O Jogo do Amor e da Morte

O Jogo do Amor e da Morte Martha Brockenbrough

Resenhas - O Jogo do Amor e da Morte

Juju 02/08/2022

Um dia...
Esse livro foi tocante de várias formas que nem sei como começar e talvez a resenha pode ser longa!!

Nunca tinha ouvido falar da autora e muito menos do livro, mas assim que que li a sinopse sabia que precisava dele, comprei na mesma hora e posso falar, não tenho arrependimentos!!

A leitura foi muito fluída, pelo tanto de páginas eu conseguiria ter terminado em um dia, mas esse livro é um daqueles que você tem que sentir cada parte dele, pois aborda muitos temas delicados e o mais incrível é que a autora tentou retratar eles da forma mais leve possível e sem tirar a importância deles. Um ponto super positivo é que os capítulos são super curtos, alguns chegam a ter apenas uma página, amei!!

Já digo que: se você está procurando um romance bobinho ou algo do tipo, nem comece pois essa história não vai atender suas expectativas. Existe sim romance, mas daqueles que se parecem impossíveis de acontecer, como eles sempre deixam bem claro!!

O livro tem 4 protagonistas e os capítulos são de pov's alternados entre cada um. Amor e Morte são duas "pessoas" que ao longo da existência inteira escolhem jogadores para jogarem "O Jogo" que consiste em cada um escolher uma pessoa (desde bebê) ir acompanhando a vida deles, uma hora essas pessoas vão acabar cruzando seus caminhos e sentir uma ligação que nunca sentiram antes (como Romeu e Julieta). Mas quando o jogo acaba, eles tem que escolher: amor ou morte. E detalhe: eles não sabem que estão jogando!!

Achei a trama muito bem construída, envolvente e vem carregada de emoções. Amei a contrução dos personagens e como são bem desenvolvidos. Por se passar da década de 30 existem muitos assuntos delicados no livro, como racismo (em todas essas partes, eu sentia repulsa, é horrível saber que ainda existe isso nos dias de hoje). E é por isso que existem muitos obstáculos para nosso casal, Henry é branco e Flora é negra e na cabeça dela (e da sociedade) eles também são de mundos diferentes, não vou me prolongar pois pode ser spoiler.
E o que falar desses dois, são perfeitos, não tem outra palavra pra descrever, eles tem uma química palpável, tem amor, tem desejo, eles tem TUDO. Mas tudo fica contra eles...

Ethan rouba total a cena também, é o melhor amigo de Henry e existe uma questão sobre ele que é spoiler, então não posso dizer, mas posso falar que a autora tratou com toda a sensibilidade e fez com que o Amor acolhesse Ethan de uma forma especial, mas eu senti falta do final dele, da a entender alguma coisa no sonho da irmã, mas me recuso acreditar nisso!!

Em resumo o livro é ótimo e muito emocionante fala abertamente sobre a morte e como é solitário ser a pessoa que carrega todo esse peso, mas que com amor, até a própria morte não se sente mais sozinha. São muitas citações de lacrimejar os olhos e o final do livro foi incrível bem melhor que o esperado!!

Eu super recomendo esse livro a qualquer pessoa que posso gostar da temática, lembrando que é um livro emocionante e tem temática considerada pesadas para algumas pessoas, mas vale super a pena!!
Favoritado com toda certeza!!
Lylyzinha 03/08/2022minha estante
Aaaaaa super me interessei pelo livro, quero ler já

Juju 03/08/2022minha estante
@Lylyzinha
Aaaaa lê sim, eu particularmente adorei
Quando começar e se quiser comentar sobre vou estar aquii

Clara2533 27/07/2023minha estante
Eu estou quase acabando e estou amando!!!! Esse livro ?

Joka4 16/08/2023minha estante
Eu havia comprado esse livro ano passado, mas nunca li kkkkk vi sua review e ela me deu muita vontade de começar a ler

Vênus_Alice 09/02/2024

O Jogo do Amor e da Morte
Eu li a sinopse e a premissa do livro era muito promissora, envolvia mística, um romance épico, proibido e emocionante.

Mas na realidade o livro é muito monótono, o diálogo e a discussão entre a morte e o amor são estranhas e forçadas.

Foi bem chato e os momentos que tinham pontos emocionantes do romance, não foram bem desencolvidos.

Mizoca 31/01/2021

Interessante
O livro se passa em meados da década de 1930, o que me fez ficar tão estagnada no início da leitura, até porque não sou fã em livros que se passam em 1990 pra menos. A não ser um clássico da época. Mas se você assim como eu, não curte também, esse em especial vale MUITO a pena ler. Acredite.
A Morte e o Amor andam pela Terra há milênios e aqui são retratados como se fossem criaturas imortais. Os dois têm um Jogo, no qual cada um escolhe um participante e os escolhidos, em um determinado tempo de sua vida vão se encontrar. Se os dois participantes, apesar de várias circunstâncias de sua vida se apaixonarem e resolver ficar juntos, o Amor ganha. Caso não, a escolhida (o) da Morte morre. Por anos, a Morte sempre ganhou. Uma das regras é que eles só podem intervir indiretamente. Então no livro, a escolhida pela Morte é a Flora, uma jovem cantora negra que tem uma casa noturna que herdou dos pais, na qual faz apresentações a noite apenas cantando mas que de dia sonha em ser uma aviadora e ter seu próprio avião. O Amor, escolheu Henry, um garoto branco de classe média alta, que adora tocar contrabaixo e ama música. Como se trata de uma época, em que os negros ainda eram criminalizados, principalmente a miscigenação, esse vai ser um dos maiores empecilhos pra que fiquem juntos. Então, a Morte e o Amor entram em cena pra mexer os peões nesse jogo.
A leitura é muito gostosa, o capítulos são minúsculos (o que ajuda muito na leitura, sempre vou defender capítulos curtos), e é de fácil entendimento. As vezes eu até esquecia que a época do livro era 1930.
Eu gostei muito da forma como o racismo foi abordado, eu senti raiva, ódio, tristeza do quanto as pessoas são cruéis.
Eu indicaria esse livro pra qualquer pessoa, acho que todo mundo deveria ler. Além de ter esse tema forte, temos o Jogo, que faz o livro ser melhor ainda e você ficar curiosa pra saber quem é que vai ganhar.

bacelar2 04/03/2022

"Acho que esse é o problema da vida real. Ela tem um jeito de não corresponder ao que a gente imaginou."
Apesar de ter um começo um pouco lento e um final meio confuso, esse livro superou bastante as minhas expectativas. Foi rápido de se ler, com uma escrita bem fluída e personagens não só encantadores, mas também complexos e humanizados (incluindo os próprios Amor e Morte).

A crítica social aqui é, ao mesmo tempo, impactante e sutil. A autora retratou a época em que se passa tal história de maneira bem realista, destacando questões como racismo, machismo, homofobia e luta de classes.

Sei que pode ter desagradado alguns o fato de que o casal principal ter, aparentemente, se desenvolvido de maneira muito rápida e "do nada". Mas, ao meu ver, não faria sentido se fosse diferente; por serem destinados a se amarem, o amor à primeira vista caiu como uma luva na história. Não sou muito fã deste tema, mas admito que adorei ele aqui.

Queria apenas ter visto mais cenas do Henry e da Flora juntos, além de um pouco mais de destaque na relação do Amor com Ethan. Mesmo não tendo chorado, me emocionei muito com o final e acho que vou levar um tempo pra superar ele.

haylla.with.an.h 18/04/2023

O fim, para todos, é o mesmo
Se me pedissem para resumir o livro, acho que não seria capaz porque ele fala sobre tudo. Ele é claro, é principalmente sobre o amor e a morte. Mas, vai muito mais além e eu me apaixonei.

Entendo quem achou a história lenta, porém para mim o ritmo foi perfeito. Gostei muito de ver o ponto de vista dos dois protagonistas além do da morte e do amor. Os capítulos também são curtos, o que deixa a escrita bem fluida.

A escrita da autora é linda e poética, presenteando o leitor com frases muito reflexivas e impactantes. Eu leria facilmente sobre outros jogos entre o amor e a morte e sobre o cotidiano de Henry e Flora. Mas, o desfecho me agradou porque foi emocionante como todo o resto.

Quem dera se todos pudessem perceber que o amor esteve sempre presente em nossas vidas e que a vida em si só é tão valiosa porque tem um fim (a morte). Que possamos independente de sermos peões ou não de um mero jogo, viver plenamente em busca da felicidade e na construção de uma existência memorável.

ana.romagnoli 17/08/2021

O livro mais emocionante de todos.
Estava em uma promoção na Amazon por R$10, li a descrição da história e achei até que interessante, uma clássica compra por impulso, já que estava super barato... O que eu não imaginava era que este livro seria MUITO especial!

Engatei na leitura rapidamente, visto que ela é muito fluida e boa de acompanhar. Cada página continha um pedaço tão lindo e único sobre essa história de amor e superação que fiz inúmeras marcações!

O contexto em si já permite termos uma visão que a trama pela frente será daquelas... 1937, após a Quebra da Bolsa de 1929, a Grande Depressão ainda apresentava muitos resquícios. Além disso, o racismo era gritante, um grande obstáculo para Henry e Flora, escolhidos ainda quando bebês, respectivamente, pelo Amor e pela Morte para o Jogo. Em toda a história da humanidade a Morte sempre ganhou, mas dessa vez o desfecho aparenta ser indecifrável...

Apeguei-me rapidamente a Henry e a Flora, torci por eles desde as primeiras páginas. A garota de 17 anos é muito forte e sonha em ser aviadora, um sonho quase tão distante quanto todos os que poderia ter na vida devido à sociedade racista e à realidade segregacionista. Henry, de mesma idade, um garoto branco com o futuro mais do que garantido, tinha todas as oportunidades do mundo aos seus pés. Todos os momentos em que estiveram juntos foram absolutamente lindos e tocantes! A questão do racismo foi muito bem trabalhada pela autora, que até pouco tempo atrás não a conhecia.

Ethan, melhor amigo de Henry, teve sua história muito bem trabalhada, o que me deixou satisfeita. Nana, avó de Flora, era uma personagem que eu gostaria de guardar em um potinho!

O Amor e a Morte com certeza são as cartas especiais e valiosas que este livro apresenta! Achei uma jogada de mestre o modo como a autora os insere na história!

"O jogo do Amor e da Morte" é o livro mais emocionante que já li até hoje! Tocante de um modo muito profundo... Espero que você acredite em mim e aventure-se nessa leitura repleta de altos e baixos!

"Um dia começa agora".

Sabrina.__ 04/05/2023

Livro maravilhoso, personagens bem explorados e história emocionante. Confesso que o começo do livro passa bem arrastado e para algumas pessoas pode ser chato, mas depois a história começa a fluir e você vai ficando cada vez mais preso e empolgado. Amei e chorei muito no final, enfim, entrou parar a minha lista de livros preferidos. Deveria ser mais reconhecido!

Janine 25/01/2024

Um dia
Livro intrigante e instigante desde o início, várias frases impactantes, e metáforas. Me fez refletir diversas questões. Recomendo!

K.mila 13/07/2021

Que livro parado, socorro !!
Estava tão empolgada para ler O Jogo do Amor e da Morte que comprei impulsivamente o livro físico e no mesmo dia que ele chegou aqui em casa comecei a leitura. Porém, todo o potencial do plot foi desperdiçado. Não senti que me conectei com nenhum dos personagens, nem ao menos torci pelo final feliz deles de tão distante que senti o romance ser desenvolvido. Um ritmo muito lento de acontecimentos que facilmente me fazia perder a gana de ler a história.

Kesia.Gabrielly 01/02/2022

Encantadoramente impressionante!
Esse livro lhe prende do começo ao fim, lhe tira o fôlego e faz suspirar! Há temas super necessários que foram transmitidos de forma simples e clara. O Jogo do amor e da Morte tornou um dos meus livros favoritos! S2

Carol 10/08/2021

lindo lindo lindo
toda a temática do livro é interessante por si só, a questão do jogo e a personificação do amor e da morte é muito bem trabalhado, fazendo vc querer saber o desfecho desse desafio. De fato um dos livros que mais te faz questionar sobre amor, morte, predestinação... e no final, estava chorando igual uma criança.

Lehlivros 22/01/2021

Gostei muito da escrita da autora, é quase poética e nos envolve em um romance com temas fortes e bem trabalhados.Os personagens são reais, inclusive o amor e a morte que são personificados. Não espere apenas uma história clichê esse livro vai além disso.

Duda 06/04/2020

Um livro quase que necessário
O que me atraiu no livro no início foi a sinopse. Achei super interessante um livro personificar os dois "opostos" como o amor e a morte.

O livro se passa mais ou menos em 1930 e aborta assuntos super atuais mesmo naquela época, como: racismo (o casal protagonista é interracial), o fato da mulher ser independente, entre outros.

O livro em si não me prendeu muito no começo; não sei se foi uma coisa particular minha, um momento, mas ao longo do livro eu fui me apegando aos personagens. Me identifiquei bastante com os protagonistas. O final é inesperado. Recomendo muito! É um livro que parece ser necessário, mudou minha visão de mundo.

O que eu fiquei triste como livro, é que a autora colocou algumas músicas no livro e que eu desejei muito que existissem, mas infelizmente não.

P.S.:Chorei bastante no final, mas porque foi retratado bastante a realidade. Muito diferente dos que revelam só fantasia (não que eu não goste, também amo). De verdade, foi o melhor final que eu poderia querer.