Belas Maldições

Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fran.Almeida 24/03/2024

"Isso era o que alguns humanos achavam difícil de compreender. O Inferno não era um grande reservatório de maldade, não mais do que o Céu, na opinião de Crowley, era uma fonte de bondade; eles eram apenas lados do grande jogo de xadrez cósmico. Onde se encontrava a coisa em si, a verdadeira graça e a verdadeira treva da maldade, era bem no interior da mente humana."

jugreenbriar 03/02/2024

Belas histórias (maldições também)
Belas Maldições retrata um anjo e um demônio, um armagedom, e um anticristo. É uma história que te faz mergulhar pra dentro dela de uma vez, e eu leria de novo e de novo, e de novo.
A coisa mais excepcional desse livro é o anticristo não ser bom nem mau, ele é só humano, inteiramente humano. E isso é emocionante, chorei nas últimas páginas.

Nico 02/02/2024

Infelizmente, não é tão legal.
Minha relação com essa obra começou muitos anos atrás, quando uma amiga me deu o livro. O nome do Neil Gaiman se destacou aos meus olhos, mas nunca saí da metade do livro -atribuí esse abandono à faculdade. Na época, Crowley era, realmente, o único personagem que despertou meu interesse, mas não foi o suficiente para impedir minha pausa.

Esse ano, após assistir, reassistir (e me tornar fã) da série, enfim, reiniciei a leitura, com a mente mais descansada - sem faculdade para culpar, contudo, mais uma vez, me peguei frustrado e com vontade de desistir do livro.

Terminei, com esforço, e fazendo um esforço ainda maior para não comparar a adaptação à obra original, essas foram minhas considerações:

A linguagem do livro é muito legal. É divertida e fluida, entretanto, essa fluidez é constantemente barrada pela quantidade de arcos simultâneos que revezam entre si, às vezes, em poucos parágrafos e, no máximo, em poucas páginas.

Esses cortes, repentinos, quebram o ritmo da narrativa, confundem o leitor e criam uma ansiedade desnecessária. Penso que, talvez, isso tenha sido proposital. Que essa ansiedade e "pressa" em mostrar vários pontos da narrativa tenham sido pensados para serem assim, mas PARA MIM, enquanto leitor, essa dinâmica não funciona.

Quando uma cena começa a se desenvolver e a trama fica interessante, há um corte repentido e a gente retorna ao mesmo padrão de um novo cenário, novo ponto de vista, novas descrições e precisamos readaptar nosso ritmo,l de leitura, só para ele ser quebrado logo depois e de novo e de novo.

No final, a leitura ficou massante e, por vezes, irritante, além de atrapalhar a conexão com os personagens. - Inclusive, mantenho o meu apego (no livro) apenas ao personagem do Crowley, que foi o único que consegui acompanhar e me interessar pelo desenvolvimento.

Devo dizer que na segunda metade do livro, os outros arcos ficaram tão entediantes que eu realmente só queria pular para as cenas em que Aziraphale e Crowley apareciam - e quanto menos eles apareciamz mais eu me frustrava.

Enfim, acho a história do livro fantástica, mas o formato escolhido e o desenvolvimento da história deixa muito a desejar. :(

Elden.Alencar 24/12/2023

Humor Inefável...
Uma sátira a histórias de profecias apocalípticas como ?A Profecia? e ?O Bebê de Rosemary?, carregada com o famigerado humor britânico.

Segundo as Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar! O que é um grande problema para Aziraphale, emissário do Céu, e seu colega Crowley, que na época de Adão ocupava o posto de Serpente do Paraíso. Eles querem impedir o Apocalipse, porque a Terra é um ótimo lugar para se viver, pelo menos na opinião deles, e para isso eles precisam encontrar a criatura mais poderosa do mundo, o Anticristo... um garotinho de onze anos, que adora seu cachorro, se preocupa com o meio ambiente e é o filho que todo pai gostaria de ter.

Aziraphale e Crowley são opostos, não deveriam ser ?parceiros?, mas se conhecem e moram na terra desde de o inicio dos tempos, passaram por muita coisa, aprenderam a se tolerar, e até a se gostar... a história está repleta de personagens opostos, e no fundo ela é sobre isso, o equilíbrio e coexistência entre opostos...

É bom rir de si mesmo e do que se acredita de vez em quando, não dá para levar tudo a ferro e fogo o tempo todo, quem gosta de Douglas Adams ou Monty Python, vai se divertir muito com a apocalíptica escrita de Terry Pratchett e Neil Gaiman.

"E não havia maçã no mundo, na opinião de Adam, que não valesse os apuros em que você se metia para comê-la."

Rosângela Luz 24/11/2023

Se eu for comentar tudo que gostaria sobre Gaiman faltaria espaço. Além de respeitar muito nosso país, suas obras são incríveis seja com linguagem verbal e não verbal. Seja audiovisual, seja HQ? tudo é perfeito ! Já dá para perceber que sou fã incondicional. Pensando em Belas maldições, algo tão bem feito dosado no humor e no drama e que é prazeroso de ler. A leitura flui rápido e você termina com um sorriso no rosto?

Rafa Mello 25/01/2023

A adaptação é melhor???
Lá em meados de 2021, no meio do caos pandêmico, assisti "Good Omens" e foi uma agradável surpresa: série levinha, aquele humor irônico e gostoso e personagens muito gostáveis. Claro que tinha dedo do Neil Gaiman nisso. Por conta disso, fiquei motivada a ler o livro, mas demorei pra realmente alcançá-lo na milha longa lista de leitura.
"Belas maldições" tem as mesmas características do seriado derivado dele: é levinho, tem um humor irônico e gostoso e personagens muito gostáveis. Mas faltou algo.

O que mais me incomodou provavelmente foi a falta de linearidade da narrativa. Os capítulos são curtos e alternam entre os diversos núcleos da trama de uma forma que não me agradou. Ao mesmo tempo que a estratégia de levar quem está lendo a ir juntando as peças aos poucos, em vários momentos eu senti que a narrativa quebrada atrapalhava o engajamento na leitura, porque era tudo tão "picado" que exigia um esforço muito maior do que eu pensei. Acho que isso se torna ainda mais incômodo considerando que o público-alvo, creio eu, é um público infanto-juvenil, ainda sem tanta bagagem literária, ao qual a leitura pode ser muito cansativa e confusa.

Dito isso, e talvez quebrando uma das regras mais comuns entre leitores, minha recomendação é ver a série primeiro. Apesar disso tirar um pouco da magia de ir juntando as peças aos poucos, acredito que foi isso que me ajudou a chegar até o fim com uma narrativa mais contínua.
SERASSE SOU UMA LEITORA SIMPLES E BURRA? PODE SER QUE SIM!! Isso, no entanto, não retira o fato de que eu achei que tudo ficou muito mais divertido já conhecendo os personagens com antecedência.

E AGORA EU VOU DAR UM SPOILERZINHO, HEINNN!!
senti que faltou aquele gostinho de romance entre Aziraphale e Crowley!! pelo amor de deus eu queria mais daquela tensão homossexual entre os dois!!!!!!
FIM DO SPOILER

Ah, lembrando que o timing pra ler é ótimo, porque a segunda temporada da série vem aí. O livro termina exatamente onde a segunda começa, então vai todo mundo começar completamente sem saber o que vai rolar. Bom demais!

Idanisee 17/11/2022

Fim do mundo
O anticristo é mandado para a terra com a missão de começar o armagedon, Adam o destruidor ,grande besta , pai das mentiras ,anjo do abismo ,acabou caindo na família errada e cresceu com uma família normal , o anjo e o demônio que já estavam familiriazados com o mundo não queriam o fim dele , então foram acompanhar o crescimento de quem eles achavam ser o anticristo para assim a criança ter influência do bem e do mal , e manter o equilíbrio.
Gostei da leitura , em alguns momentos me tirou uma risadas , Crowley e Aziraphale formam uma dupla bem peculiar com piadinhas ácidas do Crowley e a "ingenuidade" do anjo Aziraphale.
RECOMENDO .

Flora 22/10/2022

Uma mistura louca que se tomou lugar no meu coração
Quando comecei a ler imaginei que fosse gostar por conta da escrita do Neil Gaiman, que é algo que normalmente me agrada, mas me surpreendi, foi bem melhor do que imaginava. O livro me fazia rir quando precisava, me fazia pensar, e me levava como uma folha ao vento, pra onde eu precisava ir.
O tema podia ser algo super pesado, afinal o fim do mundo não é pra qualquer um, mas é feito de forma tão leve que eu só queria continuar ali.
Se tornou um dos meus livros favoritos sem via de dúvidas.

Gabriela 05/09/2022

Um ano para terminar esse livro. Eu achei que estava demorando mas não notei o quanto até ver o histórico aqui do app.

Eu honestamente esperava bem mais. A história em si me chamou muito a atenção. Mas a forma como os autores conduzem o livro é de fato maçante e difícil de entender. Em vários momentos eu me perdi e o livro é realmente tão chato que não fiz questão de voltar e reler as partes não compreendidas.

As trocas de cena e personagens fazem o leitor se perder totalmente. Eu entendi melhor o ritmo depois da metade mas isso não o deixou mais interessante. Sinto que se fosse escrito de outra forma seria uma boa história. Eu francamente só não desisti de ler porque não gosto da ideia de ter um livro e não lê-lo totalmente.

Pelo menos ele não me causou ressaca literária. Já estou ansiosa para ler algo que me faça esquecer disso.

Não recomendo e com certeza não vou reler.

Isa 18/07/2022

- Não acho que já li outros livros do Terry Pratchett, mas a voz do Neil Gaiman é muito clara no livro todo
- Notas de rodapé engraçadinhas são minha coisa favorita no mundo
- A tradução/edição é esquisita... me peguei querendo consultar o livro em inglês múltiplas vezes pra entender se eu que não sei ler ou a frase não fazia sentido, e em todas elas era a segunda (que nem quando o pai 'gostava de freiras, mas não era esquerdista nem nada', o que não faz sentido algum em português, mas no original era 'left-footer', um termo com conotação negativa para católicos)
- O Crowley e o Aziraphale são ótimos!!!! A dinâmica deles é perfeita
- Gosto muito do formato pula-para-outro-personagem-longe, bem novela

Andrielle 17/07/2022

Foi uma viagem incrível
Nas considerações de livro, minha nota foi 7,77 (acho que combina muito com a história e todo o propósito). É uma narrativa bem rápida e detalhosa em diversas passagens e o final não poderia ser melhor. É fascinante e muito interessante, te predendo ao longo dos diálogos e acontecimentos. Tem um humor bastante ácido e consegue ser uma crítica direta e reta a bíblia e seus seguidores. Ironizando e relativizando diversas questões morais dentro desse livro
Nas considerações com a série: Newt fica ainda mais tedioso no livro, melhora com as interações de Anathema. Esta por sua vez, é exatamente como na série nos mínimos detalhes. Shadwell fica INSUPORTÁVEL!!! Na adaptação ainda dá para ter um pouco de pena dele, mas no livro é só um velho chato e fanático. Todos os outros personagens são incrivelmente bem feitos e adaptados, onde aqui você terá apenas um gostinho e na série terá um banquete com cada aparição deles.

Pedro 12/05/2022

Receita para o fim do mundo!
Hoje vou ensinar uma receita para o fim do mundo. Muito boa para um jantar de sábado.

Ingredientes principais:
- dois anjos, sendo um caído;
- um anticristo e sua turma;
- profecias e bruxas;
- caçadores de bruxas;
- os cavaleiros do apocalipse;
- criatividade a gosto.

Modo de preparo rápido:
Misture tudo. Está pronto!

Modo de preparo lento:
Embaralhe seus ingredientes. Selecione alguns aleatórios e vá colocando aos poucos num caldeirão. Bagunce-os! Adicione pitadas de humor, crítica e loucura por que não? Extrapole um pouco nas notas, algumas serão memoráveis! Mas cuidado!

Ah, principalmente:
Se divirta no preparo, talvez o mundo acabe antes disso.

Caty_ 15/02/2022

O ano era 2015...
Quando decidi ler pela primeira vez.
Eu lembro claramente do dia que vi ele na estante da livraria e achei o título interessante, mesmo que nunca tivesse ouvido falar de Belas Maldições na vida. A Caty de 15 aninhos julgou um livro pela capa e decidiu comprar o que se tornou um dos meus livros favoritos até hoje.
Ele surpreende positivamente de muitos jeitos, até melhores que a serie que a HBO fez.

JuKirchhof 22/01/2022

Foi difícil, mas cheguei no fim
Complicado dar uma nota para esse livro. Ele tem humor inteligente e frases que tu para e diz "caramba, é isso!", só que em 90% do tempo eu fiquei "putz, que texto esquisito".

No geral uma boa sacada, talvez a escrita não seja pra mim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6