Belas Maldições

Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karine Canal 14/02/2020

Extremamente divertido e complicado. Todos os livros do Neil Gaiman são assim e são maravilhosos.

Dhiego Morais 04/05/2017

Belas Maldições: o Apocalipse é nesse sábado. Usem a melhor roupa =)
A minha primeira experiência com um livro de Neil Gaiman aconteceu há uns anos, com Um Oceano no Fim do Caminho, uma espécie de fábula muito interessante sobre infância e imaginação. Admito que eu desconhecia Belas Maldições, e, ainda mais, a escrita de Terry Pratchett. Quando soube do relançamento do livro pela editora Bertrand Brasil, corri para ler a sinopse e, inesperadamente, me percebi interessado na obra. Acabei por comprar ainda em pré-venda — o que eu raramente faço — e posso dizer: valeu muito a pena esse momento impulsivo.

Belas Maldições é um livro muito curioso; é o livro sobre os nossos dias finais — ou mais ou menos isso. De uma forma extremamente bem humorada, cheia de cinismo, ironias marotas e um sarcasmo dosado nos momentos certos, os leitores são encaminhados por uma estrada antiga e que só leva a um lugar: o Apocalipse!

“Dizem que o Diabo tem as melhores músicas. Isso é em grande parte verdade. Mas o Céu tem os melhores coreógrafos”.

A obra desses dois grandes autores tem como prólogo o próprio Início, quando Anjo e Serpente conversam sobre a repercussão de determinado evento envolvendo uma maçã no mínimo proibida. O que aparentemente parece ser uma conversa sem importância demonstra, na verdade, muita sagacidade na composição de uma alegoria e desconstrução da figura de Bem e Mal. A cena entre criaturas inicialmente opostas abre brecha para questionamentos sobre a nossa real natureza, enquanto faz germinar a empatia por essa breve demonstração de uma inesperada amizade.

O livro pode ser dividido em três partes principais: O Início, Onze Anos Antes e o Presente. A segunda parte é a que dá o propósito de Belas Maldições existir, e isso envolve uma tremenda trapalhada de uma freira... ahn, bem... satanista.

O Anticristo finalmente veio ao mundo, e para que o Grande Plano Divino siga adequadamente, uma troca de bebês deve ser realizada em um convento pouco ortodoxo. O que não estava nos planos era o deslize de uma freira distraída, cujo erro pode ser capaz de ameaçar o próprio Armagedom.

“Era o começo da manhã de sábado, o último dia do mundo, e o céu estava mais vermelho do que sangue”.

Aziraphale é um anjo em meio expediente, dividindo o seu tempo cuidando de sebo na Inglaterra. Crowley é um demônio atuante na mesma região, ex-serpente, cheio de estilo, dono de um Bentley em que quase sempre toca Freddie Mercury. As duas criaturas convivem com os seres humanos desde o início dos tempos (ah, e por sinal, a Terra é libriana!) e enxergam na ameaça ao Apocalipse, uma aliança ímpar capaz de salvar o mundo da Grande Batalha entre Céu e Inferno, afinal, eles se apegaram demais àquele mundinho terreno.

Em sua busca por encontrar o verdadeiro Anticristo, Aziraphale e Crowley encontrarão Anathema, uma jovem ocultista, dona de “As Justas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, a Bruxa” — guardem esse nome, sério, Agnes é uma das bruxas mais sagazes e marotas que eu já li —, um livro importantíssimo de profecias escrito no século XVII. Além disso, trombaremos no meio do caminho com um caçador de bruxas fanático por mamilos e seu iniciado, Newt; um Metatron irritado; Belzebu e outros demônios; os próprios Cavaleiros do Apocalipse; uma Médium à procura de um romance; os Eles; um entregador sem muita sorte e o Cão do Inferno que todos gostariam de ter. Tudo isso em uma trama divertida, com carros em chamas, explosões e um ou outro humano sendo devorado por demônios.

No meio do Caos que o maior evento que a Terra já viu sofre, os dias finais carregam reflexões sobre a nossa própria natureza, sofre a fé e sobre a consequência de vários atos, sempre com o toque imaginativo de Gaiman e o humor eloquente de Pratchett.

“O Inferno não era um grande reservatório de maldade, não mais do que o Céu, na opinião de Crowley, era uma fonte de bondade. Eles eram apenas lados do grande jogo de xadrez cósmico. Onde se encontrava a coisa em si, a verdadeira graça e a verdadeira treva da maldade, era bem no interior da mente humana”.

Belas Maldições está repleto de notas de rodapé, com explicações e comentários divertidos, que podem quebrar o ritmo em certos momentos, porém não deixam de ser fantásticos. A única ressalva de verdade fica por conta de uns erros de revisão que persistem mesmo nesta décima quarta impressão.

A jornada de anjo e demônio será um absurdo delicioso cheio de ironias, sarcasmo e momentos capazes de roubar gargalhadas, tudo travestido de diversão e seriedade quase indistinguíveis na medida em que as páginas voam. Hoje é quarta-feira e o mundo vai acabar no SÁBADO! Corram para comprar as melhores “brusinhas", afinal, o tempo promete ficar uma loucura em poucas horas!

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/915-belas-maldicoes

MarcusASBarr 29/09/2020

Um pouco menos...
Dizer que esta obra é um pouco menos do que esperava é até uma consideração em relação aos autores e o histórico deles, no entanto eu confesso que a leitura foi um tanto decepcionante. Soube da série lançada com base no livro, mas dei preferencia a leitura. Agora não tenho mais nem muito interesse em assistir a série. Fica tudo confuso e cheio de considerações desnecessárias, o que deixa a leitura enfadonha. Mesmo o fechamento, que até chegou a dar um ritmo melhor... desaguou em nada. Esperava mais ao ler o nome de Neil Gaiman na capa.

Gabriela4209 25/11/2020

BELAS MALDIÇÕES
Eu acho que coloquei muita expectativa nesse livro. A premissa é realmente muito interessante, o livro é bem divertido (mesmo!), eu gostei! Mas nada muito mais do que isso. Achei ele um pouco arrastado, e umas partes bem chatas. Enfim, foi divertido!

IGuittis 04/03/2020

Engraçado
Apocalipse, temos um demônio e um anjo já na Terra, com os objetivos de conseguir, claro, mais humanos para os seus respectivos lados.
Porém eles se acostumam demais com a vida na Terra e nenhum dos dois está querendo muito que isso acabe.
O anticristo foi trocado na maternidade... e eles não sabem onde ele se encontra.
Uma bruxa que tem acesso ao único livro real de previsões do futuro e um caçador de bruxa que vai atrás dela tentam cumprir sua função no Apocalipse.
Os 4 Cavaleiros (motoqueiros) do Apocalipse caminham em direção da destruição do mundo.
Simplesmente engraçadíssimo ver essa busca e encontro de todos os personagens.
Será que sendo criado sem nenhum tipo de influência divina o anticristo será mal? Ou será bom? Ou ele é uma criança normal?

Gabriela 05/09/2022

Um ano para terminar esse livro. Eu achei que estava demorando mas não notei o quanto até ver o histórico aqui do app.

Eu honestamente esperava bem mais. A história em si me chamou muito a atenção. Mas a forma como os autores conduzem o livro é de fato maçante e difícil de entender. Em vários momentos eu me perdi e o livro é realmente tão chato que não fiz questão de voltar e reler as partes não compreendidas.

As trocas de cena e personagens fazem o leitor se perder totalmente. Eu entendi melhor o ritmo depois da metade mas isso não o deixou mais interessante. Sinto que se fosse escrito de outra forma seria uma boa história. Eu francamente só não desisti de ler porque não gosto da ideia de ter um livro e não lê-lo totalmente.

Pelo menos ele não me causou ressaca literária. Já estou ansiosa para ler algo que me faça esquecer disso.

Não recomendo e com certeza não vou reler.

Isa 18/07/2022

- Não acho que já li outros livros do Terry Pratchett, mas a voz do Neil Gaiman é muito clara no livro todo
- Notas de rodapé engraçadinhas são minha coisa favorita no mundo
- A tradução/edição é esquisita... me peguei querendo consultar o livro em inglês múltiplas vezes pra entender se eu que não sei ler ou a frase não fazia sentido, e em todas elas era a segunda (que nem quando o pai 'gostava de freiras, mas não era esquerdista nem nada', o que não faz sentido algum em português, mas no original era 'left-footer', um termo com conotação negativa para católicos)
- O Crowley e o Aziraphale são ótimos!!!! A dinâmica deles é perfeita
- Gosto muito do formato pula-para-outro-personagem-longe, bem novela

Pedro 12/05/2022

Receita para o fim do mundo!
Hoje vou ensinar uma receita para o fim do mundo. Muito boa para um jantar de sábado.

Ingredientes principais:
- dois anjos, sendo um caído;
- um anticristo e sua turma;
- profecias e bruxas;
- caçadores de bruxas;
- os cavaleiros do apocalipse;
- criatividade a gosto.

Modo de preparo rápido:
Misture tudo. Está pronto!

Modo de preparo lento:
Embaralhe seus ingredientes. Selecione alguns aleatórios e vá colocando aos poucos num caldeirão. Bagunce-os! Adicione pitadas de humor, crítica e loucura por que não? Extrapole um pouco nas notas, algumas serão memoráveis! Mas cuidado!

Ah, principalmente:
Se divirta no preparo, talvez o mundo acabe antes disso.

Rafa Mello 25/01/2023

A adaptação é melhor???
Lá em meados de 2021, no meio do caos pandêmico, assisti "Good Omens" e foi uma agradável surpresa: série levinha, aquele humor irônico e gostoso e personagens muito gostáveis. Claro que tinha dedo do Neil Gaiman nisso. Por conta disso, fiquei motivada a ler o livro, mas demorei pra realmente alcançá-lo na milha longa lista de leitura.
"Belas maldições" tem as mesmas características do seriado derivado dele: é levinho, tem um humor irônico e gostoso e personagens muito gostáveis. Mas faltou algo.

O que mais me incomodou provavelmente foi a falta de linearidade da narrativa. Os capítulos são curtos e alternam entre os diversos núcleos da trama de uma forma que não me agradou. Ao mesmo tempo que a estratégia de levar quem está lendo a ir juntando as peças aos poucos, em vários momentos eu senti que a narrativa quebrada atrapalhava o engajamento na leitura, porque era tudo tão "picado" que exigia um esforço muito maior do que eu pensei. Acho que isso se torna ainda mais incômodo considerando que o público-alvo, creio eu, é um público infanto-juvenil, ainda sem tanta bagagem literária, ao qual a leitura pode ser muito cansativa e confusa.

Dito isso, e talvez quebrando uma das regras mais comuns entre leitores, minha recomendação é ver a série primeiro. Apesar disso tirar um pouco da magia de ir juntando as peças aos poucos, acredito que foi isso que me ajudou a chegar até o fim com uma narrativa mais contínua.
SERASSE SOU UMA LEITORA SIMPLES E BURRA? PODE SER QUE SIM!! Isso, no entanto, não retira o fato de que eu achei que tudo ficou muito mais divertido já conhecendo os personagens com antecedência.

E AGORA EU VOU DAR UM SPOILERZINHO, HEINNN!!
senti que faltou aquele gostinho de romance entre Aziraphale e Crowley!! pelo amor de deus eu queria mais daquela tensão homossexual entre os dois!!!!!!
FIM DO SPOILER

Ah, lembrando que o timing pra ler é ótimo, porque a segunda temporada da série vem aí. O livro termina exatamente onde a segunda começa, então vai todo mundo começar completamente sem saber o que vai rolar. Bom demais!

Patie 25/02/2020

tentou ser mochileiro das galáxias e falhou

Thay.Santos 10/09/2021

Amei Amei
Uma leitura gostosa, dei muita risada tem varias passagens sobre nós seres humanos nossa natureza de fazer o mal sem nenhuma ajudinha do inferno, questionamentos sobre o complexo jogo que o criador esta fazendo com todos no universo. Amei do começo ao fim todos os personagens são ótimos. Super recomendo

chel 11/04/2021

Acabei sem querer ter acabado
Eu simplesmente amo toda essa história e não tem nada que me deixa mais triste do que ter cometido o erro de ter visto a série antes de ler o livro.

@danielbped 21/06/2019

O fim do mundo está próximo.

De acordo com as justas e precisas profecias de Agnes Nutter, a bruxa, o mundo vai acabar em um sábado. No sábado que vem, na verdade. Um pouco antes da hora do jantar.

Aziraphale, um anjo; e Crowley, um anjo que não chegou exatamente a cair, meio que só perambulou vagamente para baixo; vivem na terra desde o início dos tempos.

Mas eles se apegaram muito ao estilo de vida deles, e não estão muito animados para o Armagedom.

Adam, o anticristo, foi perdido de vista pelos demônios que deveriam vigia-lo, e induzi-lo para o caminho do mal.

E é assim que se dá início ao fim dos tempos mais irônico da história, bem no estilo Douglas Adams.

Um demônio ousado, um anjo ansioso, um anticristo e três crianças, um cachorro satânico, e até os quatro motoqueiros do apocalipse.

Maria 10/02/2021

Fantástico!
Neil Gaiman sabe escrever uma boa história. A ideia não é ser um livro sério e ele não é, as notas de rodapé dão toda a graça com explicações engraçadas e piadas, mesmo assim não é um livro raso, tem mensagens profundas (passadas em tom de piada ou de formas absurdas).

A série da Amazon aliás é uma ótima adaptação.

Fontana 24/02/2021

o jeito que a estória foi escrita não funcionou muito pra mim, não foi aquela leitura leve que você vai lendo sem se dar conta do tempo. Mas é uma boa estória, e tem partes bem divertidas/engraçadas.
Não fluiu muito bem pra mim, mas eu recomendaria pois acho que pode ser uma ótima leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6