A Cor de Coraline

A Cor de Coraline Alexandre Rampazo

Resenhas - A Cor de Coraline

Comenta Livros 13/05/2019

Lindo livro para seu filho
Compre esse livro e leia para seu filho, simplesmente sensacional.

site: http://comentalivros.com/a-cor-de-coraline-alexandre-rampazo/
Mi 13/05/2019minha estante
obrigada pela dica

Comenta Livros 17/05/2019minha estante
imagina, vale a pena ler.

Sil 21/10/2017

Quando eu era criança usava aquela caixa de lápis da Faber com cerca de 24 cores e adorava pintar as coisas de vários jeitos diferentes, porque eu sempre fui estranha mesmo. Mas sempre que um colega me pedia a "cor de pele" emprestada eu sempre dava aquele meio rosinha/branco (sei lá realmente qual o nome daquela cor) porque sempre identifiquei aquela cor como sendo a cor da minha pele. Mas e ai se meu colega era negro? Ou sabe quando você tem aquela colega tão branca, mas tão branca que sua pele chega a ser vermelha? É mais ou menos esses questionamentos que Coraline tem no livro.

O livro trás de uma forma bem simples as inúmeras possibilidades de cores que as pessoas os seres podem ter pela visão da própria Coraline. Por mais que seja um livro voltado para o publico jovem ele deveria também ser uma leitura obrigatória para os adultos que ainda hoje definem cor da pele como algo importante, quando na verdade é só um detalhe que faz parte da pessoa como um todo. Para mim o mais legal não foi apenas essa duvida da personagem em relação a cor da pele mas sim as descrições que ela foi dando aos seres que poderiam ter pele verde, rosa, ou vermelha.

Além da história em si o livro contém ilustrações bem legais e coloridas com as doze cores que Coraline tem no seu estojo. Vale a pena dar uma conferida e, claro, dar de presente para alguma criança.

site: https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/2017/05/resenha-cor-de-coraline.html#more

Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

A Cor de Coraline
Que amorzinho! é a primeira coisa que eu tenho pra dizer sobre essa história. Eu tenho intercalado alguns quadrinhos, mangás e livros ilustrados entre as minhas leituras e assim que Coraline chegou por aqui eu já devorei. São pouco mais de 32 páginas contendo muitas ilustrações e pequenos blocos de texto, mas que contam uma linda história.

O debate sobre tom de pele e racismo é algo que está sempre em pauta. Qual é a cor da pele e como essa interpretação se forma na cabeça de uma criança foi uma forma muito especial e lúdica de abordar a temática. Alexandre Rampazo realmente acertou muito no tom.

Coraline vai especular das cores mais “óbvias” aquelas que não fariam muito sentido, mas que na cabeça da menina podem ter alguma explicação, afinal Pedrinho não definiu um parâmetro. Pele de quem? Dela, dele, de um personagem, de um animal? E, acho que algo que é o mais importante, importa mesmo descobrir qual é a resposta para essa pergunta? Será que existe uma cor certa?

Eu não sabia muito o que esperar mais fiquei apaixonada pela lógica e leveza da história. Certamente vou indicar a todo mundo que tem filhos pequenos para que essa seja uma história compartilhada na infância. Tenho certeza que a reação das crianças, seja de entendimento total, reflexão ou até discordância leve os pais a trabalhar o assunto da igualdade e do não preconceito de forma muito sadia, moldando jovens mais atentos ao tema desde o inicio.

Como a própria sinopse já diz, as cores não estão aqui para servirem de diferenciação e sim para colorir e deixar o mundo ainda mais belo. Talvez nem Pedro saiba a cor que ele pediu, talvez a que Coraline escolher não vai ser a que ele esperou, mas ao fim, não é realmente a cor que importa.

A Cor de Coraline é um livro ilustrado, curtinho, mas com uma mensagem muito bonita e importante se ser apresentada às crianças. Pros papais, mamães, irmãos, titios, titias, madrinhas e padrinhos, fica aqui uma ótima representação para dividir com o pequeno que encanta a sua vida. Você vai se divertir e ainda passar a frente uma mensagem tão legal e importante. Vamos todos viajar e encontrar significado junto com Coraline.

site: http://resenhandosonhos.com/cor-de-coraline-alexandre-rampazo/

Meiri.Rodrigues 11/04/2024

Perfeito
É um livro infantil,mas com um questionamento muito atual e um aprendizado valioso. Super indico para leitura com os pequenos e para adultos refletirem também.

nmstoppa 21/03/2021

Li esse livro de graça no Kindle Unlimited, e li em nem 5min direito, só fico pensando o preço que deve ser esse livro KKKKKK realmente, se tu quiser comprar livro infantil pro seu filho, saiba que tu vai pagar uma grana pra livro que se lê rapidinho e tem poucas páginas.

Desiree Iasmin 27/01/2024

Uma linda, e curta, história sobre uma pergunta que muitas crianças podem se fazer ao ouvir do coleguinha "me empresta o lápis cor de pele?"
Mas qual é a cor da pele?
Coraline divaga sobre qual cor escolher entre seus 12 lápis de cor quando seu amigo lhe pede um lápis cor de pele e o final não podia ser mais bonito.

abacaxeira 24/09/2023

"Mas será que tá certo? A cor da pele é só uma? A gente vive num mundo com um monte de gente diferente... Línguas diferentes, tamanhos diferentes, jeitos diferentes, cabelos diferentes, origens diferentes, cores de pele diferentes."

Debora551 20/05/2023

Lápis cor de pele
Em 12 cores da caixa de lápis, qual seria a cor de pele?

Livro infantil para minhas crianças ??
Válido para adultos também. Uma boa reflexão sobre diversidade e racismo.

lucas.rebesi 14/08/2020

Leia!!
Que livro!!!
Apaixonei na Coraline!
Com uma mente ágil ela nos guia pelas páginas com suas observações e questionamentos instigantes diante do pedido do colega Pedrinho: "me empresta o lápis cor de pele?" ????

Qual pele? Qual cor? Coraline com sua caixa de lápis de 12 cores demora algum tempo para se decidir, até encontrar o lápis certo!

Pra você, qual é o lápis cor de pele? Para o Lucas existe um trilhão de cores de pele!

Percorrer as páginas com as belas ilustrações do A. Rampazzo foi muito elucidativo e um prato cheio para iniciar uma conversa mais rica sobre cor da pele com as crianças.

? Este é o nosso terceiro livro do Alexandre Rampazo, fico encantada como se utiliza do próprio objeto livro, sem pop up, sons, texturas, nada disto, para criar um ambiente criativo utilizando-se apenas do papel, da grafia das palavras e no caso desta obra das cores das letras.
Super indico para as crianças que dizem não gostar de livro! Irão descobrir outras possibilidades! Vão descobrir que o livro é um mundo infinito!

Hannah 24/06/2021

Leitura rápida e essencial para crianças e adultos. Apesar de ser uma narrativa com diálogo curto, nos faz refletir sobre todas as situações que as pessoas nos deixam com "cara de lagosta".

As ilustrações são belíssimas e sensíveis. Amei!

Carol 11/12/2020

Por mais diversidade didática assim
Sempre que se aproxima do fim do ano do acabo conferindo alguns títulos para descobrir o que vou dar de Natal para as crianças da família. Eu sou a prima que sempre dá um livro de presente - já ouvi reclamações, mas não parei por causa disso.

A Cor de Coraline se desenvolve a partir de uma simples pergunta: "qual é a cor de pele?"
Há tantas possibilidades e Coraline vai passar por todas elas até criar sua própria resposta.
É uma história linda e que vale ser compartilhada com crianças brancas, pretas e amarelas. Temos que criar um ambiente mais acolhedor para as minorias que quase nunca são retratadas como protagonistas.

Além disso, esse livro foi finalista do prêmio Jabuti e ganhou o selo da Unesco.
Por isso, inclua essa obra sim na suas lista de conseguir. ??

Jeanine 11/02/2021

Que livrinho encantador!!! Qual é o lápis "cor de pele ? Diante dessa pergunta, Coraline começa a refletir. Uma leitura importantíssima para ser trabalhada em sala de aula e lida por adultos também, para que ninguém fique com cara de lagosta!