Dragão de Gaia Joe de Lima

Resenhas - Dragão de Gaia

Thata 15/11/2020

Muito gostoso de ler
Com uma escrita leve e um tema muito novo para mim foi ótimo acompanhar a evolução d todos os personagens e essa longa viagem para outro mundo!

Nathy 21/04/2017

O livro que tem a IA mais fofa da ficção cientifica!
Joe de lima

“— É engraçado, Athena. Para alguém que diz não conseguir apreciar a beleza, a maneira como você vê o mundo é bem bonita
. — Acha mesmo? — em resposta, Luca assentiu e um sorriso aflorou nos lábios dela, enquanto admirava o espaço à frente. — Então está certo. Nesse caso, posso dizer que estou vendo algo bonito agora.
— Eu também — disse Luca, olhando para Athena.”

Luca Teoh é um estudante de zoologia que habita em Sagan. Trabalha como guia turístico da reserva ambiental localizada em Gaia, onde habitam muitos animais de ate onde a iniciativa conseguiu alcançar e trazer para que fossem preservados. Muito charmoso, simpático e lindo é conhecido por suas escapadas com turistas que leva para as visitas.
Ayla Teoh, irmã de Luca, é uma zoóloga apaixonada por sua profissão. Passa a maior parte do seu tempo na lua do sistema Centauri, Gaia, cuidando da diversidade de animais que lá existem. Toda sua dedicação era dada aos bichos daquele planeta, pelo menos ate agora.
Depois de uma descoberta de um satélite, que fotografou um Dragão no planeta Gliese581, Ayla resolve dar continuidade ao projeto da sua falecida mãe: Trazer esse Dragão para Gaia e fazer com que ele não acabe extinto, já que seu planeta de origem está entrando em estado glacial.
Depois de uma tensa reunião e com seu projeto aprovado. Ayla e Teoh viajarão em busca do Dragão. Mas os irmão não fazem ideia dos riscos e surpresas que essa viagem irá proporcionar. Depois dessa viagem, eles não voltarão os mesmos.
O dragão de Gaia é um livro que se passa na realidade em que os habitantes do universo se comunicam e se misturam. Onde viagem intergalácticas, passagens monitoradas por buracos de minhoca e explorações espaciais são possíveis. Com uma narrativa maravilhosa e cheia de pontos interessantes te leva junto com os irmãos Teoh por uma viagem de 20 anos luz atrás de uma criatura fascinate.
Eu adorei o livro!!! Poderia ser uma duologia, amaria mais uma aventura dos Teoh. A narrativa e o cenário me conquistou completamente. As passagens não só na nave mas como nos sistemas e galáxias são perfeitas.
Athena, é a IA mais fofa que já conheci no universo literário. Queria ela pra mim, me senti aflita em alguns momentos com medo de perde-la durante a trama. Fui me apaixonando pelos outros personagens aos poucos, mas antes da metade do livro já estava encantada e acompanhando pouco a pouco cada movimentação da nave Hermes.

“— Veja só — disse Athena. — De um lado, temos uma nebulosa, onde a pressão e a gravidade estão reunindo matéria para formar uma nova estrela. Quando ela tiver nascido, o material restante vai se agrupar na forma de protoplanetas, alguns serão ejetados do sistema pelo jogo de forças e outros vão se fundir em planetas completamente formados. Com o tempo, tudo vai acalmar e os planetas influenciarão uns aos outros através da gravidade. Com isso, alguns desses mundos vão ser empurrados ou puxados para o ponto certo dentro da zona habitável, onde a vida pode surgir e evoluir. Então de um lado temos a gestação — ela apontou para a nebulosa e depois para a direção em que seguiam, rumo aos planetas do Sistema Barnard. — E do outro lado temos um adulto maduro.”
Marcia Lopes 22/04/2017minha estante
Oie! Também amei o casal, os dois são muito fofos! rs
Só acho que tem que ter algo por trás dessa Ia ela parece ter sido programada para Luca! rs

Marcia Lopes 22/04/2017

Gostei demais!
Dragão de Gaia é um livro maravilhoso de ler, super relaxante, leve, divertido e também reflexivo visto que induz o leitor a pensar em questões ambientais que já é marca registrada do autor, quem leu os dois primeiros livros da Trilogia Vera Cruz de Joe de Lima sabe bem disso.
Luca é estudante de zoologia e trabalha como piloto e guia turístico, levando pessoas de planetas próximos a conhecer a reserva ambiental de Gaia, suas plantas, animais e etc…
Você já se apaixona por ele de cara! Luca tem uma personalidade bem carismática, simpático e muito divertido e as garotas vivem a assediá-lo e ele como bom paquerador, tipo muito paquerador se esbalda e até conhecer Athena nunca se viu apaixonado, vocês vão se divertir muito com esse romance improvável.

Ayla já é mais séria, talvez por se sentir responsável pelo pai e o irmão depois da morte da mãe e é ela que está a frente desse projeto, projeto esse iniciado pela mãe que acabou em sua morte. Ayla está apreensiva são mais de 46 pessoas sob sua responsabilidade assim que embarcarem. Mas nessa viagem até mesmo ela vai conhecer alguém especial.

E embarcando na Hermes com esses dois, vamos conhecer lugares incríveis desse espaço sideral como Bernad IV e DeGrasse tão bem descritos que se tornam lembranças.

Quando eles chegam ao destino planeta Gliese 581 e resgatam o dragão para mim foi uma das cenas mais lindas e comoventes, depois da cena que entregam Jormie a Gaia é claro!
Mas, a viagem de volta não foi tão tranquila, pois traficantes de animais tentaram sequestrar o dragão e quase levaram os tripulantes da Hermes à morte.

Um fato que achei interessante nesse universo criado pelo autor é que parece não haver preconceitos, rótulos ou algo assim, em relacionamentos afetivos por exemplo não existe o hétero ou homo, a atração existe pela pessoa e não pelo gênero sexual, assim como também não há discriminação de cor, as pessoas desse universo tem diversas cores de pele , uns são verdes, lilás, brancos, azul celeste … Muito bacana!

Eu achei a história fantástica e abrangente se o autor quiser dar continuidade em série, espaço e ganchos foram cuidadosamente criados e eu vou gostar muito de acompanhar as peripécias de Luca , dos irmãos Teoh ou até mesmo de Luca e Athena. Por aí. rs
O livro é lindo demais! Leitura obrigatória aos fãs de ficção científica.

site: http://www.mundoliterando.com.br/

Ingrid M. S. 29/04/2017

ÓTIMO!
Cerca de vinte mil pessoas habitavam a Estação Espacial de Gaia, uma das maiores da Galáxia, sede da Iniciativa Gaia e lar para seus membros. Permanecia ancorada na órbita de Gaia, de forma a ficar sempre na face escura da lua, usando-a como escudo contra os raios ultravioleta e ventos solares vindo da estrela Proxima Centauri. Logo, para Ayla Teoh, que vivia no espaço, dia e noite eram conceitos relativos.

Dezenas de outros módulos transitavam no vácuo do espaço. Uma nave cargueira do planeta Próxima III era responsável por trazer os suprimentos.

“Você é forte, minha filha”, disse sua mãe quando Ayla contava dezesseis anos “mais forte que o seu irmão e mais forte que o seu pai. Tome conta dos dois até eu voltar.

Foi a última conversa que tiveram. Quando soube que a mãe não voltaria, Ayla decidiu tomar conta da família de forma permanente.”

Sempre suspeitaram da presença de dragões no planeta primitivo Gliese IV. Portanto, Ayla queria financiamento para viajar até lá com uma tripulação, para encontrar um determinado dragão e trazê-lo para Gaia.

A mãe de Ayla faleceu justamente trabalhando naquele projeto, diante disso, ela não podia negar que tinha razões sentimentais envolvidas. Mas o objetivo da Iniciativa Gaia era preservar espécies ameaçadas ao redor da Galáxia e os dragões apareciam bem no alto da lista.

“— Vamos precisar de segurança extra para nos proteger de traficantes de animais quando estivermos passando em áreas isoladas. Como sabem, dragões valem fortunas no mercado negro.”

Junto com seu irmão Luca e uma tripulação, Ayla organizou tudo e embarcou em uma grande aventura rumo ao planeta Gliese IV. Tendo sido escolhida a nave Hermes para aquela missão, já que era a única na frota com uma câmara grande o bastante para acomodar o dragão.

“Vou fazer isso, mamãe, pensou Ayla. Vou terminar o que você começou. Confie em mim.”

Um New Adult repleto de aventura, muito interessante e atrativo, dividido em seis partes. Narrado em terceira pessoa amplia a visão do leitor sobre a trama e cada um dos personagens.

A escrita do autor é leve e atrativa. Tudo se encaixa bem.

A capa é criativa, adoro ilustrações. A diagramação é simples e a revisão ótima.

Dou cinco estrelas e recomendo para quem é fã do gênero!!!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/04/traca-literaria-resenha-livro-dragao-de-gaia.html

Cleson 16/05/2017

Livros sobre ficção científica, viagem interestelar e buraco de minhoca são um tanto complexos e confusos não é? Nem sempre! Em Dragão de Gaia o leitor é presenteado com uma ficção científica recheada de conceitos de física, astronomia, astrodinâmica e até biologia. Tudo é retratado de uma forma clara e objetiva, provando que é possível explicar tais conceitos com poucas palavras e exemplos que não deixam restar dúvidas. Me atrevo a dizer que livros como o Dragão de Gaia deveriam ser usados como pontapé inicial para o jovem leitor adentrar na leitura dos clássicos de ficção científica. Poderia muito bem ser usado como um abre alas, uma introdução clara para doses mais complexas do assunto.

Em Dragão de Gaia os irmãos Ayla e Luca reúnem uma tripulação para, à bordo de Hermes, buscar um dragão em um planeta distante a fim de colocá-lo na reserva ambiental que se transformou a lua do planeta Proxima III. Até então não há dragões por ali, e os irmãos pretendem manter mais esta espécie a salvo pela Iniciativa Gaia. Durante a viagem problemas inesperados acontecem e colocam a missão em risco. Será preciso toda a sagacidade da equipe – ou de pelo menos a maioria dela – e muita ajuda de inteligência artificial para continuarem.

Falando em IA, um aspecto novo é apresentado nesta história para esta tecnologia. O foco não é, nem de longe, a disputa entre as inteligências artificiais e os seres humanos. Em Dragão de Gaia a IA convive muito bem com seres de carne e osso. Diria bem até demais… Você já se imaginou apaixonado por um holograma? Pois então leia estas páginas e entenda como isso pode ser possível, e até mesmo plausível, por mais maluco que possa parecer.

Algo que acredito poderia ser um pouco mais trabalhado pelo autor seria a descrição das naves e ambientes. Descrições mais detalhadas ofereceriam uma visão melhor por parte do leitor. Em diversos momentos tudo é apresentado rapidamente, não oferecendo muitas ferramentas à imaginação. Talvez por isso o livro tenha poucas páginas, mesmo apresentando uma história bem montada e com várias vertentes.

Em suma, Dragão de Gaia é interessante, uma leitura divertida, leve e ágil, bem construída e com bons argumentos. Embora apresente uma história futurista fantasiosa, traz elementos que a embasam não dando a sensação de ‘enganação’, que às vezes sentimos em algumas histórias do gênero. Joe de Lima com certeza se preparou bem para nos oferecer esta trama, e o parabenizo por isso.

Dragão de Gaia é, segundo o autor, obra única. Mas certamente a história valeria uma continuação. Sem dúvida. Quem sabe ele não muda de ideia, não é?

site: http://oliterario.com.br/resenha-dragao-de-gaia-de-joe-de-lima/

Anny Lucard 08/06/2017

Realismo Fantástico

Por Anny Lucard

O livro 'Dragão de Gaia' é o mais novo romance do contista, romancista e roteirista Joe de Lima, autor dos livros 'Arcanista' e 'Armamentista', da Trilogia Vera Cruz.

Como nos livros anteriores, 'Dragão de Gaia' promete manter uma linha de ficção científica com uma pitada de conteúdo sobrenatural, sendo esse resultado da mescla do puro scifi com a fantasia, criando um tipo de história de ficção especulativa um pouco mais realista que o normal, que a torna interessante e muito intrigante.

A trama contém elementos da pura ficção científica, que está na civilização descrita pelo autor, a qual vive além de um planeta, em uma moderna cidade em uma funcional Estação Estrelar chamada Sagan, a qual é descrita de forma tão realista, que é fácil se colocar no lugar de personagens como Ayla, que não possui um cotidiano tão diferente de alguns profissionais da nossa realidade aqui na Terra.

Se a boa sacada do autor é relatar uma história de ficção científica de forma realista, pois adaptou bem a realidade vivida hoje na Terra para um ambiente especial em sua ficcional história. A parte genial foi incluir seres mitológicos, tipos grifos e dragões, como animais reais, só que de outro planeta. Além de alguns também sofrerem com perigos comuns aos animais terrestres, como o perigo de extinção.

A ideia do sobrenatural fantástico ser apenas uma tecnologia ou um conhecimento que ainda não foi explicado, remete o leitor a famosa teoria de 'Eram os deuses astronautas?' e falo do livro original, escrito por Erich von Däniken em 1968, onde a principal ideia é que sendo os humanos seres ainda muito primitivos e de conhecimento limitado, ao entrarem em contato com seres mais evoluídos, capazes de viagens espaciais, a única forma deles explicarem tão fantástica tecnologia, era afirmando que esses seres alienígenas eram algum tipo de divindade. Então junto aos dragões estará naves espaciais das mais variadas.

Já o trabalho de Ayla e sua família junto a animais que na Terra fariam parte da mitologia por seu aspecto fantástico, é semelhantes aos dos biólogos, daqueles aventureiros que vão aos mais remotos lugares para salvar animais em perigo, especialmente, os de extinção.

Vale dizer que 'Dragão de Gaia' é uma história solo, de 215 páginas, que se passa no mesmo universo ficcional dos livros da Trilogia Vera Cruz, não sendo nem continuação, nem prequel, pode ser lida sem ter lido os livros anteriores do autor.

site: http://contossobrenaturaisdigitalrio.blogspot.com.br/

LT 03/07/2017

Olá pessoal, todos bem? Espero que sim!

Hoje vamos falar sobre um livro de ficção-cientifica, ou seria realismo mágico? Vou lhes contar a história e deixar que vocês decidam.

O livro da vez é de um autor nacional, um do qual já resenhei outras obras dele aqui para o blog, Joe de Lima, que têm plots - enrendo de uma história - bem interessantes. Mas, vamos de uma vez a história!

Somos apresentados há um novo mundo, vários para ser mais exata, porém, nossa história começa em Gaia, em uma lua cheia de vida - sim você entendeu certo - que é uma espécie de paraíso de biodiversidade. Um lar para várias espécies ameaçadas de extinção, e é nisso que os Teoh trabalham, indireta ou diretamente.

Luca Teoh é piloto da nave de turismo que visita Gaia - com o intuito de financiar a preservação da lua - e está estudando para se tornar um zoólogo feito a irmã, e então cuidar dos animais que vivem no local que ama como a uma casa. Ele é charmoso, jovem e tem muita facilidade em se comunicar e entreter, uma coisa que ajuda muito no seu serviço de guia turístico. Luca ama o que faz e a vida que leva, ele não tem grandes ambições para sua vida.

Por outro lado Ayla Teoh, sua irmã mais velha, é centrada, responsável e muito ambiciosa. Buscando realizar o sonho da sua mãe, já morta, ela almeja ir para um planeta distante da galaxia em que eles moram, e de seu planeta Proxima III. Como uma dedicada cientista que é, seu primeiro passo é convencer investidores de que essa viagem não é um completo suicídio e nem perda de tempo - como aconteceu com sua falecida mãe.

O maior desejo dos irmãos é encontrar um dragão, que seria o maior achado de toda a história cientifica e com isso não só honrar a memória de sua mãe, como tornar seus próprios nomes conhecidos. Assim sendo eles montam uma tripulação e a bordo da nave mais resistente e moderna, a Hermes, partem em direção há uma viagem rumo ao desconhecido.

Dragão de Gaia é uma história diferente de tudo o que já li, cheia de tecnologias avançadas, criaturas saídas de livros de fantasia - com grifos e dragões - e várias tipos de raças alienígenas, isso não fica explicito, mas quando se menciona pessoas azuis, lilases e etc, isso fica por conta da imaginação de cada um. Outra coisa interessante, é que não há nenhum tipo de barreira na história, e nenhum preconceito - que eu tenha notado - seja por cor, raça ou sexualidade. Se um personagem queria se relacionar com alguém ele o fazia, fosse do mesmo sexo, de outro ou mesmo outro planeta, sem nenhum drama ou encanação.

O livro é bem rápido, de fácil leitura e a história flui muito bem. A capa poderia ter ficado muito melhor, mas dentro da história que se propõe está dentro dos parâmetros. Cheia de aventuras, personagens divertidos e uma moral de pano de fundo Dragão de Gaia é a pedida para quem quer uma história de ficção-cientifica sem termos que vão fritar seu cérebro e com um toque de fantasia.

Resenhista: Jess Nascimento / Jéssica do Nascimento.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Ler é Literário 04/08/2017

“- É engraçado, Athena. Para alguém que diz não conseguir apreciar a beleza, a maneira como você vê o mundo é bem bonita
- Acha mesmo? - em resposta, Luca assentiu e um sorriso aflorou nos lábios dela, enquanto admirava o espaço à frente. - Então está certo. Nesse caso, posso dizer que estou vendo algo bonito agora.
- Eu também - disse Luca, olhando para Athena.”

Luca Teoh é um estudante de zoologia que habita em Sagan. Trabalha como guia turístico da reserva ambiental localizada em Gaia, onde habitam muitos animais até onde a Iniciativa conseguiu alcançar e trazer para que fossem preservados. Muito charmoso, simpático e lindo é conhecido por suas escapadas com turistas que leva para as visitas.

Ayla Teoh, irmã de Luca, é uma zoóloga apaixonada por sua profissão. Passa a maior parte do seu tempo na lua do sistema Centauri, Gaia, cuidando da diversidade de animais que lá existem. Toda sua dedicação era dada aos bichos daquele planeta, pelo menos até agora.

Depois de uma descoberta de um satélite, que fotografou um Dragão no planeta Gliese581, Ayla resolve dar continuidade ao projeto da sua falecida mãe: trazer esse Dragão para Gaia e fazer com que ele não acabe extinto, já que seu planeta de origem está entrando em estado glacial.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://lereliterario.blogspot.com.br/2017/08/resenha-30-dragao-de-gaia.html

Tathi (@Doidosporserieselivros) 31/12/2020

Ayla e Luca são irmãos que perderam sua mãe muito cedo, os dois cresceram com perspectivas diferentes sobre a vida. Enquanto a irmã se sente responsável pelos cuidados do pai e do próprio Luca, o irmão é mais sentimental e impulsivo.
O sonho de Ayla é cumprir a missão que sua mãe não conseguiu terminar, e agora ela está prestes a conseguir, porém ela terá que enfrentar diversos obstáculos do universo para poder ter sucesso em sua empreitada de trazer o Dragão de Gaia para onde eles vivem, e podem proteger a espécie assim como protegem grifos, e outros animais fantásticos, ou em extinção.

"Não, só estava pensando no que me disse na estação DeGrasse, sobre a natureza ter um lado perigoso e um lado bonito. Eu estava contemplando o lado bonito"

Dragão de Gaia é uma aventura daquelas que o leitor cola os olhos nas páginas e não tem vontade de largar! Os personagens são bem elaborados e nos cativam para seus dramas pessoais, criando grande empatia e fazendo com que ansiemos por saber o fim da história.

A trama aborda assuntos importantes como preservação ambiental, inteligência artifcial, a relação entre homem e máquina, e a ambição humana em qualquer era ou universo.

Em sua narrativa, Joe de Lima, mostra que usou de muita pesquisa e elementos reais para criar a iniciativa Gaia e os planetas por onde eles passam.

Para quem, como eu, nunca leu algo do tipo e não sabe por qual livro começar , Dragão de Gaia é uma ótima pedida.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 31/12/2020

Juliana 09/03/2022

Maravilhoso!
Uma das minhas melhores leituras de 2020, um autor que merece ser descoberto a todos os amantes de bons livros.
Críticas sociais são tecidas desde a concepção da ideia da Iniciativa Gaia de ir até Gliese IV trazer um dragão a Gaia. O leitor é levado a refletir sobre si e a sociedade da qual participa, seus atos e seu possível futuro.
Um livro recomendado a leitores e autores visto a técnica e maturidade de Joe de Lima.

Olipe Sisão 23/09/2021

Abdução em Gaia
Dragão de Gaia - Resenha do livro de Joe de Lima

Joe de Lima é um gamer e autor da trilogia Vera Cruz, publicação do Clube de Autores, uma aventura futurista em um cenário distópico cuja descrição, apesar de fictícia, talvez não fuja muito da cena tupiniquim que toma nosso presente.

Porém, apaixonado pela literatura fantástica, em sua nova obra Dragão de Gaia, lançada em abril de 2017, Joe apresenta uma história mais light. Um livro de fantasia e ficção científica que coloca o homem muitos anos no futuro, em uma civilização que vive e transita entre distantes planetas e estrelas da nossa galáxia.

Nesse cenário interestelar, o homem desfruta de uma ampla evolução tecnológica que não só permite colonizar o espaço, mas altera as relações interpessoais de uma espécie que, no pano de fundo, ainda mantém velhos hábitos que caracterizam a humanidade como a bem conhecemos. Uma descrição que nos leva pensar que, nesse mundo, o homem é o alienígena que expande sua civilização pelo extrativismo e a abdução de espécies de outros planetas, ou seja, roubando outros mundos.

No livro de Joe , o animal abduzido é um dragão, o mesmo que figura na capa. No centro da narrativa figura um casal de irmãos, uma zoóloga e um piloto que comandam uma missão até um distante planeta chamado Gaia a fim de resgatar um dragão em vias de ser extinto por um processo de formação glacial. Nesse sentido, ainda que a história retrate uma abdução, o roubo do dragão, observa-se o fim humanitário da missão em meio à uma narrativa leve e dinâmica, em terceira pessoa e recheada de diálogos entre os personagens, que deve agradar ao público jovem e adolescente.

A história prossegue em voltas às aventuras e respectivas desventuras do casal de irmãos em sua missão, em paralelo à trama romântica que se passa no decorrer da jornada e os obstáculos que terão de enfrentar para resgatar o dragão. As relações vividas pelo casal de irmãos e os cenários futuristas elaborados por Joe – além do próprio dragão – são os pontos fortes da narrativa em Dragão de Gaia.

site: http://pedroomlanne.blogspot.com/2018/03/dragao-de-gaia.html