A Cor de Coraline Alexandre Rampazo

lucas.rebesi 14/08/2020

Leia!!
Que livro!!!
Apaixonei na Coraline!
Com uma mente ágil ela nos guia pelas páginas com suas observações e questionamentos instigantes diante do pedido do colega Pedrinho: "me empresta o lápis cor de pele?" ????

Qual pele? Qual cor? Coraline com sua caixa de lápis de 12 cores demora algum tempo para se decidir, até encontrar o lápis certo!

Pra você, qual é o lápis cor de pele? Para o Lucas existe um trilhão de cores de pele!

Percorrer as páginas com as belas ilustrações do A. Rampazzo foi muito elucidativo e um prato cheio para iniciar uma conversa mais rica sobre cor da pele com as crianças.

? Este é o nosso terceiro livro do Alexandre Rampazo, fico encantada como se utiliza do próprio objeto livro, sem pop up, sons, texturas, nada disto, para criar um ambiente criativo utilizando-se apenas do papel, da grafia das palavras e no caso desta obra das cores das letras.
Super indico para as crianças que dizem não gostar de livro! Irão descobrir outras possibilidades! Vão descobrir que o livro é um mundo infinito!

lucas.rebesi 14/08/2020

Leia!!
Que livro!!!
Apaixonei na Coraline!

Lucy 27/07/2020

Estou apaixonada por Rampazo
Li e fiquei com cara de lagosta.
E delois me desenhei com todas as cores que tem na caixa de 12 cores.

Mandy 04/06/2020

A cor de Coraline
Coraline e Pedrinho estavam pintando e, de repente, ele pede para Coraline emprestar o lápis cor de pele à ele.
Coraline então começa a divagar sobre o que aquilo representa e sobre qual lápis ela deveria dar ao Pedrinho, afinal há 12 cores diferentes na sua caixa.
Qual será a cor que Pedrinho quer?

QUE LIVRO PERFEITO!

As ilustrações são incríveis e é uma ótima forma de debater a questão racial com os pequenos.

Ameeei

Fábio 06/02/2020

Fiquei com cara de Lagosta...
Leitura válida para crianças e adultos, a dúvida de Coraline é também a minha dúvida. Eu também fico com cara de lagosta quando os amigos, colegas, familiares e até conhecidos em comum fazem uma ou outra pergunta que me deixa com a cabeça repleta de grande interrogações??????
Mesmo com todas as indagações que Coraline se faz, não como cobrança, mas como desafio, o tentar saber o que o coleguinha quis dizer com aquela pergunta, achei o livro incrível pela linguagem simples e desafiadora no sentindo de fazer o leitor pensar.

Um livro com um tema que grita, mas que poucos escutam.
Ariane 23/09/2023minha estante
Gostaria de saber qual é a cara de lagosta kkkk

Fábio 24/09/2023minha estante
kkkk Ariane, cara de lagosta hoje é quase que uma cara com o temporizador de "download" na testa, entendi, mas nao compreendi. Leva um tempo processando a informação.

Ariane 24/09/2023minha estante
Então faço isso sempre kkkk

Fábio 24/09/2023minha estante
sempre faz cara de lagosta sem saber que é lagosta. kkkk

Ariane 24/09/2023minha estante
Isso mesmo kkk, e algu.as vezes fico vermelha quanto uma lagosta kkk

*algumas

Fábio 25/09/2023minha estante
Kkkkkk é faz parte do processo da lagosta ficar rubra. Kkk

Ariane 25/09/2023minha estante
Uma da coisas que acho mais legal na leitura e em conversar com pessoas que lêem muito é a quantidade de palavras novas que aprendo e que jamais usei na vida kkk, como: "rubra" kkkk. Claro ainda não sei escrever bem, mas gosto de admirar pessoas que fazem isso.

Fábio 25/09/2023minha estante
ah a leitura facilita e enriquece muito o nosso vocabulario, é uma pena que nem todas as palavras sejam aplicadas hoje em dia. "Rubra" nao lembro de ter lido em nenhum lugar, mas lembro dela de uma personagem de Fernanda Montenegro no seriado "Hoje é dia de Maria", de mil anos atrás.

Fábio 25/09/2023minha estante
Ariane, não se cobre tanto. Você escreve a sua maneira, é compreensível. Um bom diálogo é feito com palavras, usuais ou não usuais se faz entender. Então, acredito que o importante é escrever e se comunicar. Nem o melhor dos escritores escapa de uma boa revisão ortográfica. Então só escreva.

Ariane 25/09/2023minha estante
Mas ainda sim acho lindo!

Comenta Livros 13/05/2019

Lindo livro para seu filho
Compre esse livro e leia para seu filho, simplesmente sensacional.

site: http://comentalivros.com/a-cor-de-coraline-alexandre-rampazo/
Mi 13/05/2019minha estante
obrigada pela dica

Comenta Livros 17/05/2019minha estante
imagina, vale a pena ler.

Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

A Cor de Coraline
Que amorzinho! é a primeira coisa que eu tenho pra dizer sobre essa história. Eu tenho intercalado alguns quadrinhos, mangás e livros ilustrados entre as minhas leituras e assim que Coraline chegou por aqui eu já devorei. São pouco mais de 32 páginas contendo muitas ilustrações e pequenos blocos de texto, mas que contam uma linda história.

O debate sobre tom de pele e racismo é algo que está sempre em pauta. Qual é a cor da pele e como essa interpretação se forma na cabeça de uma criança foi uma forma muito especial e lúdica de abordar a temática. Alexandre Rampazo realmente acertou muito no tom.

Coraline vai especular das cores mais “óbvias” aquelas que não fariam muito sentido, mas que na cabeça da menina podem ter alguma explicação, afinal Pedrinho não definiu um parâmetro. Pele de quem? Dela, dele, de um personagem, de um animal? E, acho que algo que é o mais importante, importa mesmo descobrir qual é a resposta para essa pergunta? Será que existe uma cor certa?

Eu não sabia muito o que esperar mais fiquei apaixonada pela lógica e leveza da história. Certamente vou indicar a todo mundo que tem filhos pequenos para que essa seja uma história compartilhada na infância. Tenho certeza que a reação das crianças, seja de entendimento total, reflexão ou até discordância leve os pais a trabalhar o assunto da igualdade e do não preconceito de forma muito sadia, moldando jovens mais atentos ao tema desde o inicio.

Como a própria sinopse já diz, as cores não estão aqui para servirem de diferenciação e sim para colorir e deixar o mundo ainda mais belo. Talvez nem Pedro saiba a cor que ele pediu, talvez a que Coraline escolher não vai ser a que ele esperou, mas ao fim, não é realmente a cor que importa.

A Cor de Coraline é um livro ilustrado, curtinho, mas com uma mensagem muito bonita e importante se ser apresentada às crianças. Pros papais, mamães, irmãos, titios, titias, madrinhas e padrinhos, fica aqui uma ótima representação para dividir com o pequeno que encanta a sua vida. Você vai se divertir e ainda passar a frente uma mensagem tão legal e importante. Vamos todos viajar e encontrar significado junto com Coraline.

site: http://resenhandosonhos.com/cor-de-coraline-alexandre-rampazo/

Biblioteca Álvaro Guerra 25/05/2018

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788562500763

Sil 21/10/2017

Quando eu era criança usava aquela caixa de lápis da Faber com cerca de 24 cores e adorava pintar as coisas de vários jeitos diferentes, porque eu sempre fui estranha mesmo. Mas sempre que um colega me pedia a "cor de pele" emprestada eu sempre dava aquele meio rosinha/branco (sei lá realmente qual o nome daquela cor) porque sempre identifiquei aquela cor como sendo a cor da minha pele. Mas e ai se meu colega era negro? Ou sabe quando você tem aquela colega tão branca, mas tão branca que sua pele chega a ser vermelha? É mais ou menos esses questionamentos que Coraline tem no livro.

O livro trás de uma forma bem simples as inúmeras possibilidades de cores que as pessoas os seres podem ter pela visão da própria Coraline. Por mais que seja um livro voltado para o publico jovem ele deveria também ser uma leitura obrigatória para os adultos que ainda hoje definem cor da pele como algo importante, quando na verdade é só um detalhe que faz parte da pessoa como um todo. Para mim o mais legal não foi apenas essa duvida da personagem em relação a cor da pele mas sim as descrições que ela foi dando aos seres que poderiam ter pele verde, rosa, ou vermelha.

Além da história em si o livro contém ilustrações bem legais e coloridas com as doze cores que Coraline tem no seu estojo. Vale a pena dar uma conferida e, claro, dar de presente para alguma criança.

site: https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/2017/05/resenha-cor-de-coraline.html#more

Poesia na Alma 01/06/2017

criatividade
Quando a criatividade embala nossos pensamentos, uma simples pergunta pode nos fazer viajar por todos os lugares e dimensões. Acredito que assim aconteceu com Coraline.
continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/06/resenha-cor-de-coraline.html

Cheiro de Livro 22/05/2017

A Cor de Coraline
Livros infantis são vitais para a formação de novos leitores e no Brasil temos uma riquíssima literatura voltada para os pequenos. Aqui na Redação adoramos livros pra qualquer idade e quando “A Cor de Coraline” com sua edição grande e de capa dura chegou fui logo mergulhando na leitura.

Alexandre Rampazo pega uma situação banal, uma criança pedindo emprestado um lápis de cor, e faz disso um alerta para o preconceito que existe, ainda, em muitas das expressões que usamos cotidianamente. Pedrinho pede um lápis “cor da pele” para Coraline e ela fica confusa com o pedido e começa a divagar sobre as cores.

Em um mundo dominado por pessoas brancas lápis cor da pele é bege ou rosa, é a primeira cor que vem a cabeça da maioria das pessoas sem nem mesmo se dar ao trabalho de pensar o quão preconceituoso é esse conceito. Foi necessário um livro infantil para me alertar disso, para me fazer pensar nessas pequenas coisas que eram tão comuns e não deveriam ser.

“A Cor de Coraline” tem ilustrações lindas, divagações infantis coloridas e uma resolução ótima, com nossa protagonista entregando um lápis da cor dela, marrom, para Pedrinho.

site: http://cheirodelivro.com/cor-de-coraline/

Carla Luz 08/05/2017

Um livro lindo!
"A cor de Coraline", texto e ilustração de Alexandre Rampazo pela Editora Rocco Pequenos Leitores.

Toda a história gira em torno da pergunta "Coraline, me empresta o lápis cor de pele?". A partir dessa pergunta nós mergulhamos no mundo das cores e da imaginação para pensar sobre as cores de pele e sua importância. Um jeito bonito, simples e profundo de falar sobre cor, racismo e aceitação de ser como é.
Recomendo para todos os professores de todas as faixas etárias. Muito bom.

site: http://obrigadeiroliterario.blogspot.com.br