Arthur Machen - O Mestre do Oculto

Arthur Machen - O Mestre do Oculto Arthur Machen

Resenhas - Arthur Machen - O Mestre do Oculto

Ismael.Chaves 17/10/2023

Em seu famoso ensaio "O Horror Sobrenatural na Literatura", H.P Lovecraft considerou Arthur Machen como um dos maiores Mestres do Horror. Sem dúvida, é um dos meus autores favoritos e foi uma experiência incrível retornar, após anos, a essa coletânea fantástica da Editora Clock Tower.

Machen tinha um estilo inconfundível, trazendo elementos místicos e enigmáticos, através de narrativas que priorizavam a construção de atmosfera e horror ocultos em símbolos e sugestões implícitas.

O escritor galês foi muito influenciado por sua infância na pequena vila de Caerleon, no País de Gales, onde testemunhou belezas naturais e mistérios arqueológicos, além das lendas e folclore de sua terra natal. Essa época causou uma forte impressão no pequeno Arthur que, mesmo adulto, se dizia assombrado por aquelas paisagens enigmáticas. Um dos aspectos mais interessantes de sua biografia foi sua passagem como membro de uma das maiores ordens esotéricas do mundo, a Ordem Hermética da Aurora Dourada, sociedade secreta surgida no final do século XIX, onde integraram também figuras famosas como o poeta W.B Yeats, o escritor Algenorn Blackwood e o mais famoso ocultista de todos os tempos, o polêmico Aleister Crowley.

Tudo isso, sem dúvida, influenciou diretamente a imaginação de Arthur Machen, nos 9 contos reunidos nessa edição da Clock Tower. Para além dos clássicos "O Grande Deus Pã" e "O Povo Branco", destaco:

"O Sinete Negro" - em que acompanhamos uma mulher que aceita viajar com um cientista até sua casa de campo, onde trabalhará como governanta. Chegando nesse local totalmente isolado por densas florestas antigas e uma sensação crescente de solidão, aos poucos ela percebe que seu empregador esconde segredos antigos e proibidos, algo diretamente relacionado a antigas crenças e histórias da região.

"A Pirâmide Reluzente" - dois amigos investigam estranhos círculos de pedras e misteriosos desenhos rústicos que aparecem em um muro, algo que pode ou não estar relacionado ao desaparecimento de crianças no vilarejo. Mas o que eles descobrem na floresta é algo muito mais profano e aterrador.

A edição ainda conta com um prefácio de S.T Joshi e uma extensa biobibliografia.

Lydia.Fernnanda 28/07/2020

Excelentes histórias.
Esse livro tem histórias de mistério que envolvem elementos sobrenaturais ou no mínimo intrigantes, extremamente interessantes. Seres de outros mundos, desaparecimentos, mortes misteriosas e coisas do tipo.

As histórias que mais gostei foram:
O pó branco
A luz interior
A mão vermelha
A pirâmide reluzente
O sinete negro
O grande deus pã
Ao abrir a porta

A minha única queixa a respeito desse livro são algumas coisas relativas à diagramação ou revisão... O tamanho da fonte é perfeito, mas espaçamento na parte interna da página é muito pequeno o que me causou um certo desconforto na hora da leitura.
Também tem pequenos detalhes como erros de digitação, pontuação, plural, alguns parágrafos gigantes que poderiam ter sido quebrados e etc.

Fora isso, falando especificamente das histórias, são ótimas e recomendo muito a leitura, me agradou bastante.!

Denise 18/02/2024

Folk horror
Coletânea de contos de horror deste autor que inspirou o mestre H. P. Lovecraft.
Entusiasta do ocultismo, participou da Ordem Hermética da Golden Dawn. Estudou sobre arqueologia, história celta, alquimia e paganismo. Além de escritor, foi ator e jornalista.
Nesta edição da @editoraclocktower, a principal obra é a novela O Grande Deus Pã. Simplesmente maravilhosa! Contém outros bons contos nesta pegada folk horror como O Povo Branco e O Sinete Negro.
Recomendo para quem gosta de histórias de mistério com boa dose de paganismo e ocultismo.

Gárgula 03/02/2021

Arthur Machen: O Mestre do Oculto, da Editora Clock Tower
Precisamos conhecer Arthur Machen
Para quem busca entender mais sobre o gênero do terror o livro Arthur Machen: O Mestre do Oculto, da Editora Clock Tower, é um importante adendo na sua coleção.

Com a tradução dos contos feita por Geraldo Campos e a organização de Denison E. Ricci, esse livro se torna uma pequena janela na vida de Arthur Machen, ainda tão desconhecido dos brasileiros.

Capítulos iniciais excelentes
Já podemos perceber no prefácio o ótimo trabalho de edição feito ao entregá-lo nas mãos de S. T. Joshi, que é um internacionalmente conhecido pesquisador de literatura de terror e autoridade no assunto.

Segue ao prefácio o capítulo Arthur Machen: A Biobibliografia de um Mestre do Oculto, do Prof. Dr. Edgar Indalecio Smaniotto que nos leva pelos fatos da vida (de seu nascimento ao falecimento) do mestre galês.

Algumas fotos de Arthur Machen e de locais importantes ilustram a obra, engrandecendo ainda mais o volume.

Os contos que mais gostei
Machen escreve um texto que algumas vezes não é fácil de ler, mas em vários se percebe a qualidade de suas criações. Não à toa, influenciou tanta gente. Dos contos que mais gostei, segue abaixo um breve comentário.

A mão vermelha
Posso estar enganado, no entanto vejo uma forte influência de Conan Doyle ou mesmo Edgar Allan Poe. Basicamente dois amigos encontram um homem morto e após avisarem as autoridades, iniciam uma investigação particular sobre o caso. Um desses amigos é Dyson, personagem que informalmente trabalha como investigador de casos Sobrenaturais.

Obviamente o final deste conto termina um pouco mais anormal do que os casos de Sherlock Holmes. Bem interessante e me lembrou John Silence, de Algernon Blackwood.

A pirâmide reluzente
Novamente temos Dyson trabalhando com sua mente afiada em um estranho caso no interior. Suas deduções e modo de agir são bastante peculiares. Ao final, podemos apenas constatar que a verdade é um pouco mais sombria do que imaginamos.

Ao meu ver, não publicar o terceiro conto do personagem Dyson foi uma pena. Na verdade o terceiro texto é grande e talvez não coubesse no livro, dado seu tamanho, mas certamente valeria um capítulo só dele como no livro The Dyson’s Chronicles.

Ao abrir a porta
Nesse conto o horror se mostra no desaparecimento e no retorno. Entre eles há um lapso que não se explica, porém se percebe. Bem interessante perceber o personagem tomar consciência da situação.

O Povo Branco
Temos aqui um exemplo perfeito do véu que o autor explicita tanto em sua obra. Não existe um simples portal ou uma passagem clara. A transformação do real ao sobrenatural se dá através de uma sutileza tremenda. Adoro essa transição.

Segue aqui ainda o encontrar de um velho tomo ou diário – o Livro Verde – que nos dá uma real ideia de como um mundo à parte existe. O descortinar desse véu é sempre terrível e fica ao leitor crer ou não no narrador.

O pó branco
Que história! Temos aqui o relato de uma irmã que vê seu irmão aos poucos se transformar depois de tomar um estranho remédio. Impossível não perceber Machen como inspiração para H. P. Lovecraft e nesse conto isso fica muito claro para mim! Um desfecho assustador e uma das melhores histórias do livro.

O Sinete Negro
Uma das minhas criações favoritas de Machen é, sem dúvida, alguma O Sinete Negro. Aqui ele consegue misturar com maestria a investigação científica com o fato sobrenatural de uma forma absolutamente incrível! Falar mais alguma coisa pode estragar a surpresa!

O Grande Deus Pã
Não é possível terminar de ler esse conto sem estar impressionado. Lovecraft criou O Horror de Dunwich, inspirado por essa história. O mais aterrador aqui talvez seja a constatação de impotência diante dos acontecimentos narrados. Terrível e assustador é imaginar uma realidade onde fatos assim podem acontecer.

Conclusões finais
Ler Arthur Machen é importante para aqueles que pretendem entender mais sobre o horror moderno. Em seus textos, temos uma fonte ampla e variada que acabou por servir de inspiração para outros autores, não só de sua época, mas também atuais.

Após o término desse livro percebo que um véu pode sim existir entre o mundano e um sobrenatural há muito esquecido. Que mais editoras optem pela tradução das criações de Arthur Machen!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/09/03/arthur-machen-o-mestre-do-oculto-da-editora-clock-tower/