Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil

Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil Alexandre Morgado

Resenhas - Marvel Comics: a trajetória da Casa das Ideias no Brasil

Felipe HQs e Mais 13/01/2024

UMA AULA DE MARVEL
Alexandre Morgado deve ter uma casa enorme. Se ele tiver o costume de arrumar seus gibis de tempos em tempos, deve levar uns seis meses na tarefa. Autor de 'Marvel Comics - A trajetória da Casa das Ideias no Brasil', Morgado tem todas as edições da editora norte-americana publicadas aqui no Brasil. Eu disse TODAS!

Com essa farta bagagem - física e de conhecimento -, Alexandre traz no livro o histórico das publicações Marvel no país, desde a década de 1940 até os dias de hoje.

Eu comecei a colecionar os gibis Marvel na época da editora Abril, mas sabia que antes dela RGE, Bloch e Ebal tiveram a honra de trazer as obras de Stan Lee e Jack Kirby ao Brasil. Mas que nada! Muitas outras vieram antes: GEP, Trieste, Minami & Cunha, Grauna e mais uma penca de editoras publicaram histórias da Casa das Ideias em solo nacional.

Morgado relata uma por uma dessas editoras, com uma curiosidade inusitada: o endereço de algumas delas. Sou carioca e me espantei ao saber que alguns endereços, que fazem parte de meu cotidiano, já abrigaram editoras no passado! Tô pensando até em fazer uma visita a alguns desses locais...

Se você, como eu, é fã das antigas da Marvel - ou embarcou na jornada de curtir Homem- Aranha, X-Men, Vingadores e cia após vê-los nos cinemas -, este livro precisa estar em sua estante. Você vai se surpreender com a enormidade de conhecimento que Alexandre Morgado traz nas páginas do livro.

Há um tempo atrás, após ler outro livro sobre quadrinhos, o também incrível 'O Império dos Gibis', da editora Heroica, que relata o início e queda da saudosa Abril, fui picado novamente pela aranha radioativa do colecionismo e comecei a caçar edições antigas da editora nos sebos.

Hoje, após conhecer tantas e tantas novas editoras que Morgado relata no livro, vou ampliar meu poder mutante de garimpar gibis e ir atrás das raridades da Casa das Ideias publicadas no Brasil. Depois te mando a fatura do cartão, Morgado! ?

SuperCaruso 17/05/2023

Excelente para o fã mais hardcore
Como leitor da Marvel desde 1991, me deleitei em saber tudo que foi publicado e até anotei algumas coisas para ir atrás. As curiosidades de antes ?da minha gestão? são interessantes, mas alguns detalhes são dispensáveis, como o endereço com número de cada prédio de cada editora.
A revisão deixa um pouco a desejar, com palavras e frases que se repetem e alguns espaçamentos faltando entre o ponto final e a palavra da frase seguinte, mas nada que impeça a leitura - apesar de incomodar um pouquinho.
No mais, adorei a jornada e poder conhecer mais dos bastidores das passagens de bastão de cada editora que publicou Marvel no Brasil.
Indiscutivelmente o trabalho de pesquisa do autor - talvez o único colecionador dono de todos os títulos da Marvel no Brasil - é único e de valor inestimável para os amantes do tema.

Gabriel 02/07/2022

Os 80 anos da Marvel no Brasil
Neste livro, o autor entra fundo na história da Marvel no Brasil, desde os quadrinhos da Timely, passando pela fase Marvel pré-estabelecida, não deixando de lado nenhuma publicação ou editora que fez uso de alguma história da casa das ideias.

Há tanto a história por si só, quanto fatos, curiosidades, pontos de vista e explicações que mesmo grandes fãs (como eu) não tinha conhecimento, sendo de grande aprendizado e estímulo - com suas sinopses de histórias publicadas - para o colecionismo de títulos desconhecidos ou mesmo ignorados anteriormente.

Um grande registro histórico, que peça somente um pouco na organização da linha do tempo (fazendo algumas voltas) que complicam as vezes o entendimento e um outro detalhe de escrita que passou batido na (segunda) revisão do texto.

Recomendo à todos os fãs da Marvel, Stan Lee, personagens da Casa das Ideias ou mesmo fãs de quadrinhos em geral.