Tintos e Tantos

Tintos e Tantos Stephanie Danler

Resenhas - Tintos e Tantos

Ritchelly - @garotagirassol_ 18/11/2020

O que achei de "Tintos e tantos"
?Tintos e tantos? veio com a promessa de um dos meus reallity shows favoritos e com a essência de um dos meus filmes favoritos. Porém, deixou a desejar em todas as expectativas que criei com essa leitura.
Tess é uma jovem que saiu de uma cidadezinha pequena para tentar a vida em Nova York. Até então o plano é encontrar um emprego e um lugar para morar (não necessariamente nessa ordem) e Tess acaba sendo contratada como garçonete em um badalado restaurante em Manhattan onde um mundo novo se abre para ela.
Um mundo cheio de sabores, pessoas inusitadas, noites agitadas e um trabalho para poucos, mas que Tess se joga de cabeça.
Eu tive alguns problemas com esse livro, acredito que o que mais contribuiu para que eu não tenha curtido tanto, foi a protagonista. Me deu a impressão que Tess não tinha um passado antes de Nova York, que sua vida girava em torno do trabalho e as noites de bebedeira com seus colegas. Você vai acompanhando ela tomar várias decisões erradas, que prejudicam sua própria vida, se relacionar com pessoas toxicas e se enfiar em um caminho sombrio. Seria interessante se boa parte do livro não fosse focado nessas experiências de Tess.
Os personagens secundários infelizmente também não foram bem aprofundados, vi potencial em vários deles, mas acabou que ficaram artificiais, ofuscados pela dinâmica do livro.
Em contrapartida, eu adorei os devaneios sobre sabores, sobre os pratos do restaurante e as degustações de vinho. A autora descreve tão bem as sensações no paladar, que é possível sentir os sabores na boca. Acredito que se o livro tivesse focado mais nesta peça do enredo, o livro teria me agradado mais.
Preciso dizer também que apesar de a leitura ter pontos negativos, eu me peguei ansiando pela leitura a cada tempinho livre que eu tinha, querendo saber como a história iria terminar ou qual prato Tess iria degustar e aprender sobre.
Então se você quer conhecer a rotina de um restaurante, as histórias de alguns de seus clientes fieis e principalmente acompanhar uma parte da vida desses garçons, chefes, barmans e auxiliares, recomendo a leitura, você com certeza irá se deliciar com os sabores deste livro.

Lu 17/11/2020

Li o livro pela primeira vez em 2018 e confesso que me decepcionei um tanto. Achei uma leitura ok e nada mais, em alguns momentos tornou-se até mesmo entediante. Nesse ano, 2020, assisti a série Sweetbitter que é baseada no livro e fiquei com muita vontade de lê-lo novamente pois a série é incrível!

Ana 10/11/2021

como eu odeio gastar dinheiro em livro ruim
Enquanto eu lia o livro escrevi varias e varias versões de resenhas diferente, ao mesmo tempo q o livro eh bem monótono ele vai ficando de outro jeito?¿ Eu espero que muita das coisas que foram ou deixaram de ser escritas no livro foram de propósito, por exemplo eu achei o livro confuso principalmente no começo, uma hora você não sabe quem ta falando oq ta acontecendo oq aquilo quer dizer mas acho q foi de propósito, afinal não tem nada mais confuso q uma garota de 22 anos sozinha em NY. Muitas pessoas nas resenhas falam que não sabemos nada sobre o passado de Tess o que realmente é bem ruinzinho mas a premissa do livro eh ela sair da cidade dela e ser uma nova Tess em nova iork, não tem necessidade de sabermos do passado dela! E também falaram de como os personagens são superficiais e eu também achei isso, mas para a protagonista eles eram superficiais, ela disse em uma das partes que eles não são amigos e sim colegas de trabalho!

Mas o que mais me pegou nesse livro foi no começo ate um pouco mais que a metade a obsessão doentia que ela tinha pela Simone, eu lia o livro e não sabia se a Tessa estava apaixonada por ela ou só projetava a ausência da mãe na mulher, parecia que estava obcecada? e não só por ela, pelo Jake também. Vamos combinar aqui né, um marmanjao de 30 anos que fica agindo que nem um sadboy de 15? Ah faça me o favor e cresça, e ainda ficava na aba de uma mulher mais marmanjona que paga de sabida mas na verdade tem atitudes bem infantis!!!!! Que relacionamento HORRÍVEL, isto é se pode chamar aquilo de relacionamento, não tinha honestidade, não tinha segurança, não tinha respeito, e para o leitor não tinha carisma.

Dri - @oasisliterario 10/05/2017

"Tintos e Tantos" é o livro de estreia da autora Stephanie Danler e nos conta a história de Tess, uma jovem que decide mudar para Nova Iorque para construir uma vida nova. Tess consegue um emprego em um dos restaurantes mais prestigiados da cidade e assim conhecerá a fundo a cidade e o que há de melhor e pior nela.
Confesso que pensei muito antes de escrever essa resenha, pois a leitura de "Tintos e Tantos" não foi nem um pouco prazerosa. Ao longo da narrativa, Tess nos apresenta os demais funcionários do restaurante e um pouco sobre a sua vida na metrópole. Foi difícil me sentir cativada pela protagonista ou qualquer outro personagem, assim como me sensibilizar pelos contratempos na narrativa.
O livro foi bem cansativo e o tempo todo eu tive a sensação de estar lendo uma história sem um propósito final. Stephanie nos oferece acontecimentos que se passam no cotidiano do restaurante, mas não desenvolve nenhum deles com maior intensidade.
Desejei um melhor desenvolvimento até as últimas páginas do livro, mas nada parecia ter um contexto ou uma justificativa. Na minha opinião, a história ficou sem fundamento, focou-se apenas na tentativa de demonstrar curiosidades sobre o paladar.
Esperei muito um momento em que houvesse um evolução pessoal nos personagens, mas eu já não me importava mais com o que acontecesse com eles. Senti apenas antipatia por Jake, Simone e até mesmo pela protagonista Tess.
Entre carreiras de cocaina, muitas frases machistas e noites de bebedeira em bares badalados, Tintos e Tantos deixou muito a desejar e apenas decepcionou.
As duas estrelas na classificação do livro se deram graças maneira de escrever da autora. Apesar de ter acho a história muito rasa, devo admitir que Stephanie tem dom para escrita.
A Editora Globo caprichou na diagramação do livro. A edição está impecável e só tenho elogios quanto a capa e revisão.
Portanto, apesar de sentir que o livro não cumpriu o que prometeu, meu objetivo com essa resenha não é te desanimar. Gostaria que quem se interessou pela premissa, desse uma chance mesmo assim. Quem sabe o livro não lhe agrada mais e você tem uma visão diferente da história, não é mesmo?
Link: https://www.instagram.com/p/BT7orqllmGq/
mhrossetti 23/09/2019minha estante
Oi Dri! Acabei de ler e entendo super seu comentário: a capa faz parecer uma coisa e o livro é outra! A contracapa do livro também passa uma impressão errada! mesmo assim, eu gostei muito do livro, é um relato bem hard, me atraiu muito saber mais desse "mundo paralelo" ... com certeza tem muita ficção misturada com o que ela viveu...
Adorei o jeito como ela intercala a historia com os sabores

Hosana.Barros 12/10/2018

Nada do que eu imaginei!
Quando eu vi a capa pensei: Masterchef – então terá paixão pela comida, adrenalina do serviço, emoção do prato perfeito, as sensações de cada comida. Quando pensei em Sexy and the city – pensei em busca por amor, glamour, e a cidade de Nova York em toda suas ofertas de experiências. Mas
Tintos e tantos é triste. É deprimente. Não é nada do que eu pensei!!!
É a história de uma garota perdida que se muda pra Nova York sem expectativa ou ambição, que vai trabalhar em um restaurante, e o restaurante se transforma no seu mundo. Ela sobre muito, tanto física quanto emocionalmente, todos a tratam mal inclusive e principalmente ela mesma. Uso de drogas e muita bebedeira para mascarar tudo e ao mesmo tempo para se aproximar das pessoas. Ela não é próxima de ninguém. Completa solidão. O sexo é tratado com frieza, todos querem trepar com ela, ela sabe disso e usa isso contra ela mesma. Muita humilhação. Muita depreciação da personagem principal.
mhrossetti 23/09/2019minha estante
oi Hosana! concordo com vc, é deprimente às vezes... acabei de ler e senti isso também: a capa e a contracapa falam uma coisa, mas o livro é outra!
Achei interessante acompanhar o pensamento de uma personagem tao diferente de mim ... inclusive o jeito de encarar relacionamentos! Mas os relatos sobre o trabalho no restaurante em si, a dinâmica toda ... tudo isso me encantou ... bjs :)

mariluisa do virando a página 12/05/2020

O gosto de amadurecer
Uma garota sai de sua cidade no interior e vai para a cidade grande. Ela deixa para trás uma história, uma vida e tudo o que amava, em busca de alguma coisa, qualquer coisa, a que ela possa se agarrar.

Eu posso apostar que muitos de vocês se identificaram com isso, eu particularmente. É um grande e assustador momento, a saída de casa, doloroso demais para os pais e libertador para os filhos. Em Tintos e Tantos, somos apresentados a nossa protagonista nesse exato momento de sua vida; a chegada em Nova York, uma cidade grande e completamente fora do seu mundo.

Se não fosse pela sinopse, só saberíamos o nome da moça mais ou menos na metade do livro e eu senti um toque de Clarice Lispector que eu não esperava. Assim como nos livros de Clarisse, o importante não é o local da história, a aparência dos personagens ou até mesmo seus nomes; o que importa de verdade são as características comportamentais e psicológicas de cada um. Isso se reflete nos diálogos, sempre profundos e que são os responsáveis por nos fazer mergulhar na história de forma mais profunda.

O plano de fundo do restaurante garante muitas metáforas envolvendo comida, que são o ponto alto desse livro, essas pequenas metáforas nos permitem acompanhar o desenvolvimento da protagonista, não só no âmbito pessoal, como no profissional.

A vida de Tess em Nova York é certamente caótica e muito diferente da que ela levava no interior. No ínicio, eu a julguei por muitas de suas escolhas, mas depois que parei para me perguntar o que eu faria se estivesse no lugar dela, cheguei a conclusão de que faria escolhas bem piores. Foi um suave, mas firme, tapa na cara.

Apesar de ser um livro bem profundo, há cenas desnecessárias ali, mais para o final. O romance, embora previsível desde o inicio, não me agradou. Eu não senti química alguma entre os personagens e isso tirou o encanto da história para mim.

site: https://estantedamalu.wordpress.com/2020/04/25/tintos-e-tantos-o-gosto-de-amadurecer-resenha/

Cissa 06/05/2021

O livro poderia ser muito mais. Tem uma história interessante e atrativa, mas os personagens não foram bem desenvolvidos.
A história conta sobre a Tess, nossa protagonista, que decide largar tudo no interior e ir viver em Nova York. Ela começa a trabalhar em um restaurante super conhecido lá e a proposta do livro é vermos o amadurecimento dela ao longo dessa caminhada. Entretanto, ela foi muito mal desenvolvida, não sabemos nada sobre o seu passado e suas vivências. Muito menos sabemos sobre o restante dos personagens apresentados.
Não gostei também do romance que a autora nos apresentou, além de que todas as relações da Tess ficaram vagas demais.
No mais, eu gostei bastante da forma como a autora descreve os gostos, aromas e sabores do restaurante.

felipe 19/07/2020

Um livro que começa muito bem, mas não consegue se manter
Conheci Tintos e Tantos através da adaptação na série Sweetbitter, gostei muito do ritmo da série, da história e das persongens e decidi me aventurar com o livro.
O livro começa da mesma forma que a série, com pequenas detalhes na história que por conveniência foram alterados na série, mas mantendo o ritmo e o carisma das personagens. Por umas duzentas páginas ele é excelente, no entanto quando o final do livro se aproxima a história começa a ficar arrastada, o brilho das personagens vai se apagando, até o ritmo desanda e parece que tudo é acelerado para concluir a história.
Infelizmente um livro que poderia ter sido excelente, terminou razoável.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

Tintos e Tantos
Imagine ter 22 anos e um futuro nada promissor pela frente. Em meio ao tédio de um verão sufocante na cidadezinha onde passou toda a sua vida, você decide jogar tudo para o alto, juntar as suas poucas tralhas e pegar a estrada para Nova York. Sozinha na selva de pedra, sem nenhum amigo e vivendo em um quarto minúsculo no descolado bairro de Williamsburg, o único emprego que aparece é o de garçonete em um celebrado restaurante em Manhattan. O que a princípio parece ser apenas uma forma de pagar as contas, logo irá se revelar como a porta de entrada para um mundo novo — delicioso e irresistível.

É assim que começa um ano que irá mudar para sempre vida da nossa protagonista, quando ela conhecerá de perto o universo caótico, encantador e também perigoso da pequena elite de Nova York, assim como o lado mais luminoso — e cruel — da cidade que escolheu como lar.

Ela passa por um verdadeiro curso intensivo sobre como degustar ostras, experimentar os melhores champanhes, ceder aos apelos das safras mais desejadas e como se perder junto a amigos que adornam capas de revistas, carreiras infinitas de cocaína, festas luxuriosas, amores desesperados e brindes até altas horas em balcões de bares badalados. À medida que seu apetite é despertado — por pratos deliciosos e vinhos renomados, mas também por sabedoria, novas experiências e pertencimento — acompanhamos Tess se perder em um triângulo amoroso que parece fadado ao fracasso.

Em Tintos e tantos, Stephanie Danler relembra suas próprias experiências para compor uma história sincera e autêntica sobre a transição de uma menina em mulher e os percalços de uma jovem que resolve abandonar uma vida no meio do nada para viver no centro do universo. Ela recria com habilidade notável a rotina repleta de movimento e adrenalina de um restaurante — os diálogos interrompidos, as frases entreouvidas, a concorrência desleal e as traições sem disfarces — ao mesmo tempo em que reproduz com talento notável todas as possibilidades infinitas da beleza, da fragilidade e da violência de ser jovem na metrópole.

Tintos e tantos é um romance que irá desafiar todos os seus sentidos, evocando o paladar e o apetite, o amor e o desejo em uma trama apaixonante sobre o poder que descobrimos possuir após irmos do auge ao fundo do poço e a sabedoria que conquistamos ao transformar essas experiências amargas em doces vitórias.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525062963

iisabelamendess 05/11/2023

Esse livro realmente é a mistura perfeita de sex and the city e masterchef (minhas coisas favoritas depois de friends)

?você vai beijar o cara errado. era uma profecia fácil. todos eles eram o cara errado.?

Carmencita 21/03/2024

Esperava mais?
Pelo título e pela capa, esperava que Tintos e tantos fosse entregar mais? no final, muitos personagens, acontecimentos, uma historinha? mas nada muito cativante e concluí-lo foi chato, ele fica bem monótono nas páginas finais.