Um Verão Para Recomeçar

Um Verão Para Recomeçar Morgan Matson

Resenhas - Um Verão para Recomeçar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

resenhasdajulia 06/09/2021

"O amor é tudo que existe."
Taylor Edwards tem a mania de fugir quando as coisas ficam complicadas. Quando seu pai é diagnosticado com câncer, e sua família decide passar o verão juntos na casa do lago, ela quer fugir de novo, mas dessa vez não dá certo, e ela vai precisar encarar as lembranças que aquele lugar traz.

A última vez que Taylor esteve na casa do lago foi quando tinha 12 anos, cinco anos atrás. No lago Phoenix, ela reencontra Lucy, sua ex-melhor amiga, e Henry, seu primeiro amor. E, ao longo da história, descobrimos por que a amizade com Lucy teve fim, assim como seu relacionamento com Henry.

O que ela mais quer é fugir, mas tudo o que lhe resta é ficar com seu pai, e esperar os dias passarem.
Sua família nunca foi muito próxima, mas nesse verão, isso muda, e Taylor percebe que sempre é possível ter uma segunda chance.

Amei os personagens desse livro e amei ver a evolução da Taylor ao longo da história. E a relação dela com o pai me emocionou muito!

É um livro sobre amor em família, amizades verdadeiras, esperança e superação.

Queria Estar Lendo 31/07/2017

Resenha: Um Verão para Recomeçar
Um Verão para Recomeçar - recebido em parceria - foi um dos lançamentos da editora Novo Conceito para o mês de abril. Escrito pela Morgan Matson, queridinha aqui do blog, foi minha primeira experiência de leitura da autora - e não poderia ter sido melhor.

Taylor Edwards não querida voltar ao lago Phoenix, mas não teve exatamente uma escolha. O pai foi diagnosticado com câncer e, para aproveitar aquele último verão em família, ele decidiu que deveriam voltar à casa de veraneio que costumavam usar. Acontece que Taylor deixou muitas lembranças ruins para trás naquele parque, e voltar para lá vai trazer todas elas de volta - inclusive as pessoas das quais elas fizeram parte. Taylor se determina a não deixar que essas coisas a abalem mais do que já abalaram, e promete a si mesma que manterá o foco no verão e no tempo que lhe resta com seu pai.

"Tudo mudara. Ou, para ser mais precisa, tudo iria mudar. Mas nada havia mudado ainda. Por isso as condolências eram artificiais - como se as pessoas estivessem dizendo que sentiam muito pelo incêndio na minha casa, quando ela estava intacta, mas com uma brasa acesa queimando por perto, à espreita."

Esse é o tipo de livro para ler e relaxar. Vai mexer com o seu emocional, tenha certeza disso, mas das melhores maneiras possíveis. Um Verão para Recomeçar é o tipo de história que emociona, faz sorrir e chorar com uma facilidade tremenda. Com uma narrativa sensível, personagens cativantes e um enredo simples, mas tocante, essa obra ganhou meu coração.

Morgan com certeza sabe o que está fazendo. Ela escreve com naturalidade através dos olhos da Taylor, dá vida à toda jornada da protagonista. É um young adult que fala sobre medos, sobre perdas e sobre o caminho da superação; equilibra muito bem as diversas emoções presentes na história, fala sobre os personagens como se eles fizessem parte do mundo real. Não há nada de grandioso nesse livro, e acho que por isso eu amei tanto. É uma história simples, e é o bastante para torná-la especial.

"Retribui o sorriso, mas, ao fazer isso, senti imediatamente algo como pavor. Queria congelar esse momento, impedir que o tempo avançasse, afogá-lo nas cinzas de alguma maneira."

Taylor foi uma protagonista adorável. Ela é o tipo de personagem que foge dos problemas, que tem medo em enfrentar coisas que pareçam tão assustadoras e fora da sua zona de conforto. Ela é uma adolescente amedrontada com as possibilidades, basicamente. Uma vez de volta ao lugar que guarda tantas lembranças - tanto boas quanto ruins - Taylor começa a entender que talvez fugir não pode ser sua única opção. Que confrontar as coisas, as pessoas, as situações, isso também faz parte da vida, quer ela queira ou não.

A evolução da protagonista é nítida e amém aos céus por isso; se tem uma coisa que eu amo em livros desse gênero é entender a personagem e acompanhar seu desenvolvimento. Aqui, tive muito disso. Taylor divide seu tempo entre a família, principalmente o pai, e algumas figuras que ela achou que jamais veria novamente - como Lucy, sua ex-melhor amiga, e Henry, seu ex-namorado-crush-primeiro-amor-da-vida. Os motivos para essas separações aparecem com o decorrer da história, e são convincentes dentro da proposta do livro.

"Eu me esquecera de que, na companhia dela, havia sempre a possibilidade de algo acontecer."

Sua relação com os personagens secundários foi importante para o desenvolvimento da história. Principalmente a relação com seu pai, Robin. Foi o que mais me fez chorar; os céus sabem como eu chorei com esse livro!

"Percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos - o amor é tudo que existe."

Saber da condição do pai é uma coisa que abala Taylor mais do que ela consegue entender. O medo da perda está enraizado em seus pensamentos, e isso a segura em relação a muitas coisas, especialmente falar. Ela ama o pai, e pensar no que o futuro reserva breca algumas decisões que Taylor deveria tomar. O medo a faz andar para trás, a fugir de quase tudo, e é o pai que está ali para ajudá-la a enxergar o que tem perdido por se deixar abater por esses temores. Robin foi um personagem excelente; é um pai e um amigo, uma figura presente no melhor e no pior da vida dos filhos. Especialmente com Taylor, os momentos mais marcantes foram certamente os mais emotivos.

A família tem lidado com a doença do pai de acordo com as situações nas quais eles se envolvem. Jantares em grupo, passeios pela praia, cinemas ao ar livre, conversas particulares ou em volta da mesa. Situações das quais eles não participavam quando estavam na cidade, quando as coisas eram mais simples, ao mesmo tempo em que eram complicadas. O verão está ali para aproximar todos eles; é uma despedida, mas principalmente um recomeço.

Gostei bastante das interações da Taylor com seus irmãos - a caçula, Gelsey, e o mais velho, Warren. Gelsey é uma garotinha animada e cheia de vontades, enquanto Warren está se preparando para a faculdade e tem um Q.I. de deixar qualquer pessoa irritada, especialmente quando ele começa com seus monólogos para explicar a vida e seus causos. Ainda assim, os três se completam. Onde Warren é conhecimento, Taylor é calmaria e Gelsey é sagacidade. Eles estão ali, um por todos e todos por um, especialmente nos momentos mais difíceis.

A parte família envolve união e compreensão, enquanto a parte da amizade e a do romance dentro da história é muito sobre perdão e aceitação. Taylor deixou histórias mal resolvidas para trás, e reencontrar sua antiga melhor amiga e o ex-namorado certamente são grandes desafios para ela. Foi ótimo ver como Taylor lidou com as situações, amadurecendo conforme se entendia dentro delas. Com Lucy, era mais sobre encontrar os erros, apontá-los e se mostrar disposta a deixá-los para trás, começar de novo; com Henry, no entanto, ainda existe aquela chama de sentimento. Aquela sensação de que o potencial ainda está ali, e que ele ainda ocupa o lugar de primeiro amor da sua vida - um amor que não desvaneceu. Foi tão, tão lindinho ler esses dois. Aquele tipo de romance que dá frio na barriga de tão bem escrito.

"Enquanto conversávamos, lembrei por que sempre fomos tão bons amigos na infância. Era como ele me ouvia falar, como não ficava simplesmente esperando para contar sua história. Era como ele sempre media as palavras e sempre respondia com ponderações. E, sempre que ele ria, sua risada parecia sincera."

A edição da editora Novo Conceito ficou bem legal; a capa é simples, mas tem carinha de young adult, e a diagramação arrasou. Minha única ressalva fica com a tradução. Achei algumas frases literais demais, faltou uma adaptação de texto. Repetições de palavras também pesaram, principalmente nos diálogos (era muito "disse" e "perguntou" para poucos sinônimos que encaixassem ali).

Um Verão para Recomeçar é o título para quem procura uma história fofa e emocionante, para quem adora um romance juvenil que mexa com as suas emoções. Fãs de Rainbow Rowell, Stephanie Perkins e Jenny Han com certeza vão se encontrar nas obras da Morgan Matson - e, assim como eu, começar por esse pode ser uma ótima pedida!

Gi 14/09/2020

Por que não li antes?
Daqueles que ficam esquecidos na estante, e quando finalmente você da uma chance, ele não te decepciona.
Gostei muito dessa história sobre amor em família e amizades reais...ver alguém partir com certeza é a pior das dores e o amor é tudo que existe.

Carolzinha 16/09/2021

Pra quem gosta daquele clichê de romance onde você fica roendo as unhas de tão ansiosa do que que vai acontecer com o casal e fazem muito c* doce,indico esse, curtam à leitura, bjs?

Nicoly Mafra 24/04/2017

Um Verão para Recomeçar | @morganmat | @novo_conceito | Reeditada.
A família Edwards não é muito unida, cada um vive no seu canto e leva a vida do jeito que quer, porém, no fim, eles acabam se entendendo. Mas tudo está prestes a mudar. Quando o Robin, o pai da família, recebe uma péssima notícia sobre a sua saúde, ele decide que quer passar o verão na casa do lago da família, em Phoenix, e que todos devem acompanhá-lo.

Taylor Edwards, uma garota de 17 anos, não está nada feliz com o fato de que terá que voltar para casa do lago; há cinco verões atrás, Taylor acabou ferindo duas pessoas muito importantes na vida dela, Lucy, sua melhor amiga, e Henry, seu primeiro namorado, e ela não sabe como reagir se encontrá-los.

Ao chegar na casa de veraneio, Taylor precisa se acostumar com a nova rotina da família e se preparar para lidar com os seus antigos problemas. Porém, durante o verão, Taylor tenta refazer os laços que foram desfeitos no passado; a família que antes não se dava muito bem, torna-se uma família unida, e, mesmo tendo que enfrentar problemas terríveis, momentos de muita felicidade são vivenciados.
__

Um Verão para Recordar é um livro lindo, emocionante e que enche meu coração de amor. Está foi uma releitura, então já sabia o que iria acontecer, mas mesmo assim, fiquei emocionada em acompanhar o desenvolvimento de Taylor e sua família.

À primeira vista este livro tem jeitinho de ser uma leitura adolescente cheia de momentos clichês; realmente, esse livro possui partes assim - um romance aqui, uma questão de amizades interrompidas ali -, mas a lição desse livro é como as segundas chances são importantes; são oportunidades para que a gente possa realizar tudo que a gente deixou de fazer – passar um tempo com alguém especial, tentar se aproximar das pessoas e até dizer “eu te amo”.

Um Verão para Recomeçar é um dos meus livros favoritos; nunca terei palavras suficientes para descrever o quão incrível é este livro. Leiam este livro, por favor, e me contem como foi a sua experiência.
__

“E percebi que os Beatles entenderam errado. O amor não é tudo que precisamos — o amor é tudo que existe.”

site: www.instagram.com/nickmafra
Carol 02/05/2017minha estante
preciso dizer que só esse quote no fim já me convenceu a ler o livro kkk
amei que teremos referências a beatles de novo (since you've been gone é recheado de beatles).

Carol 02/05/2017minha estante
fiquei muito feliz de ver que enfim alguma editora trouxe a morgan pro brasil! agr se renovam minhas esperanças de ver since you've been gone publicado por aqui (tenho o livro em inglês, mas este é um livro que eu leria e releria em qualquer idioma, sinceramente kkk). definitivamente quero ler este, e já me preparando pra ter meus feelings abalados.

Nicoly Mafra 25/07/2017minha estante
Carol, esse é definitivamente o meu livro favorito da autora. Se você gostou de SYBG, você vai morrer de amores por esse. Quero muito os outros livros da autora sendo publicados aqui, ela merece demais!

Sabrina Meire 05/10/2018minha estante
Acabei de comprar por sua indicação...

Ayllinha 02/07/2021

Meu deusss! Que livro incrível!
É uma história gostosa de ler, que prende a pessoa do começo ao fim. Traz a tona vários sentimentos e emoções!
simplesmente amei ?

lyrawolfs 07/11/2021

Um verão para recomeçar
"o amor não é tudo que precisamos ?o amor é tudo que existe"

Taylor Edwards tem a estranha mania de fugir das coisas. Quando seu pai adoece, ela e sua família retornam a casa do lado phoenix, fazia cinco anos que eles não passavam o verão lá, e junto com sua volta, lembranças e reencontros vem a tona.

Li o livro pela primeira vez em 2018, e eu era muito nova para entender a mensagem que ele passa. Definitivamente, relendo, ele virou um dos meus livros favoritos, por simplesmente eu me identificar coma protagonista em alguns aspectos. A mensagem que ele passou, tudo que eu entendi foi muito bom e me ajudou a clarear algumas coisas em minha mente.

thaismag 01/07/2022

Aquele leitura que provoca o quentinho em nosso coração e lágrimas fáceis.
Amei conhecer essa família, em especial a relação de Taylor e seu pai Robin.
Um livro sobre perdão e reconciliações, amizade, amor e família.
Adorei essa leitura e super recomendo.

star 17/08/2021

Eu amei esse livro, por mais que a protagonista me irritava um pouco isso não me atrapalhou, a historia é incrível e os personagens também. Chorei muito com o final.

Natalia.F 07/07/2021

Um tordo alça voo
"Milhares de momentos para os quais eu não tinha dado o devido valor. Principalmente por achar que teríamos milhares de outros"

Lindo e emocionante. Chorei várias vezes quando a Taylor falava com seu pai ou pensava sobre ele. É uma história sobre família, aprender a lidar com problemas e sobre o amor.
Me sentir chateada com a Taylor em vários momentos mas isso não tirou a beleza do livro.
Queria mais páginas. Esse tipo de livro me faz querer saber mais do detalhes "banais" do cotidiano.

Ariane 06/04/2024

Amar é ver alguém morrer.
?Um Verão para Recomeçar? foi uma leitura leve e profundamente tocante para mim. No início, enfrentei algumas dificuldades para me envolver com a trama, especialmente ao descobrir logo nas primeiras páginas que algo iria acontecer e mudar drasticamente a dinâmica familiar, experiências semelhantes que vivenciei em minha própria família. No entanto, à medida que avançava pelas páginas, a curiosidade sobre os eventos passados e presentes se intensificava, me levando a acompanhar de perto as emoções de Taylor ao retornar a um lugar que há muito tempo não visitava e reencontrar pessoas que havia deixado para trás.
Foi uma leitura leve e que apesar dos acontecimentos, aqueceu o meu coração.

@literariame 15/04/2020

Taylor e sua família costumavam passar seus verões em sua casa no Lago Phoenix, mas as crianças foram crescendo e seus planos no verão foram ficando diferentes, então eles passaram a alugar a casa.

O problema é que a última vez que Taylor esteve na casa ela deixou uma trilha de desastres para trás. Agora cinco anos depois, ela e sua família estão de volta. Seu pai está doente, por isso eles decidiram passar esse verão juntos, já que provavelmente seria o último dele.

Agora Taylor terá que enfrentar seus erros do passado e tentar consertar as coisas com as pessoas que magoou cinco anos antes.

Confesso que não gostei muito do livro. Fui realmente me interessar por ele nas últimas 80 páginas e aí até chorar eu chorei. Mas o começo e a metade do livro foram muito chatos pra mim. Acho que demorei uns 2 meses pra terminar. Porque fui pegando outros livros e lendo antes de terminar ele.

Isso foi bem decepcionante porque eu ouvi falar tanto sobre a autora nos vídeos de booktubers lá de fora, e eu estava quase comprando uma edição lá de fora de um outro livro dela quando esse lançou aqui. Corri para comprar, demorei para ler.

Eu até que gostei dos personagens, o meu problema com o livro é que achei ele muito parado, muito enrolado por isso não gostei. Mas acho que o final deu uma compensada, foi bonito e emocionante!

Leh 21/09/2021

Um Verão para recomeçar
Esse final foi lindo, a melhor parte de todo livro sinceramente. Foi uma leitura boa, eu gostei muito da evolução do relacionamento da personagem com a familia, principalmente com o pai ( confesso que me deu vontade de ter um, enfim daddy issues kkkkk).O romance em si eu achei fofo mas não algo " Uou que incrível". Se você quer ler algo mais levinho, fofo e que vai te dar uma emocionada, esse livro é uma boa.

@AiloveGibsie 01/12/2021

Tô chorando há horas seguidas
Esses últimos capítulos me desidrataram completamente e ainda estou tentando digerir tudo oque aconteceu?

joy. 15/01/2021

não existem palavras pra descrever esse livro.
no início, eu não gostei nada do livro. as atitudes da taylor faziam com que eu me irritase o tempo todo com ela, pra mim o início foi muito lento e eu não cheguei a me apegar a história.

é claro que eu fiquei sensível porque você percebe que a família não é unida, mas aos poucos, no último verão com o pai juntos as coisas mudam completamente, e mesmo estando em 50% do livro sem estar apegada com ele, ele já tinha um valor pra mim.

eu me apeguei ao livro de verdade nos últimos 80%, mas eu me apeguei de uma forma muito sólida, palpável e real. a relação da taylor com o pai e a forma como ela se desenvolveu até o último dia de vida dele me emocionou muito. é um livro que te faz aprender muitas coisa sobre a vida mesmo sem vivencia-las.

"e percebo que os the beatles entenderam errado. amor não é tudo o que precisamos ? o amor é tudo o que existe"

eu não amei o livro do início ao final. mas eu o amei. ele te faz aprender tantas coisas novas, refletir mesmo sobre quem você é, o que você faz, o que você faria se estivesse no lugar desses personagens.

é um livro incrível. que merece ser lido, a autora abordou um tema tão sensível de uma forma tão cuidadosa e tangível, é impossível não se emocionar. é impossível não amar ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5