O Fim

O Fim Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Fim

Tata 20/06/2010

Eu estou, assim, completamente desnorteada com "O Fim". Eu recomendo MUITO que as pessoas cheguem ao final da saga dos Baudelaire. Vale a pena.

Como explicar? Desde "Mau Começo" o leitor é induzido a pensar que a história é infantil, tanto pelas capas como pelo modo descompromissado que Lemony Snicket inicia a narrativa. Daí seguem-se doze livros que dão corpo à história, tudo fica gradativamente mais complexo, mais misterioso, mais divertido. Em "O Fim" você simplesmente chega sem fôlego, e a sensação predominante é de que você precisa ler tudo de novo, tuuuuudo. Não apenas porque você se divertiu terrivelmente (e eu sei que vc se divertiu tanto ou mais que eu ;D), mas também porque - em algum ponto da narrativa, inevitavelmente - Lemony Snicket puxou seu tapete e deu um nó na sua cabeça.

O cara é tão foda de bom que mesmo depois de DOZE livros ele consegue te surpreender. E surpreende bonito. Mal posso esperar pra ler. Tudo. De novo.
Gláucia 04/08/2010minha estante
O que torna o livro MUITO BOM é o fato de ninguém ter entendido nada da história?! Poxa!

Ana 02/08/2011minha estante
É, Gláucia, é isso mesmo. Só que ele já tinha avisado. =DD

Brubs 13/03/2013minha estante
" Em "O Fim" você simplesmente chega sem fôlego, e a sensação predominante é de que você precisa ler tudo de novo, tuuuuudo. " Exatamente assim.

Lulu 29/12/2020minha estante
Menina tu não tem noção do quanto eu chorei

edisik 03/03/2024

Que decepção, ler toda uma série fantástica pensando num final que amarra todas as pontas e ser agraciado com um fim besta e nada respondido. ??
Thabi.Almeida 03/03/2024minha estante
Nunca li o fim com medo de um desfecho decepcionante. É igual o da série???

lahmot 03/03/2024minha estante
poxa, sério que é ruim? que droga :((

edisik 03/03/2024minha estante
Achei pior que o da série.

GianiPlata 03/03/2024minha estante
Tão mal assim?! ?

edisik 03/03/2024minha estante
Para mim pelo menos não funcionou. Até hoje entre tv e livros a minha maior decepção tinha sido o final do seriado LOST.

Tais.gusta 05/03/2024minha estante
Fizem que equele último lá revela muita coisa... o livro 14... esqueci o nome dele...

edisik 05/03/2024minha estante
Vou ter que achar esse 14. Pois a coleção só apresenta 13.

Lemony snickey autobiografia não autorizada.... nome do 14 livro

Lemony snickey autobiografia não autorizada.... nome do 14 livro

@rccardopereira 09/04/2021

CHEGAR NO FINAL E OLHAR PARA TODA ESSA JORNADA, É INCRÍVEL.
"Desse ponto de vista, a história dos órfãos Baudelaire é como uma cebola, e se você insistir em ler cada uma das camadas finas e papiráceas destas Desventuras em Série, a sua recompensa será 170 capítulos de desgraças na sua biblioteca e incontáveis lágrimas em seus olhos."

É verdade. Mas vale a pena enfrentar todas essas desventuras. É uma história agridoce do início ao fim. Tem momentos que você vai ficar procurando alguma coisa feliz, alguma coisa positiva nessa imensidão de problemas, dores, e injustiças mas é impagável a sensação de terminar o último livro e perceber o amadurecimento dos personagens e o quanto eles fazem parte de você agora. A pior sensação é ter de deixá-lo. A maior moral da história é que não adianta se esconder do mundo por ele ser injusto, pérfido e cheios de perigos. Você tem que se preparar pra enfrentá-lo e viver a vida o mais intensamente possível. Amei muito, muito mesmo. Espero um dia retornar a essa jornada de desventuras em série.

"Vocês não podem viver longe da perfídia do mundo, porque mais cedo ou mais tarde a perfídia acabará dando nas suas praias."

"Ó meu, velho capitão, é hora! Vamos levantar a âncora! No entanto, estamos entediados, ó Morte! Vamos embora! Se o céu e o mar são pretos como tinta. Nossos corações que você conhece estão cheios de raios!"

Elfa 11/11/2020

Finalmente , o tão esperando final que encerra a longa saga dos órfãos sunny , Klaus e violet

Bia 01/06/2021

Vou ficar com saudade de ler essa série. Eu ainda não sei direito o que pensar do final. A escrita do Lemony Snicket consegue me cativar muito, e, juntando com o fato de as páginas dos livros serem bem pequenas, a leitura é rápida e fluida. Todo o mistério que ele cria ao redor da história é muito envolvente, e eu ficava cada vez mais interessada e curiosa, querendo saber a resposta pra todas as minhas perguntas. O que eu não tive. E tudo bem.

??(esse parágrafo pode conter pequenas spoilers)??
Eu queria poder descobrir mais coisas e rever alguns personagens que eu estava na esperança de aparecem de novo, e, por não ter acontecido, eu posso ter ficado um pouco triste mas eu entendo o jeito do autor de deixar as coisas em aberto. O tempo inteiro, principalmente durante os últimos livros, ele fala em como aquele não é o fim, assim como o começo não era o começo, como alguns mistérios nunca serão resolvidos e como havia tantas outras histórias e desventuras não contadas.

Foi muito interessante acompanhar a trajetória dos Baudelaire, a união deles e a construção deles como pessoas. Eu acho interessante como o Lemony Snicket, de certa forma, põe na narrativa dele um reflexo do mundo real, e como nos põe de frente a sentimentos conflitantes (como não conseguir decidir se acha aquilo certo ou errado).

Acho que o fim foi bom. Não foi o que eu esperava, mas isso não quer dizer que foi ruim. Não recebi todas as respostas que queria, mas recebi outras que não esperava. No geral eu gostei bastante, fico muito feliz de ter lido essa série.

Debbye 18/02/2021

?? O Fim ??
Desventuras em Série é uma crítica a sociedade, são pequenas lições, é a prova de que tudo pode estar destruído, mas você pode contar e se apoiar na família. Em Desventuras em Série aprendemos que pela vida a gente vai encontrar pessoas muito ruins, mas também encontraremos bons amigos, mesmo que depois eles partam.

A história inteira daqueles olhos, ao que tudo indica, pode ser sempre escondida das crianças, mantida nas trevas junto com todos os outros olhos que vigiam todos os outros órfãos, todos os dias e todas as noites.

Igor Almeida 07/06/2020

A série inteira possui uma leitura fluida, extremamente inocente, agradável e bem-humorada. Ao fim dos treze livros, resta-me um único pensamento: ah se eu tivesse tido a oportunidade de ter lido tudo isso com meus 10 anos... (provavelmente não teria interesse em leitura na época, é a vida)
Vits 07/06/2020minha estante
Cara, te respeito muito porque nao consegui terminar todos.

Igor Almeida 07/06/2020minha estante
Acho que começou a ler velho d+ hein kk Eu venho lendo essa série despretensiosamente há uns 3 anos, sem pressa.

Miih.... 21/02/2021

O fim
"Você provavelmente está olhando para o fim de O FIM. O Fim de O FIM é o melhor lugar para se começar O FIM, porque, se você ler O FIM desde o começo do começo de O FIM até o fim do fim de O FIM, vai chegar ao fim de suas esperanças."

Carlos 24/09/2023

O fim de O FIM pode ser encontrado no fim de O FIM
O que falar de Lemony Snicket (Daniel Handler)? Simplesmente um gênio!!! O Fim é um livro cativante, (quase) descobrimos o que aconteceu com os Baudelaires (n vou falar oq aconteceu pq é spoiler). Nem todas as perguntas foram respondidas, por exemplo: o que tem dentro do açucareiro???

Mas mesmo assim, um livro muito bom, e depois de ter terminado, da uma tristeza no coração. Pq ler 13 livros é uma jornada longa e incrível, então quando eu terminei, comecei a chorar mais do que uma grávida dando a luz kkkkk.

9/10 pro livro.
Tiago 24/09/2023minha estante
Eu tô bem assim, medo de terminar de ler, e ter uma baita crise e não conseguir ler nada por semanas kkkkkk, enfim

Instagram: @leitor_eduardo 28/09/2021

Final digno!
Gostei bastante do final, digno de um bom mistério em que deixa algumas perguntas no ar e que às vezes é melhor que não sejam respondidas em respeito à magia e ao encanto da história. 5/5.

Henry 28/09/2020

Eu não vou força-los, mas todo deveriam ler a obra toda
Finalmente, aqui se encerra meu ciclo com os Baudelarie.

Sinto-me como se tivesse acompanhado a vida dos irmãos desde o princípio. Foi muito emocionante ler o fim dessa tragetória. Confesso ter derrubado algumas, poucas, lágrimas.

Aprendi diversas lições que levarei pra sempre, porém as duas que mais se destacaram para mim foram que: a leitura tem um poder descomunal na construção de nossa personalidade; e não importa quantos bens materiais nós temos ou ganharemos, nossos maiores tesouros sempre serão nossos apegos emocionais (família e amigos).

Muitos volumes me cansaram, mas o final fez valer a pena. Gostaria muito de continuar desbravando as próximas desventuras e, apesar de gostar de dizer "Seguimos para o próximo", receio ter de dizer que o ciclo se acabou.

Deixará muitas saudades e espero que a obra toque os corações de outras pessoas, pois apesar das fantasias e mitos da estória, Desventuras em Série é uma das obras mais humanas e reais que conheço.

Fim ???