Conspiração de Nuvens

Conspiração de Nuvens Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Conspiração de Nuvens

Juliana Terra 25/07/2014

Nesse livro a autora novamente lançou mão do uso da memória aliada à ficção. Fragmentos, traços biográficos e acontecimentos imaginados e/ou inventados. Não sabemos o quanto da escrita é realidade e o quanto é ficção. E isso não faz a menor diferença!
Gostei novamente desse tipo de escrita da Lygia. Diversa dos contos, mas instigante em sua diferença.
Em Conspiração das nuvens não senti tanto aflorar momentos de emoção e lirismo, como em A disciplina do amor (minha paixão), salvo talvez no fragmento "Era uma noite fria". Ainda assim apreciei a leitura. Senti um maior traço biográfico.

Gahcardozo 30/12/2015

Simplicidade de uma quase autobiografia meio ficcional.
Ganhei esse livro há um bom tempo, de um amigo querido, que muito me recomendou. Por esses dias, graças ao ócio das férias, finalmente tive tempo e oportunidade de pega-lo. Começou num ritmo lento... Nunca havia lido nada de Lygia. Ora, tratam-se de um compilado de contos, meio ficcionais, meio autobiográficos (o que torna tudo mais interessante) que vão levando a gente numa viagem pelo que a autora viveu, sentiu e recordou. Sua escrita nos leva a uma sensação de afago, é tão simples e clara que chega a ser carinhosa: como um trago acompanhado de um cigarro, ou, veja só, nuvens. Sim, as mesmas que conspiram em um dos contos que dá título ao livro. Recomendo a todos que estejam afim de leituras consistentes, mas leves. Meu conto favorito foi o intitulado "Machado de Assis". Certamente, aprofundarei-me nas obras de Lygia daqui para frente.
Adryana, 20/08/2017minha estante
Garoto, você tem um objeto valoroso nas mãos...

Biblioteca Álvaro Guerra 31/08/2018

Reminiscências da infância, relatos de viagens, crônicas sobre a cidade de São Paulo e perfis de intelectuais brasileiros com quem conviveu são retratados no livro da mulher que escreve para viver.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-325-2253-5

Cibelle15 13/04/2023

Autora incrível
Amei o livro! Os contos me prenderam do começo ao fim e aprendi coisas muito interessantes sobre a própria autora e sobre muitos outros autores. Gosto muito do jeito poético dela de ver as coisas e de escrever sobre ela. Espero um dia ser uma escritora quase tão boa como a Lygia Fagundes Telles ?