Shunko

Shunko Jorge W. Abalos

Resenhas - Shunko

Watari 30/10/2021

Nos rincões argentinos: o mestre com carinho
Shunko trata da vivência de um professor lotado numa escola rural no meio do nada. O dia a dia do mestre revela uns pormenores muito interessantes para quem jamais teria a oportunidade de conhecer as vicissitudes, dificuldades e necessidades de um povo nativo do interior argentino falante do quíchua. A escrita é um tanto simples, mas é tocante muitas vezes por abordar questões do relacionamento e da vivência humanos, tais como empatia, medo, amor... Há um filme baseado no livro disponível no Youtube.

delicadas.leituras 05/06/2018

Mais que um professor
Um lugar inóspito na Argentina com nativos e sua língua quichua. Uma bela história de um professor que deixou sua marca indelével na vida das crianças, dos pais, de todos da região em que a escola estava localizada. Todo professor poderia ser capaz de realizar uma fagulha do que ele fez e do que sentia por seus educandos, pena que necessitou partir.

Jhonata 25/11/2012

Conhecendo o "nordeste" argentino
O livro conta um pedaço da vida das crianças de certa região de planícies do nordeste da Argentina no início do século XX, que trabalham desde cedo, vivem numa região onde o analfabetismo é comum e o idioma falado é o desconhecido quíchua. A presença de um professor inspirador e de uma paisagem exótica são parte intrínseca do livro. Com uma escrita fluída, uma narrativa gostosa e não linear, além de carismáticos personagens. O livro não tem por objetivo resolver problemas, mas compartilhar pedaços da vida de outros.