A Cor de Coraline Alexandre Rampazo

Resenhas - A Cor de Coraline

Carla Forner 11/09/2020

Um livro infantil que nos trás uma enorme reflexão... recomendo a todos a lerem e refletirem sobre o assunto abordado no livro.

Juliana Amaro 09/04/2021

Em Cor de Coraline, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo explorou inúmeras possibilidades desde uma caixa de lápis de cor e da imaginação das crianças aos problemas dos colegas à imaginação dos filhos de Coraline. Mostra que o mundo se tornou mais colorido-diverso -do que estamos acostumados a pensar. Este livro explora jocosamente diversos temas para crianças com textos curtos e humorísticos e belas ilustrações. A quarta capa foi assinada pelo premiado autor Ignácio de Loyola Brandão.

BeatrizViana0 09/01/2024

Lindo!
Que livro mais fofo! Amei a história. De forma bastante simples e objetiva, o livro mostra que todas as cores são importantes no mundo! As crianças vão amar.

Luciana 09/05/2022

Ótimo assunto para abordar com qualquer criança
Ótimo para minha filha se sentir inserida e vê que a cor dela é relevante.
Ótimo para os amiguinhos verem que as cores existem.

Tonyfuckin 13/04/2021

Decidi começar umas leituras infantis, buscando por meio delas incentivar meus sobrinhos e primos mais novos a ler. Enquanto estou esperando chegar Sulwe, encontrei "A Cor de Coraline" no kindle unlimites (e é uma belezura de tantas ilustrações), me encantei de primeira com a proposta do livro, mas foi quando realmente li que entendi o poder que ele tem de mudar hábitos que já deveriam ter caído.

Esse é um da lista que leva educação de uma forma leve, e, principalmente, fazendo com que as crianças se questionem e entendam um pouco mais sobre diversidade.

hendy2 16/10/2020

um livro lindo com ilustrações lindas, e mesmo curtinho, tem uma mensagem muito importante.

Carla Luz 08/05/2017

Um livro lindo!
"A cor de Coraline", texto e ilustração de Alexandre Rampazo pela Editora Rocco Pequenos Leitores.

Toda a história gira em torno da pergunta "Coraline, me empresta o lápis cor de pele?". A partir dessa pergunta nós mergulhamos no mundo das cores e da imaginação para pensar sobre as cores de pele e sua importância. Um jeito bonito, simples e profundo de falar sobre cor, racismo e aceitação de ser como é.
Recomendo para todos os professores de todas as faixas etárias. Muito bom.

site: http://obrigadeiroliterario.blogspot.com.br

Bruna Jéssika 15/10/2020

Que cor seria "cor de pele"
Um excelente livro para usarmos como ferramenta para trabalhar a vastidão étnica do nosso povo.

nina.gab 02/09/2020

Coraline, se vê presa em uma enrrascada qual é a cor de pele?

Comenta Livros 13/05/2019

Lindo livro para seu filho
Compre esse livro e leia para seu filho, simplesmente sensacional.

site: http://comentalivros.com/a-cor-de-coraline-alexandre-rampazo/
Mi 13/05/2019minha estante
obrigada pela dica

Comenta Livros 17/05/2019minha estante
imagina, vale a pena ler.

Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

A Cor de Coraline
Que amorzinho! é a primeira coisa que eu tenho pra dizer sobre essa história. Eu tenho intercalado alguns quadrinhos, mangás e livros ilustrados entre as minhas leituras e assim que Coraline chegou por aqui eu já devorei. São pouco mais de 32 páginas contendo muitas ilustrações e pequenos blocos de texto, mas que contam uma linda história.

O debate sobre tom de pele e racismo é algo que está sempre em pauta. Qual é a cor da pele e como essa interpretação se forma na cabeça de uma criança foi uma forma muito especial e lúdica de abordar a temática. Alexandre Rampazo realmente acertou muito no tom.

Coraline vai especular das cores mais “óbvias” aquelas que não fariam muito sentido, mas que na cabeça da menina podem ter alguma explicação, afinal Pedrinho não definiu um parâmetro. Pele de quem? Dela, dele, de um personagem, de um animal? E, acho que algo que é o mais importante, importa mesmo descobrir qual é a resposta para essa pergunta? Será que existe uma cor certa?

Eu não sabia muito o que esperar mais fiquei apaixonada pela lógica e leveza da história. Certamente vou indicar a todo mundo que tem filhos pequenos para que essa seja uma história compartilhada na infância. Tenho certeza que a reação das crianças, seja de entendimento total, reflexão ou até discordância leve os pais a trabalhar o assunto da igualdade e do não preconceito de forma muito sadia, moldando jovens mais atentos ao tema desde o inicio.

Como a própria sinopse já diz, as cores não estão aqui para servirem de diferenciação e sim para colorir e deixar o mundo ainda mais belo. Talvez nem Pedro saiba a cor que ele pediu, talvez a que Coraline escolher não vai ser a que ele esperou, mas ao fim, não é realmente a cor que importa.

A Cor de Coraline é um livro ilustrado, curtinho, mas com uma mensagem muito bonita e importante se ser apresentada às crianças. Pros papais, mamães, irmãos, titios, titias, madrinhas e padrinhos, fica aqui uma ótima representação para dividir com o pequeno que encanta a sua vida. Você vai se divertir e ainda passar a frente uma mensagem tão legal e importante. Vamos todos viajar e encontrar significado junto com Coraline.

site: http://resenhandosonhos.com/cor-de-coraline-alexandre-rampazo/

Sil 21/10/2017

Quando eu era criança usava aquela caixa de lápis da Faber com cerca de 24 cores e adorava pintar as coisas de vários jeitos diferentes, porque eu sempre fui estranha mesmo. Mas sempre que um colega me pedia a "cor de pele" emprestada eu sempre dava aquele meio rosinha/branco (sei lá realmente qual o nome daquela cor) porque sempre identifiquei aquela cor como sendo a cor da minha pele. Mas e ai se meu colega era negro? Ou sabe quando você tem aquela colega tão branca, mas tão branca que sua pele chega a ser vermelha? É mais ou menos esses questionamentos que Coraline tem no livro.

O livro trás de uma forma bem simples as inúmeras possibilidades de cores que as pessoas os seres podem ter pela visão da própria Coraline. Por mais que seja um livro voltado para o publico jovem ele deveria também ser uma leitura obrigatória para os adultos que ainda hoje definem cor da pele como algo importante, quando na verdade é só um detalhe que faz parte da pessoa como um todo. Para mim o mais legal não foi apenas essa duvida da personagem em relação a cor da pele mas sim as descrições que ela foi dando aos seres que poderiam ter pele verde, rosa, ou vermelha.

Além da história em si o livro contém ilustrações bem legais e coloridas com as doze cores que Coraline tem no seu estojo. Vale a pena dar uma conferida e, claro, dar de presente para alguma criança.

site: https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/2017/05/resenha-cor-de-coraline.html#more

Poesia na Alma 01/06/2017

criatividade
Quando a criatividade embala nossos pensamentos, uma simples pergunta pode nos fazer viajar por todos os lugares e dimensões. Acredito que assim aconteceu com Coraline.
continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/06/resenha-cor-de-coraline.html

Cheiro de Livro 22/05/2017

A Cor de Coraline
Livros infantis são vitais para a formação de novos leitores e no Brasil temos uma riquíssima literatura voltada para os pequenos. Aqui na Redação adoramos livros pra qualquer idade e quando “A Cor de Coraline” com sua edição grande e de capa dura chegou fui logo mergulhando na leitura.

Alexandre Rampazo pega uma situação banal, uma criança pedindo emprestado um lápis de cor, e faz disso um alerta para o preconceito que existe, ainda, em muitas das expressões que usamos cotidianamente. Pedrinho pede um lápis “cor da pele” para Coraline e ela fica confusa com o pedido e começa a divagar sobre as cores.

Em um mundo dominado por pessoas brancas lápis cor da pele é bege ou rosa, é a primeira cor que vem a cabeça da maioria das pessoas sem nem mesmo se dar ao trabalho de pensar o quão preconceituoso é esse conceito. Foi necessário um livro infantil para me alertar disso, para me fazer pensar nessas pequenas coisas que eram tão comuns e não deveriam ser.

“A Cor de Coraline” tem ilustrações lindas, divagações infantis coloridas e uma resolução ótima, com nossa protagonista entregando um lápis da cor dela, marrom, para Pedrinho.

site: http://cheirodelivro.com/cor-de-coraline/