Levana Marissa Meyer

Resenhas - Levana: A Rainha Mais Bela

Queria Estar Lendo 24/02/2020

Resenha: Levana
Levana é um prequel da série Crônicas Lunares, escrita pela queridíssima Marissa Meyer, que serve para apresentar um pouco do passado da terrível e adorada vilã de mesmo nome. Uma novela rápida que dá voz aos motivos que levaram Levana a se tornar a rainha má.

Esta resenha pode conter alguns spoilers sobre a personagem, mas nada que afete a leitura da série.

Conhecemos Levana nas Crônicas Lunares como uma rainha ambiciosa que não mede esforços para conseguir o que quer; manipuladora, vil e perversa, ela é, em definição, a rainha má encorporada dos contos de fadas. Mas o que a levou a se tornar esse monstro? Por que Levana escolheu a crueldade em vez da justiça?

Essa novela de 256 páginas apresenta a rainha quando ainda era princesa; recém órfã de pais, tudo que Levana tem é a companhia de sua irmã, a sádica e problemática Channary, e de uma corte real solitária e frívola. Luna é um ambiente de aparências, onde o glamour - seu poder de encantamento - move as pessoas. É através dele que Levana esconde sua aparência e seus traumas; é através dele que Levana consegue o que quer.

Eu gostei desse livro por um simples motivo: Marissa apresenta a origem da vilã sem nunca justificar suas atitudes. Entendemos porque Levana é fria, porque tem traços sociopatas e obsessivos. Compreendemos seus traumas e o que fizeram com sua mente, mas nunca em tom condescendente. Se essa obra serviu para alguma coisa, foi para me fazer odiá-la ainda mais.

"Levana sabia muito sobre beleza, assim como sabia muito sobre feiura."

Porque onde tem explicações também tem os primeiros traços de que ela se tornaria uma vilã. Onde somos apresentados ao seu passado traumático também somos apresentados aos momentos em que ela escolheu a perversidade à empatia.

Levana é uma garota acostumada a ter muito fácil, mas não as coisas importantes. Onde há riqueza e vastidão em seus arredores, há falta de carinho e amor. O que ela mais deseja, esse pertencimento e entrega e a sensação de receber empatia de volta - ainda que não apresente motivos para tal - ela arranca à força dos outros. O amor que almeja, ela rouba. O poder que de repente se torna tão essencial, ela conquista através da manipulação.

Sua relação com Channary talvez seja o pináculo principal para quem Levana se tornou. Um reflexo da crueldade da irmã mais velha, apesar de se dizer tão diferente dela. Uma sombra muito mais perigosa, construída através de sorrisos e de fragilidade. Onde Channary era descaradamente psicótica, Levana se esconde para mascarar os mesmos traços.

"Ali, entre o coração partido e a solidão, havia amor. Tão aberto e intenso que roubou o fôlego de Levana. O que ela não daria para ser olhada assim."

O livro serve para falar um pouquinho sobre a origem de quase todos os protagonistas da série original, contando com aparições importantes que rendem o famoso "OLHA FULANO ALI!". Um detalhe em especial, relacionando Levana a uma das personagens-chave de Crônicas Lunares, foi escancarado pela narrativa em uma cena de apertar o coração, tamanho nervosismo. Você sabe tudo que vai acontecer, mas é impossível não se sentir desesperada com o andar da trama mesmo assim.

Levana é uma leitura essencial para fãs das Crônicas Lunares. O tipo de prequel que humaniza, mas não justifica as problemáticas de uma personagem tão icônica em toda sua existência. E garanto que é impossível terminar de ler sem ter vontade de voltar para a série - que é o que eu vou fazer muito em breve.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/02/resenha-levana.html

Carol 17/01/2021

A história de Levana
"O mal tem um nome e se esconde atrás de uma máscara, usando sua falsa aparência para obter poder. Mas quem realmente é a rainha Levana? Muito antes de cruzar o caminho de Cinder, Scarlet e Cress, a rainha Levana viveu uma história diferente - uma história que jamais foi contada... até agora."

Lauraa Machado 30/09/2020

Impressionante e inesperado, um favorito!
Eu fiquei realmente impressionada com esse livro. Depois de ler quatro livros das Crônicas Lunares e mais o de contos de uma vez só, estava relativamente saturada dessa história. Apesar de ter amado, não gosto de ficar em um mesmo universo por tanto tempo. Na verdade, essa série bateu meu récorde por eu ter lido seis livros seguidos dela e não me cansar a ponto de ficar incomodada. Mas, quando chegou nesse, no último e pelo ponto de vista da vilã, achei que iria detestar ou pelo menos ser arrastado.

Não foi. Muito pelo contrário, fiquei cada vez mais impressionada com a história e o desenvolvimento de Levana. Acho que a prova de que a Marissa Meyer é uma ótima escritora está aqui. A loucura de Levana, seus traumas, suas crenças infundadas, a ambição e o veneno dela estão bem presentes aqui, desde o começo, de forma velada e intrínseca nos pensamentos dela. Foi tão natural e realista, aliás, que me fez odiar, mas compreender e me interessar ainda mais pela personagem!

Estou mesmo impressionada pelo tanto que eu gostei, por como ela conseguiu desenvolver a Levana em tão poucas páginas e pelo jeito que tudo foi se encaixando. Adorei conhecer o Evret, que teria muito orgulho da Winter, mas fiquei com mais raiva do que Levana fez com ele do que com o resto dos Lunares, admito.

É uma história completa e complexa, que enriquece ainda mais as Crônicas Lunares e fechou a minha leitura da série com chave de ouro!

Debbye 22/09/2020

Levana
Levana é uma leitura essencial para fãs das Crônicas Lunares. O tipo de prequel que humaniza, mas não justifica as problemáticas de uma personagem tão icônica em toda sua existência. E garanto que é impossível terminar de ler sem ter vontade de voltar para a série - que é o que eu vou fazer muito em breve.

Cicin 20/02/2023

Nesse livro lemos sobre a história da Levana a vilã das Crônicas Lunares, eu adorei demais esse livro e entender mais a sobre essa personagem, gostei de como a autora explica o porquê a Levana ser a vilã que é sem passar pano para as atrocidades que ela fez.

moonchildsz 08/10/2022

eu odeio essa v4gabund4 mas o livro foi muito bom! a escrita dessa mulher é maravilhosa!!! e tava curiosa sobre o passado dessa ordinária mesmo, fiquei com medo de passar a gostar dela, mas por mais que eu tenha pena não dá, ela é uma (insira aqui os piores xingamentos possíveis)...
sabe se ela tivesse crescido com outros pensamentos teria salvação e seria uma ótima personagem, quem não ama um personagem que aparentemente é ruim mas tem seus motivos e no fim tem um arco de redenção né?!
enfim sigo odiando essa praga e desejo apenas tudo de ruim

Laila 23/03/2021

Me surpreendeu
"O amor é uma conquista. O amor é uma guerra. Eis o que eu penso sobre o amor"

Eu fui com a cara e a coragem ler esse livro achando que seria uma história bobinha sobre princesa encontrando seu grande amor, quando na verdade a estória se tratava da trajetória de uma futura vilã.

Eu amei demais esse livro, amo quando vilões são bem construídos e não simplesmente jogam os personagens lá como ruins e eles não tem motivação o suficiente pra isso.

A Levana teve motivação até demais pra ser perturbada do jeito que ela é, não que eu esteja passando pano para as coisas horrendas que ela fez, mas dá pra entender de onde veio isso tudo.

Com certeza vou querer ler cinder..

@karma 11/08/2021

"O amor é uma conquista. O amor é uma guerra. Eis o que eu penso do amor."
A Levana... não tem nem palavras para descrever essa lunar.

Achei que ia sair do livro com uma quedinha por ela, mas não! Me fez odiá-la ainda mais. É um conto necessário pois te faz entender melhor as motivações da vilã e a história dela desde o começo. É tudo tão perturbado e distorcido, a família dela, os acontecimentos, o casamento com o Evret (fiquei muito mal com tudo que ela fez com ele, de verdade).

Como foi citado em outra resenha, o livro é uma muito bom pelo simples motivo: a autora não tenta, em momento nenhum, justificar as ações da vilã. Fiquei tão agoniada com os pensamentos, dava para ver que ela não sentia remorso nenhum, nadinha, depois de tantas coisas horríveis. Eu realmente esperava ver alguma justificativa, mas não teve nada. O que me incomodou, mas tornou a história incrivelmente melhor? (estranho, né?)

Depois desse conto, nada mais que ela fizer vai me surpreender. Essa rainha precisa de muita terapia. Mas acho que nem isso...

Nalice 29/04/2021

O nascimento de uma sociopata
"O amor é uma conquista. O amor é uma guerra.

Eis o que eu penso do amor."

Conhecemos a rainha Levana, rainha má, madrasta de Cinder, poderosa, manipuladora, assassina sem escrúpulos nas Crônicas Lunares. Muito fácil de odiar, certo?
Nesse livro entendemos melhor todos os acontecimentos que fizeram Levana se tornar quem é, desde os abusos na infância até a constante paranoia, que minaram sua autoestima e sanidade emocional, que a fizeram tomar escolhas se convencendo de que ser cruel era a única forma de possivelmente ser amada.
Só uma terapia e alguém igualmente poderoso e com inclinação de segurar esses impulsos perversos de Levana poderia ter mudado o curso da história. Durante a leitura, a gente vê ela ficando cada vez mais insana e já sabe onde vai acabar...

Eu amei como a Marissa mostra exatamente o quão vis, despóticos e tortos são os pensamentos e atitudes da Levana, mas não sem humanizá-la, mostrando que ela não conhecia outra forma de existir, outra forma de sobreviver.
O livro mostra também com mais detalhes o passado de Winter e de Cinder. Todo o impacto das consequências das escolhas da Levana na vida delas...

Deixou aquele gostinho de quero mais. Quero reler toda a série agora!
Jhow 01/05/2021minha estante
Se eu ler esse livro antes da saga toda vou pegar spoiler de algum dos livros?

Emanuely58 14/09/2020

Recomendo
Se percebe que Levana é uma personagem muito mais complexa em suas motivações para fazer o que faz e o que já fez.

Kalebe 10/01/2022

Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?
Eu gostei desse livro por um simples motivo: Marissa apresenta a origem da vilã sem nunca justificar suas atitudes. Entendemos porque Levana é fria, porque tem traços sociopatas e obsessivos.

Levana sabia muito sobre beleza, assim como sabia muito sobre feiura.

cvittm 27/07/2020

Inusitado
Depois de conhecer o universo de As Crônicas Lunares por completo, com imperadores encantadores, princesas perdidas e capitães irresponsáveis, a história da Levana foi, no minimo, inusitada. Eu consegui entender a maldade dela, eu consegui ver uma princesa ingenua virar uma rainha cruel de um jeito quase natural. A escrita da Marissa Meyer me encata sempre, e entrei de cabeça nesse universo mais uma vez.

p.s.: Recomendo um psicólogo para aquela família.

Jessie 20/03/2021

Levana sabia muito sobre beleza, assim como sabia muito sobre feiura.
Pode ter sido só comigo, mas achei esse livro bem mais pesado que os outros. Não um pesado ruim de ler é claro, mas sim algo pesado pra mim.
Levana é um prequel da saga "Crônicas Lunares", contando a história da rainha da qual eu já odiava desde o primeiro livro, quando comecei a leitura estava esperando explicações sobre o porquê Levana ser como é e acabar me simpatizando um pouco com ela.
No fim do livro acabei com um gosto agridoce na boca, porque por um lado eu entendi a personagem sim, sofri pela história dela e por como a tratavam, mas por outro lado foram tantas atrocidades feitas por ela que não poderiam ser justificadas simplesmente porque ela sofreu. Não desmereço o sofrimento dela jamais, eu mesma não sei o que faria no lugar dela, mas ver como a cabeça dela funcionava muitas vezes me dava enjoo a ponto de eu parar a leitura.
A cabeça de Levana não funcionava certo, talvez e muito provavelmente por causa de como ela foi criada, ela vivia em mundo paralelo dentro dos próprios pensamentos, o que ela achava que era certo devia ser o que todo mundo deveria pensar, até chegar ao ponto de viver uma verdadeira ilusão literalmente, uma mente totalmente perturbada.
Ao finalizar a leitura fiquei pensando no que Cinder teria se tornado se tivesse sido criada em Luna, mesmo sua própria mãe Channary não prestava como pessoa, tudo isso me fez pensar que aquela frase faz sentido, " há males que vem pra bem", mesmo os mais grotescos.

Thay 05/04/2022

Levana
Esse livro é 100% recomendado pra quem é fã das crônicas lunares! Quem não virou fã ainda pode comecar pelo livro "cinder". Essa saga é fantástica e eu tive medo de que de algum jeito esse livro iria justificar os crimes da Levana mas isso não acontece em nenhum momento. Foi incrível conhecer o lado da grande vilã dessa saga.

lesbiansamos 05/08/2022

espelho espelho meu existe alguém mais traumatizada doq eu?
eu AMEI, tlc eh minha serie de livros fav e ver o passado da levana deu um peso a mais a toda a história, to mt feliz o livro eh mt bem feito