Breve história de sete assassinatos

Breve história de sete assassinatos Marlon James

Resenhas -

lexsouza 18/04/2021

"Um tour de force brilhante e arrebatador"
Assim acaba a descrição do romance na orelha do livro. E realmente o autor realiza uma façanha com essa obra de ficção, é tão intrincada e cheia de personagens que um guia está disponível já na primeira página. Vale enfrentar as mais de 700 páginas.

André Vedder 31/03/2021

Concrete Jungle
Este foi um livro que demorou um pouco pra me fisgar, pelo motivo da linguagem usada, já que o livro é narrado por dezenas de vozes, mas todos em sua maioria personagens da periferia Jamaicana, e assim o autor fez uso desse vocabulário mais "limitado", sujo e grosseiro, que cansa no início, mas que por outro lado acaba dando mais legitimidade aos personagens. E uma vez que acostumado com a linguagem, o livro fica cada vez melhor.
Sobre o enredo, o autor pegou um evento real (o atentado contra Bob Marley em 1976 antes de um show pela paz na Jamaica) e criou uma narrativa nervosa e eletrizante, com dezenas de personagens que vão nos conduzindo pelas favelas Jamaicanas até os becos de Nova York.

"...apesar de que isso não significa muita coisa, na real. Gente que diz que não tem escolha só é covarde demais pra escolher."

" O mundo não é uma favela, e uma favela não é o mundo. As pessoas na favela sofrem porque tem gente que vive pra fazer elas sofrerem. Tempo bom pra mim é tempo ruim pra alguém, também."

Natália Carolina 31/03/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler! Coloquei na lista infinita de desejos

André Vedder 01/04/2021minha estante
Que bom Natália :-)

Camila Faria 16/04/2018

Uma investigação (ficcional) sobre a cultura, a política e a pobreza na Jamaica, sobre relações de classe e raça e sobre o relacionamento conturbado entre os Estados Unidos e o Caribe desde a década de 70. A espinha dorsal do livro é a tentativa de assassinato de Bob Marley, que realmente aconteceu em 1976, dois dias antes do cantor realizar o show Smile Jamaica. Sete homens não identificados invadiram a sua casa e feriram uma série de pessoas, entre elas o próprio Bob Marley, sua esposa e seu empresário. Mas Marley acaba se tornando uma figura quase periférica (e mítica) ao longo do livro, uma vez que a história se concentra nas (versões fictícias) das pessoas que estavam ao seu redor: de assassinos, policiais corruptos e traficantes a jornalistas, agentes da C.I.A. e até um fantasma (!). Uma história densa, épica, violenta e emocionante, quase um portal para a as ruas de Kingston nos anos 70 (e, posteriormente, para o submundo das drogas em Nova York na década de 80). Imperdível. Destaque para Kim-Marie Burgess, uma personagem complexa, que se reinventa várias vezes ao longo da narrativa, fugindo do passado e buscando segurança e refúgio nos EUA.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-20/

Vitor 26/12/2021

Narrado por múltiplos personagens, o livro mostra o submundo das favelas de Kingston com toda sua violência, pobreza e libido. A história gira em torno da tentativa de assassinato de Bob Marley por sete homens. Não sabemos quem eram aqueles sete homens, então o autor criou as histórias deles. São personagens complexos, ambiciosos.
Outro ponto interessente é que, por ser homossexual, Marlon James conseguiu construir personagens queer interessantes e profundos sem pesar para os estereótipos humilhantes que geralmente reservavam para esse tipo de personagem, além de tratar bem sobre a homofobia.

Cláudio Dantas 12/06/2021

Só consigo lembrar do blurb que aparece no trailer do filme Aquarius, de uma crítica de alguma revista, que diz “Domínio absurdo do cinema”. Sinto que posso adaptar esse blurb para esse livro: Domínio absurdo da escrita. Marlon James sabe exatamente o que está fazendo e isso torna a leitura muito instigante e única.

Darlan 03/10/2018

Sólido
Uma narrativa sólida, que te orienta em toda a atmosfera em que a história se passa e te faz mergulhar nas personalidades de todos os personagens fazendo que você, ao terminar, já sinta saudades até dos mais cabulosos (rsrs).
Uma estrutura de texto, para mim, pouco convencional que faz você ter que se esforçar no início para manter o ritmo, mas depois que se pega o fluxo é bem difícil de parar.
Até pontos que durante a leitura eu achava deficientes, como organizar cada capítulo pela interpretação de cada personagem sobre situações iguais ou não, do meio para o final só fizeram me prender ainda mais.
Difícil de acreditar que isso é um romance ficcional pelo fato do próprio autor ser jamaicano e escrever com tanta descrição e aprofundamento sobre questões sociais, políticas, econômicas entre outras, não só de maneira geral mas também (lindamente) pela perspectiva da personalidade de cada personagem.
Simplesmente de arrepiar. Já sinto saudades. Recomendo demais!

Renata (@renatac.arruda) 24/03/2019

"Chega o ano de 1976, trazendo uma eleição junto com ele. O cara que traz armas pra favela deixou bem claro que de jeito nenhum aquele governo socialista podia vencer de novo. Eles fariam chover fogo do inferno se isso acontecesse".
A tentativa de assassinato de Bob Marley, artista que saiu da favela, começou a fazer sucesso fora do país e estava se tornando uma figura revolucionária, em pleno ano de eleição. Um partido político ligado a Cuba, que estava incomodando os EUA, e uma articulação da CIA para fazer com que o candidato do partido conservador chegasse ao poder. Gangues lideradas por narcotraficantes, associados aos partidos, que recebem armamento pesado de políticos e promovem terror nas comunidades carentes, onde a vida, principalmente de crianças, não vale nada. Este era o clima da guerra política na Jamaica entre as décadas de 60 e 90, não muito diferente do clima em que se vive em 2019 num Rio de Janeiro tomado por milícias, violência policial, tráfico de drogas, execuções, corrupção e falência do estado.

Ter começado a leitura na mesma época em que completou um ano do assassinato da Marielle Franco, vereadora em quem votei e acompanhava, enquanto novas informações sobre as investigações, com a revelação dos assassinos, vieram à tona, fez com que o romance de Marlon James ganhasse um peso e uma relevância que poderiam ter se perdido caso eu tivesse lido em outro momento.

O livro é uma saga exaustiva sobre a tensão política na Jamaica em plena Guerra Fria, a partir do atentado contra Bob Marley. Com mais de 70 personagens, vários narradores e um apurado trabalho de pesquisa, Marlon James construiu um romance de muitas vozes, algumas vezes contraditórias, que contam suas histórias como se estivessem dando depoimentos ao leitor. As falas são todas marcadas pela oralidade e pelo fluxo de consciência, em um virtuoso trabalho de linguagem do autor.

É um livro impressionante, que exige muita paciência e fôlego do leitor. Mas vale a pena, principalmente para entender como a paz atrapalha os interesses de certos agentes políticos, que se beneficiam do caos.

Em: https://www.instagram.com/renatac.arruda/p/BvXhL-Tg2cI/

site: https://www.instagram.com/renatac.arruda/p/BvXhL-Tg2cI/

Miguel.Martins 11/05/2020

Breve resenha de três surpresas
Esse livro é uma sucessão de gratas surpresas.

Deparei-me com ele pela primeira vez como sugestão de leitura em um blog gringo e fui imediatamente atraída pelo título, sem saber muito sobre a história. A primeira surpresa veio, então, quando o encontrei em uma livraria em BH. Fiquei muito feliz não só pelo livro ter chegado ao Brasil, mas também pelo preço (um calhamaço desses a menos de 40 reais não se encontra todo dia).

E o livro se mostrou um belo investimento tanto pelo custo-benefício quanto pelo conteúdo. Uma obra fluida e envolvente do início ao fim. No começo fiquei um pouco perdida, tentando lembrar de cada personagem e acompanhar todas as histórias. Mas devo dizer que a escrita de Marlon James facilita as coisas um bocado. Cada personagem é verdadeiramente único, e não demora muito até o leitor pegar o ritmo e a personalidade de cada um. Nisso James se mostra um autor inteligente, dedicado e criativo. Essa foi a segunda surpresa. Um livro relativamente desconhecido porém de qualidade ímpar.

A terceira surpresa é o conteúdo de fato. Confesso que a sinopse (se é que se pode chamar de sinopse o texto contido na contra-capa) me fez ter uma ideia sobre o livro que se mostrou, afinal, inteiramente equivocada.

Ainda bem.

A história é muito mais do que a sinopse nos diz. Vai além da própria história. É uma aula de História, de Cultura, de Sociedade. Transporta o leitor para locais onde talvez nunca esteve, mas que se fazem nítidos na imaginação. Conta um lado (um não, vários) de uma história que, acredito, muitos nem sabiam existir. É genial em cada linha e saboroso em cada palavra. É tudo que se espera de um bom livro, e um pouco mais.

@wesleisalgado 13/07/2023

Como bom amante de calhamaços , faço parte do consenso geral de esse livro realmente não precisava ter 700 e poucas páginas.
Apesar da quantidade de páginas e personagens a história é bem didática e como leitor você não se perde em hora nehuma. Não existindo um personagem principal condutor e sim vários através dos quais a história nos é contada.
Toda a trama da tentativa de assassinato do Bob Marley, e o submundo das gangues e partidos que permeavam a Jamaica me prenderam bastante a atenção , por ser algo extremamente novo pra mim. Na verdade só por nunca ter visto a Jamaica retratada em nada antes, já valeu a experiência.

Renan 09/08/2021

Não tem nada e breve nem fácil por aqui
Ameacei desistir desse livro algumas vezes, a história começou a fazer sentido depois de 20% e mesmo assim todos os 26 (VINTE E SEIS) pontos de vista muito diferentes, as vezes sobre as mesmas cenas não facilitaram.
O autor brinca com nossa cara durante a leitura, literalmente dizendo que não teria como escrever essa história de forma comum, pq simplesmente perderia todo o sentido.
Tenho certeza que vou gostar mais desse livro depois que passar um tempo pensando nele.

Bianca 07/06/2021

Dukar@lho
Com certeza o melhor livro que eu li este ano. Extremamente violento, faz com que Pulp Fiction seja filme de criança. Gostei muito da narrativa cortada entre vários personagens. Mas, aviso, é extremamente violento e cruel. Gatilho para estupro, uso de drogas e violência armada.

Livia M. 26/02/2022

Um banho de história e cultura. Afogada em referências musicais, literárias e cinematográficas. Nos passinhos do raggae relembrei os velhos tempos. E por um bom tempo não devo esquecer da expressão ô [**] cagado (rs).

#voltaaomundoem50livros
1/50
Jamaica

Lopes 02/01/2021

Breve História de sete Assassinatos - Marlon James
Incrível! Uma das melhores leituras que já fiz. O primeiro capítulo te prende com uma narrativa ágil, precisa e muito envolvente. Os personagens são muito bem construídos e cada fala ganha uma voz diferente na imaginação do leitor. As 3 partes do livro são igualmente bem contadas e desenvolvidas e no final não ficam pontas soltas. Vale cada página.

Gustavo.Rocha 18/06/2021

Interessante porém maçante.
Não sei nem por onde começar esta resenha. Durante sua leitura Breve História de Sete Assassinatos me causou várias emoções e opiniões. Está longe de ser um bom livro (na minha opinião) e mais longe ainda de ser um favorito.
Nesta obra o autor pega um evento real e constrói uma história fictícia através deste evento, ambientado em uma Jamaica fragilizada por questões políticas o autor expõe como o crime organizado influencia na política ou, dependendo do ponto de vista, como a política influência o crime organizado. O atentado que Bob Marley sofreu é apenas o chamariz da obra pois este não vai ser o carro chefe do livro.
O autor expõe muito bem as barbáries da periferia, a violência em todas as suas nuances, o poder do crime organizado, a guerra de facções, o tráfico de drogas, o elitismo, a desigualdade e a dor da fome e da pobreza. Nisso a obra entrega muito bem e me causou reflexões inúmeras vezes, por mais que seja uma obra de ficção todas estas atrocidades são reais e acontecem na cidade onde eu moro, no país onde vivemos e por todo o globo terrestre. Os capítulos que narram passagens por cracolandias, favelas na Jamaica e guetos em Nova York são os mais expositivos e violentos e me impactaram muito.
Porém este livro não é perfeito, infelizmente muitos capítulos, praticamente a maioria te induzem a divagação e aos devaneios que te desconcentra da leitura pois o personagem está pensando em questões aleatórias NADA relevantes para o contexto do livro, isso se torna cansativo e maçante, é como se você lê páginas e mais páginas e não saiu do lugar. Em alguns trecos a narrativa é feita por personagens em estados de euforia ou abstinência causada pelas drogas se tornando um capítulo cheio de delírios e palavras sem sentindo induzindo o leitor a um estado de confusão que com certeza era a intenção do autor causar esta confusão no leitor porém isso torna a leitura mais maçante ainda, é degradante ler capítulos inteiros com frases desconexas e sem sentido.
Em resumo este é um livro médio, tem uma ótima ideia e a narrativa é bem construída, salvo os trechos de psicose e dos devaneios, nós faz viajar pelas periferias da Jamaica e de Nova York e transmite o sofrimento que estás comunidades sofrem pela violência e o crime organizado, no entanto é um livro volumoso que poderia ter sido escrito com menos páginas sem prender o leitor em um longo ciclo de divagação. De breve só o nome.

tiadodudu 11/02/2024

Cidade de Deus jamaicana
O bordão do livro só poderia ser "ku cagado", na maioria das conversas essa pérola era falada. A quantidade de personagens e o período de 15 anos em que passa a narrativa entre Jamaica e EUA causa confusão e dificulta a torcida por alguém.