Mãe sem Manual

Mãe sem Manual Rita Lisauskas

Resenhas -

Cris 06/06/2023

Li muito rápido. É uma leitura divertida sobre o mundo da maternidade. Se você não teve contato com muitos bebês e está esperando um, vale muito a pena. Eu já li muitas coisas e consegui pegar algumas informações boas. Também é um abraço pras mães que querem ser perfeitas e obviamente é impossível ser.

Patricia 30/03/2020

O livro se divide em 13 capítulos onde a autora conta de um jeito simples e bem humorado tudo sobre a maternidade, desde o descobrimento da gravidez até o primeiro aniversário do bebê. O livro também conta com dicas especias sobre pré-natal, amamentação, direitos da gestante e no final um cronograma com as vacinas e a época que o bebê deve tomá-las.

site: https://www.todacharmosa.com/2017/05/livro-mae-sem-manual-rita-lisauskas.html

Naty__ 04/11/2019

Nunca me imaginei lendo um livro sobre gravidez e como é ser mãe. Recebi o livro da editora Belas Letras e resolvi embarcar na obra.

A gravidez é sinônimo de alegria e, conforme a autora escreve, de bem-aventurança. Este livro vai abordar as experiências vivenciadas pela autora desde o momento que soube da sua gravidez até o aniversário do pequeno. Além de nos contar um pouco da sua história, Rita vai nos ensinar as verdades e os mitos do período da gestação.

Muitos viram os olhos para o parto normal e é exatamente esse assunto tabu que a autora prima por abordar de forma clara, dizendo os benefícios dele à mulher. A autora conta como foi o seu parto e as diversas situações passadas em sua decisão.

O livro me fez imaginar como seria ter uma vida de mãe. Como seria acordar e descobrir que, de agora em diante, eu teria uma responsabilidade a mais. Ainda, fiquei me perguntando os processos difíceis passados pela minha mãe e todos os problemas enfrentados (iniciando pelo parto) para dar o melhor dela para mim.

A linguagem é bem fácil e acessível. A leitura é veloz e as ilustrações proporcionam maior comodidade. Senti falta apenas de algo mais técnico, mais profissional. Parecia um livro de alguma blogueira ou Youtuber, em que não existia nada cientificamente comprovado, apenas algumas informações “de boca” e acaba por aí.

Para os leigos, assim como eu, o livro é uma ótima ferramenta para conhecermos sobre esse mundo tão diferente e necessário para as mulheres que desejam engravidar.

Não é um livro que vou indicar, tampouco faria o contrário. Para quem tiver interesse, certamente vai agradar.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/09/resenha-mae-sem-manual.html
Luh 10/03/2020minha estante
Oi, Naty
Não conhecia o livro, mesmo que seja o relato de uma mãe vale a pena a leitura.
Quando tinha 18 anos pensava em ter filhos, mas no momento não quero caso amais para frente existir possibilidade de ser mãe eu quero .
Como trabalho em creche tenho possibilidade de ver/cuidar de várias crianças, em casa já é diferente.
Beijos

Galáxia de Ideias 16/01/2018

*Resenha postada originalmente e na íntegra em: http://www.galaxiadeideias.com/2017/10/resenha-mae-sem-manual-por-rita.html

Mãe sem manual é um livro que desconstrói o mito do conto de fadas de ser mãe de uma forma leve e divertida e é excelente para as mamães de primeira viagem que ainda não sabem bem o que esperar tanto durante a gravidez quanto  os primeiros meses da vida do bebê que convenhamos é uma tarefa árdua e com muito aprendizado pelo caminho.

Eu como mãe de dois, e logo mais de um terceiro, uma  menininha que já esta à caminho sei muito bem quais são as dificuldades que enfrentamos nessa fase e que muitas vezes ficamos perdidas e com aquele pontinho de interrogação na cabeça: E agora?!

Mãe sem manual aborda vários assuntos como o pré natal,  a escolha do parto, amamentação,  os hormônios a flor da pele, os palpiteiros de plantão,  as noites sem dormir... Tudo aquilo que toda mamãe já passou e as futuras mamães vão passar.

O que achei mais legal na autora é que ela não faz parecer que o fato de ser mãe é só aquele mundo fofo que aparece nos comerciais e novelas e mostra a realidade das dificuldades que enfrentamos no dia à dia e o aprendizado e descoberta que é cada amanhecer com as novidades que o bebê apresenta.  Ela também deixa várias dicas bacanas sobre o que você deve fazer e procurar como no caso da escolha entre o parto normal e a Cesária e caso tenha dificuldades na amamentação.

A diagramação do livro também esta bem bacana com capa dura, páginas amarelas,  por dentro o livro é bem colorido e com ilustrações divertidas representando o ato de ser mãe.  Não notei erros de revisão ou ortografia.

Recomendo esse livro para todas as mamães de primeira viagem de plantão. Tenho certeza que ele vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas e angústias que aparecem nessa fase da vida. E para quem já é mamãe também pois ele vai ajudar a relembrar aquela fase em que a gente não sabia trocar nem uma fralda ainda mais que hoje a gente lê e ri de tudo isso principalmente por saber que sobrevivemos a uma fase bem punk da vida.

Boa leitura e até a próxima!

site: http://www.galaxiadeideias.com/2017/10/resenha-mae-sem-manual-por-rita.html

Lê | @ledelicor 06/09/2017

Mãe Sem Manual - Rita Lisauskas
Em 2010, quando a jornalista e apresentadora Rita Lisauskas ganhou seu bebê, o Samuca, ela criou o blog Ser mãe é padecer na internet, com o intuito de relatar algumas experiências vivenciadas por ela relacionadas a sua nova vida de mãe. Agora em 2017, sai pela editora Belas Letras, Mãe Sem Manual, um livro com a mesma temática do blog. A autora conta de um modo divertido como foi sua experiência sendo mãe pela primeira vez, narrando situações e revelações desde a descoberta da gravidez até os primeiros meses do bebê.

Rita vai mostrar, de uma forma muito divertida, as situações que as mulheres passam quando vão se tornar mães, além de ressaltar algumas responsabilidades e preocupações que farão parte da vida de mãe. Rita conta as situações vividas por ela, mas não e nada muito diferente do que toda a mulher passa nesse situação. Ela vai ressaltar principalmente que não há certo e errado quando a questão é a maternidade, mas sim o desejo de uma mãe em proporcionar o que ela acredita ser o melhor para o seu filho. Inclusive quando estamos sofrendo nas primeiras horas e nos primeiros dias após o parto.

A edição está caprichadíssima. Com capa dura, o livro está todo trabalhado nas cores laranja e roxo. Além disso há várias ilustrações e detalhes e no final tem uma lista de “não motivos para uma cesária”, mas que são dados como motivos e a lista de vacinas que uma criança deve tomar.

Rita dividiu o conteúdo do livro em 13 capítulos, do 0 ao 12. Adorei os nomes dos capítulos, super didático e divertido, assim como todo o livro. A escrita dela é simples e gostosa, parece que ela está contando os acontecimentos para uma amiga (no caso aqui nós somos a amiga). Algumas vezes, eu que já sou mãe, concordei com o que lia, balançando a cabeça. Ela consegue deixar tudo muito engraçado, em um tom de "se prepare que isso vai acontecer com você um dia".

Mãe Sem Manual é uma ótima indicação para as grávidas e para quem acabou de ter bebê. Realmente há muitas informações que ajudarão de uma forma muito bem humorada às mamães de primeira viagem nessa nova jornada.

site: http://www.lelendolido.com.br/2017/06/resenha-90-mae-sem-manual-rita-lisauskas.html

Samira Oliveira 30/08/2017

Dia das Mães já foi, mas sempre é dia de dar aquele mimo de presente pra Mãe né? Para tanto, confira a resenha de “Mãe Sem Manual” da jornalista Rita Lisauskas e faça sua mãe se emocionar ainda mais.

Muito mais do que um “antimanual” segundo a autora, o livro também é um – manual sem regras para a vida – ou pelo menos foi o que eu senti. Mas como assim? Vocês me perguntam. Bom, vamos começar do início. Eu, no alto dos meus quase 20 anos não tenho a pretensão de ser mãe, na verdade essa é uma ponte que eu só quero pensar quando chegar nela (daqui uns 40 anos mais ou menos) então a priori eu estava, digamos, relutante em ler o livro. Mas assim que comecei foi impossível parar, mesmo o assunto supostamente não me interessando muito, eu me peguei lembrando de coisas da época em que meus primos eram recém nascidos. Me transportei de volta há uns 9 anos quando minha tia tinha seu primeiro filho – e não se sabia se quem estava mais atordoada era ela ou eu. Na verdade esse livro vai ser dado pra ela, ela tem tudo a ver com ele. Não raras vezes ela acaba dizendo que “ai não sou uma boa mãe”, “tento fazer certo e erro” e tantos outros “mimimis” pois na verdade, achamos que ela está acertando sim. E se não estiver, bem, ninguém nasceu sabendo – nas verdade eu parto da premissa de que mulher não nasceu pra ser mãe, não tem uma ultra força da natureza empurrando pra isso (não mais do que a mesma existente nos homens para serem pais). E Rita Lisauskas vai falar sobre esses momentos de angústia que acompanha a maternidade e tirar dúvidas que a gente sempre quis sabe sobre essa – digamos – fase da vida. Eu descobri que eu tinha várias curiosidades sobre esse mundo – que só foram sanadas com esse livro.

Em “Mãe Sem Manual” vemos a realidade de uma mãe de verdade. Não aquelas que aparecem bem vestidas e sempre sorridentes nos comerciais de fraldas. A mãe de verdade, que está aos poucos aprendendo a cuidar de um ser que depende exclusivamente dela – e que não tem tempo e nem como, estar linda e sorridente. A mãe da vida real não vai ser julgada (pela autora) – independentemente de qual escolha ela tenha feito. Cesária ou parto normal, deixar o bebê com os avôs dele ou na creche, voltar a se dedicar à carreira profissional ou jogar tudo pro alto e viver apenas para o filho. Todas essas opções super variadas são discutidas, apreendidas, respeitadas e tudo bem, como ela diz “cada um sabe onde aperta o calo e onde a calça pega”. Se você quer deixar sua mãe feliz e saudosa dos seus tempos de baby, anota o nome do livro, ela vai se identificar com ele com certeza – e se emocionar! Até eu que não sou mãe me emocionei! (não, pera, sou mãe da Belinha né?).

Leia a resenha no completa no Blog Dezoito em Ponto

site: http://dezoitoemponto.com/2017/05/19/mae-sem-manual-rita-lisauskas-lancamento-da-editora-belas-letras/

Primarcolino 30/08/2017

Fantastic Books
Conforme o título do livro diz, esse não é um manual para as futuras mamães. Eu, por exemplo, não tenho filhos, mas acompanhando as situações do livro, vi o quanto nós que não estamos gerando um ser, podemos ser irritantes em pequenos comentários que fazemos e o quanto tem gente que passa dos limites na hora de opinar sobre a vida dos outros.

A autora conta de uma forma leve o que acontece a partir do momento em que a mulher descobre que está grávida e o que ela literalmente teve que enfrentar durante os 9 meses ou melhor 40 semanas (que são a mesma coisa). Porque a partir desse momento a mulher começa a contar com quantas semanas está e quantas faltam até descobrir o sexo e logo após até ver o rostinho do bebe tão esperado.

O livro também conta com vários comentários de médicos obstetras sobre pré-natal, sintomas de gravidez e o que grávidas podem e não podem fazer, comer, etc... Mas o foco do livro é mostrar as situações que ocorrem no dia a dia de uma mamãe de primeira viajem. As dúvidas que vão surgindo, os medos, as alegrias e também situações constrangedoras que acontecem durante a gravidez. Ela explica que as vezes um comentário pode levar muitas mulheres a duvidarem da sua capacidade de serem boas mães.

Explica a escolha entre parto normal ao invés de cesárea. Ainda, mostra algumas estatísticas apresentadas no Brasil e o quanto tem gente chata, mal educada e principalmente mal informada, que fica tentando te levar em algumas direções, bem como o quanto existem médicos que optam por cesárea por ser mais rápida, prática e vantajosa financeiramente para eles e usam da super boa vontade da mãe para que isso aconteça, incutindo alguns medos e assim induzindo a esse caminho.

A obra também fala de situações que acontecem assim que a criança nasce, dizendo que o pós-parto é um show de heavy metal, e como com o tempo ela (a autora) aprendeu a reconhecer alguns choros do seu bebê. No fim do livro, ela mostra o calendário de vacinas e mais algumas informações.

O livro é muito lindo. A Belas Letras se superou, capa dura, bem colorido e com ilustrações fofas. Mesmo eu não sendo mãe ou planejando isso achei o livro muito legal e informativo, creio que da um tipo de segurança para as mamães vendo que não é só com elas que determinadas situações acontecem. Espero que vocês gostem do livro.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2017/08/resenha-mae-sem-manual-de-rita-lisauskas.html

Lilian 24/08/2017

Admito que inicialmente considerei que esta seria uma leitura entediante, por tratar-se de um assunto de mães e tal, todavia me encantei com a forma bem escrita e divertida que a autora nos proporcionou as diversas informações contidas ali. Este é um livro para todas as pessoas, não só para mães, é contagiante e extremamente agradável.

Começamos com os conceitos básico do que é ser mãe, início da gravidez, a descoberta tão assustadora para algumas e tão maravilhosa para outras. Depois adentramos nas fases seguintes, pré-natal, as mudanças do corpo, além de histórias e dúvidas de mães de primeira viagem.

"A notícia de gravidez é algo avassalador. Junto com a felicidade e, muitas vezes, o susto, misturam-se outros sentimentos: o de incredulidade é o mais forte deles."

Descobrimos que a gravidez não dura nove meses, mas sim 40 semanas! Até hoje não faço ideia de quanto tempo uma mulher está grávida quando ela diz que está de 15 semanas, haha! Também conhecemos as dores de uma mãe, começando com as dores nas pernas, as perguntas idiotas que as pessoas tendem a fazer e os tão temidos enjoos matinais. Tudo de uma forma bem divertida, lógico.

"Sabe aquele cheiro delicioso de tempero sendo frito para fazer o arroz? Vômitos.
Feijão preto com paio e linguiça? Mais vômitos. [...]
Eu chupava limão. Comia bolacha de água e sal."

Depois disso somos apresentados às emoções de uma mãe, como o fato de elas chorarem de formas inacreditáveis e a capacidade de chorar em momentos inéditos! Não podia faltar também a apresentação detalhada dos sintomas de gravidez, o que uma grávida pode e não pode fazer, como por exemplo, grávidas podem comer sushi? Grávidas podem fazer exercício físico? Grávidas podem fazer sexo? (Hey, essa é uma pergunta extremamente válida!)

Uma coisa que achei bem interessante foi a autora abordar os direitos de uma grávida, bem como a eterna luta de mães que preferem cesárea e não são reconhecidas por isso e ainda o fato de que ninguém ensina as mães a amamentar! Se for parar para pensar nisso, de fato, ninguém ensina. Como elas aprendem? Isso, meus caros, ela aprende sozinha!

"Sabe o que eu e essas mulheres tínhamos em comum além do fato de termos engravidado mais ou menos na mesma época?
Não sabíamos de nada, as inocentes."

Achei engraçadíssimo quando a autora veementemente requereu que ninguém, repito, ninguém compartilhasse notícias dizendo que mães voltam o corpo normal em um mês, isso é quase impossível, além de acabar com a auto-estima de mães que não conseguem. É válido, né gente!

Ainda, de forma divertidíssima, a autora nos trouxe os momentos em que ela, literalmente, dobrou a língua! Explico, sabe aquela mãe que grita aos quatro ventos que nunca dará chupeta ao seu filho? Pois bem, ela dá sim! Hahah, essa é a única forma de fazer o bendito projetinho de gente parar de chorar. São todas situações engraçadíssimas e que faz as mamães de primeira viagem se sentirem menos pior pela maternidade não ser tão perfeita igual dizem os livros. Bom, quase todos os livros, rs.

"Quando as crianças reais chegam à nossa vida real vemos que existem aquelas convicções inegociáveis, não, meu filho não vai comer doce e nem beber refrigerante por que não vai, pronto e acabou e outras promessas e resoluções que a gente tomou cedo demais mas não tem saúde, tempo ou disposição para manter, vida que segue, sabe como é, eu erro, tu erras, nós erramos."

Também não posso deixar de falar da diagramação impecável desta obra, né. Como podem ver pelas fotos, o livro tem cores vívidas, letras lindas, uma organização impecável, nos chama atenção e nos faz ter uma leitura visualmente muito agradável! Além disto, a escrita da autora está perfeita, não localizei erros, nem trechos cansativos demais, pois fomos levados nas páginas de forma suave e animada.

Enfim, como podem ver, eu poderia escrever muita coisa desse livro, mas acabaria fazendo um mini livro para vocês também hah! Então só posso dizer a mais que essa é realmente uma leitura que vale a pena, não só para mamães, mas para todos, pois além de engraçadíssima, ela nos ensina coisas valiosíssimas! Mega recomendo!

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2017/08/resenha-119-mae-sem-manual.html

Fabi | @ps.leitura 15/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Nesse livro Rita vai contar como é ser mãe. Não é um manual de te ensinando em como trocar a fralda, como educar seu filho, (longe disso!), mas sim um anti-manual: todas aquelas coisas que nossas mães (ou você que já é mãe) passam e não nos conta. Pois é, esse livro você será capaz de descobrir e começar a imaginar como será a sua vez de ter essa enorme responsabilidade.

Rita conta todas as coisas que passou desde que descobriu sua gravidez até um ano de nascimento do seu filho Samuel (Samuca, apelidado carinhosamente). Sabe todas aquelas visitas ao hospital quando a mãe dá a luz? Sabe todas aquelas opiniões de como educar o filho? E aquelas opiniões sobre como você deve amamentá-lo? Então, Rita descreve diversas situações nesse livro.

Nem sempre há certo e errado na maternidade, mas a mãe sempre busca o melhor para o seu filho. E independente de opiniões e situações que ocorrem durante o período da gestação e até mesmo pós-parto, Rita mostra como devemos "superar" essas pequenas coisas e aproveitar o momento com seu pequeno.

O livro é completamente engraçado. A escrita de Rita sobre diversas situações torna tudo ainda mais divertido, e claro, as ilustrações ficaram maravilhosas! Tenho que confessar que "mãe sem manual" foi o primeiro livro que li do gênero e foi uma surpresa (muito boa, por sinal).

Não sou mãe, mas pretendo ser em um futuro bem distante. Esse livro me proporcionou diversas risadas e imaginei meu futuro como mãe e como seria. Também me fez pensar se a minha mãe passou por situações como essas citadas no livro. Se eu gostei, garanto que quem é mãe vai gostar ainda mais desse anti-manual. É um presente para todas as mulheres que sonham em ser mãe e as que já são."

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/05/resenha-mae-sem-manual.html

Lê Golz 10/07/2017

Divertido
Mãe sem manual, publicado pela Belas-Letras é um livro especialmente para mães de primeira viagem, mas pode ser lido por todos. Aqui nós vamos conhecer um pouco da história da autora e sua experiência com a maternidade, desde o planejamento da gravidez até a rotina depois que o bebê nasceu. Mas não pense que o livro funciona como uma espécie de manual para grávidas, pois na verdade é um anti-manual. Algo preparado para mães que nem imaginam o que a aguardam em sua primeira experiência como tal - uma emoção sem tamanho, mas também responsabilidades em dobro.

"Logo me questionei: colocar o peito para fora para amamentar uma criança é feio e sujo, mas desfilar com peito de fora no carnaval é lindo e socialmente aceito?" (p. 55)

Com um ótimo humor, Rita nos conta de forma descontraída um pouco de cada etapa: planejamento da gravidez, parto, a rotina após o parto... E o mais interessante é que ela não foca só nisso. A autora nos brinda com passagens hilárias, capítulos inteiros para rirmos. Isso porque quando a mulher está grávida, ela imagina mil e uma coisas para o futuro, planeja como vai educar seu filho, o que vai permitir e o que não vai, etc. E quando ele finalmente chega, ela descobre como tudo é muito diferente. Um dos capítulos mais engraçados é sobre os palpiteiros de plantão. Aquelas pessoas, parte da família ou não, que vivem dando palpites, desde os mais aceitáveis até os mais "sem noção".

Ainda não sou mãe, mas estou planejando. Então já consegui imaginar como muitas mães se sentem antes e depois da gravidez. Me diverti bastante, mas também aprendi. A Rita não quis apenas descontrair, mas informar também. Em vários capítulos temos algumas informações importantes: sobre amamentação, cesária, pré-natal... Ainda contamos com um capítulo sobre onde fica o pai nessa história toda. Dessa forma, o que livro me ganhou ainda mais.

E essa diagramação impecável? A capa é dura e linda. O conteúdo é recheado de fontes especiais e capítulos muito bem trabalhados para o melhor conforto do leitor. Amei o cuidado com essa edição. A Belas-Letras sempre arrasa!

Mãe sem manual está longe de ser um livro carregado de informações sobre maternidade, já saiba disso antes de comprar (vi que muitas pessoas confundiram isso). Apesar de encontrarmos informações valiosas sobre esse período tão especial para as mulheres, o livro funciona mais como forma de entretenimento para mães de primeira viagem. E mais que isso. Senti o quanto Rita queria passar uma mensagem de otimismo, através de sua própria experiência. Afinal, esse período é mágico na vida de uma mulher, mas não quer dizer que é fácil. Adorei a forma com que a autora nos diverte, informa e ainda nos encoraja a seguir firmes nessa loucura que é ser mãe. Livro cinco estrelas e recomendadíssimo!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/07/resenha-mae-sem-manual.html

Cami @leiturizar 19/06/2017

Um ótimo antimanual!
O livro vai abordar todas as experiências que a autora Rita Lisauskas teve desde o momento da fertilização até o primeiro aniversário de seu filho. Vamos conhecer verdades e mitos sobre o parto normal, a lactação e entre outros assuntos que são tabus entre gestantes.

Confesso que nunca tinha lido um livro desse gênero e que gostei muito. Pude tirar algumas dúvidas sobre a gestação e também descobri fatos que até então eram desconhecidos para mim, como por exemplo: vocês sabiam que o Brasil é possui o maior banco de leite materno do mundo? O problema é que falta leite a ser doado. E que quando uma mãe doa um pouco do seu leite estará ajudando a salvar vidas de recém-nascidos prematuros ou então que tiveram complicações no parto.

Há também outros fatos e curiosidades bem interessantes que acredito que se uma mãe tiver em posse desse livro vai conseguir se dar super bem e tirar de letra o período pré-parto e pós-parto.

Além disso, o livro conta com algumas ilustrações que agregam muito valor ao decorrer da narrativa da autora. Temos capítulos curtos e regados a bom humor até mesmo nas situações mais desconfortáveis. Dei boas risadas ao longo das páginas e já estou pensando em reler mais para frente quando chegar a minha vez de ser mamãe.

Em toda a trama fiquei pensando bastante sobre quais dessas situações abordadas no livro a minha mãe já passou e enquanto lia ainda passava algumas informações para o meu marido que ficou bastante entusiasmado com as aventuras (e desventuras) que a Rita passou. Fiquei pensando também se algumas delas aconteceriam comigo.

Foi uma leitura muito interessante e divertida. Além de solucionar algumas dúvidas também descobri fatos que nem sequer tinha a mínima ideia de que existiam. O livro é ideal para mamães em potencial ou nem tanto assim, mas super recomendado para mulheres de todas as idades.

Lis 07/06/2017

Leitura blog- sem -compromisso
Não é que livros que possuam linguagem de blog, mais descomprometidos, não tenham seu valor. Eles têm sim. Mas, dos livros que li sobre maternidade, esse talvez tenha sido o mais fraquinho. O que traz menos informação de interesse. O livro é mais um relato pessoal com algumas informações superficiais. Vale a pena como entretenimento. A autora tem umas tiradas engraçadas.

Portal JuLund 29/05/2017

Mãe sem manual @belasletras
Eu deveria ter feito essa resenha no dia das mães… Assim como, deveria ter um livro assim para ler durante a minha gravidez e logo depois dela… Mas, como nada é perfeito – Nem a Maternidade rsrsrs eis meu comentário de leitura desse MANUAL incrível!
Sim, mais que um livro (como podem notar nas imagens e fotografias) é um manual para novas mamães e para futuras também. Escrito pela jornalista e blogueira Rita Lisauskas, Mãe sem Manual aborda vários aspectos interessantes e super práticos de tudo (ou quase tudo) que o tema abrange.
A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada, não é verdade? Pois se na ficção tudo é tão lindo e maravilhoso, na maternidade real nada é simples assim. Ficamos cheias de dúvidas, angústias e cadê um manual nessa hora? Não tem! Mas, esse livro é o mais perto disso, que você vai encontrar por ai.
Leve, objetivo e até mesmo divertido, Mãe sem manual cumpre sua proposta e é um lançamento super legal da nossa Bela Das Letras.
A autora criou o blog “Ser mãe é padecer na internet” depois que seu filho, nasceu em 2010. além disso, juntou toda sua nova experiência com as de outras mães e traz nesse livro um texto conciso e dinâmico com treze capítulos que vão do Antes ao Depois.
Tenho certeza que você vai se identificar ou aprender.

Resenha completa no...

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-mae-sem-manual-belasletras

Estherzinha 18/05/2017

Para você...futura mamãe.
Com uma narrativa simples e divertida, Rita, questiona e explica as situações que aconteceram durante a sua gravidez. A autora, que é mãe e blogueira, inicia o livro contando como foi a descoberta da sua gravidez. E no decorrer do livro, narra o período de gestação, o nascimento da criança, os primeiros meses até a importância da presença do pai. Assim como dicas e mitos sobre a gravidez.
Eu não sou mãe, e não pretendo ser nem tão cedo, então achei que a leitura seria chata. Mas grande foi o meu engano. A escrita da Rita conseguiu me envolver de tal maneira, que a leitura fluiu facilmente, e aprendi muitas coisas. Sempre soube que ser mãe não deve ser fácil, mas com esse livro descobri que a luta começa antes do nascimento da criança

Leia mais no blog...

site: http://excentricagarota.blogspot.com.br/2017/05/resenha-mae-sem-manual.html

Taíla 16/05/2017

Amor de mãe <3
E aí, galera, como foram de dia das mães? Muitos presentes? Muitos docinhos? Muitas guloseimas?

Hoje eu vim indicar mais um livro da Editora Belas Letras que tem tudo a ver com família. O livro Mãe sem manual, da jornalista Rita Lisauskas é super indicado para as mamães de primeira viagem que estão cheias de dúvidas e inseguranças em tudo sobre o bebê.

Ela comenta diversas situações pelas quais passou na própria gravidez de uma forma leve e que com certeza vai deixar as leitoras mais tranquilas nas suas paranoias e com certeza vão ver que não estão sozinhas e como é importante ter com quem conversar nesse período de tantas dúvidas e incertezas.

O livro é uma delícia de ler e bem rapidinho. A linguagem da autora é muito da gente e o livro é todo lindinho, de capa dura, com letras coloridas e ilustrações que são um mimo até para quem não é mãe.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/mae-sem-manual-resenha