Inventei você?

Inventei você? Francesca Zappia

Resenhas - Inventei você?

@jana450 24/07/2020

SENSÍVEL
Me vi inicialmente acreditando que estivesse mesmo acontecendo (soltando as lagostas), depois me recordei bastante do filme: uma mente brilhante.

Hisabela 26/08/2023

Relendo favs!
Ele é ainda um favorito?
Sim!!!
Eu.Amo.Esse.Livro!
Eu amo esse livro. Sim, eu preciso deixar isso claro sempre que eu puder.
Eu li esse livro alguns anos atrás, não me lembro exatamente quando. Mas eu me lembro que quando estava perto do fim, estava chovendo e eu estava escutando The Neighbourhood- Sweater Weather. Acabei associando a música ao livro e ao meu terceiro personagem favorito, Miles. Bom, isso é só uma coisa que eu lembro.
Eu achei esse livro por um acaso. Estava procurando um livro para ler, e eu gostei da capa, eu nem me lembro de ter lido a sinopse, mas eu gostei da capa e fui ler.
E acontece que eu amei. Não foi um amor à primeira vista e instantâneo. Foi um amor lento, que ia se formando a cada página. Em vários momentos eu achei que fosse desistir. Mas obviamente eu não fiz isso. (Graças a Deus! Se não, eu ia perder uns dos meus livros favoritos da vida).
O livro no início. Pelo menos para mim. É bem confuso. A Alex tem esquizofrenia. Eu não tenho muita noção sobre esse distúrbio. Só a parte que é mostrada na mídia. Como se fossem todos pessoas "loucas e perigosas". O livro tem até uma frase que me lembra disso. (? A tevê não mostra uma boa imagem de nada, Charlie.) Sinceramente, por causa disso, eu tinha um pouco de medo de pessoas esquizofrênicas, talvez mais preconceito do que medo. E fico feliz que eu tenha mudado muito meus conceitos sobre o assunto.
A Alex não é "normal". Ela vê e escuta coisas que outras pessoas, pessoas "normais", não vêem ou escutam. E isso deixa o livro muito mais interessante. A gente começa a enxergar o mundo pelos olhos de uma adolescente esquizofrênica. (Com a medicação e a terapia em dia). Mas ainda esquizofrênica.
Porém, durante a leitura, pelo menos para mim. A Alex só me pareceu alguém normal, tentando viver com um distúrbio mental, como qualquer outra pessoa que tem um distúrbio mental. E quem tem algum distúrbio mental, sabe do que eu estou falando. Quem tem ansiedade, pode mudar de humor do nada, por algo que para alguns pode ser bobo, mas que para aquela pessoa é um verdadeiro pesadelo. Quem tem TDAH, não consegue se concentrar em algo de extrema importância, mas consegue se concentrar em sei lá, uma borboleta passeando na frente do quadro, caso a pessoa esteja na escola. Enfim, acho que deu pra entender.
Durante a leitura, a gente vai acompanhando ela tentando lidar com seu último ano escolar, depois de ter sido expulsa da antiga escola, por ter feito algo errado, ocasionado pelo distúrbio, a mãe que não sabe lidar com isso, os amigos que ela faz, a irmã mais nova, que é onde ela encontra seu refúgio, um mistério que começa a encher a cabeça dela de mais problemas e o Miles.
O Miles! Que personagem incrível. Ele tem tantas camadas. Por si só, o personagem já tem uma carga emocional gigante. Ele é inteligente, arrogante até, nada ortodoxo, meio frio e sensível, do jeito meio estranho dele. O que é irônico. Mas isso é um provável spoiler. Então não direi o motivo de ser irônico. E essa carga se soma à "família" que é completamente disfuncional. O tanto que o personagem cresce ao longo da leitura... Assim... Só lendo pra entender o tamanho do crescimento.
Os outros personagens, amigos da Alex e do Miles.Todos. São tão incríveis quanto eles. (Eu acho a Alex e o Miles incríveis). Principalmente o Tucker. Que garoto maravilhoso. Ele é o meu personagem favorito, a propósito. Ele faz um discurso durante o livro, que me remete exatamente o que eu sinto quando penso na Alex, que é o que eu penso sobre as pessoas no geral. Eu amo o Tucker.
Os pais da Alex. Eu acredito que é algo que poderia ter sido mais explorado. Mas nada que tenha me incomodado tanto.
A livro tem uma história com uma garota que não gosta muito da Alex, mas sinceramente eu não gosto tanto assim. Quer dizer, o livro tem coisas muito mais interessantes e importantes do que essa história da garota. Então, eu facilmente descartaria isso. Mas nada que atrapalhe a leitura, só não acho tão interessante mesmo.
Para concluir. O livro é maravilhoso, é engraçado, e eu amo muito esses personagens. E o final me deixa com uma pulga gigante atrás da orelha! Ainda é um favorito da vida. E pretendo procurar mais histórias com personagens com esse distúrbio mental específico.

Ps: Será que a escritora não gosta de comunistas??
junirou 26/08/2023minha estante
falaa

Nick 25/09/2021

''Ich liebe dich auch''
Me senti tão envovida no livro que tinha a OBRIGAÇÃO de pesquisar cada detalhe, inclusive a tradução da frase acima haha. Fui manipulada, mas me apaixonei pela personalidade complexa dos Olhos de lagosta e da Alex
Andressa.Giehl 25/09/2021minha estante
Ich liebe dich é em alemão neh? So n sei o auch ainda kkkkkk deveria saber ja q meus avos so falam alemão, mas n sei nadinha, enfim, gostou do livro?

Nick 25/09/2021minha estante
eu ameeei!!

Nick 25/09/2021minha estante
e sim, é alemão haha

sintia 10/03/2022

amo muito!!
foi o primeiro livro que li esse ano, e foi releitura também. mas é tão incrível, os plots sao bons e eu acho super fácil de ler.

Angélica 01/08/2021

Me Surpreendeu Muito
Tenho propensão a amar sick lits então tento não criar muitas espectativas ao começar a ler um pra diminuir as chances de me decepcionar com a história

Tinha acabado de ler "Palavras em Azul Profundo", que trata se assuntos como luto e tal, e tinha amado demais, então meu planinho de começar esse livro com zero espectativas deu meio errado.

Bem... Toda essa enrolação é pra dizer que comecei o livro achando q seria ótimo e ele ainda me surpreendeu.

Não sei escrever resenhas sem spoiler então isso é só uma recomendação

A protagonista é esquizofrênica o que deixa tudo muito estranho e é meio impossível saber o que está acontecendo e o que ela está imaginando

Acho que é mais fácil pessoas que, assim como eu, desbravam Google e YouTube atrás de sicklits de doenças mentais gostarem

??
Bea 01/08/2021minha estante
Esse livro é perfeitoooo

Angélica 02/08/2021minha estante
Muito ?

Julycout 18/11/2021minha estante
Falei pra tu ?

Julycout 18/11/2021minha estante
O começo é difícil, mas depois vale a pena.

Juh 19/11/2021minha estante
Aaaaa foi vvccc. Mana, a charlie. Eu fiquei em choque ?

Juliana 21/09/2021

Inventei você?
"Um sentimento entrou em erupção no meu estômago ,como se nada jamais fosse ser o mesmo novamente.Como se alguém tivesse aberto a tampa do meu tanque de lagostas e eu estivesse finalmente respirando o ar chocantemente fresco."

Alex foi expulsa de sua antiga escola particular, agora que está no último ano do ensino médio, ela quer apenas que nesse ano tudo ocorra bem para que ela consiga ingressar em uma universidade.Em uma tentativa de não ficar perdida entre o que é real ou não, ela está sempre carregando sua câmera fotográfica, afim de registrar possíveis alucinações ,causadas pela sua esquizofrenia.
Disposta a fazer amizades e socializar melhor , Alex encara isso como uma oportunidade de mudar a rotina,mas mesmo escondendo sua doença ela vai perceber que não é fácil ser a novata , principalmente quando se tem um cabelo" vermelho-lagosta ", que chama atenção por onde ela passa.

Mesmo sendo alvo de brincadeiras maldosas ela consegue fazer bons amigos , e um em especial :Miles Richeter, que vai mostrar a Alex que é possível enxergar fora das lentes .

O livro é extremamente fofo , fiquei realmente surpresa não imaginava que iria me prender tanto a história e aos personagens."Inventei você?" é um livro sensível, surpreendente, e emocionante (inclusive acabei ele em lágrimas) .Amei a forma em que foi narrado é muito rapidinho de ler , é um daqueles livros que você tem vontade de sair por ai contando a todo mundo sobre .

Mila F. @delivroemlivro_ 24/08/2017

Ótima surpresa...
Inventei Você? (Made You Up, 2015) é o livro de estreia da norte-americana Francesca Zappia e antes dele ser publicado aqui, no Brasil, eu já estava interessada nele, pois já tinha visto resenhas em vídeo o no Instagram de blogueiros do exterior, gostei da proposta, mas como o livro em inglês era muito caro fui adiando a compra quando, me deparei com a notícia que a Editora Verus estaria publicando aqui no país. Resultado: comprei em pré-venda, já li e venho compartilhar minha opinião com vocês.

Nesse livro vamos acompanhar a história de Alex que vive com sua mãe, seu pai e sua irmã mais nova e está indo estudar seu último ano do colegial numa nova escola e está sofrendo toda aquela pressão de se inscrever numa faculdade, de tentar ser aceita, mas para maximizar tudo isso, nossa personagem tem esquizofrenia, e um dos sintomas dessa doença é que o "portador" vê coisas e pessoas onde não existem, ou seja, não distingue o real do irreal, do criado pela mente.

É incrível que Alex passa o tempo todo tentando se entender e tentando compreender o que é real e o que é inventado em sua vida, quando ela vai para a escola nova ela tenta esconder sua doença, para que ninguém a veja como louca (pois é isso que todo mundo pensa de um esquizofrênico), e na escola nova ela se depara com um menino que ela conheceu quando criança - e que ela julgava que não fosse real - só que "aparentemente" ele é real, tem nome, Milles, e tem os olhos mais azuis e lindos do universo, só que ao contrário do que ela sempre esperou: ele mete medo.

Amei como Inventei Você? se desenvolveu, não ficou potencializando a doença de Alex, mas também não ficou a vitimando o tempo todo, além disso fomos avisados que ela tinha esquizofrenia, então é um verdadeiro quebra-cabeça para o leitor tentar, também, descobrir se o que está acontecendo é "real" ou inventado pela Alex, já que a narrativa acontece toda em primeira pessoa, mas é obvio que este fato torna a nossa narradora não confiável devido sua doença. Como gosto de criar teorias, fiquei até pensando - quando finalizei a leitura - se tudo o que a Alex nos contou seria realmente verdade ou ela inventou toda essa estória e "trollou" todos nós.

Zappia também soube criar um mistério que envolve toda a história, colocou dentro de seu livro muito amor em cada um dos personagens, mesmo os mais cruéis (é fato que há jovens que gosta de praticar bullying e encontramos isso aqui, também), incrementou tudo com um romance fofinho e sem mimimi e para fechar a equação trabalhou de forma leve doenças e problemas psicológicos, e sociais bem como temas polêmicos.

Inventei Você? pode parecer, de início, um livro bobinho, para entretenimento, mas com o desenvolver se torna algo sério e também sentimental, chega ao ponto de partir nosso coração com algumas situações, que MEUDEUSDOCÉU, foi genial e triste. Juro que me emocionei.

Para finalizar, acho que os leitores que apreciam meu gosto de leitura podem se jogar nas páginas de Inventei Você? porque certamente irão gostar muito. Para quem gosta de livros que apresentam personagens com esquizofrenia, há também o livro A Menina Submersa que gostei bastante, embora a leitura seja bem mais complexa.

site: www.delivroemlivro.com.br

Ju.. 15/01/2022

E se nada for real?
"? Mas? mas e se todo este lugar, e se tudo isso estiver na minha cabeça? A East Shoal e a Scarlet e essa ponte e você? E se você não for real porque nada disso é real?
? Se nada é real, então de que importa? Você mora aqui. Isso não torna real o suficiente?"

Comecei a ler esse livro ano passado não me lembro quando, eu sempre lia um pouco dele quando ia a livraria, mas não o comprei nem terminei sua leitura, então comecei a ler ele online ontem, como de esperado eu não lembrava de quase nada e tive que recomeçar.
Esse livro prende o leitor e o deixa confuso, aos poucos você passa a se perguntar "isso de fato é real?" Bem, na minha experiência tudo oq eu achava ser real era falso, e as coisas absurdas que eu achava serem falsas eram reais, a autora conseguiu me deixar completamente confusa, e obcecada pelo livro, ele é muito bem construído e envolvente, indo de momentos em que você está super feliz a outros em que dá vontade de chorar, eu adorei.

"? Você faz isso sempre?
? Não. Só hoje.
O canto de sua boca se contorceu.
? Você tem cheiro de limão."

Eduarda.Ferreira 29/07/2020

"O que você amava quando criança vai amar para sempre."
RELEITURA!!

Alex tem 17 anos e está no ultimo ano do ensino médio, ela muda de escola após um pequeno acidente envolvendo sua doença que é a esquizofrenia. Ela é diagnosticada quando pequena, após um incidente com um tanque de lagostas onde ela conhece "Olhos azuis", mas como era muito nova tinha apenas 7 anos, não foi diagnosticada como esquizofrênica, só após uns anos que ela veio ter seu diagnóstico de paranóica no início da adolescência.
A estória é meio que uma visão digamos que mais "leve" da esquizofrenia, pelo menos é o que eu vi, já que não tenho nenhuma formação na área de saúde, e como o livro é em 1° pessoa, quem narra ela é a Alex, e por ter esse diagnóstico a gente fica meio confuso entre saber o que realmente era real e o que não era quando ela estava contando sua história, principalmente sobre "Olhos Azuis".
Acredito que a autora não quis pesar muito sobre a esquizofrenia em si, pois ai o livro se tornaria pesado de mais para um clichê adolescente diferenciado, por que querendo ou não, é um clichê adolescente!
Mas, tirando alguns pequenos deslizes a história em si eu particularmente amei o desenvolver, pois foi o primeiro livro desse tema, e o final é bastante intrigante, ainda fico refletindo se o final realmente aconteceu ou não.

Vocês que já leram, o que acharam do final? realmente aconteceu aquilo com a Alex ou não?? ?
Isabela1452 11/09/2020minha estante
Terminei de ler ontem e minha dúvida foi realmente essa. Fiquei confusa sobre as visitas e tals. Pelo que a outra pessoa diz, não aconteceu.

Camila Robyn 14/05/2020

Interessante
O que me chamou atenção no livro foi a esquizofrenia da própria protagonista, pois eu nunca tinha lido nenhum livro com esse tema. Doenças psiquiatras me chamam muito atenção, gosto desse tema. Porém o livro não foca muito nisso, na verdade é só mais um livro de romance com "mistérios". No entanto, eu achei a leitura gostosinha, bem leve. Os personagens não são muito surpreendentes, são clichês na verdade, pois eu já vi essas personalidades em outros diversos livro/personagens.

"A inteligência não é medida por quanto se sabe, mas pela capacidade de aprender."

"Então, aparentemente chorar doía. As lágrimas faziam meus olhos arderem. Senti o pulsar da cabeça e o rosto ficando quente."

"Sobreviver significa ter o pior jogado na sua cara e, ainda assim, ser capaz de seguir em frente. Significa se esforçar pelo que você mais quer, mesmo quando parece fora do seu alcance, mesmo quando tudo está trabalhando contra você. E aí, depois de ter sobrevivido, você supera. E você vive."

Bia 20/06/2020

Sem Palavras
Me surpreendi muito! É um livro com uma escrita muito fácil de se ler! O jeito como a autora descreveu tudo e sempre deixando aquela duvida no ar, foi fantástico! Foi o primeiro livro que li em que se retratava algum transtorno mental. E graças a ele, eu sei que foi o primeiro de muitos! Super indico! Virou um dos meus preferidos, sem duvidas!

Alicia.lemos 16/07/2020

Será se é verdade ou só uma ilusão ?
Alex desde pequena foi uma criança especial, quando pequena obteve seu primeiro diagnóstico e foi apresentada a palavra "insana" aos treze como "Paranóica" já que a esquizofrenia não é normal se apresentar antes da adolescência. Alex cresceu criando seu próprio sistema para ajudá-la com a sua esquizofrenia e está para termina seu último ano na escola, otimista consigo que irá entrar numa faculdade boa e seguir sua vida normalmente.
Porém dúvidas sobre seu passado voltam a tona quando ela ver pela primeira vez Miles, um menino bonito de cabelos cor de areia e de grandes olhos azuis, não azuis como o céu nem azul escuro, mas um azul como o oceano azul como todos os giz de ceras juntos como mirtilos. Aqueles olhos ela os teria imaginado ou eles eram verdadeiros ? Sua aliada Bola 8 não tinha essa resposta, sua irmã mais nova não podia responder e estava fora de cogitação perguntar para sua mãe, ela teria que descobrir sozinha se aqueles olhos eram reais ou não.

A autora faz um ótimo trabalho nos mostrando a vida de Alex e como ela ver o mundo, nos deixando na dúvida do que é real ou não, ela irá aprender a viver uma vida com amigos, amores, conflitos na escola e fora dela e descobertas sobre ela mesma.