Democracia Tropical

Democracia Tropical Fernando Gabeira

Resenhas - Democracia Tropical

sairaff 10/01/2024

Fernando Gabeira traz, como em um diário, suas anotações de períodos históricos que vivenciou. Questões como os impeachments que ocorreram no Brasil, lava jato, ?Diretas já? e outros são possíveis observar a partir da perspectiva do escritor. É um livro curto e possui imagens representando determinados momentos relatados.

Salim 01/12/2023

A "jovem" democracia brasileira
Um apanhado de vários episódios da jovem democracia brasileira, com um enfoque especial no impeachment da Dilma. Gostei muito do livro!

Mauricio186 06/10/2022

Nosso Forrest Gump.
Ao ler Democracia Tropical lembrei muito do famoso filme protagonizado pelo Tom Hanks. Não que Gabeira tenha qualquer deficiência intelectual, é claro, mas me pareceu muito um cara comum que soube viver e que conheceu quase todas as personalidades políticas e culturais de sua época. Gabeira está longe- bem longe - de ser um autor original. Nem como jornalista, nem como político, será lembrado no futuro como um expoente. No entanto, ele foi um guerrilheiro famoso, viajou o mundo, foi anistiado, fundou um partido, protagonizou as Diretas Já, foi parlamentar, publicou livros conhecidos, quase venceu uma eleição para a prefeitura do Rio, escreveu para o maior jornal do país e é comentarista político de um ainda importante canal de notícias. Impressionante.
Seu livro já começa apresentando-o como alguém que, "em 1970, [foi] preso em São Paulo pela ditadura militar". Como assim? O cara liderou o sequestro de um embaixador! Então ele não seria preso sob um governo democrático??? Ao longo do livro ele acusa pesadamente algumas figurinhas do nosso parlamento, mas sem jamais especificar suas acusações. Eduardo Cunha é seu alvo principal, chamado de "o mais experiente dos bandidos" (pág. 52). Quando, finalmente, parece que vai denunciá-lo, diz apenas: "E ele (...) desafiando tudo, inclusive evidências: contas na Suíça, viagens milionárias, as inúmeras delações que revelam uma tática agressiva e um apetite voraz no submundo da propina". (pág. 68). Para um jornalista, convenhamos, isso é bastante vago.
Mas Cunha é só um exemplo. O tom do livro é todo superficial, quando trata de corruptos. Lindberg e Renan Calheiros são acusados "de responderem a 12 processos no STF". Substancialmente, Gabeira acusa o financiamento das campanhas eleitorais no país. Ora, ele próprio foi um deputado eleito. Como financiou sua própria campanha? O que, de fato, ele sabe a respeito? Em todo o livro o ex-deputado nunca diz ser inocente no meio desse "sistema", e também nunca confessa que se envolveu. Simplesmente desconsidera o fato de ter sido um dos principais personagens da trama que denuncia. Interessante sua afirmação de que o PV foi um projeto de composição de "verdes e vermelhos" (pág. 83)- a confissão do próprio fundador da sigla sobre os "ecologistas melancia", e uma "quase confissão" de que foi essa má estratégia que condenou nosso partido verde ao fracasso.
No geral, o livro é um bom passeio pelas últimas décadas da nossa história política, quase uma conversa de sofá entre velhos conhecidos. Nenhuma revelação, nenhuma filosofia. Um bate-papo legal para os que viveram a época.

sirlani.lopes 15/04/2022

Interessante
Um livro extremamente necessário para entender o processo democrático do Brasil,abordado de forma leve e sintética.

Michel 25/03/2021

Brasil, 2016
O livro do Gabeira contém um considerável arquivo de fotos de momentos históricos, e é escrito em forma de textos curtos, com uma linguagem bem acessível, o que torna a leitura prazerosa e rápida.

Sobre o conteúdo do livro, Fernando Gabeira faz um apanhado com os acontecimentos políticos do ano de 2016, focando no impeachment de Dilma Rousseff; nos desafios e dilemas do seu sucessor, Temer; no então presidente da Câmara, Cunha; na operação Lava Jato, conduzida por Moro.
Durante os textos, Gabeira faz um passeio pela história política brasileira, focando na redemocratização, e em como os atores políticos surgiram nos anos 90. Por ter sido também político, o autor traz uma visão bem pessoal, narrando os fatos à sua ótica.

É um livro que vale a pena a leitura, desde que se tenha em mente que se trata de uma visão pessoal do autor, e sabendo separar os fatos de opiniões.

Neto.Coqueiro 18/04/2020

O livro é um conjunto de artigos do Gabeira publicados durante o período pré-impeachment sofrido por Dilma Rousseff. Gabeira intercala esse momento com o seu passado, que é um verdadeiro passeio pela história do Brasil, e aqui contados de forma bem mais pessoal. A edição é linda com belas fotos. A escrita de Gabeira é gostosinha de ler. Os artigos passam bem o sentimento do que estava ocorrendo na época.

DAVID MULLER 29/06/2019

Gabeira é um ar novo no meio do mofo político
O escritor e político, Fernando Gabeira traz sua experiência em objetivas observações do cenário político, ressalta com alegria a revolução das mídias sociais na arena Política e acredita em uma substantiva melhora da Democracia do país, pelo menos em comparação com seu tempo nas arenas do congresso Nacional, Gabeira traz o tom tóxico da velha e da nova esquerda incapazes de auto crítica e de uma direita assustadoramente perversa pela confusão entre público e privado.

Helana O'hara 04/06/2017

E nossa Democracia? Como fica?
Democracia Tropical é um livro com textos, fotos de momentos importantes da política no Brasil.
O livro tem cerca de 160 páginas, com 28 textos de autoria de Gabeira.
Os textos são de 2016 alguns do Estado de São Paulo, outros de O Globo. Ali são reunidos as melhores crônicas do jornalista e sua visão da nossa democracia enfadonha e como ela tem andado ladeira abaixo.
O livro ainda tem fotos de momentos políticos importantes, fotos de Gabeira e também ele fala um pouco do exílio que viveu.

Quando solicitei o livro, fiquei bem curiosa para saber quais textos de Fernando Gabeira iria estar publicados nele, já que li alguns dele no jornal O Globo, o jornalista tem uma visão da democracia muito ampla, e nos olhos dele percebemos como nosso País afundou-se.
A opinião do jornalista é muito simples e coerente, Gabeira faz grandes comparações ao regime miliar, as “Diretas Já”, e seus textos vão nos mostrando como nossa jovem democracia ficou doente de corrupção.
O interessante do livro é que o jornalista fala de um modo abrangente onde todos os partidos e políticos acabam, sendo afetados de alguma forma.
Ou seja, do que adianta querer Diretas Já, se todo político de alguma forma foi corrompido? #Reflitam.

Democracia Tropical, foi uma leitura excelente. Textos leves, de fácil compressão, Fernando Gabeira conversa com o leitor sobre política de um jeito muito informal, o brasileiro precisa de mais leituras assim, para quem sabe entender que ler sobre política nem é ruim assim.
Os textos de Fernando Gabeira são atuais, interessantes e de grande valia. O resumo do cenário político e suas preocupações são semelhantes a de muitos brasileiros.
Se eu gostei do livro? Sim, muito, espero poder ler outros textos do jornalista em breve e que as críticas sejam positivas sobre nossa democracia, que aliás, qual brasileiro não quer isso?