Antes da Queda

Antes da Queda Noah Hawley

Resenhas - Antes da queda

Ca Agulhari @literario_universo 25/07/2017

Maravilhoso!
Mais do que um suspense, um drama, uma poesia, um livro que deixa a gente ansioso pelo desfecho e triste também. Excelente! Gostei muito!

Léo Brossa 22/07/2017

Muito bom, do início ao fim
Antes da Queda é um livro que cativa o leitor desde o início, graças ao personagem principal muito bem construído por Noah Harley. A conexão é construída não pelo ato "heróico", mas por sua postura reservada, seus dramas e suas contestações do que é considerado normal pelas pessoas.

A crítica à cultura da celebridade é feita sem a necessidade de se criar um manifesto panfletário. Ela é abordada de forma indireta e reflexiva, deixando ao leitor avaliar e construir sua própria verdade.

Em resumo. Puta livro. Vale cada página.

arlete.augusto.1 12/07/2017

Antes da Queda
Leitura fácil, personagens bem construídos assim como o história. Gostei do narrador, o livro tem bom ritmo, mantém o suspense e o interesse do leitor até o final da trama. Gostei bastante.

Blog Leio Livro 04/07/2017

Grande expectativa, enorme decepção
Fiquei super ansiosa para ler Antes da queda e quando li, me decepcionei.

Ele conta a história da investigação da queda de um jatinho particular que levava 11 passageiros. Além do piloto, do copiloto e da aeromoça, estavam no voo, um magnata das telecomunicações com sua família (esposa e duas crianças) e um segurança, um casal de amigos enrolados com o governo e um pintor fracassado, convidado de última hora. Após 18 minutos da decolagem, o avião cai no mar. Milagrosamente, dois passageiros sobrevivem: o filho mais novo do magnata e o pintor. Por conseguir se salvar e por salvar a criança, o pintor foi proclamado herói pela maioria das pessoas. Infelizmente, sempre tem quem queira aproveitar a desgraça dos outros para se promover, principalmente jornalistas inescrupulosos. Foi isso o que aconteceu com o pintor. Tentaram difamá-lo em busca de notícia.

A história tinha tudo para ser boa, pois alterna entre acontecimentos recentes na vida dos passageiros e as investigações da queda, mas ela se tornou maçante. Eu não conseguia terminar o livro, não tinha vontade de continuar lendo. Ele não despertou a minha curiosidade sobre a causa da queda do avião. Quando consegui terminar, o motivo da queda me causou revolta, por ter sido uma coisa idiota ao extremo.

Leia a resenha completa no Blog Leio Livro, no link a seguir.

site: http://leiolivro.com.br/antes-da-queda/

Jeff.Rodrigues 06/06/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Sempre fico com o pé atrás quando capas de livro estampam opiniões como a que encontramos em Antes da Queda: “Um dos melhores livros do ano” pelo The New York Times. É o tipo de crítica/marketing ideal para se criar expectativas e, invariavelmente, não as cumprir. Antes da Queda não é o melhor livro que li no ano e acho que não será o de vocês. Mas é um p… de um livro com uma história muito bem desenvolvida. Seu ponto alto é explorar de forma magistral o fascínio que nós temos pela vida dos outros. E acreditem, a narrativa toda poderia facilmente acontecer nesse nosso mundo real, sem precisar mudar nadinha de nada. Vamos a ela?

Pois bem, Antes da Queda explora as consequências de um acidente aéreo na vida de sobreviventes, familiares e a sociedade em geral. Embora a taxa de desastres com aviões no mundo seja baixa, quer tema mais atual para se trabalhar? Coloque dois casais poderosos e milionários, duas crianças e um anônimo dentro de um jatinho e logo em seguida derrube-o no mar. Faça com que o anônimo e uma criança saiam vivos. Pronto! Temos tudo o que os meios de comunicação e nós, telespectadores, mais gostamos para passar o tempo. Conjecturas, suposições, divagações, teorias mirabolantes…. É uma panela de pressão de adrenalina midiática pronta para estourar a qualquer momento. E o estouro se dá através de entrevistas, fotógrafos, vidas sendo vasculhadas, pequenas situações sendo distorcidas para gerar constrangimentos, passados sendo desenterrados a troco de nada…. Fofocas que alimentam a nossa curiosidade.

O livro é construído em capítulos que vão se revezando entre o antes e o depois da queda do avião. O autor nos conta a história de vida de cada vítima, como se fosse um obituário, mas sem esconder nenhum segredo. Méritos e deméritos de cada um são expostos de forma que acabamos conhecendo muito bem quem eram e o que faziam aquelas pessoas. Já os dois sobreviventes são os objetos de desejo da mídia: o pintor anônimo cuja vida sofre uma devassa e o garoto órfão-milionário cuja guarda acaba nas mãos da tia e seu marido obcecado pela grana.

Com maior protagonismo do pintor, cuja vida passa a ser de interesse nacional após o acidente, Noah Hawley vai desnudando esse fascínio que nós temos em descontruir histórias. Principalmente se forem pessoas bem-sucedidas e donas de consideráveis quantias de dinheiro. Havia corrupção? Alguém era amante de alguém? Interesses terroristas? A mídia, excelentemente bem representada por um apresentador, quer saber absolutamente tudo, não importa o quanto de privacidade tenha que ser invadida. Isso faz de Antes da Queda um livro de leitura necessária. Porque ele acaba gerando reflexões sobre aquilo que nós temos alimentado com a nossa audiência ou com nossos cliques.

A obra também se debruça sobre as pessoas que precisam seguir adiante com suas vidas. A família que do nada recebe uma criança sobrevivente e sua enorme fortuna. Qual o impacto disso em cada uma dessas pessoas? Como retomar a rotina após uma tragédia, e o que essa tragédia muda na forma de cada um enxergar o seu mundo e mundo que o cerca?

O suspense que deveria ser criado em torno da queda do avião acaba ficando totalmente em segundo plano no livro. Ele perde espaço pelo retrato nu e cru que Noah Hawley fez de nossa sociedade. A tal sociedade que transforma uma tragédia com nove mortes num espetáculo de mídia e televisão. Porque é exatamente isso que nós gostamos, certo?

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/06/03/resenha-antes-da-queda-noah-hawley/

Virgílio César 31/05/2017

Não gostei muito deste livro. Quando parecia que ia ficar bom, começava uma história diferente através do ponto de vista de outro tripulante, tirando o ritmo do livro. A trama era interessante mas em nenhum momento empolgou.