A Torre Proibida

A Torre Proibida Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Torre Proibida

Nichele 01/06/2022

Um ótimo livro da série Darkover, adorei conhecer mais dos 4 personagens, que já haviam aparecido em outros livros da série. Pode ser lido como único, claro que existem citações de eventos anteriores mas não mudam nada na trama e no entendimento da história. A maior parte foca na relação deles, nas dificuldades dentro dos casamentos e bem no final se desenrolam os acontecimentos da torre. Também tem foco no laran e na quebra de tradições antigas. Recomendo muito se você gosta da saga Darkover.

Rafa - @espaco_dos_livros 18/10/2016

Surpreendente
Sensacional, surpreendente
Confesso que no início fique meio agoniada com aquele sofrimento todo de Andrew e Callista , mas do meio do livro para o final foi surpreendente! Quebrando vários tabus e paradigmas, esse livro foi um choque cultural entre os terráqueos e os darkovanos de um outro ponto de vista diferente do mostrado na saga das Renunciantes... muito surpreendente mesmo. Mas recomendo ler na seguinte ordem: a corrente partida, a espada encantada, a Torre proibida, a casa de Thendara e cidade da magia. Eu li primeiro a saga das renunciantes para depois ler essa saga e achei a cidade da magia confuso. Mas enfim, super recomendado
Mia 19/06/2017minha estante
undefined

Tauan 23/09/2015

A história, que é meio que continuação d'A Espada Encantada, conta como quatro pessoas – dois homens, Damon Ridenow da casta dominante dos Comyn e Andrew Carr, o terrestre que conquistara o direito de ingressar no clã, e suas mulheres Ellemir, esposa de Damon, e a sua irmã gémea Callista, que renunciou aos seus votos para procurar o amor com o estranho vindo das estrela – desafiam o poder dos círculos da matriz.
O começo do livro é apenas um relato do cotidiano dos personagens, suas respectivas trajetórias até o momento de tensão que desencadeia a ação. Ao mesmo tempo, é nesse início que percebemos alguns dos pontos que os levam à revolta.
Revolta contra uma tradição que perdeu sua origem, contra os fanáticos que protegiam essas tradições; um levante contra os próprios preconceitos e medos.
Todas as forças de Darkover, das leroni das Torres aos lordes do Conselho Comyn, se unem para resistir a essa aliança "anormal".
Os quatro personagens descobrem-se unidos num só organismo de laran, em novo um círculo de matriz, uma família. Unidos contra o autoritarismo que permeia toda a sociedade darkovana. Este confronto resulta em uma surpreendente batalha mental no mundo superior entre a Torres de Arilin e a Torre Proibida, erguida por Damon.

Mas cabe uma advertênca, o livro pode não agradar aos falsos moralistas pelo modo explícito, verdadeiro e direto que trata de sexualidade e de intimidade.
Juliano 01/10/2015minha estante
Comprei esse livro num Sebo hoje. Precisa ler os outros pra ler esse?

Gaius 13/06/2010

O troço não anda!
Sabe quando se tem a sensação que nada acontece, que a história fica andando em círculos e não há movimento. Pois é, acontece isso neste livro. Boa parte da história é dedicada a difícil situação de Calista e Andrew, e o que mais interessa, a construção da Torre Proibida, fica relegada ao final, que é a única parte interessante da história. O encontro do Comyn é bem retratado e a integração dos quatro protagonistas muito bem elaborado, salve a kireseth!
"A espada encantada" e este "A torre proibida" são descartáveis, Darkover já produziu coisa melhor.
Jossi 25/04/2015minha estante
Ihhh, acho que quase toda a série Darkover foi escrita quando a autora, talvez, estava em períodos ruins da sua vida... Porque de todos os que li, da série, só se salvam "A Chegada em Darkover" e "Cidade da Magia" ... este último com ressalvas! Como você diz muito bem, Gaius, tem alguns livros da Marion que parecem nem ser dela! Parece que ela 'pagou' para algum ghostwriter escrever tudo... são ruins demais.

Galahad 11/12/2009

Nova visão
Ótimo amo de mais da conta.
Ensina que e o amor e como deve ser usado no mundo.
Deu-me uma nova visão do que e o verdadeiro AMAR. Sem muitos preceitos e preconceitos a que impuseram ate agora no mundo de que e amar é único, apenas para uma pessoa.
Como porque amar outra pessoa que não a sua amada e traição. Porque não sim “afeto” ou um tipo de amar diferente e sem macula.

Leitora Viciada 18/07/2009

Dica de leitura de uma fã de Darkover
Esse livro é realmente uma demonstração de como o choque de culturas pode ser algo difícil de superar com novas regras a se seguir, principalmente em relação a relacionamentos. Mas a história também é um exemplo de como a amizade e o amor podem ser mais importantes que qualquer diferença entre as pessoas.

O livro 'A Espada Encantada' tem os mesmos personagens desse livro, numa aventura anterior, mostrando as origens deles e complementando-o.

Eu li 'A Torre Proibida' e em seguida li 'A Espada Encantada' e mesmo a ordem cronológica sendo o contrário do que li, recomendo a lerem da mesma forma que eu, pois primeiro conhecemos a alma e essência dos personagens e da história e depois descobrimos como tudo começou. Bom ao menos é o que recomendo.

Todos os livros de Darkover são independentes, porém interligados.