O diálogo

O diálogo Santa Catarina de Sena

Resenhas - O diálogo

Andréa 27/04/2010

Diálogo
O livro que mais me trouxe benefícios na vida...Começei a lê-lo numa fase inicial da vida espiritual. Quem me emprestou disse que ele era "pesado" no sentido de que nem todos tinham "capacidade" de entendê-lo. Digo que aquilo de certa forma se tornou um desafio, onde pedia a Deus que me ajuda-se e me capacita-se a ler. As primeiras páginas eu levava em médias uma hora pra terminar de tão difícil que era a leitura. Com o tempo era tudo claro e fácil. Cada página um segredo. Deus revela coisas subentendidas (a alguns claro) que estão escritas na sagrada escritura. O melhor livro! Me trouxe a uma nova vida, um novo modo de ver a vida!

Mari Guaita 04/04/2020

Tesouro para amizade com Deus.
É difícil não sair diferente depois da leitura dese livro.
Santa Catarina de Sena tem revelações muito profundas a respeito de diversos assuntos, mas sempre com o intuito de chegarmos a perfeição cristã.
É um livro que deve ser lido várias vezes e ser levado também para oração e nossos quetionamentos como estamos vivendo a nossa vida e o que podemos fazer para que realmente Deus seja o centro dela.

Wanderléia 30/03/2021

Resenha disponível no meu insta interim literário
- Trata-se de um diálogo entre a autora (Catarina) e Deus.
- A obra foi escrita durante os momentos de extase de Catarina, nos quais a autora conseguia falar diretamente com o próprio Deus. Durante esses momentos, haviam alguns colegas de Catarina que escreviam o que ela falava.
- Dessa forma, Deus, através de sua serva, consegue manifestar seus sentimentos, conselhos e respostas para os questionamentos da Santa.
- Os temas principais desta conversa eram: o caminho de perfeição, os estágios de elevação da alma, as ofensas à Deus, o castigo dos maus e o projeto de salvação.

Bom, gostei do livro, porém achei repetitivo às vezes e a leitura é um pouco arrastada. Mas, recomendo aos religiosos e para quem gosta de espiritualidade.

"Nenhuma dor soferias, se não amasse."

Cris 20/05/2021

Diálogo
O livro possui uma grande profundidade espiritual. Me senti como que "avançando para águas mais profundas". Santa Catarina de Sena é incrível.

Marcos606 20/04/2023

O Diálogo trata da misericórdia de Deus. A misericórdia provém da dignidade do homem que é "criado à imagem de Deus", mas que vive na alma de cada homem. Desenvolvendo o ensinamento de Catarina de Sena sobre conhecer a si mesmo e conhecer a Deus, o Diálogo nos convida a ver a presença de Deus na alma e a razão dessa presença. Esta abertura a Deus leva a devolver ao homem uma dignidade superior: "Abre o olho da tua inteligência e olha para mim, e verás a dignidade e a beleza da alma que criei à minha imagem".

A dignidade do homem vem do fato de que o homem é criado à imagem de Deus, e a razão dessa semelhança é o amor de Deus pelo homem, afirma o Diálogo. No entanto, a alma permanece livre e por seu livre arbítrio pode fazer o bem ou o mal de acordo com sua vontade. No entanto, mesmo que o mal exista e se uma pessoa às vezes pode escolher o mal, isso não leva à destruição do bem ou a dignidade da pessoa.

Catarina pede então para poder sofrer e fazer penitência pela culpa dos outros. Este pedido é aceito e mostra a importância da oração e da penitência pelos outros na teologia de Catarina de Siena.

Catarina desenvolve por meio de uma metáfora o papel de Cristo como ponte entre Deus e o homem. Ela desenvolve esta imagem depois de ter falado do pecado original e do pecado de Adão. No diálogo, o pecado de Adão é visto como fruto da impaciência e do orgulho de Adão.

Esse pecado resultaria na separação do homem da vida eterna, abrindo consequências desastrosas para o homem, levando à separação entre o homem e Deus, oposição comparada a um rio. Cristo é então representado de maneira pictórica como a ponte que permite superar este rio que separa de Deus.

A vida de Cristo e a sua Paixão são analisadas como o elo entre a justiça divina e a misericórdia, as consequências do pecado original conduzem à impossibilidade de ascender à vida eterna, e Cristo, sacrificando-se na Cruz, contribui para fazer justiça oferecendo-se por outros.

No entanto as pessoas são livres e, devem escolher trilhar este caminho, seguindo os ensinamentos de Cristo.

Ana Paula 22/02/2022

Ensinamentos preciosos
Um livro cujo conteúdo saiu da boca de Deus não pode ser despresado jamais!
Todo católico deveria ler!