A Rainha do Fogo

A Rainha do Fogo Anthony Ryan

Resenhas -

Kailane 19/02/2024

Briga religiosa, poderes, guerras e tudo que há de bom
Com o final meio brochante o livro é bom pela trajetória e por instigar b a imaginação do leitor...foi como assistir uma série medieval na cabeça, asmuei

Aline Rodrigues 27/08/2023

Eu esperava mais
Enfim, finalizei a trilogia que tanto ansiei de ler e ao mesmo tempo temi, por causa das outras resenhas que já havia lido anteriormente. Não nego que foi a minha paixão com o primeiro livro que me incentivou a terminar, pois o segundo e o terceiro livro não me empolgaram tanto quando o primeiro. Provavelmente foi a mudança de foco dos personagens, não vou dizer que foi ruim, na verdade foi muito necessário pontos de vistas diferentes nas duas últimas obras, até porque cada uma delas descreveram fatos que ocorreram em diferentes pontos geográficos ao mesmo tempo. Entretanto, eu senti falta no meu heroi de guerra Vaelin nas principais batalhas das últimas obras. Ele lutou? Lutou, mas o heroismo dele mingou, dando espaço para que outras pessoas se ascendesse. Veja bem, isso não foi ruim, mas eu senti muita falta dele.

Ju 21/08/2023

Li algumas resenhas que detonaram esse livro. Ele realmente não foi tão bom como os anteriores, porém não foi terrível, longe disso.
O ritmo do livro mudou, assim como vários personagens. Achei o final murcho, não vou negar, além de ter muita fantasia jogada na nossa cara. Poderia ser um livro melhor. Fora que Vaelin foi cansativo e Reva glorificada.

Paula 13/08/2023

Aconteceu tanta coisa que as vezes na história que acabei me perdendo.Se contar que tinha tanto personagens, que eu não sabia que era quem

E sinceramente do jeito que acabou a história, era melhor ter terminado no primeiro livros. Esse livro e o segundo são muito arastado

Daniel583 19/07/2023

Final digno
Terminou a trilogia de maneira bastante digna. Coloco este como o mais fraco dentre os anteriores porque o autor viajou demais em alguns conceitos, gerando uma quantidade enorme de informações. Ademais o livro é excelente e mostra que fantasia é muito mais que Tolkien e George Martin.

Este volume encerra a trilogia lançada no Brasil. Tem mais dois volumes em inglês que continuam a saga de Vaelin.

Fernanda Bard Chagas 09/01/2023

Você é o meu além. Para que eu perdure, vc precisa perdurar
Ainda estou um pouco anestesiada pelo fim dessa trilogia espetacular. Desde o primeiro livro eu já sabia que era um dos meus livros favoritos da VIDA, e Ryan não decepcionou nem um instante, nem por um capítulo de nenhum dos três livros. Agora só preciso vencer o abismo de ter terminado essa obra tão maravilhosa, tão rica em cenários de luta, de desespero para a sobrevivência, de tramas dentro de tramas e entidades que buscam a destruição de todo o mundo.
Só consigo me lembrar de como havia começado tão simples...um Vaelin criança deixado nas portas da Ordem para virar um guerreiro de fé.... Para tomar as proporções místicas e épicas que encerrou a trilogia.
Aqui temos uma Rainha do Fogo, sobreviveu a uma das suas maiores provações de fogo e renasceu pronta para levar sua fúria e vingança ao Império que buscou aniquilar o Reino Unificado. Assim é o começo do fim, com todos se unindo pela causa da Rainha Lyrna para levar a guerra e exterminar com uma raça que se autodestroi, e em meio à crueldade e matança, também busca destruir todo o mundo.
Enquanto Lyrna chega com um frota de navios e os engenhos de Alornis para pôr fogo em seus inimigos e Reva leva seus guerreiros cumbrelianos como sua Senhora Abençoada, Frentis chega ao território inimigo de forma mais furtiva, e aos poucos, juntamente com o Artesão, vai libertando o povo e os guerreiros Varitai das garras da maior serva do Aliado, a agora Imperatriz Elverah.
Vaelin, no entanto, marcha para o extremo norte, juntando todos os povos lonaks, seordah, eorhil..eles vão para o extremo gelado, para o gelo em busca dos povos do gelo, mas sua missão é encontrar o homem eterno, que tem a chave para a derrota do inimigo maior, aquele por trás de tanta matança e crueldade, que busca sangue de dotados para a vida eterna de seus servos, e com intenções que apenas podem ser perversas e misteriosas para todos: o Aliado.
O livro inteiro é eletrizante, e o desfecho é surpreendente! Fico pensando se não poderia ter mais livros desse mundo, por conta dos mistérios revelados no final! Eu certamente vou ter muita saudades do Vaelin Al Sorna, do irmão Frentis ( que se provou um importante pilar nesse volume) e da incrível e imbatível Reva... Até mesmo a Lyrna, que cresceu de uma forma nesses livros que choca qualquer leitor...
Fernanda Bard Chagas 19/05/2023minha estante
Mais tarde descobri que tem mais dois livros não traduzidos pro Brasil ?? uma duologia, já comprei o segundo, o primeiro tá muito caro ?????

Carol.Castro 04/01/2023

MUITO ruim
Depois de uma leitura sofrida, arrastada, chata. Chego aqui cheia de arrependimento por ter insistido nesse último livro. Não é só ruim. É péssimo.

Marcos.Leste 25/12/2022

Terceiro
Comparado aos dois primeiros livros este foi um pouco mais lento, porém não deixou de ser empolgante....

Um livro que voltarei a ler algum dia com certeza.

Jemilly 13/12/2022

Malditos! Devolvam o tempero de Vaelin Al Sorna
Finalmente terminei a leitura da trilogia A Sombra do Corvo e, se vocês leram as minhas resenhas anteriores, sabem que eu amei muito o primeiro livro, A Canção do Sangue, e mais ainda o segundo livro, O Senhor da Torre, mas o que vou dizer aqui me machuca mais do que a vocês. A Rainha do Fogo, apesar de ser muito bom, eu digo isso com toda sinceridade, o livro é muito bom, mas em comparação aos dois primeiros deixou a desejar bastante. Mas vou explicar aqui o que me afligiu, caros leitores.

Primeiramente não posso deixar de ressaltar que a escrita do autor é maravilhosa, um livro gigante desse, mas que te deixa preso na leitura do início ao fim. Aqui, nesse livro vemos o Reino Unificado, comandado pela Rainha Lyrna, com sangue nos olhos e com sede de vingança contra os Volarianos e prontos para invadir o império de Volaria, e tudo isso é muito bem desenvolvido, as narrações divididas entre Lyrna, Frentis, Reva e nosso já conhecido Vaelin são muito boas, narrando seus pontos da história, assim como no segundo livro, e disto não tem o que reclamar.

Agora, se estou elogiando a escrita, o rumo da história, o desenvolvimento deles.... então o que faltou? Por qual motivo A Rainha do Fogo não conseguiu ser tão bom como os dois primeiros e me deixou bastante chateada e frustrada? A resposta está no personagem que mais amo: Vaelin.

Ele continua incrível na arte da guerra, mas no final senti que o autor não quis o desenvolver mais, ele sempre foi colocado como uma grande importância na luta contra o Aliado nos dois primeiros livros, mas sinto que aqui, apesar de continuarem o vendendo como poderoso, ele não se mostra tão poderoso como antigamente, me faltou mais de Vaelin Al Sorna e fiquei chateada por não ter. Inclusive até o próprio Aliado faltou algo mais poderoso para um vilão, achei que no final ele foi nada de mais. Outra que faltou o fogo que era prometido foi da Rainha Lyrna, a genialidade e o poder que ela mostrou em Senhor da Torre faltou em A Rainha do Fogo, e eu precisava daquela Lyrna queimada e queimando tudo.

Mas o poder que faltou em Vaelin e Lyrnar, teve até demais em Reva e Frentis. Só que em Reva saiu de forma exagerada, o autor se dedicou demais a ela e no final achei um pouco forçado essa super mulher poderosa e invencível, ela mudou muito em pouco tempo para quem teve uma vida totalmente manipulada e controlada, enquanto Frentis continuei achando o arco dele muito bom, mas não tão diferente do que ele fazia no livro anterior.

Essa é uma das minhas trilogias favoritas e chegar ao final dela sentindo que faltou algo é bem triste de se dizer. Mas, apesar das minhas críticas, eu não deixo de gostar dela, o final não foi o que eu esperava, mas eu já passei várias vezes por isso de sagas boas com finais mornos e sei dizer quando vale a pena acompanhar a história e, com certeza, A Sombra do Corvo é uma que vale muito a pena a leitura.

"Se vamos dividir o poder, sou forçada a concluir que você precisa de uma lição sobre o preço dele. Poder jamais foi conquistado sem sangue, ambições jamais foram realizadas sem sacrifícios."

Daniel Andrade 10/12/2022

A pior conclusão de trilogia já escita.
Que livro absurdo de ruim, meu deus. Isso aqui ter nota 4 de 5 é uma ofensa à todos os livros maravilhosos que possuem nota menor que 4. Acho que a LeYa resolveu fechar depois de se ver obrigada a publicar tamanha atrocidade.
Personagens: horríveis.
Plot: tenebroso y fraco y inconsistente.
Desfecho: escrito por um adolescente num concurso escolar de literatura.
Antony Ryan: safado que quis prolongar uma história que não tinha conteúdo para três livros.
Nunca, jamais, caiam nesse calabouço chamado A Rainha do Fogo. Parem no livro 2, que é bem decente. Não pretendo ter contato novamente com qualquer coisa escrita pela Ryan para evitar traumas futuros.
Ari Phanie 10/12/2022minha estante
Eu dei três estrelas pra ele, fui boa. Mas me lembro de ter gostado de alguns detalhes dos quais nem lembro agora. Só q concordo com teus apontamentos, deveria ter parado no segundo livro msm.

Daniel Andrade 10/12/2022minha estante
É que esse livro me irritou tanto que até o que tem de bom eu excluí da minha mente

Ari Phanie 10/12/2022minha estante
Kkkk

Homero 11/12/2022minha estante
Vc tem os 3 livros físicos? Vende? :D

Daniel Andrade 11/12/2022minha estante
Pior que, mesmo não gostando, gosto de ter todos meus livros lidos haha

Homero 11/12/2022minha estante
Kkkkkk blz!

Herick 30/07/2022

Incrível
Um desfecho épico pra uma trilogia maravilhosa. Impressionante a capacidade de Anthony Ryan de construir reviravoltas e batalhas intensas e emocionantes. Quando tudo parece estar tranquilo e se acalmando, BUM!, uma nova reviravolta surge.

Vaelin dispensa comentários, é facilmente um dos melhores protagonistas de fantasia que eu já vi.

Reva e Frentis, que personagens maravilhosos. Impossível não se apegar e torcer pra eles o tempo todo. Dois fudidos da 🤬 #$%!& .

E Lyrna, a insuportável - porém brilhante - rainha com sua mente afiadíssima que foi capaz de fazer o que seu pai, Janus, jamais imaginou.

Por mim essa trilogia seria facilmente uma saga, vai ser difícil encontrar personagens tão carismáticos em outra obra, e mais difícil ainda é ter que se despedir deles.

Obra impecável.

Jessica1248 24/07/2022

O que aconteceu aqui??
Sinceramente, não sei o que deu no autor, se faltou criatividade ou melhor desenvolvimento talvez. Ou foi preguiça de fazer um bom final. Não faço a mínima ideia do que possa ter acontecido.

O livro ficou extremamente extenso e arrastado, por inteiro. Por ser o último livro, deveria ser o desfecho, a conclusão, mas o autor decidiu inserir mais elementos, mais personagens e arrastar uma guerra que no final foi mal explorada e terminada de forma rápida demais.

Ele tentou jogar o protagonismo para a Lyrna, o que até deu certo no 2° livro, já que tivemos vários povs, mas se perdeu completamente no meio do caminho, ele não conseguiu entregar um bom último livro, aquele de tirar o fôlego e de você não conseguir parar de ler. Na verdade eu conseguia parar de ler e nem sentia vontade de continuar kkkkkkkk

Mas continuei, pois ainda assim, criei um apego enorme com certos personagens e precisava concluir a leitura. Meus parabéns a Reva que conseguiu levar nas costas o livro todo, foi ela que me ajudou a continuar, me deu forças.

Queria muito ter favoritado essa trilogia, mas ficou só o 1° livro como favorito mesmo. Enfim, é isso.

Ana Gouvêa 13/04/2022

Como é que uma trilogia começa tão bem e termina tão mal? O segundo livro é até divertido, mas esse terceiro é muito fraco. Vários capítulos CTRL C CTRL V, uma pena!