nordestino: um seduziu a mulher do outro. O que embeleza a história é realmente o modo de narrar único de Jorge Amado.

Rafael Mussolini 02/08/2020

O milagre dos pássaros
"O milagre dos pássaros" contado por Jorge Amado (Editora Record, 1997) é uma história bem curta, mas que nos remete ao encantado universo da literatura fantástica genuinamente brasileira. Quando pensamos em fantasia em nossa literatura, é impossível não lembrar logo de Jorge Amado. O autor consegue extrair da nossa cultura, do nosso povo, dos nossos costumes e principais figuras os elementos para criação de histórias surpreendentes e de pés descalços. Quando digo dos pés descalços, me refiro a uma produção que olha para o céu, mas que se conecta com o que há de mais nacional, de mais brasileiro, que nos remete a pontos de origem e que nos faz rir e chorar de emoção, que consegue nos aproximar por identificação.

A edição do livro é bem especial. Consegue ser simples e ao mesmo tempo rebuscada, exatamente como o universo do conto pede. O formato do livro foi pensado de forma a quase caber na palma da mão, e é todo encapado em tecido de vermelho bem vibrante. O livro é acompanhado de uma capinha também de tecido e vermelha que além de ajudar a preservar o exemplar, também lhe dá aspecto de presente, de algo a ser posto em canto especial.

No conto iremos encontrar personagens fascinantes e que nos fazem ficar presos na narrativa. Toda a história gira em torno de Ubaldo Capadócio, um literato de cordel que viaja de cidade em cidade, de Estado em Estado para vender sua poesia e poder sustentar suas três esposas ilegítimas e seus nove filhos.

"O trovador Ubaldo Capadócio tinha estampa, arrebatava corações. Caboclo alto e garboso, um galalau, cabeleira esgrouvinhada, riso fácil, conversa de salão salpicada de ditos engraçados e palavras de dicionário, mal chegava, logo a roda de prosa se estabelecia. Na vastidão dos sertões da Bahia e de Sergipe onde habitualmente exercia deveres, cuidados e alegrias, era figura popular e requisitada. Vinham buscá-lo de longe para animar batizados, casamentos, velórios: não havia igual num brinde aos noivos, melhor contador de casos numa vigília, capaz de fazer o próprio defunto rir e chorar."

E o milagre a que esse conto se refere se deu na cidade de Piranhas, às margens do Rio São Francisco em Alagoas. O famoso Capadócio se vê as voltas com mais uma sedução, só que dessa vez de mulher alheia e que vai colocá-lo numa situação de vida e morte. A pequena cidade de Piranhas inteira acompanha o fato, e cada uns dos personagens que aparece são dignos de nota, pois é onde encontramos boa parte das delícias e fantasias da história. São personagens ao mesmo tempo tão fantásticos e tão comuns em nossas pequenas cidades brasileiras.

Na cidade de Piranhas reside Jarde Ramalho, coronel que se vangloria de ter lutado contra o bando de Lampião. Heloísa Ramos, que parece achar que ser viúva é profissão. O nosso herói Ubaldo Capadócio, que sustenta três famílias com proventos dos folhetos de cordel, da harmônica e da viola, com a voz rouquenha e as rimas de poesia. Ubaldo inventa de se meter, literalmente, com Sabô, mulher de Lindolfo Ezequiel, capitão com reputação de valentia e crueldade. Dizem que matou centenas de pessoas pelos motivos mais torpes. Sabô é narrada como a única pessoa da localidade a não ter respeito pela patente do marido, faz dele gato e sapato. Encontraremos também o Mestre Calazans Neto e Florisvaldo Matos, famosos por terem presenciado o momento em que o defunto Aristóbulo Negritude dera uma gargalhada por conta de uma história engraçada em seu próprio enterro. Além de figuras como Carybé, pintor e mentiroso inveterado.

Em pouco mais de trinta páginas Jorge Amado nos apresenta sem pressa a todas essas figuras. Nós leitores, saímos maravilhados e querendo saber mais sobre todas essas pessoas e de boca aberta com o tal do milagre dos pássaros, mais um acontecimento que fará parte do imaginário e das histórias do povo de Piranhas. O milagre dos pássaros é a transformação de uma história oral em narrativa escrita pelas mãos e imaginário eficientes de Amado que ajuda a alçar ao posto merecido mais uma grande história da tradição popular do sertão nordestino.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/

Malu 28/03/2021

Muito bom!?
Leitura muito rápida, pois o conto te prende fácil.
Uma história de traição e realmente um milagre! ?

Evelize Volpi 02/11/2021

O livro descreve um conto de Jorge Amado.
Jorge escreve com maestria, é Mestre das Letras.
É um conto engraçado, pitoresco e interessante.
Salve Jorge!

mary 10/04/2022

fiquei perdida pq nao tô acostumada com esse tipo de escrita mas valeu a pena, livro curtinho e gostoso

Thananda 24/06/2016

Curto e divertido
O milagre dos pássaros é um conto de 40 páginas de Jorge Amado, sobre um poeta e vendedor de livros de cordel que ao viajar para uma cidadezinha do nordeste, se envolve com a mulher do delegado da cidade, famoso por matar quem tenta se aproximar de sua esposa. O livro é uma sátira super divertida ao adultério e à poligamia com um final simplesmente hilário.

Esse livro é tipo um pit stop. Li ele com dez minutos durante minha visita semanal ao carro-biblioteca e me deliciei. O que chamou minha atenção para ele na prateleira de início foi a capa revestida de tecido vermelho (um mimo), e o livro é coberto por uma outra capa protetora do mesmo material. Muito charmoso.

Para os apreciadores de Jorge Amado, e contos curtinhos e bem humorados, O Milagre dos Pássaros é uma boa pedida.

Recomendo :)