O Vulto das Torres

O Vulto das Torres Lawrence Wright

Resenhas - O Vulto das Torres

Bruno.Defaveri 22/09/2023

História do Terrorismo
Um panorama desde a criação dos pensamentos terroristas, a criação de organizações criminosas com base no Alcorão, o surgimento de bin laden como líder terrorista, até os atentados de onze de setembro.

rjulho_ 01/07/2023

Magistral
Andei pensando se faria ou não uma resenha desse livro mas acontece que tudo que li nele não sai da minha cabeça. a melhor forma de contar eventos históricos é dessa maneira, sem deixar de lado as figuras dos acontecimentos, suas influências, aspirações e personalidade.
olhar por uma visão geral é importante, mas entender o que levou cada um dos envolvidos a agir de tal maneira é ainda mais, e isso é passado para o leitor de forma magistral pelo autor.
democrático, pesado, autêntico, genial, triste e ironicamente divertido na maioria do tempo, esses são os adjetivos que melhor descrevem essa obra para mim, mas acima de tudo, uma experiência literária obrigatória para todos que já se pegaram lamentando essa tragédia, mesmo 22 anos depois, nunca esquecida e jamais será.

never forget.

Lucca 28/06/2023

Livro interessante e muito bom pra se compreender as nuances do terrorismo
Há uma extensa gama de informações que vão desde do embrião da Al-Qaeda até o pós 11 de setembro
Escrito extremamente informativo e um aprendizado enorme em relação a como o radicalismo religioso tem suas semelhanças na mais diversas religiões e ao mesmo tempo sua singularidade
Importante também notar como que o EUA sabia que um ataque aconteceria, mas pouco fizeram relação a isso
Evidenciando um estratégia presente desde da segunda guerra mundial em que EUA se deixam ser vítimas para terem o apelo internacional para o contra-ataque
Pelo o livro ser escrito por um estadunidense nota-se alguns esteriótipos com os povos do oriente médio e um discurso nacionalista presente em algumas partes
Contudo este livro é muito interessante e vale a pena ser lido
Por mais maçante que a escrita possa ser
Recomendo

Djúlio 27/05/2021

Esclarecedor e necessário
Como ocidental, pouco conheço sobre a história, cultura e características do Oriente Médio. O tema "terrorismo" sempre esteve presente em nossos ensinamentos de escola e sabemos muito pouco sobre. Pela leitura, pude conhecer um pouco mais não só sobre a Al-Qaeda, mas também das ideologias e os contextos históricos e sociais que levaram à sua formação. Além disso, fica nítido como os Estados Unidos (a dita supremacia dos dias atuais) falhou em se organizar contra o terrorismo, podendo até mesmo ter evitado o "11 de setembro". É um livro muito claro e importante para (re)avaliarmos nossa visão ocidental. Minhas ressalvas ficam com o excesso de informações e nomes, mas sendo um livro jornalístico, era esperado. Gostei! (só não me prendeu tanto)

Renan Lima 03/02/2021

É possível imaginar o mundo sem o 11 de Setembro? Lawrence Wright e sua pesquisa colossal dizem que sim.
O fundamentalismo islâmico é um fantasma que permeia a minha geração. É o equivalente ao medo de uma guerra nuclear para a geração que viveu a Guerra Fria. Claro que com os anos o potencial destrutivo dos grupos fundamentalistas se mostraram infinitamente menores que o das potências nucleares. Infinitamente menores, mas igualmente cruéis e ardilosos na propagação do medo e crueldade.
O Vulto Das Torres é um livro excelente que busca apresentar as raízes e o desenvolvimento de movimentos radicais islâmicos num detalhismo impressionante. Iniciando a narrativa no efervescer das agitações que culminariam na Revolução Egípcia de 1952, Lawrence Wrigth pinta as dinâmicas dos grupos religiosos, nesse início da filosofia fundamentalista, oferecendo um retrato histórico excepcional. A escrita do autor, e seu trabalho de pesquisa, costuram a escalada do terror sem a linguagem didática de um livro de história. Ao optar por narrar tais eventos através de figuras importantes desses movimentos, o livro adquire tons biográficos que nos ajudam a entender figuras que moldaram, para o bem ou para mal, todo esse início de século XXI.
O Vulto das Torres é um livro essencial para qualquer pessoa interessada na história do terrorismo. É um livro cheio de nuances históricas, esclarecedor e instigante. É um mergulho profundo na teia do radicalismo e também na dinâmica complicada entre FBI e CIA. É inacreditável, depois de quase 20 anos, pensar que se não fosse por burocracias bobas e picuinhas o World Trade Center, talvez, estivesse ainda de pé.
Geraldo.Ferreira 08/04/2021minha estante
Excelente a sua resenha. O modo de retratar a religião e o radicalismo religioso foi um dos pontos que mais me agradaram, junto com a falta de interação de CIA e FBI.

Carol T.S. 02/11/2020

Assustador ainda hoje
A história do surgimento do Al Qaeda, Bin Laden e do 11 de Setembro, desde suas raízes. Assustador acompanhar o relato de como Bin Laden uniu fanáticos e perceber que os americanos poderiam ter evitado o 11 de Setembro.

Angelique 28/07/2020

Um dos melhores livros de não ficção que já li.
Um livro super explicativo que mostra onde tudo começou, bem antes de Bin Laden ser conhecido. Enquanto eu lia eu entrava no universo daquela época e tinha a imagem perfeita em minha mente de tudo que o autor relatava, em especial sobre Qutb.
O livro também tem fotos de vários momentos marcantes e de curiosidades ( como a casa, que parecia mais um prédio, de Bin Laden para abrigar todas as suas esposas e filhos).
É um grande livro.

Doug 08/02/2020

Obra prima
Lawrence com perspicácia e brilhantismo, reúne um conjunto de fatos e acontecimentos que tornam possível a compreensão do radicalismo que levaram ao 11 de setembro. Uma leitura imperdível.

gso 06/02/2020

Wright faz uma obra-prima em destrinchar o contexto político, social e econômico que resultaram na ascensão de uma das células terroristas mais bem sucedidas da história moderna e mostra como, num acidente aéreo, não existe so um culpado.

Vini 22/11/2017

O 11 de setembro não aconteceu da noite para o dia
"O Vulto das Torres" mostra todo o caminho, de forma bem detalhada, dos acontecimentos antes do atentado, listando os indivíduos que participaram deles e suas consequências.
Lawrence Wright conta a história de pessoas e eventos fundamentais para o ataque.
Você já ouviu falar em Sayyid Qutb, Ayman al-Zawahiri, o Príncipe Turki ou John O'Neill? Além disso, sabia que a URSS, o governo americano, a família real saudita e o Egito foram fundamentais para o nascimento da Al-Qaeda?
Lendo esse livro, compreendi um pouco o funcionamento da mentalidade de um terrorista, além de acompanhar uma linha de eventos, que começa lá nos anos 50, que culminaram naquela manhã de 11 de setembro.

Rossi 21/01/2013

Lívrasso !
O livro é fundamental para entender as raízes do pensamento radical islâmico a partir da década de 50, da formação das organizações terroristas e da vida do Bin Laden, bem como a ineficiência e os erros dos serviços de inteligência americana. O autor oferece um verdadeiro painel dos acontecimentos que culminaram nos atentados do 11/09. O que impressiona bastante na leitura é a dignidade e "isenção" do autor, pois em momento algum ele cede ao impulso de fazer um retrato grosseiro e caricato de Osama Bin Laden e seus asseclas. Se não bastasse o grau de informações e detalhes da obra, vale lembrar que o livro é de leitura agradável e prazerosa, graças a narrativa ágil e competente desse grande jornalista da revista New Yorker.

Misael 09/05/2012

Falhas táticas
Excelente livro, e traz uma luz sobre a série de trapalhadas que culminaram com os atentados.

Ao contrário do que Michael Moore apregoa, o livro, ganhador do prêmio Pulitzer, esclarece os fatos anteriores e traz à luz as razões pelos quais os terroristas tiveram a liberdade de treinar, planejar e atacar os cidadãos americanos em seu próprio território.

Lucas 14/08/2011

Pesquisa detalhada
Livro imperdível pra quem deseja entender o surgimento do fundamentalismo islâmico, e sua diatribe contra os costumes e o modo liberal ocidental de viver. Uma pesquisa detalhada dos principais protagonistas que assumiram o lugar de inimigos americanos, antes pertencido à destroçada URSS, e fizeram a maior potência mundial tremer diante de sua empreitada terrorista.
Geraldo.Ferreira 08/04/2021minha estante
Muito bem! Religião e radicalismo, muito difícil de entender, e aí o autor nós traz uma boa indicação.

Ângelo 05/07/2011minha estante
Muito boa a resenha. Li o livro duas vezes e asseguro que foi um dos melhores que já vi. Texto jornalístico com a potência literária de um romance. Wright realmente se superou.

Rafael Hertel 13/11/2019minha estante
Olá pessoal, as avaliações positivas também me motivaram a criar meu próprio blog pessoal. Para quem quiser dar uma olhada: https://osmelhoreslivros.com.br/o-vulto-das-torres/

Andréia 18/07/2010

O mundo pós-11 de setembro
Este livro é para quem tem estômago forte e não acredita em teorias da conspiração. É para quem viu o mundo mudar após os atentados aos EUA em 11 de setembro de 2001, e quer entender como chegamos a essa mudança. Narra jornalistica e magistralmente a trajetória da Al Qaeda até o 11 de setembro, e reconstitui o mundo de Osama Bin Laden.