John

John Cynthia Lennon

Resenhas - John

Alba 08/08/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Confesso que fiquei bem dividida durante a leitura desse livro. Primeiro por não ter ouvido falar muito sobre a primeira esposa de John, então, sinceramente, pra mim a história dos dois não tinha mais do que um ou dois anos, com o resultado que todos conhecem, a troca dela por Yoko Ono. Segundo porque Cynthia é tão submissa e tão propensa a se vitimizar que não simpatizei muito com ela.
Cynthia conheceu John Lennon na faculdade de arte. Ela uma aluna tímida e aplicada, ele, brincalhão e relaxado. O romance surgiu sem ninguém apostar que iria muito longe por conta das diferenças entre os dois, mas Cynthia e John provaram o contrário e fortaleceram a união.
Cynthia revela todos os bastidores do surgimento da banda “The Beatles”.

Cynthia se submete às vontades de John, faz dele o centro de seu mundo. E quando engravida, John a pede em casamento e ela passa a gravidez inteira escondida da imprensa e das fãs obsessivas dos Beatles.
A partir dai toda a vida de Cynthia gira em torno da carreira de John e como isso afetou o modo deles viverem. Cynthia vivia à sombra de seu marido, sempre tentando fazer com que ele se sinta bem e fazendo de tudo para não desapontá-lo, chegando inclusive a fechar os olhos para as traições de John. Até que Yoko aparece. E Yoko não é mulher de viver à sombra de ninguém. Nesse momento, chega ao fim o casamento de Cynthia.

Quer saber mais? Gostou? Acesse e confira a resenha completa:

renata 30/05/2010

È simplemente maravilhoso poder saber um pouco mais daqueles que mudaram tanto o mundo com apenas uma música, principalmente de John, Cyn e Julian. O bom mesmo é você cantar as músicas de cada LP que eles gravam durante a história, é impossivel não se viciar!

Diego 24/05/2011

Jonh "por ele mesmo"
Por muitos anos escondida, seja por questão Businness-estratégica, seja pela própria vontade, Cynthia Lennon (Cyn) nos oferece uma história interessantíssima sobre o homem com o qual ela dividiu as melhores e a piores coisas de sua vida! Um aperitivo singular a possibilidade da noção de quem realmente Lennon foi! Adicionalmente, por se tratar de um relato biográfico, achei interessante a forma como ela aproxima o leitor pela maneira simples e eficaz com que lida com a história: desprovida de artefatos técnicos de escrita, ela de fato consegue levar sua verdade para as páginas!

Depois que, de fato temos acesso as memórias dela, a sensação que tomou conta dos milhares e milhares de fãs quando os beatles terminaram se concretiza: Ei, Yoko VTNC! hehe

bibliostella 28/01/2014

Achei incrível. Antes de o ler, tinha uma idéia que ia ler um relato magoado de alguém ressentido e haviam várias resenhas dando a impressão disto.

O que vi foi um relato de qualidades que eu nem imaginava que John tivesse e um lado dele que pra mim era diametralmente oposto. Claro que a autora conta a parte ruim de seu relacionamento com o cantor, mas era de se esperar que viesse carregado exatamente dessas tintas. Mesmo assim, achei seu ponto de vista mais realista do que injusto e cheio de ressentimento.

Alana 01/02/2017

O Outro Lado Da História
Biografias não são meu forte. Todas que já tentei ler, de artistas e bandas que gosto, foram abandonadas. Mas existe uma exceção a essa regra: as biografias de John Lennon, ou dos Beatles, como um todo. Não sei explicar ao certo o porquê dessa seletividade - talvez seja devido à excentricidade da vida do Lennon e da jornada da banda - . Enfim, não foi diferente desta vez em que Cynthia Lennon, a primeira esposa - e amor - de John, finalmente ganha voz.

Primeiramente, fiquei instigada em saber a versão da história da esposa que sempre foi deixada em segundo plano. A impressão que eu tinha, antes de ler o seu relato, era de que ela não tinha sido realmente importante na vida de John. E, aqui, descobrimos que, de fato, o buraco é mais embaixo. Cyn participou desde à construção da banda, até sua ascensão e queda. Ela foi o porto seguro e alicerce de John, e por meio de todo amor e sentimentalismo com que ela descreve esses anos de sua relação, é evidente que eles realmente se amaram muito.

Entretanto, algumas coisas me incomodaram: a todo momento Cyn tenta defender atitudes chulas de John para com ela; além disso, por mais que seu apoio e afeto tenha sido essenciais para que seu relacionamento desse certo, Cynthia foi uma namorada e esposa muito submissa, pouco assertiva, e que tentava a qualquer custo agradar ao John, colocando seu próprio bem estar e felicidade de lado.

Por outro lado, tomei suas dores ao ler suas memórias da época em que John a trocou pela Yoko. Se eu ainda tinha alguma dúvida se Yoko realmente foi uma pessoa tão deplorável assim, aqui elas acabaram. Não houve exatamente nada que pudesse me fazer simpatizar com a "japa" . Desde a forma com que ela "roubou" o Lennon da sua primeira família, até a forma com que ela controlava o músico e estimulava a exclusão do seu filho, Julian, da vida do pai (inclusive após a sua morte).

Porém, não é justo eu colocar toda a culpa na Yoko. John ja demonstrava atitudes controversas no começo e durante sua relação com Cynthia, mas depois que conheceu sua segunda mulher, ele realmente mostrou como podia ser uma pessoa medíocre e hipócrita. Senti nojo de sua postura. Repulsa. A forma com que ele jogou a traição na cara da Cyn e a forma com que a tratou depois disso, é indefensável. Não é à toa que a mágoa tenha sido tão palpável nessa parte da leitura. Ele foi um covarde com a própria família.

Mesmo assim, ela termina o livro nos mostrando o quanto ela é capaz de passar por cima de tanta mágoa, pelo bem do seu filho. Ela termina o livro ainda iludida com a possibilidade de que, se o John não tivesse sido assassinado, as coisas poderiam ter mudado: eles poderiam ter voltado a ser amigos, e o John se redimiria dos anos ausentes na vida do filho Julian. Fiquei com a sensação de que ela não aprendeu com tudo o que passou. Pessoas merecem segundas chances, mas ele teve várias e, mesmo assim, as jogou fora. Por que isso mudaria depois de tanto tempo? Nunca saberemos, afinal, se ela estava certa ou não.

Enfim, cada um terá uma visão, experiência de leitura e conclusões diferentes ao ler este livro. Esse foram os sentimentos que eu tive, dentro da minha visão de mundo. Foi uma leitura boa, fácil e que me fez imergir completamente em suas memórias.

edmurhashi 20/04/2015

Autobiografia ou autodefesa
Terminei a leitura de "John" com um misto de sentimentos. Enquanto a fase em que esteve com John é, evidentemente, a mais rica em detalhes do livro, especialmente quando a beatlemania explode no mundo, a fase pós-divórcio mostra um ressentimento que, ainda que compreensível por tudo que diz ter passado, por vezes soa exagerado.

A abordagem do período John&Yoko é carregada de mágoa e reclamações, algumas histórias têm buracos e outras são pouco convincentes, especialmente no que trata de seu relacionamento com Roberto Bassanini, que mais parece uma defesa malfeita do que apenas uma memória.

Assim, enquanto esperava um livro como uma biografia e lembranças - boas ou ruins - da vida dos dois, alguns trechos parecem servir de defesa para acusações que eu sequer sabia que haviam sido feitas.

De todo modo, o livro não perde todo valor e é interessante por seu registro histórico e por mostrar partes de John Lennon que nem sempre é destacada em seus perfis, com suas contradições, dificuldades e conflitos internos de um homem que literalmente mudou o mundo.
Roseanne 07/08/2018minha estante
undefined

iris 27/03/2024

Legal
O livro não é particularmente interessante, mas para quem é fã e quer saber mais é uma leitura legal.

Psychobooks 08/08/2010

Biografia que vale a pena Conferir!! \o/
Cynthia revela todos os bastidores do surgimento da banda “The Beatles”.

Quer saber mais? Gostou? Acesse e confira a resenha completa:

Aninha 01/10/2010

vale muitoooooooooooo a penaa !! muito mesmo, fala da história de john lennon antes e pós yoko! E mostra um lado de john que NINGUEM conhece !
A autora é a primeira mulher dele, cynthia lennon.
Foi com certeza o melhor ivro que eu ja li na minha vida!!

Rosana Maria 15/01/2011

Sempre me emociono
Ele foi um homem brilhante.

karol 24/11/2011

Muito bom. Apesar de que em algumas vezes deu a entender que Cynthia queria se fazer de vítima o tempo todo e colocar John e Yoko como os vilões. Mas é interessante saber fatos sobre John que ninguém sabia.

Martina 19/01/2013

Para os que amam John, recomendo!! Revelações bem interessantes sobre o início de sua carreira.