Malú

Malú Pauliny Nunes

Resenhas - Malú

Assis 12/08/2022

Mais um nacional para minha coleção.
Não é meu estilo de livro, mas não é ruim. A leitura é fácil e fluída.
Uma intriga de família, sogra q separa o grande amor do filho. Só q dessa história nasce uma criança, nossa Malú, q após perder a mãe vai morar com o pai e sua avó em Curitiba.

Clube do Livro 18/06/2017

Resenha do Blog Clube do Livro e Amigos (Giuliana Sperandio)
O livro começa pelo passado, então conhecemos o casal Ana e Thiago que são namorados apaixonados e fazem faculdade em Minas Gerais, Anna descobre que está grávida, e fazem mil planos de ficarem juntos. Porém eles têm um abismo social entre eles, e isso mudará completamente o destino desses jovens.

"Por enquanto prefiro ficar assim. Pelo menos até eu conhecer
sua família.
— Não se preocupe - pede Thiago — Eles vão amar
você... Assim como eu.
— Eu amo você Thiago - declara Anna — Não se esqueça
disso.
— Eu não vou esquecer"

Thiago vai para Curitiba onde seu pai um juiz magistrado renomado da poderosa família Almeida está convalescendo de câncer, quem acaba indo atrás de Anna é Maria Luiza de Almeida a matriarca da família, porém o que ela disse para Anna acaba por tirar o chão e as esperanças da Moça.

Desnorteada e sem saber para onde com sua filha no ventre, ela se vê acolhida por quem então iria vir a se tornar a sua melhor amiga Aline, a vida das duas acaba por ser muito difícil financeiramente o que obriga Anna a recorrer à matriarca da família Almeida, Maria Luiza, mesmo a contra gosto de Aline, Anna aceita ajuda financeira para sua filha, e promete jamais procurar ou importunar Thiago que agora era herdeiro de seu pai e seguiu com sua vida sem elas.

Quando começa a entrar sozinha em trabalho de parto, Anna recebe ajuda de Ícaro, um misterioso homem que entra na vida delas de forma inesperada, ele e Aline acabam se apaixonando e eles vivem 16 anos em paz, com sua pequena família sem os Almeida.

Os anos passam e o mundo de Maria Luiza (Malu) que agora é uma adolescente desaba com a doença e morte de sua mãe, e as subsequentes revelações, ela descobre com a chegada inesperada de seu pai, que tudo que viveu era uma mentira, então desnorteada, magoada e traumatizada Malu perde a sua voz...

"Nunca irei abandonar você...
Nunca. Você sempre poderá me encontrar em seus
sonhos.
— Eu te amo, mamãe –declara Malu deitando no colo de
sua mãe — Te amo muito.
— Eu te amo minha filha, além da vida - responde Anna"

Agora Thiago que é um político influente quer levar sua filha para Curitiba, e Aline desesperada tenta com todas as suas forças impedir, já que ele jamais quis saber de Malu, no meio dessa confusão ela descobre que a pessoa que mais amou foi também um dos responsáveis pelos reveses da vida de todos.
Malu acaba indo parar em Curitiba e sua vida muda completamente, ela terá que enfrentar sua nova vida e aprender a resgatar alguma coisa boa de todo mal que a cerca.

"(...) Foi com eles que descobriu que é possível expressar o que deseja sem palavras, sem voz e ser feliz assim, porque nada te limita a não ser você mesmo. Descobriu uma nova forma de se expressar através de Libras e como
aquela língua era tão especial. Ganhou novos amigos, uma nova família, um pai e um amor no meio de tudo isso..."

Minha opinião:
Não sei por que eu fui demorar a pegar esse livro para ler. A história é magnífica, rica os personagens são muito bem elaborados, existe uma mensagem por trás de toda história, de perdão, superação, e como ás vezes as aparências enganam, e que nem tudo que parece é de verdade.

A história envolve suspense político, intrigas e Segredos familiares, a dor e a volta por cima. Fala de segundas chances para enxergar através coração e se permitir ser feliz de novo, e que nunca é tarde para mudar, se arrepender, se sacrificar por quem nós amamos.

A escrita é envolvente e instigante, ao mesmo tempo é sensível e delicada, a autora consegui transmitir vários sentimentos durante a leitura: apreensão, raiva e emoção. Ler esse livro foi um prazer e uma surpresa, como ficou uma brecha para continuação, espero que a autora escreva como se não houvesse amanhã para matar a curiosidade.

Outro ponto positivo do livro é que como a personagem principal sofre com afonia surge toda uma discussão e reflexão sobre como a linguagem de libras é marginalizada e que deveria ser tratada com mais respeito já que assim daria voz pra pessoas que precisam dela para conviver socialmente e dignamente, e também a questão de como deficientes são muitas vezes visto como incapazes, quando na realidade sabemos muito bem que não é assim, o livro mostra que deficiência não incapacita as pessoas para terem uma vida plena, normal e feliz.

Eu li versão e-book para parceria, tinha alguns erros ortográficos que podem ser melhorados, porém nada que me atrapalhasse no decorrer da leitura, até porque estou para analisar a história em si que tem todo potencial de ser um Best seller. A capa do livro representa a personagem Malu e da um toque sentimental e sensível.

Minha nota é 4/5 (muito bom) e com certeza vou querer ler mais livros da Pauliny!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2017/06/resenha-nacional-malu-pauliny-nunes.html
Pauliny 21/06/2017minha estante
Amei a resenha!