O som das estrelas caídas

O som das estrelas caídas Idayana Borchardt

Resenhas - O som das estrelas caídas

Quennick 25/08/2020

Blog Eureka Mundo
Sobre o seu conteúdo não veremos um personagem principal rodeado de um contexto de uma trama desenvolvida. Aqui podemos encontrar, nas linhas dos poemas, dezenas de pessoas que expressam nas palavras suas dores, angústias, alegrias e sentimentos que transcendem a atmosfera das palavras. Sempre gostei de me perguntar os motivos ou as inspirações de cada poema e podemos perceber nestes lindos versos é a intensidade de cada palavra muito bem colocadas. Simplesmente um livro que toca o nosso coração e nos transporta para dentro dos versos!

Então para você que gosta de um livro poético, essa é uma excelente opção. A poesia é uma arte e autora sabe muito bem como dominá-la. Super recomendo esse livro!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2020/08/o-som-das-estrelas-caidas.html?m=1

Bruno Luiz 05/02/2018

Maratona Literária Capixaba
O Som das Estrelas Caídas

Ler Poesias sempre será um desafio. Talvez mergulhar no mundo abstrato e pessoal do autor seja o motivo de tanta gente evitar esse gênero. Para mergulhar em um mar de sentimentos é necessário saber nadar ou humildade para recorrer ao colete.

O Som das Estrelas Caídas, escrito por Idayana Borchardt, deixa muito claro o processo que todos nós passamos na vida, isso inclusive é algo que sempre digo “Poesia, no fundo, é muito igual, só muda as palavras”, e isso se deve ao fato que as experiências da vida são muito parecidas: o primeiro beijo, o tão temido fora, amor(es), escola, ser aceito e mil outras experiências.

Se a gente for somar todas as experiências que somos passiveis de sofrer no decorrer da vida, a lista seria enorme. E mesmo havendo essa “igualdade” é tudo muito individual e diferente, cada poesia é como rever um filme com mesmo enredo, mas com atores e cenários diferente. Ver parecido, mas sentir diferente.

E quem conhece a Ida e sabe um pouco da sua história, consegue ver nas poesias suas inquietudes, lutas e acontecimentos que marcaram sua vida, ora realísticos, mostrando toda a sensibilidade feminina, muito presente no poema "quero um amor que me traga flores" ao dizer

"Estou em busca de algo mais intenso, vivo, expressivo. Quero um amor que me traga flores"

Esse livro merece ser lido por vários motivos, mas deixo aqui destacado o que mais me chama atenção: coragem.

Ida viveu, escreveu e foi atrás para realizar o seu sonho. E, fazendo uma analogia a citação presente no livro Extraordinário “todo mundo que mostra seus sentimentos, merece ser aplaudido de pé”.

Por fim, deixo como ressalva, apenas alguns detalhes técnicos que eu tenho certeza que irão melhorar na próxima edição. Por ser o primeiro livro é normal que algumas coisas passem despercebidas, no entanto, também é notável a preocupação da autora em fazer um material de qualidade.

"Não me pressione, pois eu vivo contemplando o abismo e domando a tempestade".

Jaqueline Felix 26/02/2018

Reflexivo
Trata-se de um livro de poesias que aborda a busca da autora pela auto-afirmação, perante si e a sociedade, bem como exprime sentimentos de tristeza, solidão e saudade.
Algumas poesias, "Ritos de Passagens" e "Reticências", brincam com os recursos de linguagem no discurso, trazendo novas significações e sonoridades.
Outras tratam-se de mini-contos, com enredos fantásticos: "Une Historie", "Raposa Encontrada" e "Enfeitiçada".
Por fim, em toda a obra encontram-se referências a lendas e personagens da mitologia, ressaltando-se os contos "Andrômeda Acorrentada" e "Sob os Pés de Bronze" que dialogam com a mitologia grego-romana e "Yggdrasil" que guarda relação com a mitologia nórdica.

Talita 06/02/2019

"é o poeta que compõe a poesia ou ela que o conduz?"

Na primeira página já se destaca o gosto da autora pela mitologia, o que foi bem interessante para minha leitura. Uma coletânea de poesias bem diversificada e cheia de emoção.

É curioso se banhar nos sentimentos de uma autora e isso se intensifica na poesia, em especial a de uma mulher como a Ida, com muito o que dizer e deixar a refletir.

Foi uma leitura fresca, meio brisa meio tempestade, que me fez companhia nesses três dias.

Michelle.Fagundes 26/02/2019

Intenso!
Eu tenho procurado as palavras certas
Porém, como se vence o silêncio?
_____

O Som das Estrelas Caídas reúne diversos textos, entre poemas e prosa poética, onde Idayana Borchardt coloca seus medos, anseios, suas lembranças, seu amor e sua alma.
É um livro que conversa com o leitor com bastante intensidade; é muito fácil se identificar com o que é dito.

A obra flerta com a literatura fantástica e com a música, tornando-a única.

Ida mostra-se e encanta-nos a cada texto.