Um Verão Para Recomeçar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sarah 30/03/2019

Que livro foi esse?

Só digo: leiam!

É um livro maravilhoso, que merece muito mais destaque do que ele tem!
Um livro que me remeteu muito à Mil Beijos de Garoto!
Mas de uma forma positiva, sem ao menos pensar na possibilidade poder dizer que é uma "cópia", nem nada do gênero!
Me lembra esse livro pela leveza, pelo amor descrito, pela superação. Por passagens tristes e passagens divertidas.
Para mim a personagem da Taylor é na medida!
Muito crível, muito fiel.
Não é a "espertona" mais que madura para sua idade, mas também não é nenhuma bobinha. Tem um bom coração. Evolui demais ao perceber que problemas devem ser encarados e resolvidos.

O livro tem a medida certa entre o foco para a vida da Taylor, de seus irmãos, descreve seus pais, tudo na medida certa para estarmos informados de todos.
Não sou muito de escrever sobre livros mas esse mereceu a dica: deem uma chance! Vale a pena

"Foi somente então, quando cada dia que eu passava com ele era contado, que eu percebi o quanto eles eram preciosos. Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor - principalmente por achar que teríamos milhares de outros."

Rafa 21/08/2018

Metamorfose
Taylor está fugindo novamente, já desceu toda a rua e falta pouco, pouco para chegar onde? E com o que pegou? Logo o carro tão conhecido de seu pai estaciona e a leva de volta para casa, de volta para o longo verão que a família Edwards terá no lago.

Taylor é a filha do meio, sem ser a mais inteligente ou talentosa, ela se vê não só fugindo do presente, mas também do passado que a espera no lago Phoenix. Um passado chamado Henry!

Um verão para recomeçar é o titulo perfeito, vemos uma família comum sofrendo pela irrecuperável doença do pai, que decidiu aproveitar seus últimos meses junto dos filhos.

É de cortar o coração e dar aquele nó bem dado na garganta, a aceitação de que em breve um membro tão importante e amado, já não se fará mais presente.

A autora consegue nos mostrar o sentimento de cada personagem com essa perspectiva do que vai acontecer. Mesmo com a narrativa da Tay, vemos um pai workholic tendo que deixar sua profissão tão adorada para trás e lidar com sua nova realidade, a de que não tem mais tempo.

Em contrapartida vemos uma mãe tendo que ser o pilar da família e forte para os filhos e marido, sabendo que a partir de certo ponto estará sozinha para cria-los. E por fim a reação de cada filho em saber que seu pai não estará na sua formatura, na ingressão para faculdade, na escolha da profissão, no casamento, ou seja, na continuidade da vida de cada um. Taylor mesmo diz que o pai era sempre chamado para matar as aranhas e monstros debaixo da cama, e que agora quem irá fazer isso? E por isso me emocionei muito mesmo.

Além desse drama, Taylor tem um passado no lago em que fugiu nos últimos cinco anos, e que agora irá enfrentar. Um mau entendido que trouxe tristeza e perca de amizades.

O que mais gostei na história é o amadurecimento da personagem e a relação que se transforma nessa família. Primeiramente, Taylor irá para de fugir das situações difíceis, dos momentos que todos nós um temos que encarar na vida. E essa família, embora um pouco tarde, irá dar valor a estarem juntos não importando as circunstâncias.

O romance é lindo, fofo, com perdão, paciência e compreensão do tempo que às vezes precisamos para nos transformarmos, e recomeçarmos novamente.

Recomendo fortemente, preparem os lencinhos...

Tammy 12/07/2018

Um Verão Para Recomeçar (Livreando)
Um verão para recomeçar traz em sua sinopse um resumo completo do que podemos encontrar nessa trama, o ponto crucial que cabe ao leitor, é saber o porquê de Taylor não querer voltar ao lago Phoenix e como ela vai lidar com a situação do pai, sem fugir.

Essa é uma história que vai te conquistando a cada página. A narrativa nos leva a cada passo da vida de Taylor e nos familiarizamos com o seu jeito de ser e pensar. Sua vida familiar não era o modelo de segurança, seu pai sempre deu prioridade para o trabalho, seu relacionamento com os irmãos sempre foi superficial, e sua mãe, nunca foi adepta a dar espaço para uma conversa sincera.

Com tudo isso, é totalmente aceitável ver Taylor ter algumas crises e querer fugir delas, afinal, ninguém em seu meio familiar gosta de se abrir emocionalmente.

"Perecia que desde que chegamos ao logo Phoenix, estava constantemente me confrontando com todas as coisas que fizera de errado nos últimos cinco anos e nos quais tentei não pensar. (...) Nunca tive de lidar com a realidade, e isso tinha um preço. De fato, na maioria das vezes sempre fiz todo o possível para evitar as consequências das minhas ações." p.234

Mas tudo isso muda com a ida da família ao lago Phoenix, e nesse ponto, acompanhamos o passo a passo e a luta dela para tentar expor melhor as suas emoções. E não só de Taylor, mas enxergamos isso em todo o seu meio familiar. Pelo pai que passa a valorizar mais o seu tempo com a família, pela mãe que passa a aprender a dar voz as suas emoções e os irmãos que dão passinhos para fora de seu casulo.

É inegável a sensibilidade de Morgan Matson ao discorrer de forma pura e simples a complexidade de expor o lado emocional para a vida. Taylor vai se descamando aos poucos e seu sofrimento para dar cada passo em frente é palpável.

Saliento que o livro não traz uma carga emocional extrema, reconhecemos isso nos próprios tormentos da personagem, que de forma geral, parece bem simples para os que não têm esse problema. Porém, a empatia se faz presente pelo processo de enxergá-la como uma próxima.

"Quer saber algo sobre ginástica olímpica? - perguntou Lucy, acertando o passo comigo.
- Sempre - disse, sem qualquer expressão, e ela sorriu pra mim.
- é que as pessoas só se machucam... se machucam de verdade... quando tentam ficar seguras. É assim que as pessoas se machucam, quando elas dão para trás no último instante porque estão com medo. Elas se machucam e machucam outras pessoas." p.324

Seu relacionamento com Lucy e Henry se apropria do perdão, onde, é compensador acompanhar os passos desses três. Após os cinco anos distantes, a aproximação acontece lenta e de forma verdadeira. Henry é um personagem cativante e é impossível não se apaixonar pela sua pessoa, a autora faz dele uma ponte essencial para que Taylor não se afogue no próprio buraco negro que vive em sua cabeça. Lucy não fica atrás, e de maneira mais direta, seus conselhos servem para que Taylor enxergue por outras perspectivas.

"Meu tempo com a minha família era algo que eu tentava fazer passar o mais rápido possível. Agora eu estava me apegando a esse tempo, tentando esticá-lo ao máximo, e ao mesmo tempo desejando que eu tivesse apreciando o que tinha antes." p.298

Com cenas emocionantes, principalmente no ciclo familiar, Um verão para recomeçar consegue expor o que propõe em sua sinopse, onde traz de forma simples, as várias consequências de um emocional não desenvolvido. Com certeza indico aos leitores do blog, aconselho que será útil alguns lenços para concluir a história com dignidade. Eu particularmente, precisei de vários para conseguir passar pelas cenas das últimas folhas.

Bia Kollenz 11/06/2018

Um Verão Para Recomeçar
Um Verão Para Recomeçar é um livro escrito pela americana Morgan Matson, autora best-seller do The New York Times e vencedora do California State Book Award. Lançado em 2017 pela Novo Conceito, o livro conta história de Taylor, uma jovem adolescente que vai passar as férias na casa do lago da família após seu pai ser diagnosticado com câncer em estado terminal. Taylor é como qualquer outra garota. Tem dificuldade de encarar seus medos e escolhe fugir ao invés de lutar, mas estas férias são diferentes. Taylor encontra no lago Phoenix uma chance de concertar os erros do passado e recomeçar sua vida.

A escrita da Morgan é uma delícia. Os diálogos são ótimos e a autora também tem uma boa ambientação, todos os personagens são bem caracterizados e, apesar de ter um fundo triste, a história consegue ser bem positiva. Quando iniciei a leitura fui sem muitas expectativas, não sou uma leitora assídua de YA, costumo inclusive ter um pé atrás com esses livros. Um Verão Para Recomeçar, no entanto, é diferente. Não possui triângulos amorosos, disputas entre garotas e uma protagonista irritante. Taylor é medrosa e com a péssima mania de fugir nos momentos mais cruciais, a forma com que isso é abordado é humana, me fez lembrar um pouco da minha adolescência, todas as inseguranças e medos da protagonista só serviram para me apegar ainda mais a ela, isso é um ponto alto para o livro.

“Foi somente então, quando cada dia que eu passava com ele era contado, que eu percebi o quanto eles eram preciosos. Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor — principalmente por achar que teríamos milhares de outros…”

A temática do câncer não é colocada em foco na maior parte da história, ela serve mais como um lembrete de como o tempo passa e as coisas estão mudando. Taylor e a família vão aproveitar as últimas férias junto do pai que tem câncer no fígado, os médicos dão para ele no máximo três meses de vida. A família que não era muito próxima, os filhos que eram mais distantes, tudo isso é posto em prova ao longo do livro.

Uma coisa interessante foi ver o pai de Taylor incentivando os filhos a viverem suas vidas e se divertirem, ele mesmo tentava levar tudo na maior normalidade possível e espantar o clima melancólico que vem com a doença. É com esse incentivo que a protagonista acaba sendo obrigada a lidar com um grande erro do passado, que fez com que perdesse a sua melhor amiga e o seu primeiro namorado. Nesse clima de últimas e primeiras vezes somos levados para uma cidade do interior onde tudo é possível.

O romance cresce de um jeito bem lento e tranqüilo, a maior parte da história gira em torno do amadurecimento de Taylor. É mais importante ela aprender a lidar com seus sentimentos, enfrentar suas incertezas e encarar a morte do que se preocupar com garotos. O relacionamento entre ela e Henry é bom porque ajuda os dois. Através do amor eles descobrem uma maneira de lidar com as dores do presente e do passado.

Lucy, a ex melhor amiga, também é uma ótima personagem. Tinha medo de ela ser só uma antagonista, mas ela se mostrou uma ótima pessoa, deixando de lado muitas coisas para ajudar a antiga amiga. Alguns coadjuvantes são bem divertidos, os irmãos da Taylor, os colegas do trabalho, os vizinhos, todos possuem características marcantes que enriquecem a história. Ler Um Verão Para Recomeçar foi um grande alívio, me deixando sempre com um sorriso no rosto.

Nem tudo são flores, afinal a morte do pai da Taylor é inevitável. Chorei em alguns momentos próximos do final onde a mãe e os irmãos têm que enfrentar esse fato. O pai que entra em uma maratona interminável de viver todas as coisas que nunca viveu em pouco tempo, a mãe que tenta deixar tudo perfeito até o fim, o irmão obcecado com as notas e a faculdade, a irmã obcecada pelo ballet, cada um encontrava uma válvula de escape para não encarar a morte.

Assistir isso se desenvolver ao longo do livro foi bonito, e triste, do início ao fim. Caso você não seja fã de YA igual a mim, ou melhor, seja muito fã do gênero, indico demais esse livro. Vai te distrair como toda boa história de verão. Além disso, o livro tem uma leve referência a Um Conto de Duas Cidades de Charles Dickens, como é um dos meus livros favoritos não pude evitar me alegrar com o mimo. Não é um livro sobre câncer ou sobre tristeza, mas sim como viver ao máximo a sua vida sem arrependimentos, ao final você vai se sentir mais motivado a aproveitar sua vida sem se preocupar muito com as bobagens do dia a dia. Sem sombra de dúvidas, um excelente livro.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-verao-para-recomecar-morgan-matson

Paula Juliana 17/03/2018

Família! Vida! Perdas! Um último verão!
O final de uma história, a procura, o preparo de um futuro adeus, a premissa dessa obra é para abalar qualquer CORAÇÃO. Temos uma família, pai, mãe e três irmãos, a descoberta de uma doença grave, uma sentença de morte e um último verão, uma última chance de construir últimas memórias e dizer adeus. Um verão para recomeçar vem assim com essa sintonia melancólica, falando de sentimentos, família e momentos, mistura dor e amor com uma pegada adolescente que mesmo com um tema tão dramático deixa a história gostosa e até mesmo leve de ser lida.

Taylor é uma adolescente normal, que tem todos os problemas comuns da idade, seu maior problema é simplesmente gostar de evitar problemas, ou melhor, não saber lidar com eles, e fugir. Porém, a situação que sua família está vivendo não é propicia para fugas, então, quando em meio a um jantar não muito comum, uma notícia ruim é dada, algo terrível mexe completamente com a calma dessa família.

Temos um pai que sempre fez de tudo por eles, e que é advogado, e muito comprometido com seu trabalho, Taylor nunca viu seu pai parado, sempre produzindo, trabalhando, uma irmã dançarina, um irmão muito inteligente, uma mãe presente e Taylor, que é simplesmente Taylor, que quer apagar sua melhor amiga e seu ex primeiro amor de sua vida, o que fica bem difícil no momento que volta para a casa do lago e é a primeira pessoa que encontra.

A obra tem essa pegada juvenil, com briguinhas entre amigas e primeiro amor que não deu certo, o mocinho em questão de inicio tem uma magoa muito grande Taylor, que fugiu por algo que podia ter enfrentado, porém, o mais legal e que mais me marcou na obra foi a construção e desenvolvimento dos irmãos, da família em si, do relacionamento entre eles, e com seu pai. Várias vezes mesmo sendo algo simples, o que passava pela minha mente era que aquilo poderia ser uma última vez.

A escrita da autora Morgan Matson é gostosa, envolvente, simples e bem fácil e ser compreendida e sentida. Curti muito passar um tempo com esses personagens, nesse verão muito, muito especial. Um verão para recomeçar, mostra amor, família, empatia, amizade, e a importância de viver plenamente tudo, e simplesmente não deixar de fazer ou viver algo por MEDO.

Paula Juliana

aleitora 12/03/2018

falta de empatia por um personagem realmente pode estragar uma boa história
Imagine receber a notícia de que seu pai está doente no dia do seu aniversário. Agora imagine que não é qualquer doença, seu pai tem câncer em fase terminal e os médicos não podem fazer mais nada por ele e o tempo que vocês têm juntos é limitado a no máximo quatro meses. O que você faria durante esse tempo?

Taylor Edwards só pensa em fugir.

Quando o pai convoca toda a família para passar um último verão juntos na casa do Lago Phoenix, a garota tenta ao máximo se esquivar porque em sua última visita, há cinco anos, Taylor magoou algumas pessoas e sabe que se voltar irá precisar encarar e concertar os estragos que deixou para trás. E tentar concertar o relacionamento com uma ex-melhor amiga e um ex-namorado de infância parece ser mais difícil do que encarar a morte iminente do pai.

Henry e Lucy guardam muita mágoa de Taylor e confesso que achei que os dramas do trio foram tratados de forma exagerada, o que a garota fez aos doze anos não justifica tamanho aborrecimento por parte dos amigos tanto tempo depois e numa idade em que eles já deveriam ter se tornado um pouco mais maduros. Taylor tem uma irmã mais nova que só pensa em balé e um irmão mais velho obcecado em fatos curiosos que mais parece uma enciclopédia humana. O pai, advogado, mesmo em seus últimos dias insiste em finalizar os casos que tinha em mãos e a família parece preferir não falar em morte e nem reconhecer que tem os dias contados, eles não conversam, não se abrem e não se apoiam. É triste imaginar alguém encarando um momento desses sem apoio algum e isso me incomodou bastante na história.

Entenda, os Edwards se amam, eles apenas não sabem e nem conseguem falar sobre isso em voz alta porque reconhecer que o fim está próximo o torna mais real, inevitável. Entendi isso. Só considero que a autora demorou para introduzir esse momento de abrir o coração na história e que se desde o início enxergássemos um pouco mais de apoio e entendimento entre eles, poderíamos ser fisgados mais rapidamente para essa família, iríamos sofrer junto com eles e ter empatia por essa perda iminente. O fato de a autora priorizar o relacionamento de Taylor com os ex-amigos e deixar o drama familiar mais como algo de segundo plano acabou transformando a narrativa em uma fórmula muito “seção da tarde”.

Achei que a história seria muito emocionante e que derramaria rios de lágrimas durante a leitura, mas acabou que os personagens não me conquistaram e não me fizeram torcer nem pelo bem nem pelo mal deles, esperava que a narrativa fosse se tornar mais envolvente a cada capítulo mas recebia sempre mais do mesmo. Sempre esperamos que uma história de união familiar e perda de um ente querido resulte em trechos emocionantes e de rasgar o coração, mas em Um verão para recomeçar não senti nada disso.

Morgan Matson parece ser dessas autoras que prefere focar no impacto que grandes acontecimentos têm em nossas vidas e nesse livro as maiores mudanças estão na reconstrução dos laços familiares e na restauração de amizades perdidas, mas jamais esquecidas. Um verão para recomeçar não vai ser uma leitura que vai mudar a sua vida, te impactar e ou te surpreender mas pode ser um alívio para quem está precisando diminuir a carga emocional de leituras pesadas.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/10/resenha-um-verao-para-recomecar.html
Elda.Pimentel 14/06/2018minha estante
Concordo com vc, li mais da metade e fico na esperança de algo acontecer...mas nada demais. O lance de família e doença pensei q teria lágrimas, mas até aqui tô achando um livro se graça

aleitora 30/06/2018minha estante
Fico triste por termos tido essa experiência maa ao mesmo tempo feliz de perceber que não foi algo que só eu senti.

Dreeh Leal | @dreehleal 28/02/2018

Um Verão Para Recomeçar - Morgan Matson
A quarta capa indica que esse é um livro de amor e drama, mas rapidamente consigo atribuir vários outros elementos a essa história. Taylor Edwards é uma jovem, com questionamentos que passeiam entre o adolescente e o adulto. Isso trás a leveza que precisamos para lidar com um fato tão marcante, e infelizmente presente na vida de tantas pessoas, sem que a história se torne pesada.

Morgan Matson é uma autora americana que escreve livros baseados em suas experiências e paixões. Seu primeiro livro tem uma road trip como plano de fundo! Nem preciso dizer que já quero muito que ele seja publicado no Brasil. Ela escreve de forma simples, escondendo deliberadamente os acontecimentos daquele fatídico verão, mas sem que essa manobra se torne um incomodo para o leitor. Sua escrita fluida e cativante apresenta uma história que me lembra o porque gosto tanto de romances juvenis.

Os fantasmas que Taylor pretendia enterrar junto com as lembranças da infância são sua ex melhor amiga e seu primeiro amor. Ela retorna ao lago sem ter certeza se irá reencontrá-los, mas o leitor já imagina que sim. E claro, Henry estará muito mais gato que antes, enquanto Lucy continua sendo uma garota descolada. Enquanto a protagonista narra os inevitáveis reencontros, ao leitor são apresentados alguns flashbacks para explicar os fatos. Mas não tudo de uma vez.

Confesso que quando descobri o que fez Taylor fugir na primeira vez, tive vontade de esganá-la. Pois suas atitudes resultaram no inverso do que ela pretendia e enfrentar seus problemas poderiam até ter tido o mesmo resultado, mas pelo menos ela não precisa se esconder. Sua ex melhor amiga e seu primeiro amor, eles são seus fantasmas mais temidos.

Ainda que o drama juvenil - leia-se: romance e briga entre amigas - tenha me cativado, minhas cenas preferidas eram aquelas em que a família Edwards estava em foco. Se quiserem sobreviver ao verão, Taylor e seus irmãos precisarão aprender a conviver de forma mais harmônica ao invés de isoladamente. Então há questões como união, compreensão, esperança e muito amadurecimento pessoal.

A edição desse livro transmite tudo aquilo que ele é. As capas são bem juvenis para atrair a atenção do público ao a qual ele foi escrito, mas que não o limitam. Os capítulos são subdivididos em grandes blocos que apresentam a imagem de um lago que irá, junto com a capa, ajudar o leitor a visualizar o lago onde grande parte da história é ambientado. A diagramação é simples, com espaçamento e fonte confortáveis para a leitura.

Um verão para recomeçar não é aquela história que irá mudar sua vida, mas é um livro que aquecer o coração em qualquer estação do ano. Terminei a leitura me recordando das histórias da Jenny Han, então quem é fã de young adult ou procura um livro para relaxar, embarque nessas páginas que elas lhe trarão bons momentos.

site: http://www.maisquelivros.com/2017/12/resenha-um-verao-para-recomecar-morgan.html

Coisas de Mineira 07/02/2018

“Sentia que me acalmava à medida que corria. A parte racional do meu cérebro me dizia que em algum momento eu teria de voltar, mas não era isso que eu queria ouvir àquela altura. Só queria fingir que aquele dia - aquele verão inteiro - não iria acontecer, algo que ficava mais fácil de imaginar à medida que me distanciava de casa.”

Acho que todo leitor já teve aquele ou aqueles livros que deixam um vazio quando terminam, que te faz perder o sono, devorando página após página. Faz com que se apaixone por personagens e que alguns sentimentos simplesmente saiam à vista “Um Verão para Recomeçar” foi um desses livros para mim.

A história conta sobre o verão de Taylor e sua família, após descobrir que o pai tem câncer pancreático, estágio quatro (há pouco tempo descobri que esse é o estágio final). Com apenas alguns meses de vida, Robin Edwards resolve passar um verão em família na sua casa de veraneio no Lago Phoenix, localizado nos Montes Pocono na Pensilvânia. O problema é que há cinco verões a família não passa as férias juntas e também não volta na casa do lago. Há cinco verões alguma coisa aconteceu na vida de Taylor que a fez não querer mais voltar lá.

Durante todo o livro vemos a história no presente mesclada com lembranças do que aconteceu no lago para fazer com que Taylor não quisesse mais voltar. Acompanhamos a personagem a passar por um turbilhão de emoções, relembrando o passado, vivendo o presente e tentando encarar o que o futuro reserva ou o que ele irá tirar dela: seu pai.

“Apesar de não fazer a viagem há cinco anos, eu ainda era capaz de antecipar cada curva da estrada. Meus pais compraram aquela casa antes de eu nascer e, por anos, passamos todos os verões ali, chegando no início de junho e voltando no fim de agosto, meu pai passando a semana sozinho em Connecticut e nos fazendo companhia nos fim de semana.”

Vários personagens que marcaram durante a leitura, fazendo com que eu me apaixonasse pelos pequenos detalhes das personalidades, como a mania de querer saber tudo de Warren, irmão de Taylor, ou a vontade e o desejo de querer proteger quem se ama como vi em Davy, irmão de Henry. E por incrível que pareça Murphy, o cachorro que apareceu na porta da casa de verão, foi adotado pela família e teve um papel na história que me tocou profundamente.

O livro fala de recomeços, segundas chances, coragem, amor e amizade. Trouxe o sentimento de compreensão, de redescobrimento, de reinvenção de quem somos. Nunca é tarde para superar nossos medos e receios e abrir o coração para as coisas que nos fazem bem. Nunca é tarde para viver. Essas foram as principais mensagens que observei na leitura.

A diagramação dele é bem bonita, começando pela capa e a escolha da fonte do título, que dá a sensação de romance e verão. Além da divisão dos capítulos há intertítulos que dividem o livro. “Um Verão para Recomeçar”, venceu o California State Book Award e é o segundo livro da autora Morgan Matson. O título, é o primeiro da autora publicado no Brasil, pela editora Novo Conceito.

“Mas você tem um coração que é enorme, lindo e forte, e merece ser compartilhado com alguém que mereça isso. Você vê as coisas com outra perspectiva quando sabe que não vai virar a página de um novo mês no calendário. E percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos - o amor é tudo que existe.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/10/resenha-um-verao-para-recomecar-morgan.html

Joelma. WS 20/01/2018

Um livro que te faz parar pra pensar como as vezss não valorizamos o tempo que passamos com alguém, como lidamos com os problemas, já li sabendo que em algum momento ia chorar e foi isso mesmo.

Nise | @saymybook 03/01/2018

Cinco anos se passaram desde a última vez que Taylor foi para a casa de verão. Cinco anos que ela fugiu dos seus amigos de verão. Cinco anos que Taylor não os vê e nem fala mais com eles.

Mas agora ela e toda sua família estão de volta na casa do lago Phoenix para passar o verão.

Talvez o seu último verão com a família completa, pela doença do seu pai, e Taylor não tem ideia como será esse tempo lá, e nem o que a vida pode reservar para ela nesse período.

Taylor é uma menina que gosta de fugir sempre que as coisas complicam, desde os seus 12 anos de idade ela faz isso. Agora ela tem que parar de fugir e encarar a realidade com a doença do seu pai.

Antes de solicitar esse livro me disseram muito bem dessa autora, que ela é ótima.
Gostei bastante da sua forma de escrita e forma que ela foi desenvolvendo o enredo.

Ao todo achei uma história simples mas que traz uma grande mensagem no final. É uma história muito gostosa de ler, que envolve bastante e além de ter um final que emociona.

site: https://www.instagram.com/p/BasGPdCjRX3/?taken-by=saymybook

Julia G 22/12/2017

Um verão para recomeçar
Todo mundo aqui já deve ter se deparado com um livro que sabia que iria fazer chorar e acabar com o emocional, mas arriscou mesmo assim e o resultado foi exatamente como pensava. Um verão para recomeçar é esse tipo de livro, a sinopse já demonstra que não traz uma leitura fácil, mas fiquei surpresa com a forma como um enredo que tinha tudo para ser clichê conseguiu sair do comum e reinventar as tramas já batidas sobre relacionamentos e perdas. Não sei como explicar, porque apesar de usar de elementos que estão presentes em tantas obras, o livro conseguiu se diferenciar e me conquistar completamente.

O livro é narrado em primeira pessoa por Taylor, uma garota de 17 anos que está prestes a voltar para o lago Phoenix, onde passou todos os verões de sua infância, mas para onde não vai há cinco anos. Embora preferisse não voltar para lá mesmo depois de todo esse tempo, a notícia de que seu pai tem câncer terminal faz toda a família retornar à casa de veraneio para aproveitar, juntos, seus últimos meses de vida. Taylor também gostaria de não reencontrar Henry, seu primeiro amor, e Lucy, sua ex melhor amiga, depois do que fez aos dois no último verão no lago, mas, em um lugar tão pequeno, é claro que ela não terá essa sorte.

"[...] Ao ler as perguntas novamente, percebi que não sabia o que meu pai responderia em nenhuma delas. E ainda que ele estivesse sentado à minha frente, colocando mais calda nas suas panquecas de mirtilo e batendo em sua xícara para que colocassem mais café, percebi - mesmo odiando sabê-lo - que em algum momento, algum momento em breve, ele não estaria mais ali para eu perguntar."

Apesar de a capa sugerir um Young Adult voltado para o romance, resumir o livro dessa forma é restringir demais sua proposta. O romance está lá sim, mas é apenas uma pequena parte de Taylor. O livro é muito mais sobre relacionamentos em geral - com a família, os amigos e também com um possível amor - do que sobre romance, e acho que é isso que o torna tão especial. Foi um choque para mim pensar nas mensagens trazidas pela autora sobre a necessidade de redescobrir constantemente as pessoas com quem convivemos dia após dia, pois assim como a personagem, sei que nem sempre tenho aproveitado momentos preciosos como deveria.

Embora o livro comece a tratar dos assuntos mais pesados de forma sutil, em determinado momento é perceptível o aprofundamento da história, e os temas importantes são mostrados de forma crua, sincera, sem beleza nenhuma. É duro, sim, ver o sofrimento do pai de Taylor pelos olhos dela, mas é realista e necessário. Gostei de acompanhar o amadurecimento da protagonista, que deixou de ser uma garota medrosa e fujona, para estar presente e encarar o inevitável, ainda que doesse. E embora isso não pudesse poupá-la do sofrimento, também trouxe alguns presentes, como a reaproximação com os irmãos, com a mãe e com antigos amigos que tinham sido tão importantes para ela.

"[...] E, apesar das circunstâncias que nos trouxeram ali, não pude deixar de me sentir feliz por esse momento que compartilhávamos juntos, finalmente como uma família."

Eu adoro o verão e, ao ler sobre as lembranças de Taylor naquele lago e os novos fatos que está a construir nesse novo verão, tive uma "sessão nostalgia" para relembrar minhas próprias histórias. Isso porque a trama é tão gostosa de acompanhar, tão simples e intensa ao mesmo tempo, que dá a sensação de que poderia ter acontecido conosco também. Por isso, ainda que haja sim um bom clichê e uma dose extrema de drama, a empatia é tanta para com os personagens que é difícil desgrudar da leitura.

De fato, Um verão para recomeçar traz importantes mensagens sobre valorizar o presente e as pessoas que amamos. É aquele tipo de livro que te deixa com lágrimas nos olhos só de rememorar a trama, mas que você sente que vale a pena ter lido e ter chorado por ele.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/12/um-verao-para-recomecar-morgan-matson.html

Lari 17/11/2017

Um Verão para Recomeçar
Às vezes tudo o que precisamos é de um lugar novo, ou um lugar antigo onde não vamos por muito tempo, simplesmente para recomeçar, colocar um novo sentido na vida, sair de perto de tudo aquilo que nos faz mal e nos machuca. Foi exatamente isso que a família de Taylor Edwards resolveu fazer, não para se afastar de coisas ruins, mas para se aproximarem novamente. O patriarca da família, pai de Taylor, descobre que está com uma doença terminal e terá poucos meses de vida, e com isso decidem se afastar um pouco da sociedade, voltando a ser uma família unida.

Contudo, a família está retornando para um lugar onde Taylor deixou duas pessoas que eram importantes na sua vida de forma abrupta e pouco amigável. Sendo assim, os dois guardam um pouco de rancor da personagem — e com razão, na minha opinião. No começo, achei que ela tinha razão em ter medo de voltar, mas após descobrir o motivo e a idade dela na época, fiquei realmente assustada com tamanho receio.

Quando Taylor chega na casa onde passará o verão, descobre que Henry — seu ex-namoradinho da época —, está morando na casa ao lado. Que bela notícia, não? Seu pai a ajuda a conseguir um emprego e mais uma coincidência ocorre: sua ex-melhor amiga Lucy trabalha na lanchonete onde irá trabalhar durante os próximos meses. No começo tudo é horrível, o trabalho e os encontros nada graciosos com Henry, mas aos poucos as coisas começam a dar certo, inclusive o romance esperado.

Sinceramente, Um Verão para Recomeçar foi um livro que comecei a ler despretensiosamente, já que o título e a sinopse clichês não me animaram tanto, mas quebrei a cara legal. Pensem num drama surpreendente! Claro que realmente possui todos os clichês possíveis, mas é tão gostosinho que não consegui largar até terminar e depois fiquei com dor no coração de ter terminado tão rápido, rs.

Ainda assim, senti falta dos pontos de vistas dos personagens secundários, que na verdade são tão importantes quanto os protagonistas — bom, todos são da mesma família e se conhecem há muito tempo, então acho que mereciam um espaço maior. Gostei de as crianças serem bem exploradas, mostrando como elas se sentiam em relação à todos os acontecimentos e como elas lidavam com eles.

Esta foi uma leitura inesperada, onde percebi que a família é o que há de mais importante na nossa vida, por mais que tenham desentendimentos. Nessa história acontece exatamente como na vida real, sempre deixamos para aproveitar nossos pais, avós quando sabemos que eles irão embora em breve. Acho que temos que dar mais valor à essas pessoas que sempre estão do nosso lado, não simplesmente pelo sentimento de "poderia ter feito mais", mas porque eles merecem mesmo.

Um Verão para Recomeçar é aquele tipo de livro para ler e relaxar. Possui uma narrativa e personagens sensíveis e, apesar do enredo simples, conquista o leitor por completo.

site: http://www.roendolivros.com.br/2017/10/resenha-um-verao-para-recomecar.html

Mila F. @delivroemlivro_ 09/11/2017

Triste, Bonito, Reflexivo
Second Chance Summer (2012), foi finalmente publicado no Brasil e meu coração saiu os pulos de alegria, pois há muito tempo queria ler, escrito pela norte americana Morgan Matson, trata-se do segundo livro escrito pela autora e é um ganhador do California State Book Award, no Brasil recebeu o título de Um Verão Para Recomeçar.

Há um tempo atrás vi no instagram alguém falando desse livro e quando li a sinopse fiquei tipo: Quero. Mas como só havia em inglês e o preço estava muito salgado fui adiando a comprar para quando eu tivesse coragem, só que recentemente descobri que o livro foi publicado no Brasil pela Novo Conceito. Não pensei duas vezes e já comecei a ler.

Em Um Verão Para Recomeçar vamos acompanhar a história de Taylor, uma jovem de 17 anos que vê seu mundo desmoronar quando seu pai é diagnosticado com câncer e está completamente desenganado, isto é, tem apenas alguns meses de vida.

O pai querendo ter uma vida normal e acima de tudo, aproveitar seus últimos meses com sua família combina com sua esposa e seus filhos: Taylor, Gelsey e Warren de passarem o verão no Lago Phoenix, lugar em que todos costumavam passar o verão até 5 anos atrás.

Taylor relembra do tempo em que tinha 12 anos (5 anos atrás) e o motivo dela não ter querido voltar mais para o Lago Phoenix, pois foi lá que ela conheceu seu primeiro amor: Henry, um amor que ficou meio não resolvido com a fuga de Taylor - que costuma fugir quando vê o menor dos problemas - e foi lá, também, que se afastou de umas de suas melhores amigas: Lucy.

No decorrer da narrativa ficamos sabendo dos motivos que afastaram Taylor do Lago Phoenix por 5 longos anos, também percebemos que o crush por Henry continua forte e até mesmo Um Verão Para Recomeçar deixa a impressão de que vai ser um romance clichê, OK, ele tem seus clichês, mas tem todo um contexto e vários pontos reflexivos como o fato de Taylor sempre fugir quando tem um problema, as relações de amizade e como ela e a família estão encarando os últimos dias com o pai.

Entre esse turbilhão de sentimentos ter uma vida normal é complicado para Taylor e seus irmãos, além disso ver o pai definhar e a mãe sofrer também não é algo que qualquer jovem possa lidar. Como leitora, consegui me envolver completamente com a estória e os personagens, obviamente, alguns eu gostei mais que outros, mas é um livro que me deixou completamente envolvida, Morgan Matson soube dosar bem a atmosfera que quis passar para os leitores: algo ensolarado, mas com um sentimento triste.

Foi completamente impossível ler Um Verão Para Recomeçar e não lembrar de outros livros que trazem a mesma atmosfera, ou alguns fatos semelhantes (contados de forma diferente, claro!) como: A Última Música (Nicholas Sparks), Nosso Último Verão (Ann Brashares) e Vinte Garotos no Verão (Sarah Ockler), então já aproveito para deixar estas sugestões de leituras.

Para finalizar, Um Verão Para Recomeçar, traz um tema triste, mas profundo e muito reflexivo como a nossa fragilidade e o fato de que de uma hora para outra o mundo pode desmoronar, mas mostra uma forma de ser forte e aprender a lidar com estes problemas da melhor forma possível. Um livro cheio de recomeços. Amei em todos os aspectos.

site: www.delivroemlivro.com.br

Nathalia.Sabino 13/10/2017

Permanecer é uma forma de amar.
Quando seu pai recebe a triste noticia de que tem apenas alguns meses de vida, Taylor e sua família decidem passar seu ultimo verão juntos, então partem para a casa no lago Phoenix. Mas isso obriga Taylor a enfrentar seu passado angustiante, que tanto ela tenta esquecer. Frente a frete com as consequências de seus atos passados ela percebe que nem sempre, fugir é a solução para seus medos. Em um verão de recomeços e amor, Taylor tentará consertar seu passado, enquanto tem que enfrentar a dor de se despedir da pessoa que mais ama no mundo.

Esse livro se tornou uma surpresa deliciosa para mim. No começo da leitura, tenho que admitir, não estava conseguindo me conectar com a história. Mas depois de algumas páginas, comecei, lentamente, a ser levada para o lago Phoenix. Comecei a me sentir, de fato, em uma viagem para o interior. E comecei a viver a linda e triste história do livro.
A narração da autora é tão leve que, mesmo esse livro se tratando de um assunto triste, ela ainda consegue manter a história doce, mas sem em nenhum momento romantizar a doença e perder a veracidade da dor que é ter alguém sofrendo algo assim.
Aos poucos vamos acompanhando a evolução e amadurecimento da personagem Taylor. Depois de muitas atrapalhadas e ímpetos de fugir, ela vai percebendo que permanecer é uma forma de coragem e de amor. E que permitir ter as pessoas que ama à sua volta, mesmo quando o que mais deseja é estar sozinha, é algo necessário.
Apesar do romance existente no livro, essa história fala principalmente sobre a relação familiar e sobre sua importância. Como é importante nos permitirmos nos conectar com nossa família, dividir momentos e saber aproveitar o tempo em que passamos juntos. Sobre como a família é a nossa base, aquilo que nos sustenta mesmo quando o tempo está terrivelmente assustador.
Esse livro é sobre segundas chances, sobre amor e sobre ficar mesmo quando tudo grita para que você vá embora. Sobre como o ato de permanecer é uma declaração.

Recomendo para todos que amam livro doces, leves, mas que carregam uma linda mensagem.

site: https://www.instagram.com/p/BaFdXqXFOxO/?taken-by=sobre.ler

Silvana 08/10/2017

Toda criança tem um jeito de mostrar sua insatisfação quando é contrariada. Algumas gritam, outras choram, tem aquelas que fazem escândalo e tem outras que ficam quietinhas em um canto. Taylor Edwards fugia de casa. Toda vez que ficava chateada com alguma coisa ela pegava sua mochila e ia embora. E era sempre seu pai que ia atrás dela. E isso virou um hábito, tanto que até hoje, aos dezessete anos e sem saber como lidar com o que está acontecendo, sua reação é pegar uma mochila e fugir para algum lugar. Mas ela não vai muito longe, porque como sempre, seu pai a alcança e faz ela mudar de ideia. Seu pai, que para quem não o conhece vai olhar para ele e achar que está tudo bem, mas ela vê bem todas as mudanças que já ocorreram com seu corpo.

Ela está fugindo porque não quer voltar para a casa do lago, local em que até seus doze anos ela ia todo verão. Mas faz cinco anos que aquilo tudo aconteceu e ela não sabe como voltar e olhar para Henry Crosby, seu primeiro amor e em quem deu seu primeiro beijo, e para sua ex-melhor amiga Lucy. Mas foi um pedido de seu pai e ela vai ter que fazer isso. Há três semanas atrás, no dia do seu aniversário, seu maior pesadelo se confirmou. Seu pai vinha queixando de dores nas costas, mas como Evan, seu ex-namorado havia acabado de romper com ela e levado junto todos os seus amigos, ela não prestou muita atenção as reclamações dele. Mas enfim foi confirmado que seu pai está com câncer no pâncreas e os médicos estimaram no máximo quatro meses de vida. E o único pedido de seu pai foi que todos eles passassem seu ultimo verão juntos na casa do lago.

Então seus pais, seu irmão mais velho Warren, o mais inteligente da família, e sua irmã mais nova Gelsey, a talentosa, partem para o que será seu ultimo verão com a família toda reunida. E a primeira pessoa que Taylor encontra quando chega na casa é Henry, que está mais lindo do que nunca e parece odiar Taylor com todas as suas forças. Querendo evitar Henry, Taylor começa a ficar somente dentro de casa. Então seu pai sugere que ela encontre um emprego. E por coincidência ela vai trabalhar junto com Lucy, que a exemplo do Henry, também ainda parece estar com muita raiva dela e só fala com Taylor, o necessário sobre o serviço. Não será um verão nada fácil para Taylor, já que seu passado parece que não ficou para trás e o futuro, ela não quer que chegue nunca.

"Ficava me lembrando de todas aquelas noites em Connecticut, quando eu saia porta afora assim que terminava de jantar, gritando meus planos para a noite enquanto me dirigia de carro, pronta para que a minha verdadeira noite começasse - meu tempo com minha família era algo que eu tentava fazer passar o mais rápido possível. Agora eu estava me apegando a esse tempo, tentando esticá-lo ao máximo, e ao mesmo tempo desejando que eu tivesse apreciado o que eu tinha antes."

Faz mais de uma semana que terminei de ler esse livro, mas está dificil colocar em palavras tudo o que eu senti lendo ele. Já sabia que ia gostar porque a sinopse lembra bastante o livro A Ultima Musica do Nicholas Sparks, que amei e chorei litros, mas não esperava me emocionar tanto. E quando falo em emoção, não estou dizendo só chorar, mas a cada frase lida meu coração palpitava e me sentia como se fosse eu vivendo aquilo. E é como se fosse mesmo, porque perdi meu pai o ano passado e sei como é ver a pessoa que você ama mais do que tudo indo embora e você não conseguir fazer nada por ele. Meu pai não estava com câncer, ele tinha Alzheimer, mas foi tão dificil quanto. Assim como a Taylor, eu via ele definhando a cada dia, sua memória indo embora aos poucos e queria o meu herói de volta e não podia fazer nada.

Outra coisa que me fez sentir dentro da história foi o relacionamento da família deles, porque a minha é muito parecida. Abraços, contatos físicos em geral e "Eu te amo" são coisas raras. Principalmente com a minha pessoa porque quando eu nasci, meus irmãos já eram todos adultos. Minha irmã mais velha já estava até casada. Então é bem raro esse tipo de coisa entre nós. Nos reunimos só em épocas festivas e olhe lá. Por isso foi uma grande lição ver algo que acontece no meu dia a dia, em uma história de ficção. Foi um grande lembrete para aproveitarmos as pequenas coisas da vida, os pequenos gestos com quem nos é mais importante. São esses momentos que fazem a grande diferença e que vão ficar para sempre nas nossa memórias. Tenha você realizado eles ou não. O que queremos guardar, lembranças boas ou lembranças do que deixamos de dizer ou fazer?

Como o titulo do livro diz, essa é uma história de recomeços. Taylor felizmente teve a chance de consertar várias coisas que ela tinha deixado para trás em sua vida e que ela achava que não fazia a diferença, mas quando ela foi confrontada com o passado, ela percebeu tudo o que estava perdendo. E foi muito bom acompanhar o amadurecimento da personagem ao longo da história. O livro apesar de parecer, por ter alguém doente, não é triste, pelo contrário, ele transborda amor e felicidade. Eu ia lendo ele em doses homeopáticas para durar mais e poder levar aqueles sentimentos comigo o dia todo. E além do romance e de todo esse recomeço, ainda temos um pequeno suspense para saber o que Taylor tinha feito a cinco anos atrás para não querer voltar para a casa do lago. Temos alguns capítulos no passado que intercalam com a história no presente.

Eu poderia ficar aqui falando do livro o dia todo e ainda assim não ia conseguir demonstrar o quanto ele vale a pena ser lido. A história é ótima, os personagens são todos cativantes, desde os principais, até os secundários com suas próprias tramas. E a diagramação está ótima. A capa remete muito a história e eu que não tinha gostado muito dela antes de ler, acabei amando e achando ela perfeita no final. Enfim, vai ser um livro que vou levar para a vida toda e sempre que alguém me pedir alguma indicação, eu vou indicar ele. Assim como indico para vocês. leiam, vocês não irão se arrepender.

site: https://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/08/resenha-um-verao-para-recomecar-morgan.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5