Originais - Como os Inconformistas Mudam o Mundo

Originais - Como os Inconformistas Mudam o Mundo Adam Grant

Resenhas - Originais - Como os Inconformistas Mudam o Mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carissinha 07/06/2017

Escolhi ler este livro pensando que contaria histórias de pessoas criativas que com suas ideias, sua forma de pensar fora do padrão, mudaram seu ambiente de alguma forma. Além disso daria dicas para você não perder a criatividade e continuar sempre engajado e com um pensamento pouco convencional. Que engano... Originais é tudo, menos um livro que incentiva seu pensamento fora do padrão.
Não quero dizer com isso que Adam Grant, o autor do livro esteja errado nem nada do tipo. Na verdade, algumas das suas conclusões são bem lógicas e interessantes e a leitura flui de maneira até agradável. O problema é que o livro é o tempo todo lógico demais, e mesmo na sinopse dizendo que ele ia relatar casos de sobre a TV – o que me fez pensar que ele ia falar sobre as mentes criativas nos bastidores das séries e do jornalismo – basicamente ele fala de empreendedorismo convencional. E isso não era bem o que eu estava procurando.
Ainda que eu tenha gostado de ler sobre pesquisas comportamentais sobre determinados tipos de sujeitos criativos e seus métodos de trabalho, o livro fica um pouco distante da originalidade que ele cita no título. É um livro tão tradicional, tão metódico que pouco funciona para quem não tem trabalhos muito convencionais e esperavam algo que se encaixasse nesses jobs tão específicos.
Sendo eu uma dessas pessoas com trabalhos menos convencionais, o livro acabou sendo um banho de água fria nas minhas expectativas.
Originais é um livro tradicional, que serve para quem quer saber mais sobre formas e métodos que os grandes criadores de empresas, MBAs e empreendedores tradicionais trabalham e trabalharam com uma escrita acessível. Se você quer saber sobre criatividade, sobre fugir do lugar comum, sobre continuar tendo ideias originais em épocas de baixa, esse não é o livro para você.

site: www.carissavieira.com.br
Daniela 18/06/2017minha estante
Te sugiro o livro "Singular" do pai da Gisele Bundchen.

Carissinha 18/06/2017minha estante
Obrigada pela sugestão. Vou procurar. :)

Andreaferpassa 29/06/2017minha estante
Ainda bem que li sua resenha. Ia ficar decepcionada tb.
Não sei se é bem o que vc procura mas um toc na cuca e
Um chute na rotina
Livros que na verdade são atividades sem resposta pra vc pensar.
Veja se te interessa

Carissinha 29/06/2017minha estante
Vou dar uma olhada. Obrigada! :D

Andreaferpassa 02/07/2017minha estante
Conseguiu achar o livro que indiquei?

Carissinha 02/07/2017minha estante
Consegui sim. :D
Obrigada!

Jean.Souza 04/03/2018minha estante
undefined

Lorrana Guimarães 16/07/2021minha estante
Parei de ler no momento que ele disse que homens que tem irmãos mais velhos tendem a ser homossexuais (??????) sem falar em algumas pontuações machistas antes disso

Nina 07/09/2021minha estante
Concordo 100%

Insular 12/01/2024minha estante
Meu Deus! Quase desisti quando ele circulou em volta do movimento sufragista com cortes sem sentido pra dar sentido a uma narrativa que já estava na mesa na primeira frase.

w.Ever.t.On 18/06/2021

Original, ser ou não ser eis...
Um livro que expõe os fatos embasados em muitas pesquisas ao longo de muitos anos, gosto muito de livros assim, diferente de alguns que só escrevem um monte de coisa parecendo que é apenas da cabeça do autor e as vezes resta uma dúvida se há alguma comprovação científica do falado ou se é apenas achismo. O livro levanta a questão do que é ser original e aborda alguns cases de como grandes personalidades, de várias áreas distintas, o foram. Ser original, ter criatividade, "pensar fora da caixa", desafiar o Status quo, procrastinação usada de forma inteligente, ser firme em seu propósito e maleável quando preciso for, são alguns dos ensinamentos que irão encontrar neste bom livro.

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!

Até mais...

Valereto 18/04/2021

Mais um excelente livro de Adam Grant: ? Regras estabelecem limites que ensinam as crianças a adotar uma visão fica do mundo.?.

Ricardo.Borges 11/10/2021

O corporativismo contemporâneo
Eu espera mais do livro, achei que a criatividade e originalidade fossem mais aprofundadas com técnicas e exemplos em varias áreas de atuação, mas, embora eu tenha feito muitas marcações durante a leitura do livro, o foco principal foi a gestão da originalidade como ?negócio? - até pq o autor é da área de recursos humanos - então minha expectativa não se justificou?

lady day 13/10/2022

Originalmente comum
Abandonei legal, não vou mentir não kkk

Não consegui chegar na página 50 do livro. Muita estatística, muito estudo de caso sem importância, muita referência á pessoas da área da tecnologia e investimentos que parecem não agregar em nada.

O pouco que li foram páginas e mais páginas sobre uma empresa de óculos de grau que inovou o ramo fazendo a venda por e-commerce. E páginas e mais páginas sobre o porque a invenção do SegWay fracassou (????)

Talvez eu não seja exatamente o público alvo desse livro, mas pra mim realmente não funcionou. O livro fala de tudo um pouco e no fim das contas acaba não falando de nada.

Cristiane Lais Baranzelli 06/12/2022

Bom.
Gostei das análises de pontos de vista diferentes. Faz com que você pense melhor nas possibilidades para agir com mais assertividade.
Porém a forma com que foi escrito foi cansativo para mim.

RafaFreire 28/06/2020

Livro bom no contexto pessoal, excelente no profissional
Li o livro quando fizemos uma cumbuca no meu trabalho (para quem não conhece, a cumbuca é um método muito legal para ler em grupos. Vale a pena pesquisar e conhecer mais). Para o contexto o livro foi excelente. Tivemos várias referências sobre boas práticas para criar projetos, apresentar ideias, se relacionar, todas apresentadas em histórias de pessos que se desatacaram com isso. Se eu tivesse lido sozinha o livro seria bom, mas para o meu contexto ele foi excelente.

Japa 15/09/2020

Como os inconformistas mudam o mundo
O livro trás ideias do que é necessário para sair do padrão e fazer a diferença, trazendo exemplos reais e muito relevantes. O autor é um dos estudiosos mais influentes da área de RH e o professor mais bem avaliado da Wharton School e neste livro nos mostra como defender novas ideias. Li esse livro por indicação do Murilo Gun, no curso do reaprendizagem criativa e é uma leitura super recomendada, dela tirei muitos aprendizados e insights relevantes.

Submarino 11/08/2022

Dicas valiosas pros Sublovers!
Um livro maravilhoso pra inspirar os Sublovers a integrarem suas particularidades com sua área profissional. O livro traz dicas (sem bancar o coach) sobre como dar o melhor de si sem deixar de lado sua criatividade e espontaneidade.

Luana 12/03/2024

Todo mundo pode ser original
O livro de Adam Grant explora a natureza dos pioneiros, inovadores e agentes de mudança na sociedade. O autor desafia as noções convencionais sobre criatividade e sucesso, oferecendo insights valiosos sobre como fomentar a originalidade e transformar ideias em realidade. Com uma combinação de pesquisa sólida e histórias inspiradoras, o autor fornece um guia prático para aqueles que desejam desafiar o status quo e fazer uma diferença significativa no mundo.

Isabel.Dornelles 20/07/2020

Histórias inspiradoras
Um excelente livro para quem busca inspiração em histórias de sucesso. Fácil leitura e cheio de exemplos.

Mariana 05/06/2021

Uma bomba relogio na mente
Livro incrivel que traz dados, estatisticas e estudos sobre pessoas que foram originais e mudaram seus panoramas de trabalho, vida e esporte. Um sopro de criatividade para todos que querem inovar e mudar o status quo.

Maria 05/04/2018

Muita informação
O livro é bom, a leitura é ok e a escrita me lembrou um pouco o próprio Malcolm Gladwell. O problema é que li o livro esperando umas sacadas mais voltadas para o estímulo da criatividade em si, queria pensar mais fora da caixa, e no fim das contas me deparei com uma quantidade enorme de informações e pesquisas que não me aproximaram do meu objetivo inicial (incentivar minha criatividade). Aprendi algumas coisas, mas não me sinto mais ?original? depois dessa leitura.

Dali 14/06/2019

Ótimo

O déjà-vu ocorre quando encontramos algo novo que, no entanto, parece que já conhecemos. Vujà-dé é o contrário: estamos diante de algo familiar mas observamos de uma perspectiva nova que nos permite ter novas idéias em relação a velhos problemas."

No livro "Originais - como os inconformistas mudam o mundo" o autor Adam Grant explica como as pessoas inconformistas são originais, através de estudos com histórias reais envolvendo política, negócios e esportes. Exemplifica como as pessoas aprimoraram sua curiosidade e criatividade para romper as barreiras do conformismo tornando-se capaz de identificar e defender sua ideia original.

O livro traz várias técnicas e estratégias para o leitor se tornar mais original e iniciar a sua jornada da criatividade!

Lições aprendidas:

1 - Saiba gerar e reconhecer uma ideia original: Questione o saber convencional, triplique o número de ideias, mergulhe em uma nova área de saber, procrastine estrategicamente e obtenhas mais feedback dos colegas.

2 - Expressão e defesa de ideias originais: Equilibre seu portfólio de risco, enfatize motivos para rejeitar sua ideia, torne suas ideias mais familiares, fale com um publico diferente e seja um radical moderado.

3 - Controle suas emoções: Motive-se de forma diferente se estiver comprometido ou inseguro, não tente se acalmar e sim se animar, pense na vítima não no agressor, compreenda que não esta só. Lembre-se de que, se você não tomar a iniciativa, o status quo permanecerá o mesmo.

Em qual perfil você se encaixa: Conformista ou Original?

"Conformismo significa seguir a multidão, percorrendo os caminhos convencionais e mantendo o status quo. Originalidade é tomar o caminho menos trilhado, defendendo um conjunto de idéias novas que contrariam o pensamento corrente mas que, no fim, resultam em algo melhor".

Saia do status quo e seja ORIGINAL! Boa leitura à todos!

Marcia.Faria 11/10/2020

Indico!!
O autor traz várias histórias de pessoas que nadaram contra a corrente e tiveram sucesso, tanto criando suas próprias empresas quando crescendo nas empresas nas quais trabalhavam (inclusive em instituições como a Marinha americana).
Além disso, traz abordagens originais sobre procrastinação, desistência, timming, dizer a verdade, culturas fortes e mentores, por exemplo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5