The Core

The Core Peter V. Brett

Resenhas - The Core

pedrogoncalvs 07/12/2020

Com potencial, mas decepcionante
Tudo que me fez ficar fascinado pela série é completamente deixado de lado, sendo este a cultura Krasiana, alguns núcleos tinham potenciais gigantescos (como por ex. O núcleo de Abban e Hasik, que praticamente não é utilizado, a sociedade Krasiana nem aparece direito), o tempo gasto com posicionamento dos peões é gigantesco pra não dar em nada, a tal sharak ka? Nunca vi tão sem graça, todo mundo separado e cada um fazendo o seu do seu jeito.

Quase não há consequências na sharak ka, tudo se resolve como que caído do céu, e eu acho que isso é um dos maiores problemas do livro, aliás, de alguns livros pra cá, tudo cai do céu, até os poderes, o sistema de magia se torna extremamente aberto, em 1 segundo sem precedente nenhum tem personagem que começa a voar, criar telefones (praticamente) ler futuro so de olhar alguém, tudo fica muito fácil, fica chato. Não existe mais construção por que o autor não soube aproveitar as 800 páginas e não deu tempo, é isso? Mas é tudo muito fácil e o que não é fácil é o leitor passar as partes de enrolação.

Essa redenção de um determinado personagem não poderia ser de pior gosto, deveria ter morrido na primeira luta, e o final? A luta contra a rainha dos demônios? Como que tudo se resolve? Muito óbvio e besta ao mesmo tempo.

Não tira o mérito da série, mas esse último livro foi muito abaixo do esperado por mim, o autor perdeu a mão de vez, desde o 4 (The skull throne) que dei uma nota excelente pelo conjunto e por amar os anteriores, e por alguns núcleos não terem se perdido e ter seus muitos méritos, mas que mesmo assim não merecia a nota dada, pra chegar aqui e ver esse desenrolar. Uma pena, mas que valeu a experiência da história de qualquer forma, amei ter conhecido Krasia e ver todo esse desenrolar e intrigas. Ainda vale a saga.

Fernando Lafaiete 31/01/2019

The Core (Ciclo das Trevas #05): Que droga Peter V. Brett usou?
******************************NÃO contém spoiler da série******************************

Como lidar quando lemos o final de uma série que adoramos, e nos deparamos com um desfecho fraco, ruim ou péssimo? Ainda estou tentando entender o que aconteceu com Peter V. Brett e principalmente tentando entender o que o fez pensar que The Core seria um final no mínimo satisfatório.

Iniciamos a leitura exatamente no ponto em que livro anterior termina, nos preparando para finalmente acompanharmos algo épico, que nos fará suar e torcer para que a longa e perigosa jornada que se iniciará, não leve o nosso adorado protagonista para um caminho sem volta. Entretanto, é perceptível a sensação de que o autor se perdeu ou até mesmo de que já estava de saco cheio de tudo e resolveu terminar logo a série, ao invés de se preparar melhor, para desta forma, entregar algo mais sólido.

Ciclo das trevas nunca foi uma série perfeita. É cheia de problemas, os quais já mencionei nas resenhas dos livros anteriores. Mas adoro a ambientação, adoro os personagens, adoro as cenas de ação, os poderes e as situações políticas. Me deparei ao longo da leitura da série, com coisas que mais me agradaram do que desagradaram. Por este motivo, fui relevando (tentando com muito empenho pelo menos) todas as falhas narrativas do autor. O problema é que desta vez sim, eu senti que nadei e mori na praia. Diferente do que senti ao terminar a leitura de A Rainha do Fogo, o terceiro volume da trilogia de Anthony Ryan.

The Core é muito mal estruturado, cheio de coisas que cansam. O autor utiliza 90% de seu calhamaço de 800 páginas para desenvolver e finalizar subtramas, que já poderiam ter sido resolvidas nos livros anteriores. Os protagonistas ficam de escanteio e o que realmente importa só nos é entregue nas páginas finais. Aliás, a tão esperada "jornada" dos personagens centrais é mal descrita, muito pouco envolvente e cheia de coisas idiotas, que envolvem a redenção de um certo personagem, que pra mim já poderia ter morrido nos livros anteriores, tamanho o meu asco por ele.

Os desfechos... Aff... esses desfechos!! O que posso dizer para vocês? Achei tão ruins que tenho que me controlar para não surtar. Arlen, o poderoso e determinado protagonista de Peter V. Brett, tem um final que é a cópia de tantos outros finais que vemos por aí. Está na hora dos autores de fantasia começarem a inovar; já estou de saco cheio deste tipo de desfecho. Coisa de autor preguiçoso ou incompetente. É mais fácil copiar do que inovar não é mesmo?

Leesha tem um final que nem considero final. Não consigo citar nada que eu tenha achado de fato bom. Só dei 2 estrelas devido meu apego emocional com a série. The Core merecia na verdade 1 estrela, beirando a 0,5. Já faz parte do grupo de piores livros de fantasia que li na vida.

Acho do fundo do meu coração, que o autor deveria ter jogado fora toda a porcaria que escreveu neste último volume, sentar a bunda na cadeira, se planejar e começar a escrever tudo de novo antes de lançar. Mais vale um autor que demora séculos para finalizar uma série, do um que escreve qualquer coisa e finaliza nas coxas algo que não merecia menos do que um clímax épico (Grande abraço George Martin e Patrick Rothfuss... levem o tempo que quiserem, mas me entreguem algo fantástico, por favor!!!).

Enfim... The Core foi um lixo. Detestei tudo e terminei a leitura com vontade de sentar na frente do Brett e perguntar para ele que droga ele usou. Final medíocre, que vou tentar esquecer que existe. Vou fingir que o autor desistiu de finalizar ou que morreu mesmo, sem ter conseguido dar um final para a sua série. Vou enfiar na minha cabeça a seguinte ilusão: "Que droga Brett não ter conseguido finalizar. Logo, logo arrumam um autor para dar fim a esta série. Espero que o Sanderson aceite."
LUNII 31/01/2019minha estante
Essa sensação que vc teve é a mesma que tive lendo o final de Maze Runner, foi enfraquecendo a cada livro. Amo tudo nele, menos o final :(
Isso me deu até preguiça de ler os spin off

Fernando Lafaiete 31/01/2019minha estante
Pois é Lunii. Juro que tento entender, mas não consigo. O que acontece com os autores? Eles não se planejam? São pressionados pelas editoras e por isso escrevem rápido e de qualquer jeito? Ou eles se cansam do próprio universo que criam e não veem a hora de terminar tudo e seguir em frente? Porque eu não entendo como ago pode começar tão bem e terminar tão mal. Maze Runner eu até desisti de ler, depois de ver a decepção de grandes amigos meus ao terminarem a série. :/

LUNII 01/02/2019minha estante
Acredito que é uma mistura de tudo. Mas acho o problema de Maze Runner é que ele ficou mt perdido e depois o autor não conseguiu terminar direito a bagunça que fez.

Fernando Lafaiete 01/02/2019minha estante
Nem lerei então. Estou cansado no momento desses autores que se perdem no desenvolvimento. :/

Nanda 08/02/2020minha estante
Nossa me senti assim também ? Quando acabei pensei : É isso mesmo ? Será que não tem mais nada ! Decepcionante ! E olhar que adorei os outros livros !

Racestari 16/11/2020minha estante
Foi apressado? Foi. Rendia mais um livro? Sim. Mas o conjunto me agradou!

Patricia 31/12/2017

Valeu a pena
Livro: 3.5/5
Saga: 4/5

Não me arrependo de ter lido essa saga apesar de, ao terminar 1 ou 2 livros dela, ter sentindo uma séria vontade de abandoná-la. Alguns livros foram ótimos, e outros....argh.

The Core é o 5º e último livro do Ciclo das Trevas que narra a saga do nosso quase-protagonista Arlen Banes em busca da aniquilação dos demônios que assolam humanos por toda parte. Digo 'quase-protagonista' porque no início da série, sabíamos que pelo menos 3 personagens seriam fundamentais para essa estória: Arlen, Leesha e Roger. Não estávamos enganados mas, o inesperado foi ter tantos personagens ganhando importância e POV em cada livro. The Core sofre disso. Múltiplos POV's que fazem com que a estória demore bastante para chegar ao que realmente interessa. Nesse livro vemos bem pouco de Arlen e cia. e muito de outros que, sinceramente, eu não me importava nem um pouco em saber o que estavam fazendo.

Se por um lado essa conclusão demorou para acontecer, por outro voltamos a vivenciar o terror das batalhas entre humanos e demônios. Frenético: uma palavra que pode ser dita sobre o livro. Cada capítulo narrando invasões, destruições, mortes, cidades conquistadas....dessa vez não há espaço para as intrigas da humanidade entre si. Esse livro passa a real noção do quanto os demônios estão preparados e prontos para destruir e conquistar tudo o que tem vida. Portanto, ação do começo ao fim - cenas ótimas, de deixar o 'coração na mão'.

Um ponto positivo foi o amadurecimento e a mudança de comportamento de alguns personagens. As interações entre Arlen e Jadir: reflexões, dúvidas, a amizade compartilhada entre os dois, o peso da missão que ambos carregam nos ombros. Leesha e Inevera são 2 ótimas personagens: tão diferentes e tão importantes para a defesa de Tessa. Uma das personagens cujo amadurecimento foi muito bem-vindo: Renna. Mesmo que sua essência teimosa tenha permanecido, não seria justo dizer que é a mesma Renna dos livros anteriores com todos aqueles estouros emocionais em nível máximo. Em alguns momentos é ela quem resolve as situações e ao lado de Jadir acaba se tornando o segundo apoio de Arlen. Além disso, draminhas excessivos - principalmente aqueles envolvendo Leesha e seu núcleo familiar, ou Leesha e sua vida sentimental irritante, perderam importância diante da catástrofe que é a invasão dos demônios às cidades de Tessa - obrigada Peter V. Brett por isso!

(questão pessoal: odeio triângulos amorosos, principalmente os que envolviam Leesha Paper: Leesha x Arlen x Renna...Leesha x Jadir x Inevera...Arlen x Leesha x Jadir... Sendo personagens tão importantes para a estória, não via a hora de o foco se voltar para a sobrevivência ao invés de dramas românticos entre dois homens, suas esposas e a mulher por quem ambos ainda possuem 'uma paixonite')

Achei o final um pouco apressado, mas era de se esperar com tantos POV's durante o livro. Algumas perguntas ficam sem respostas e a conclusão da saga deixa muitas pontas soltas que talvez sejam um 'gancho' para uma série posterior, pelo menos é a impressão que tive. Mas se você, como fã da série, gastou alguns momentos imaginando e criando alguns finais para ela, provavelmente imaginou esse. Só posso dizer que estava na minha lista de possíveis finais satisfatórios, considerando a série como um todo.
Racestari 16/11/2020minha estante
Adorei pelo conjunto das obras, mas percebe-se que ele apressou muito o final. Ele poderia desenvolver bem mais, ao invés de fazer o que fez, arrematando a sequência. Daria um livro a mais só para aparar corretamente todas as arestas.

Racestari 16/11/2020

Sacanagem da Darkside
Os cinco livros são simplesmente sensacionais! A leitura é cativante e os personagens sensacionais. Ache tão bom, quanto os três livros do Justin Cronin (A Passagem, etc.). O que acho uma falta de consideração é de não se comprometerem a traduzir e publicar os cinco volumes! Li em inglês, mas nem todos podem, e eu prefiro a minha língua também!