O Princípio Da Pirâmide - A Lógica Aplicada Na Escrita  No Pensamento E Na Resolução De Problemas

O Princípio Da Pirâmide - A Lógica Aplicada Na Escrita No Pensamento E Na Resolução De Problemas

Resenhas -

Vivian Yamassaki 18/09/2021

Maçante e pessimamente revisado!
Sobre a edição do livro em si da editora Canal Certo, preciso comentar que esse foi o PIOR livro que já li na vida em termos de tradução, revisão, diagramação e erros de português! Há uma série de problemas de diagramação e erros de separação de sílabas e, principalmente no final do livro, há comentários deixados pelos revisores para fazer correções no texto (e que ainda por cima não foram feitas)! Parece que nem ao menos foi feita uma mínima revisão decente antes da impressão do livro. Além disso, por diversas vezes não consegui entender o que estava escrito por conta dos erros de português e de tradução, o que prejudicou ainda mais a leitura.

Tirando esses erros, que já desestimularam bastante a leitura, achei o livro super maçante. A autora coloca uma série de exemplos de empresas dos mais diversos ramos e textos enormes sobre esses negócios e seus processos que davam muita preguiça de ler e que, ao invés de auxiliarem no entendimento do que era apresentado, acabaram prejudicando o entendimento das técnicas descritas ao longo do livro. Por diversas vezes não ficou clara a explicação sobre o que foi apresentado no exemplo (o que foi agravado pelos problemas descritos no parágrafo anterior). As partes mais interessantes do livro foram a Parte 1 (Lógica na escrita), que dá uma introdução ao método do princípio da pirâmide, e a Parte 4 (Lógica na apresentação), que dá algumas dicas para a criação de slides, mas ainda assim algumas coisas escritas e exemplos não ficaram claros. Para um livro que deveria auxiliar na lógica de raciocínio na escrita, ele peca em trazer ensinamentos de forma clara e sem tornar a leitura cansativa.

Por fim, também é importante citar que o livro já é bem antigo, então há uma série de exemplos sobre coisas que nem são tão comuns hoje em dia, como os memorandos.

Renan 28/03/2021

É necessário levar em conta o período em que foi escrito
O livro trás um bom conteúdo sobre como estruturar o pensamento, o discurso e também uma análise de problemas, porém por ter sido escrito em uma época a qual ainda estava se começando a usar slides, uma parte relevante dele é voltado à escrita de memorandos, o que acaba sendo pouco aproveitável atualmente.
Entretanto os conceitos mais básicos do livro continuam válidos e se pulando algumas partes ele se torna, na minha opinião, um bom livro.