Grana Torpe

Grana Torpe Felipe Frasi

Resenhas - Grana Torpe

Vitor.Leal 23/05/2017

INCRÍVEL
Antes de iniciarmos à analise deste incrível livro, vamos deixar claro o significado de seu título para uma melhor compreensão acerca acerca dos detalhes aqui mencionados. O termo "torpe" utilizado para compor o título, refere-se a "decadência moral" ou "aquilo que fere os bons costumes", ou seja, o título do livro é poderia ser " A grana que trás a decadência moral" ou "A grana que fere os bons costumes".

Felipe Frasi e seu dom irrevogável em criar questões e impor reflexões acerca de nossa existência humana. Frasi é graduado em Geografia pela UFRJ e pós-graduado em Artes cênicas, porém, proporciona-nos em grana torpe a reflexão do século XXI: O lado impactante do dinheiro sobre o sujeito como um todo e sobre a sociedade.

Em quinze contos muito bem elaborados, Felipe Frasi faz-nos navegar entre reflexões acerca da importância do dinheiro na contemporaneidade. Em uma sociedade capitalista, onde cria-se cada vez mais obra-prima, cria-se também a necessidade da mão de obra e subsequentemente a alienação do trabalhador e a valorização exacerbada do sujeito com relação ao salário. Compras indevidas mascaradas por empresas relativamente muito bem preparadas para ludibriar uma necessidade que não existe com relação ao consumo da matéria dentro do estado capitalista.

O consumo desmedido e exacerbado por parte do sujeito em uma sociedade cuja mãe é a tecnologia e revolução industrial, faz-nos passar desapercebidos como meros instrumentos de uma revolução infundada dentro de uma ideologia onde a ideia central é o poder monetário, a criação de mão de obra e a "necessidade" tão plausível e próxima da realidade de propagandas e marketings elaborados para um publico que acredita que por um motivo ou outro, acredita cegamente naquilo o que vê, não por ter ciência, mas por acreditar que o capital adquirido pelo trabalho que torna-os alienável muita das vezes, lhe dá o poder de investir na matéria produzida por outrem.

Os contos também permeiam entre a venda da mão de obra e das pessoas na sociedade sobre os interesses, onde o poder monetário rege e coordena as direções em que o vento irá soprar. Frasi ainda enfatiza a necessidade de conhecermos o poder monetário e a alienação à qual estamos sujeitos se não detivermos conosco a consciência do que estamos enfrentando, ou melhor, vivenciando.

O livro é inteiramente reflexivo, desde o prefácio até o ultimo conto intitulado "Dona Augusta". — Há duas tragédias na vida: Uma a de não satisfazermos nossos desejos, a outra, a de o satisfazermos".

Um livro rico em detalhes. Nota-se um empenho na criação de cenários e situações propícias e adequadas para enfatizar a mensagem central do livro com relação ao cenário que temos deixado o dinheiro tomar conta em nossas vidas e sobretudo, senhor de nosso tempo.

Altamente indicado para todo e qualquer leitor que por um motivo ou outro necessita encontrar um sentido verdadeiro na vida além do materialismo, do dinheiro, da ganância e sobretudo, do que se pode adquirir ou conquistar com ele, afinal, há severas consequências.

site: http://www.catracaseletiva.com.br/2017/05/resenha-130-grana-torpe-felipe-frasi.html

Paulinha 25/05/2017

Realidade e vivência!
♦ RESENHA ♦
No livro Grana Torpe o autor nos apresenta, em 15 contos, uma realidade que está, muitas vezes, na nossa frente e nós não percebemos ou fingimos que não percebemos. No mundo, o capitalismo acaba controlando e manipulando muitas coisas e pessoas, e em contos como “Bom Negócio” onde a fixação pelo dinheiro é tão absurda que os pais pensam em entregar a própria filha para adoção para poderem ganhar dinheiro, para depois “resgatá-la”.

O trabalho, e até mesmo ações ilegais são retratadas durante os contos de forma com a qual é impossível não relacionar com a realidade vivida no Brasil atualmente. A ambição e o status social acabam se tornando maiores do que a própria ética e o respeito pelas pessoas, fazendo pessoas que se diziam corretas, se transformam quando estão diante do dinheiro.

“Puxou a carabina e abriu fogo contra todos os presentes.”
Conto “Estupro no Bar do Amor” – p. 71

Veja o final da resenha no Não Leia!

site: https://naoleia.com/2017/05/25/resenha-grana-torpe-por-felipe-frasi/

Retalhos e Prefácios 30/05/2017

Por quanto ultrapassaríamos os limites dos "bons costumes e da decência moral"?
O livro é realmente tudo aquilo que sua sinopse promete. Suas questões são - de fato - polêmicas e nos levam a refletir. Os contos são curtinhos, achei que eu o leria em uma sentada só, mas isso não aconteceu. Alguns contos eu cheguei a reler umas duas ou três vezes.

Antes que você pense que a linguagem é difícil e por isso as releituras, já explico: não. A narrativa de Felipe é super fluída, a gente se envolve nos contos com bastante facilidade, nos transportamos para o cenário que ele descreve e conseguimos ter raiva e empatia dos personagens na dose certa. Acontece que, realmente, tudo o que ali é narrado, me levou a várias reflexões sobre a vida, o mundo, o cenário político atual, o papel da mulher na sociedade, machismo (sempre), prostituição e muitas outras coisas e, por isso, fiz as releituras, pois, cada vez que relia, novas reflexões surgiam.

Como um bom livro de Contos, "Grana Torpe" com certeza impactará cada leitor de uma maneira diferente. Vai depender de suas vivências, de sua maneira de ver e sentir o mundo. Eu falo muito isso aqui quando trago livros desse gênero, mas levem como uma constatação seguida de elogio, pois é, justamente assim, que eu penso que deve ser este tipo de leitura. E, quando o autor alcança essa característica, agrada-me muito como leitora e indico com prazer!

No entanto, a narrativa que o autor nos proporciona não é das mais tradicionais - o que não deixa a desejar em nenhum aspecto, pelo contrário, é um ingrediente rico na leitura.

Dito isto, vamos ao que nos interessa!

torpe
ô/
adjetivo de dois gêneros
que contraria ou fere os bons costumes, a decência, a moral; que revela caráter vil; ignóbil, indecoroso, infame.

que causa repulsa; asqueroso, nojento.

O que somos capazes de fazer por dinheiro? Até aonde somos capazes de ir por grana? Qual o limite entre o necessário e o exagero? Por quanto ultrapassaríamos os limites dos "bons costumes e da decência moral"?

Perguntas como essa rondaram a minha cabeça a partir do momento que abri a primeira página do livro e vesti a "capinha" dos personagens. E, a partir desses questionamentos, que levei o restante da leitura.

"Há duas tragédias na vida: uma, a de não satisfazermos os nossos desejos; a outra, a de os satisfazermos." - Oscar Wilde

É com essa frase incrível de Wilde, que Felipe nos apresenta sua obra. Já no prefácio, podemos ter uma ideia da qualidade de escrita que podemos esperar do autor. Muito claro e objetivo, ele nos ambienta ao universo capitalista no qual estamos inseridos mas, muitas vezes, fechamos os olhos e seguimos, e nos dá um choque de realidade, trazendo-nos para bem perto do que vem a seguir!

"A sociedade global atual, consumista e capitalista de livre mercado, filha das revoluções industrial, científica e tecnológica, é conduzida por uma economia internacional que se lança diariamente numa corrida inesgotável pelo crescimento. E por esse crescimento desenfreado e perigoso, é que bilhões de pessoas têm suas vidas afetadas diretamente por conta do consumo desmedido, acreditando na necessidade forjada por grandes conglomerados globais de que a felicidade e o bem estar residem apenas acepção de bens materiais, trazendo inúmeros problemas relacionados a este estilo de vida." - pág. 7

Os Contos de Felipe mostram de maneira bem extrema, como o poder monetário influencia na vida das pessoas, e os crimes e absurdos que podem levá-las a cometerem.

Alguns contos me tocaram de forma mais profunda, como foi o caso de "Liberdade", onde temos um pai que vive da exploração sexual da própria filha de 14 anos. E, o final é simplesmente incrível. Vale muito a leitura e não vou me estender porque qualquer coisa que eu diga estragaria muitas sensações que vocês podem ter com ele.

O único conto que me despertou um certo incômodo foi "Carros". Foi o único que não rolou qualquer empatia pelos personagens envolvidos e, embora esteja no desfecho a maior reflexão, o todo não me convenceu! Os demais contos são todos bastante fortes, bem amarrados, com o desenrolar bem construído, ficando isto em falta no conto referido, em minha opinião.

Quando chegamos ao final do livro, qualquer incômodo é posto de lado. Felipe me surpreendeu verdadeiramente com a maneira que encerrou a trama. Sabe aqueles livros que deixam a gente boquiaberta? Entããããão...

Mas para saber o motivo, só lendo. Esse tempero é essencial e você precisa, realmente, ler esse livro livre do máximo de spoiler possível!!!

Cada detalhe é importante e enriquece nossas reflexões. Aprecie "Grana Torpe" e permita-se degustar de cada conto que, muitas vezes, vai descer amargo. De forma alguma sendo isto um fator negativo mas, sim, porque lidamos, em cada parágrafo, com a alienação em que estamos sujeitos a nos envolver quando não detemos o controle de todo nosso entorno, dos males do capitalismo e suas consequências.

Seria a desigualdade social um fator único a levar as pessoas aos seus extremos em busca por dinheiro "a todo custo"? Hum.... Será?

Essa trama, que nutre um mistério bastante surpreendente, vai te fazer sentar e pensar muito em nossa sociedade, sim. Mas, com certeza, vai fazê-lo pensar em si mesmo. Creio nisso! Um mínimo de sensibilidade será suficiente para que você encarne os personagens e compreenda as dificuldades de cada um: concordando, ou enojando-se.

E no final... Que vontade de abraçar o livro e dar um abracinho! (hahaha sou dessas quando o saldo é bem positivo pra vida!!!)

Estaríamos chegando próximo da extinção dos valores humanos, decorrente da busca incessante por mais e mais dinheiro?

site: http://www.aquelaepifania.com.br

Julia G 07/06/2017

Grana Torpe
É bastante comum eu evitar livros de contos. Não que eles não tenham seu mérito, mas eu gosto de mergulhar inteiramente nas histórias que leio e não é sempre que uma trama de poucas páginas consegue me cativar dessa forma. Ainda assim, escolhi Grana Torpe, de Felipe Frasi, para resenha em parceria com a Ler Editorial e fico muito feliz de ter feito essa escolha. Fui arrebatada pela escrita e, de quebra, agraciada com um fechamento bastante inesperado.

Grana Torpe é composto por contos curtos, de três ou quatro páginas cada, que têm em comum um assunto que pode muitas vezes se tornar polêmico: dinheiro. O que realmente contagia no livro não é a questão do dinheiro por si só, o ser rico ou não; é, na verdade, as reflexões que traz acerca dos limites que podem ser cruzados, a linha sobre até onde é possível ir, ou quantos valores podem ser sopesados, para consegui-lo.

Nessa vereda, outros temas também aparecem, interligados ao principal: prostituição, violência, o trabalho no lugar da família, relacionamentos, traições, machismo, liberdade e tantos outros que podem surgir quando se fala em dinheiro. E essa teia de assuntos torna ainda mais rica suas tramas, pois demonstra que o dinheiro não vem acompanhado só de luxo e classe, mas de coisas muito, muito baixas também.

Os textos são ágeis, cheios de humor e ironia. Além da dinamicidade de seus contos, Frasi construiu sua escrita de forma a aproximar o narrador do leitor, como se possibilitasse uma conversa. O livro de poucas páginas pode ser lido em menos de uma hora, tão fluida se torna a leitura.

O que mais me agradou, porém, foi a surpresa trazida pelo último conto. Ele mostra, de uma forma bastante inteligente, uma inter-relação inesperada entre algumas histórias e eu simplesmente amei. Apesar de ser um livro de leitura rápida, Grana Torpe é rico em reflexões e tem a seu favor ainda algumas surpresas que fisgam o leitor.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/06/grana-torpe-felipe-frasi.html

Maravilhosas Descobertas 15/06/2017

GRANA TORPE, DE FELIPE FRASI
Grana Torpe, publicado pela Ler Editorial, é um livro de contos e crônicas escrito por Felipe Frasi que tem como tema principal histórias sobre dinheiro e poder. O livro apresenta de uma forma simples e compreensível para todos os públicos a verdade nua e crua sobre polêmicas e nos faz refletir.

Diferente dos livros de contos que temos por ai e principalmente estes que falam sobre temas mais fortes, Grana Torpe (Torpe: "que causa repulsa [...[ que contraria ou fere os bons costumes [...]) não tem nem de longe uma linguagem difícil. A narrativa nos envolve e é super fluída.

Além disso tudo, o livro intercala seus contos no decorrer da leitura, fazendo com que um assunto complemente o outro. No último conto já temos um conceito completo sobre o tema central que o autor amarrou de uma forma bastante inteligente.

A Ler Editoral com certeza apostou nesse livro e acertou em cheio. Rápido, reflexivo e simples, as palavras de Felipe te envolvem e fazem você ficar colado nessa narrativa tão rica de diversas formas.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/06/grana-torpe-de-felipe-frasi.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 28/03/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Uma negociação ilegal.
Uma mulher que vai à sua última festa.
Uma jovem que chega em casa e se esquece do cartaz interessante que viu na rua ao se deparar com uma descoberta sobre sua origem.
Um homem que se hospeda na casa de um amigo e acaba tento um caso com a mulher dele.
Um empregado que sonha em largar sua rotina estressante para poder levar uma vida mais tranquila, mas precisa cumprir prazos, metas, pagar as contas.
Uma menina vítima de exploração sexual.
Uma esposa preocupada com o enriquecimento rápido do marido.
Uma brasileira insatisfeita com o marido estrangeiro que não lhe dá atenção.
Dinheiro que deveria ajudar desabrigados mas que era desviado por corruptos.
Um plano que acaba em morte.
Uma empregada doméstica maltratada pelos patrões.

Esses são os temas de alguns dos contos que compõem o livro "Grana Torpe". Não citei todos, pois conforme vamos lendo, descobrimos que há ligações entre uns e outros, e se eu falasse mais, poderia dar spoilers e estragar as surpresas para quem ainda vai ler. São contos bem curtinhos, com uma escrita fluida, o que torna a obra um livro de leitura super rápida. Mas quando chegamos ao final do livro, precisamos de alguns momentos para organizar as ideias, juntar as peças desse quebra-cabeças muito bem construído pelo Felipe. É impressionante a forma como as histórias se interligam!

Do Felipe, eu já havia lido "Beijos Inflamáveis", também de contos, mas gostei ainda mais de "Grana Torpe". Talvez pelo fato de as histórias desse livro serem reflexos da realidade. Quem não conhece ou até mesmo já se sentiu como Machado (citação abaixo) do conto "Casa de Praia", imaginando uma vida diferente, mas tento que sobreviver na rotina pesada de trabalho para conseguir se manter, sem tempo para sonhar?! De todos os contos, o da doméstica constantemente humilhada pelos patrões foi o meu preferido, pelo desfecho que dá aquela sensação de "alma lavada".

Gostei da capa de "Grana Torpe", que traz elementos que remetem à obra. As páginas são amareladas, a revisão é boa, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.
"Grana Torpe" foi uma leitura que me agradou mais do que eu esperava, e para quem tem receio de contos, ele continua sendo interessante, já que todos os contos compõem uma história maior no final, uma história onde vemos que tudo pode ter dois ou mais lados.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/05/resenha-livro-grana-torpe-felipe-frasi.html