Antes da Queda

Antes da Queda Noah Hawley

Resenhas - Antes da queda

Valdirene.Perez 21/11/2017

Não consegui classificar essa leitura. Começou tão bem, tão envolvente, depois acho que o autor tinha algum compromisso pois, despejou informações desordenadas e o final foi um verdadeiro desastre.
Márcia Naur 21/11/2017minha estante
Que horror!

Valdirene.Perez 22/11/2017minha estante
Pois é Márcia, tantos livros na espera e perdi meu tempo com esse.

Márcia Naur 22/11/2017minha estante
Eu fico possessa quando isto acontece. Nossa fila é enorme e não podermos perder tempo com bobeiras. Já vou descartá-lo da minha lista. ;=)

Rodrigo1001 03/11/2019

Tem caroço nesse angu (Sem Spoilers)
Quer suspense? Aqui tem. Quer um livro intrigante, onde o autor dá voz a todos os personagens e analisa os fatos por diferentes óticas? Aqui tem. Quer uma escrita bem articulada? Aqui tem. Quer trama e mistério? Aqui também tem.

Agora, quer que todo esse mistério, toda essa trama, terminem em um final bem amarrado e surpreendente?

Bom, aqui não tem nada, nadinha, disso...

Vamos lá!

Se um autor se dispõe a escrever um livro de mistério e decide fazer desse mistério a viga principal da sua história, o que se espera é que o desfecho, a elucidação da trama, seja forte o suficiente para levar o leitor ao êxtase e catapultá-lo para as estrelas. Dan Brown, por exemplo, vem fazendo isso com tremendo sucesso ao longo dos últimos anos. Antes dele, ainda, tivemos Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, só para citar alguns. Todos esses escritores fizeram as suas carreiras baseados em livros de suspense e mistério.

Pois bem, minha impressão é que Noah Hawley, escritor, produtor e roteirista norte-americano, tentou reproduzir essa mesma dinâmica em "Antes da Queda", seu quinto livro, best seller do New York Times e eleito como um dos melhores thrillers de 2016 (ok, riiiight...)

Fazendo uma alusão com seu tema principal - um desastre aéreo - o livro decola bem, ganha altitude, viaja à velocidade de cruzeiro e, pertinho do pouso, se esborracha homericamente no chão de forma totalmente inesperada.

É quando você percebe que foi enganado. O mistério, por fim, tem muito pouco de mistério e o livro termina te deixando com aquela incômoda sensação de ter investido seu precioso tempo em uma literatura de banheiro. Não que se procure alcançar o nirvana ou algum tipo de elevação pessoal com um thriller, mas, pow, ao menos se espera que toda a tensão característica desse gênero se pague no fim, né?

E, infelizmente, isso não acontece. O desfecho é pobre, bem aquém do que prometia e um tanto quanto previsível.

Sabe aquele sentimento de comprar gato por lebre? Então...

Olha, para não perder a delicadeza prefiro parar por aqui. Críticas à parte, ainda assim pode ser uma boa alternativa para uma leitura de verão, na praia, de chinelos, durante as férias, depois de duas ou três cervejinhas. Você decide!

Enfim, leva 2 estrelas pelo desenvolvimento bem feito e perde outras 3 por ter se mostrado tão medíocre no fim.

No hard feelings, Mr. Hawley.
edu basílio 06/11/2019minha estante
such a frustration... :-(

Rodrigo1001 08/11/2019minha estante
Soooo disappointing...

Ester | @luamisticabooks 23/04/2020minha estante
Tu falando assim parece que tô lendo "o q aconteceu com annie"

Dayse 18/12/2021

Não é para mim.
Infelizmente acho que não sou culta o suficiente para esse livro. ?
Entendi todas as referências e diálogos, mas simplesmente não é para mim. Se tornou muito chato e enfadonho, foi muito difícil de terminar.
E o final, quase chorei de raiva de tão decepcionante.
Enrolou tanto para ter um final tão medíocre.
Não recomendo.
Ellen628 18/12/2021minha estante
Esse livro é péssimo, o final acaba com tudo

Tamyres 14/10/2022minha estante
Eu concordo

Giovanna.Rodrigues 03/04/2021

Tinha potencial pra mais
O intuito de começar com o caos e ir descrevendo os personagens um a um foi um desenvolvimento genial. Mas o medo do autor em dar dicas do que tava acontecendo faz com que a história não flua, não dá ânimo pra ler muitas páginas ao dia. Gostei do livro, mas o desenvolvimento dele foi muito travado
Robério Júnior 08/04/2021minha estante
Exatamente o que aconteceu comigo, não prendeu a ponto de fazer com que eu conseguisse ler várias páginas em um dia. Mas acho que termino hoje... Kkk

thaina.damasceno 22/08/2020minha estante
Adorei! O livro é escrito em uma organização diferente e até um pouco confusa, mas é muito legal!

Rodrigo Queiroz 03/04/2020

Chato
Ester | @luamisticabooks 23/04/2020minha estante
Vixi

Jeff.Rodrigues 06/06/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Sempre fico com o pé atrás quando capas de livro estampam opiniões como a que encontramos em Antes da Queda: “Um dos melhores livros do ano” pelo The New York Times. É o tipo de crítica/marketing ideal para se criar expectativas e, invariavelmente, não as cumprir. Antes da Queda não é o melhor livro que li no ano e acho que não será o de vocês. Mas é um p… de um livro com uma história muito bem desenvolvida. Seu ponto alto é explorar de forma magistral o fascínio que nós temos pela vida dos outros. E acreditem, a narrativa toda poderia facilmente acontecer nesse nosso mundo real, sem precisar mudar nadinha de nada. Vamos a ela?

Pois bem, Antes da Queda explora as consequências de um acidente aéreo na vida de sobreviventes, familiares e a sociedade em geral. Embora a taxa de desastres com aviões no mundo seja baixa, quer tema mais atual para se trabalhar? Coloque dois casais poderosos e milionários, duas crianças e um anônimo dentro de um jatinho e logo em seguida derrube-o no mar. Faça com que o anônimo e uma criança saiam vivos. Pronto! Temos tudo o que os meios de comunicação e nós, telespectadores, mais gostamos para passar o tempo. Conjecturas, suposições, divagações, teorias mirabolantes…. É uma panela de pressão de adrenalina midiática pronta para estourar a qualquer momento. E o estouro se dá através de entrevistas, fotógrafos, vidas sendo vasculhadas, pequenas situações sendo distorcidas para gerar constrangimentos, passados sendo desenterrados a troco de nada…. Fofocas que alimentam a nossa curiosidade.

O livro é construído em capítulos que vão se revezando entre o antes e o depois da queda do avião. O autor nos conta a história de vida de cada vítima, como se fosse um obituário, mas sem esconder nenhum segredo. Méritos e deméritos de cada um são expostos de forma que acabamos conhecendo muito bem quem eram e o que faziam aquelas pessoas. Já os dois sobreviventes são os objetos de desejo da mídia: o pintor anônimo cuja vida sofre uma devassa e o garoto órfão-milionário cuja guarda acaba nas mãos da tia e seu marido obcecado pela grana.

Com maior protagonismo do pintor, cuja vida passa a ser de interesse nacional após o acidente, Noah Hawley vai desnudando esse fascínio que nós temos em descontruir histórias. Principalmente se forem pessoas bem-sucedidas e donas de consideráveis quantias de dinheiro. Havia corrupção? Alguém era amante de alguém? Interesses terroristas? A mídia, excelentemente bem representada por um apresentador, quer saber absolutamente tudo, não importa o quanto de privacidade tenha que ser invadida. Isso faz de Antes da Queda um livro de leitura necessária. Porque ele acaba gerando reflexões sobre aquilo que nós temos alimentado com a nossa audiência ou com nossos cliques.

A obra também se debruça sobre as pessoas que precisam seguir adiante com suas vidas. A família que do nada recebe uma criança sobrevivente e sua enorme fortuna. Qual o impacto disso em cada uma dessas pessoas? Como retomar a rotina após uma tragédia, e o que essa tragédia muda na forma de cada um enxergar o seu mundo e mundo que o cerca?

O suspense que deveria ser criado em torno da queda do avião acaba ficando totalmente em segundo plano no livro. Ele perde espaço pelo retrato nu e cru que Noah Hawley fez de nossa sociedade. A tal sociedade que transforma uma tragédia com nove mortes num espetáculo de mídia e televisão. Porque é exatamente isso que nós gostamos, certo?

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/06/03/resenha-antes-da-queda-noah-hawley/

Blog Leio Livro 04/07/2017

Grande expectativa, enorme decepção
Fiquei super ansiosa para ler Antes da queda e quando li, me decepcionei.

Ele conta a história da investigação da queda de um jatinho particular que levava 11 passageiros. Além do piloto, do copiloto e da aeromoça, estavam no voo, um magnata das telecomunicações com sua família (esposa e duas crianças) e um segurança, um casal de amigos enrolados com o governo e um pintor fracassado, convidado de última hora. Após 18 minutos da decolagem, o avião cai no mar. Milagrosamente, dois passageiros sobrevivem: o filho mais novo do magnata e o pintor. Por conseguir se salvar e por salvar a criança, o pintor foi proclamado herói pela maioria das pessoas. Infelizmente, sempre tem quem queira aproveitar a desgraça dos outros para se promover, principalmente jornalistas inescrupulosos. Foi isso o que aconteceu com o pintor. Tentaram difamá-lo em busca de notícia.

A história tinha tudo para ser boa, pois alterna entre acontecimentos recentes na vida dos passageiros e as investigações da queda, mas ela se tornou maçante. Eu não conseguia terminar o livro, não tinha vontade de continuar lendo. Ele não despertou a minha curiosidade sobre a causa da queda do avião. Quando consegui terminar, o motivo da queda me causou revolta, por ter sido uma coisa idiota ao extremo.

Leia a resenha completa no Blog Leio Livro, no link a seguir.

site: http://leiolivro.com.br/antes-da-queda/

Andressa1110 14/01/2024

É um livro bom.
A leitura é tranquila, o acontecimento principalmente vem bem no início e após ele vem uma leitura calma com algumas partes que prendem o leitor.
Não me prendeu tanto, o que realmente me prendeu foi apenas o início e o fim, o desenvolvimento do livro achei um pouco ameno, mas é um livro bom.

Léo Brossa 22/07/2017

Muito bom, do início ao fim
Antes da Queda é um livro que cativa o leitor desde o início, graças ao personagem principal muito bem construído por Noah Harley. A conexão é construída não pelo ato "heróico", mas por sua postura reservada, seus dramas e suas contestações do que é considerado normal pelas pessoas.

A crítica à cultura da celebridade é feita sem a necessidade de se criar um manifesto panfletário. Ela é abordada de forma indireta e reflexiva, deixando ao leitor avaliar e construir sua própria verdade.

Em resumo. Puta livro. Vale cada página.

Ca Agulhari @literario_universo 25/07/2017

Maravilhoso!
Mais do que um suspense, um drama, uma poesia, um livro que deixa a gente ansioso pelo desfecho e triste também. Excelente! Gostei muito!

Phablo Galvão 28/08/2017

"Antes da Queda", de Noah Hawley, conta a história de um homem e uma criança que são os únicos sobreviventes de um acidente aéreo. A narrativa apresenta detalhes da vida de cada uma das 11 pessoas presentes dentro do jatinho particular que caiu no meio do mar. Aos poucos vamos descobrindo detalhes de suas vidas e o que faziam na véspera da tragédia, enquanto paralelamente acompanhamos com atenção a história de Scott Burroughs, o homem que sobreviveu e salvou a vida do pequeno JJ, de 4 anos, nadando por quilômetros.
O autor Noah Hawley é eficiente na construção da narrativa. Alternando entre eventos que detalham a rotina das vítimas horas antes do acidente e a cobertura intensa da imprensa sedenta por descobrir a verdade, ele envolve o leitor com facilidade. Seu texto é extremamente visual e dá para imaginar fácil como seria uma adaptação da obra para cinema ou televisão. Há um certo senso de humor frio presente nos traços de seus personagens e às coincidências que conectam a trama. Muito bacana. É um livro que com certeza vai virar filme. (N°5|17) #Phgbook #AntesdaQueda #Instabook #book #NoahHawley

Jéssica 25/01/2018

Que história!O começo pode ate ter sido meio enrolado,mas o desenrolar foi incrível,nos faz pensar em que tipo de sociedade estamos vivendo e a forma como buscamos o entretenimento e forma como são obtidas tais informações.Outro ponto que a história me fez pensar foi em relação ao motivo da queda do avião,os passageiros em sua maioria era ricos e tinham tudo e todo esse dinheiro não os salvou da morte.Um leitura que recomendo a todos!

Claudio 28/03/2018

Falta foco
?O verdadeiro terror não vem da selvageria do inesperado, mas da corrupção de objetos e espaços rotineiros?

Um jato particular cai no oceano. Os únicos sobreviventes são Scott, um pintor fracassado, e JJ, filho de quatro do dono de uma rede sensacionalista de telecomunicações. Scott é considerado herói por ter nadado a noite por muitos quilômetros carregando JJ nas costas para salvá-los, porém esse status é questionado uma vez que, devido a riqueza e influência política dos demais passageiros, levanta-se uma série de possibilidades sobre as causas desta queda e, a pouca importância de Scott e a sua recusa em ser usado pela a mídia sensacionalista o torna suspeito.

Alternando entre acontecimentos pessoais passados dos onze passageiros e acontecimentos posteriores a queda do avião, o livro tenta fazer um perfil psicológico dos envolvidos, tenta criar um suspense investigativo sobre a queda em si do avião e explora a ferocidade da mídia em garantir audiência em detrimento a busca da verdade.

Apesar do começo interessante, o ritmo do livro se perde justamente por não manter um foco. Ao tentar falar de tudo, acaba por não aprofundar nada realmente, então a história pregressa das personagens vai ficando desinteressante a medida que fica claro que apenas algumas estão diretamente ligadas à investigação do acidente. A investigação do acidente em si é uma parte pequena e certas hipóteses são exploradas de maneira forçada, apenas para se ter assunto no livro. Enquanto a parte mais explorada, a corrupção da mídia jornalística para gerar audiência, além de parecer exagerada (tenho consciência de que pode não ser), ganha um viés de luta do bem contra o mal e um final apressado e com forte apelo para a lição de moral.
Um livro apenas bom, mas abaixo da expectativa que eu tinha. 3/5.

Marcella.Martha 13/06/2018

Tô aqui procurando o sentido dessas reviews de 5 estrelas...
A premissa inicial de Before the Fall é interessante e intrigante: um pintor meio frustrado é convidado a pegar uma "carona" no jatinho da família de uma mulher rica que ele conhece da vizinhança onde mora. 18 minutos depois de decolar, o avião cai no mar. O pintor e o filho de quatro anos da mulher sobrevivem depois do cara nadar por 200 bilhões de km arrastando o garoto até chegar à costa. Mas a queda do avião pode não ter sido o acidente infeliz que parece.

Eu tenho uma certa fixação com esses casos sobre acidentes de avião, muito porque eu sou apavorada com aviões, então parece que tentar entender o que os leva a cair pode me fazer sentir mais tranquila quando eu tiver que entrar em um (não adianta nada). Um thriller que gira em torno disso? Count me in!

E de fato os primeiros capítulos são muito bons, te envolvem na trama, te fazem querer descobrir sobre a relação entre todo mundo que estava no avião. Mas a impressão que eu tive é que o autor simplesmente não sabia qual era o plot do livro dele. Durante a história, ele planta várias pequenas coisinhas para te deixar de orelha em pé que, no fim das contas, não servem a propósito algum no contexto geral da história e são simplesmente abandonados pelo caminho. O motivo real da queda do avião, que você só descobre de fato nas últimas 40 páginas, é RIDÍCULO. Por vários motivos que eu poderia explicar melhor aqui mas não irei por razão de spoiler. Mas vou dizer isso: você já viu essa história não tem muito tempo. É de uma preguiça sem fim que o autor simplesmente pegou essa coisa e transportou para o livro dele, fez disso um MISTÉRIO, e deu uma resolução tão porca.

Para além do final ruim, o livro se ARRASTA. O autor tem a triste mania de divagar no meio dos capítulos. Ele tenta ser poético demais, fazer analogias sagazes demais, e acaba escrevendo parágrafos imensos sobre o significado da torradeira na vida de cada um (?), sobre como as ondas do mar podem representar coisas diferentes para as pessoas, sobre reflexões geradas por um graveto que você joga na água e zzzzzzz.... Eu não conseguia engatar nos capítulos direto porque acabava morrendo de sono com tanta coisa inútil.

Uma coisa que eu não perdoo é quando um autor escreve consistentemente sob o ponto de vista do personagem A e, de repente, no meio de um capítulo, do nada, surge o subconsciente de personagem B. Como assim? A gente tá vendo a história da visão do Scott e do nada estamos lendo a mente da Eleanor? Isso é totalmente incoerente, do tipo que nem em fanfiction a gente deixa passar. É o autor tentando ser malandro para cima do leitor porque ele quer que você saiba alguma coisa mas não conseguiu um jeito mais inteligente de te fazer perceber que não seja te contando. Erro juvenil.

E os diálogos. OS DIÁLOGOS. Nossa, se eu tiver que eleger a pior parte de Before the Fall, com certeza são os diálogos. Veja bem, eu sei que na vida real a gente costuma falar com pausas e interromper frases no meio para emendar outra quando percebemos que não estamos exatamente indo na direção certa, e etc. Mas LER esse tipo de coisa é irritante. E ler esse tipo de coisa em absolutamente TODAS AS LINHAS DE DIÁLOGO DA HISTÓRIA beira o insuportável.

"We took him to a psychiatrist - I mean, I did - and he said, just - give him time. So I'm not pressing."

"That sounds - I can't imagine what it's like."

"He doesn't - cry. Not that he - I mean, he's four, so how much can he really understand?"

Eu abri em qualquer página e tirei essa conversa da primeira que eu vi. Você vai achar as - - em todas as páginas, praticamente. E olha que essa nem é das piores. Algumas falas são cortadas de duas em duas palavras por cinco linhas seguidas. Ninguém tem linha de raciocínio?

Enfim. Um livro raso, bagunçado, sem plot definido, com um final ruim, diálogos péssimos e personagens unidimensionais. Não é assim A PIOR COISA DO MUNDO, mas eu não consigo entender todas essas reviews de cinco estrelas. Não mesmo.