Manual da faxineira Lucia Berlin

Resenhas - Manual Da Faxineira

Sofia.Eternal 02/08/2023

Trágicos...
Os contos dessa escritora são um reflexo da sua vida. Cada conto é mais trágico que outro, mas a qualidade literária e a perfeição fazem dela uma das grandes representantes da literatura americana na segunda metade do século XX.

Rayssa 12/07/2023

Literatura viva
Nessa coletânea de contos temos 46 histórias produzidas por Lucia Berlin (1936-2004) ao longo dos anos 60 aos 80. A autora produziu uma quantidade considerável de contos - são 76 obras ao total. Lucia viveu em diversas cidades pelos Estados Unidos, boa parte deles no Sul do país, de onde partem muitas das histórias deste livro. Lendo sobre a vida da autora, percebe-se que a maioria dos contos são baseados em suas próprias experiências, entre elas o alcoolismo, a doença de sua irmã, seus trabalhos como professora, faxineira, assistente de médico, enfermeira, etc.

A prosa de Lucia Berlin me conquistou profundamente. As histórias são cheias de vigor, cores, cheiros, comidas, pessoas de todos os tipos. É uma escrita muito verdadeira, em constante contato com um mundo vivo. Ao mesmo tempo em que demonstra um certo humor e ironia, a autora consegue passar uma sensibilidade muito cativante. As histórias mais tristes são desoladoras, mas não deixam aquele gosto ruim ao final.

Sua espirituosidade perpassa para o texto de forma muito natural. Isso se percebe sobretudo na sua construção dos personagens. Extremamente vívidos e tridimensionais, os personagens carregam muita profundidade de pensamentos e, por consequência, nos tragam logo para dentro da narrativa, de modo que se torna difícil parar de ler. Muitos dos personagens, aliás, repetem-se ao longo dos contos. Suas histórias são contadas como uma espécie de quebra cabeça e a conta gotas, tudo de forma sutil, trazendo ainda mais complexidade para o livro.

Ao final, não posso dizer que amei todos os contos, mas os que amei, amei infinitamente. Também não posso dizer que há uma história ruim nesse livro. Há algumas mais intensas, outras mais rápidas e mais superficiais, mas no geral são todas muito boas. E depois, quando descobri que essa obra foi baseada na vida real da autora, tudo ficou ainda mais interessante.

Maria 26/06/2023

Que delícia de leitura!
Eu simplesmente amei esses contos!
A autora é uma ótima contadora de histórias, eu me emocionei, ri, chorei, fiquei ansiosa e angustiada, enojada, realizada.
Enfim, a autora consegue interligar as histórias e contá-las com tanta verdade.
Recomendo muito e lerei mais coisas dela!

Vanessa.Coimbra 25/05/2023

Este é um livro de contos, que a narrativa varia de conto para conto, e trás temas como violências de diferentes tipos, pobreza, aparência e preconceitos. É diferente do que eu imaginei, porém foi uma leitura muito boa que realizei devagar ao longo de quase 5 meses.

@vidaliterata 03/05/2023

Durante 3 meses essa coletânea de contos me acompanhou nas minhas noites antes de dormir e a experiência foi incrível.

A escritora dos contos é a Lucia Berlin, norte-americana que passou por diversas situações em sua vida, trabalhou em vários setores: foi faxineira, professora, assistente de médico e enfermeira; viajou e morou em diferentes cidades do mundo. Além disso, foi deixada pelo marido e criou seus filhos sozinha. Teve relacionamentos conturbados e lutou durante anos contra o alcoolismo. Todas essas experiências serviram de material para sua escrita.

Ao todo são 43 contos, que foram escritos entre 1977 até 1999. Os contos são narrados em primeira pessoa e, em sua grande maioria, são protagonizados por mulheres, de diferentes idades e classes sociais. Neles são apresentados situações que poderiam acontecer com qualquer pessoa, têm momentos lindos e emocionantes, mas também chocantes e fortes, com finais bem imprevisíveis. Em vários são retratados temas sensíveis como: alcoolismo, vício em drogas, dramas familiares, aborto, violências físicas e sexuais, morte, racismo/xenofobia e suicídio.

A escrita de Lucia, apesar de simples e direta, carrega muita profundidade, com boas doses de humor e ironia. Ela é excelente em contar histórias e sabe construir personagens reais, complexos e cativantes. Têm muitas histórias e personagens que ficam na memória: um dos momentos mais lindos e comoventes do livro para mim, é quando uma das personagens cuida de sua irmã em estado terminal.

Amei quase todos os contos. Mas segue abaixo alguns dos que mais gostei:

?El Tim
?Ponto de vista
?Mordidas de tigre
?Dor fantasma
?Amigos
?Incontrolável
?Boba de chorar
?Quero ver aquele seu sorriso
?Carmen
?Silêncio
?Mijito
?Aqui é sábado
?Espere um instante

Acredito que esse livro deve agradar qualquer tipo de leitor/a, devido a diversidade de personagens, reflexões e temas abordados. Foi um dos melhores livros que li este ano. A Lucia é uma escritora excepcional e merece que seu trabalho seja mais lido e mais divulgado.

Fer2410 29/04/2023

Que surpresa ótima!
Li o primeiro conto e não entendi nada!
Mas logo já adentrei no estilo de escrita e me apaixonei!
Tiveram contos que não gostei tanto, por exemplo, Macadame e outros que Ameiiii, como Melina, Mijito e etc.

Monica.Fusco 23/03/2023

Manual da faxineira
Uma coletânea de contos que emocionam e que mostra uma realidade bem difícil para algumas pessoas. Super recomendo.

Yasmin O. 10/03/2023

Como bem diz o posfácio, Lucia Berlin é pura efervescência, o que fica evidente na leitura desses contos de teor autobiográfico, irônicos, cômicos, desoladores, tudo ao mesmo tempo. Coletânea maravilhosa dessa mulher que desde à infância morou em inúmeras cidades, teve diversos empregos, de faxineira, enfermeira, telefonista, professora e outros, quatro filhos, três casamentos (e três divórcios), tendo travado uma luta intensa contra o alcoolismo. Muito recomendado isso aqui, sensacional.

JanaAna90 06/01/2023

Surpreendentemente envolvente
Decidir começar 2023 com contos, porque queria aproveitar minhas férias e ler menos e histórias curtinhas que acabassem logo, resultado comecei e não queria largar o livro. Ele é surpreendentemente envolvente. Por que???? Porque tem humor, tem a simplicidade e a sagacidade de uma autora que viveu e conhece o que está escrevendo, tem sentimentos na escrita de Berlin mas sem ser piegas, fui enredada em cada conto e quando percebi já foi não tinha mais como desfazer a paixão. Rsrs
Aqui nas coletâneas de contos me senti fazendo parte da vida da autora, que com maestria vai nos descortinando nos contos um pouco do que foi sua vida, mas que nos coloca em dúvida se foi real a história ou só imaginação, porque em um conto ela diz que a história tem que ser verdadeira, pelo menos sua base, então pra mim foi justamente isso que me cativou, sem pretensão de ser real mas que nos faz sentir fazendo parte da história ou ouvindo um amigo contar seus perrengues.
E, sobre os perrengues, aqui acontece muitos, mas sem ser dramático, pois Lúcia buscou, pra mim, contar seus dramas e histórias tristes mas com uma pitada de humor, como se pessoa risse das suas misérias e no conto ?Silêncio? ela diz: ?Não me importo de contar coisas horríveis para as pessoas, desde que consiga torná-las engraçadas ?.
Nos contos tive uma sensação que estavam arrumados em uma crescente, onde, apesar de não ser um romance, podemos ver o desenrolar das vidas de alguns personagens. Sim, porque a autora repete muitos personagens através dos contos, assim como nos lembra de algumas histórias já contadas lá atrás.
Você precisa ler para entender sobre o que estou falando e os sentimentos que me suscitaram com a leitura, como diz a autora: ?Quem diz que sabe exatamente como outra pessoa se sente é um idiota.? Hahaha
Acertei na minha primeira leitura de 2023, pois amei conhecer os contos de Lúcia Berlin e certamente desejo que muitos leiam o Manual da faxineira.

Leandro506 28/12/2022

Muitas histórias e reviravoltas
A autora contempla os leitores com várias histórias cheias de surpresas, muitas reviravoltas, tragédias, drama e muitos momentos cómicos também.

Nic 25/12/2022

Salve Lúcia Berlin
Manual da Faxineira é um belíssimo livro de contos da Lúcia Berlin, nele constam 42 dos 76 contos escritos pela autora em vida.
Lucia era uma mulher "ordinária", ferrada da vida, teve 3 maridos, pai alcoólatra, viveu em diversos lugares diferentes, alcoólatra também, tinha um problema grave de coluna e mesmo assim tendo que trabalhar como faxineira, secretária, enfermeira entre outras coisas para sustentar os 4 filhos que teve.
Seus contos são na maioria das vezes narrando causos de sua própria vida, ácidos, ilários, irônicos, reais e as vezes brutais.
Marquei vários textos como "meus preferidos", um dele é o conto que dá nome ao livro, lia e me torcia de rir...

Francisco240 24/12/2022

Choque de realidade
Lucia Berlin ? com sua escrita eletrizante vai levar o leitor a refletir sobre diversas passagens de sua vida, autora vai fazendo isso mesclando a ficção com fatos autobiográficos e o mais interessante é que os contos separadamente vão se complementando semelhante a uma autobiografia alternada que vai pulando de adolescência para a velhice, De velhice para mocidade e da mocidade para vida adulta.
Com uma escrita belíssima e crua Lúcia tem o poder de fazer o autor viajar na história Tanto biográfica quanto histórica do norte e sul americano.

Max 21/11/2022

Uma mulher incrível!
É um livro de contos, enormes, quase uma novela cada um. Daí o livro ter mais de 500 páginas. A autora faz uso da autoficção, narrando episódios de sua vida com pitadas de ficção. O alcoolismo, uma mãe terrível, maridos, filhos, mudanças, permeiam todo o livro.
Todo o encanto da leitura está em sua capacidade de transformar cada tragédia em um milagre, um aprendizado, deixando prá traz o passado e seguindo em frente. Ao final senti-me grato por ela, em toda sua sensibilidade, ter partilhado conosco toda a aventura que foi sua vida. Recomendo fortemente!
Naiara 22/11/2022minha estante
olha so, vou manter na minha lista de livro para ler no futuro entao rs, boa

Max 22/11/2022minha estante
Tenho certeza que vai gostar Naiara! ?

Ster 22/11/2022minha estante
Obrigada pela resenha! Neste ano já estou passando metas de leitura para 2023, mas quero ler manual da faxineira em breve.

Max 22/11/2022minha estante
Eu que agradeço, Ster! Se não fosse sua intervenção não teria desfrutado do prazer dessa leitura...?

GiuLaganá 18/10/2022

Bom demais
Lucia Berlin realmente merecia ser mais conhecida. Seus contos são a antítese do final feliz comum. Ninguém é bonzinho, ninguém se salva, cada um com seus traumas e suas chatices. Vícios, violência, assédios, amor.
Contos que se entrelaçam, se separam, mas que nos levam ao mesmo lugar: o ser humano e suas inconsistências.
Livro excelente para ler de vez e quando, um conto por semana, e ficar pensando alguns dias sobre ele.