Rapadura é doce, mas não é mole

Rapadura é doce, mas não é mole José Vilela

Resenhas - Rapadura é doce, mas não é mole

Yara Santos - @universodeutopia 30/03/2018

Acessem o ig: @universodeutopia
Universo de Utopia
13/03/17
Rapadura é doce, mas não é mole não - José Vilela

Rapadura é doce, mas não é mole é uma parceria bastante especial, sendo nossa segunda que se trata de livros infantis, me levou a conhecer a lenda do tamanduá-bandeira e seus quatro genros, agradeço imensamente a José Vilela por confiar ao Universo de utopia para disseminar seu legado como escritor assim como nossa imensa e majestosa cultura nacional.

As lendas, os ?causos? e as historinhas, sempre fizeram parte da vida de crianças e jovens, ouvindo seus pais, avós ou os mais velhos contarem, como forma de educar, ensinar a viver, ou simplesmente para divertir e encantar quem os ouvia, eu mesma adorava quando minhas avós me contavam as lendas que já rondaram minha cidade que antes, era apenas zona rural, cheia de caatinga e muitas histórias para contar, sabe quando os olhinhos chegam brilham? Eu sentava aos pés, apurava bem os ouvidos e prestava bastante atenção nas encenações que elas faziam, contava sobre lobisomens e de como eles se tornavam aquilo, sobre caiporas que deixavam rastros para enganar pessoas, de berradores que aterrorizavam comunidades, os espíritos da floresta que a protegiam contra caçadores, eram tantas que eu até perco as contas, e todas elas estão bastante vivas em minhas memorias. Mas vamos deixar de nostalgia né?

O Tamanduá-Bandeira tinha quatro filhas muito amadas, e consequentemente quatro genros: o Martim-pescador, o Jacaré, o Carrapato e o Pica-Pau, pois é, eu também pensei: Oxente, se elas são tamanduás-bandeira, porque não se casaram com sua própria espécie? Bem não se avexem não que a moral da história está exatamente nesse ponto.

Para testar seus genros, ele pediu a cada um deles diversas comidas especificas, e quando eles voltavam com uma grande quantidade, o velho tamanduá queria porque queria saber como tinha sido feito, claro, ele não ia ficar por baixo dos genros, não é? Mas sempre que o pobrezinho tentava repetir o feito de cada um dos genros, acabava se dando mal, sempre de maneira pior que a passada, a coitada de sua mulher já não aguentava mais pedir a ele para desistir, mas como ele era muito cabeça dura, nunca a ouvia.
O fato de que cada filha do tamanduá ser casada com uma espécie diferente de animal é para mostrar que ?Cada macaco em seu galho?, o pai queria fazer tudo do jeito que cada genro fazia, mas ele compreendeu no final que cada um deles tinha uma característica diferente que os fazia ter potencial para aquela atividade.

Adorei ler o livro, até o relacionei um pouco com o meu próprio pai e seus três genros completamente diferentes, é engraçado pensar em como uma narrativa assim se encaixa na vida humana de maneira tão acentuada, quantas pessoas vivem querendo ser outras? Quantas não alimentam a inveja dentro de si? Mas uma hora ou outra a vida ensina, e as vezes de maneira doída. Mais uma vez muito obrigada ao autor, e aos seguidores mais lindos venham conhecer as lendas nacionais, nosso patrimônio é grande e precioso demais para ser deixado de lado. Vamos valorizar a nossa cultura!!

Nena 23/08/2017

Literatura infanto juvenil do autor Jose Vilela em q conta as proezas de um velho tamanduá-bandeira, na sua incansável tentativa de superar os feitos de seus quatro genros: Matim-pescador, Jacaré, Carrapato e Pica-pau. Cada capítulo é dedicado a um genro e o quinto e último capítulo traz a lição q o tamanduá tirou de suas peripécias. Uma agradável leitura q nos dá acesso a cultura do norte e tbém nos passa algumas lições morais carregadas de muito bom humor. Recomendo!

Morgana Brunner 28/06/2017

Rapadura é doce, mas não é mole - José Vilela
Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha desse livro lindinho que recebi em parceria com o autor José Vilela, estou perdidamente apaixonada pelas suas obras e não pensei duas vezes pra trazer a resenha para vocês.

O autor possui diversos livros e terá muitas postagens aqui no blog para que vocês possam conhecer suas histórias.

Nessa obra pequena e amável o autor procura trazer a história do Tamanduá-bandeira, é o protagonista da história e está sempre a inventar aventuras, normalmente acontecem alguns resultados nada muito prazerosos e positivos, mas o que vale é a graça de todo esse drama. Conhecemos seus genros: Martim-Pescador, Jacaré, Carrapato e Pica-pau, como são animais diferentes cada um possui um jeito de conseguir alimento.

"-Marido, acaba com esse negócio de querer ser igual a seus genros. Você já está velho, não pode medir força com os mais novos." Pág. 25
Já o Tamanduá-Bandeira também possui a sua maneira de buscar alimento para a sua família, mas não aceita e desde então procura agir da mesma maneira que seus genros, sempre a aprontar e sua querida esposa a arcar com as burrices do marido, burrice tamanha que sempre sobra apenas para ele e recebendo cuidados extras e ficando apenas em casa, sem conseguir sair diante de tantas aventuras que acha que consegui cumprir.

Rapadura é doce, mas não é mole, é uma obra bastante engraçada, o personagem principal Tamanduá-Bandeira realiza atitudes que quem é de fora enxerga que não dá certo e que vai ter alguma consequência, tenta fazer até o impossível se o permitir, é diante disso que damos ótimas risadas e ficamos triste ao encerrar, foram minutos de prazer.

A edição está bem agradável, fácil manuseio e a cada troca de capítulo possui uma ilustração, com os próximos personagens ali envolvidos, com a escrita do José e fiquei a folha é branca e as letras pretas com um tamanho ótimo, grande. Senti-me bastante encantada, divertidíssima ao máximo e envolvente, irei ler logo seus outros livros que tenho.

Recomendo esse livro para quem gosta de uma boa diversão para dar risadas e conhecer os animais, é uma obra ao público infantil e também ao adulto.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/06/rapadura-e-doce-mas-nao-e-mole-jose.html

oviajantedasestrelas 26/06/2017

Uma encantadora fábula.
De acordo com o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, fábula é uma pequena narrativa de caráter alegórico, em prosa ou em verso, de onde se tira uma lição moral. Personagens de fábulas são, geralmente, animais que representam tipos humanos.

“Rapadura é doce, mas não é mole” é uma divertida fábula. O livro é curto, tem apenas 48 páginas e é uma produção independente do escritor mato-grossense José Vilela, na segunda edição, lançado em 2016. A primeira foi lançada em 1999.

O livro conta a história do Tamanduá-Bandeira e seus quatro genros: Martim-Pescador, Jacaré, Carrapato e Pica-Pau.

Em cinco capítulos o livro discorre acerca das aventuras do Tamanduá-Bandeira que decide medir força e inteligência com seus genros, mas acaba de se dando mal a cada nova investida, seja na pescaria, na preparação da fogueira, na descida de árvores e/ou na colheita de mel. As histórias são diferentes, mas se intercalam entre si.

No fim, a moral da história é apresentada ao leitor e, claro, você vai ter que ler o livro para descobrir.

Este livro, particularmente, me fez relembrar a escola, as fábulas que eu lia lá na terceira, quarta série. É uma leitura gostosa, prazerosa. Dá vontade de ler e reler. Pode perfeitamente ser trabalhado em sala de aula com alunos, mas também pode ser trabalhada em casa com os filhos. Ajuda a criança a desenvolver a leitura e a escrita, reconhecer gêneros textuais, etc.

O livro pode ser adquirido através do e-mail: jvm.autor@gmail.com, direto com o autor.

site: http://www.oviajantedasestrelas.com.br/2017/07/resenha-rapadura-e-doce-mas-nao-e-mole-jose-vilela.html

Jade 29/04/2017

Resenha Rapadura é doce, mas não é mole
É um livro gostosinho de se ler com gosto de leituras da infância, o livro Rapadura é doce, mas não é mole. É uma fábula que conta a história do Tamanduá-bandeira e seus 4 genros. Achei uma leitura divertida com o final que nos deixa uma lição de moral! Que é " Não devemos tentar ser iguais a ninguém! " foi isso que aprendi com o Tamanduá-bandeira 😅 que com seu jeito desastrado tenta ser igual aos genros. Eu confesso que ri com ele. Afinal, rapadura é doce, mas não é mole!
Nesse infanto-juvenil nós podemos ver também as questões dos dons de cada indivíduo, a questão do respeito entre as espécies e os limites da terceira idade.
Super indico para quem quer sair de uma ressaca e principalmente, para as crianças! Uma ótima maneira de trazer suas crianças, não importa se é filho(a), irmão(ã), sobrinho(sobrinha) ou a filha da sua amiga para esse mundo mágico que é a leitura. Onde tudo pode acontecer! ❤
Autor: José Vilela
Páginas: 48 .