Stálin: Paradoxos do Poder, 1878-1928

Stálin: Paradoxos do Poder, 1878-1928 Stephen Kotkin

Resenhas - Stálin

Roberto.Lopes 27/02/2018

Monumental, detalhada, bem escrita, e com alguns deslizes, biografia do líder soviético.
Stalin, junto com outros líderes como Lenin e Trotsky, obteve um amplo leque de biografias, de mãos talentosas como Isaac Deutshcer, Simon Montefiore, Robert Service, Dimitri Volkogonov, Oleg Khlevniuk, entre vários outros.

Kotkin, experiente pesquisador sobre a história soviética em Princenton, e autor dos bom livro "sociedade incivil", sobre o fim do comunismo, realizou (e na verdade realiza) monumental pesquisa sobre a vida de Stalin, iniciada em 2004, sendo Paradoxos do poder o primeiro de três volumes relacionados ao ditador soviético.

A obra prima pela grandiosidade, meticulosidade (mais de 200 páginas de extensivas notas), e impressionante pesquisa bibliografica (100 páginas de bibliografia) e utilização de fontes tanto da direita (como , por exemplo, Richard Pipes) quanto esquerda (em especial E. H. Carr). Nele, a vida de de Stalin é retratada de forma cuidadosa, onde algumas especulações são oferecidas, porém deixadas como especulações, evitando também analises muito aprofundadas sobre sua psiquê, pelo menos não quando corroboradas por fontes confiáveis. Sua infância dificil e instável na Georgia, os anos de militância e exílio, e os anos de revolução e acensão ao poder são tratados de forma bastante eficiente por Kotkin, não ignorando outros biografos que retraram Stalin, mas atualizando informações com dados recentes.

Seja a duradoura (e violenta) incompetencia Czarista em seus ultimos momentos, seja no ineficiente governo provisório, ou nos caóticos e (muito) abrutalhados primeiros anos do bolchevismo no poder, o autor apresenta uma impressionante e bem documentada contextualização da Rússia do fim do século 19 até os anos 1920, dando espaço ao (nem sempre lembrado) tema da construção da URSS e de seu amplo leque de nacionalidades. Stalin, por vezes desaparece da narrativa, mas diferente de Hitler, sua acensção foi silenciosa, ressentida, aproveitando das fraquezas de seus adversários (egoicos e pouco intuitivos politicamente) e da doença de Lenin a partir de 1922. Quando aparece contudo, sua presença e poder não são só percebidos, mas implacavelmente implantado no sistema comunista. A ideologia socialista também é analisada de forma exstensiva, explicando em parte o tom meio fanático de Stalin e de suas medidas quando se entronizou no poder.

O livro peca apenas por ser detalhista e minucioso demais em alguns momentos, tornando, mais para seu fim, a leitura cansativa. O tom as vezes pessoal demais de algumas opiniões (mal que, por exemplo, Tony Judt também sofre no também monumental e excelente pós guerra) também tira o tom mais cuidadoso em que o livro no geral apresenta, visualidados em termos como "deu um belo esporro" ou "mandou descer o cacete". (talvez erros de tradução, mas não li o original em inglês). Uma certa implicância com as ideias de Carr também é percebida, porém admitindo que o autor inglês, na época que produziu suas obras (1950 a 1978) não teve acesso a muitas fontes importantes para entender a fundo o sistema soviético.

é denso, porém leitura obrigatória para conhecer não somente o líder soviético, mas da própria estrutura comunsita que permeou a União Soviética. O segundo volume (Waiting for Hitler) foi lançado ano passado, e parece seguir a linha grandiloquente do primeiro (retratando os projetos econômicos monumentais e o banho de sangue que varreria a URSS na década de 1930 graças a paranoia de Stalin). em 2020 o terceiro, focando na segunda guerra e guerra fria, verá a luz do dia.
Daniele 19/07/2019minha estante
Parabéns! Não tenho estômago para ler um livro sobre este monstro.