Múltipla escolha

Múltipla escolha Alejandro Zambra
Alejandro Zambra

Resenhas -

Camille 07/01/2024

Prova do enem poética e triste
Um dos livros do zambra é meu favorito da vida então toda vez que vou ler qualquer coisa dele minhas expectativas sao láá em cima! já sabia que esse livro seria num formato diferente mas acho que pra mim não funcionou taaaanto! talvez em outro momento da vida, não sei? mas é bom, sem dúvidas!!!!!

Marília 20/07/2023

Não entendi qual a lógica desse livro. Foi uma compilação de questões de múltipla escolha do vestibular do Chile.

Gabriel.Flores 14/01/2023

Múltipla Escolha
Terceiro livro de 2023. Abaixo da média do Zambra, mas ainda incrível. O final é especialmente forte

Rodrigo Scarabelli 19/03/2022

Múltiplos impactos
Múltipla Escolha engenhosamente fala sobre a vida pessoal do narrador e o contexto social e político do Chile instigando o leitor a refletir as suas próprias experiências e contexto social e político. Tudo com o artifício da aplicação de uma prova de interpretação com questões de múltipla escolha, comumente utilizadas em vestibular. O conteúdo da prova? a nossa vida, nos entremeios do cenário maior onde estamos mergulhados.
Lá e cá, chilenos e brasileiros, lidamos até hoje com os efeitos dos anos de chumbo, autoritarismo e erosão de laços sociais no país. Que influências ainda exercem nas nossas escolhas de vida, individuais e coletivas?

Katia Rodrigues 19/01/2022

Traço curioso da literatura contemporânea é que a maneira de se contar uma história se torna tão importante quanto o que se está contando.

Jonas_jsl 30/11/2021

confuso
É meu primeiro contato com obras desse autor, o livro me deixou bastante confuso ja que nao possui uma narrativa "fixa" e o livro e todo dividido e contato através perguntas e textos como um questionario, entao voce que da o rumo para a historia, muitas partes me deixaram intediantes principalemente no começo por nao ter me acostumado, porem da metade para o final quando os textos ficam maiores e as preguntas com mais um pouco de sentido se torna algo mais interessante, mas realmente é algo que eu nao leria se nao tivesse sido uma indicação.

Luísa 27/11/2021

Pensei que ia odiar, mas amei
Eu tenho muita preguiça de livros que são mais sobre a forma do que sobre o conteúdo, costumo achá-los cansativos e forçados. Por conta disso, peguei esse livro pra ler com vários pés atrás, já que é um livro todo escrito no formato de uma prova de vestibular, apenas com questões de múltipla escolha. Porém as questões são tão bem construídas, de modo a propiciar interpretações tão inteligentes e perspicazes a respeito dos assuntos trabalhados, que fiquei encantada.

Existem nessas crônicas experimentais críticas muito interessantes sobre o sistema educacional chileno, sobre a ditadura que houve no país e outras questões que perpassam esse contexto. Achei bem legal!

luan_dal 15/10/2021

pq choras, professor de cursinho??????
É BIZARRO como um livro que é igual a uma prova e te manda escolher entre 5 opções consegue ser tão bom.

O livro não segue uma história nos moldes convencionais, até porque é o leitor que escolhe o que quer fazer e qual caminho seguir, mas fala de muitas coisas: da ditadura chilena, de relações familiares, de amizade, de sentimentos, de política, de sociedade e por ai vai.

Antes de ler, eu vi resenhas elogiando muito esse livrinho e aí eu comecei a ler e fiquei "Humm interessante, mas como ~isso aqui~ vai ser maravilhoso?"
E aí continuei lendo, tendo tremeliques a cada vez que não conseguia decidir qual opção colocaria (meus princípios me proíbem de não responder alguma pergunta em provas, mas o meu coração libriano dificultou a minha tarefa), aí depois eu achei difícil escolher entre duas porque eram opostas, e depois eu tive crises existenciais e quis tatuar algumas coisas porque eram intensas demais para guardar só pra mim (e aí eu gritei em silêncio).

Perto do final tem três textos. O primeiro é legalzinho mas não entendi direito porque tá ali; o segundo é chatinho, e entendi um pouco mais porque tá ali; e o terceiro é...... ele só é.
Na última questão do livro, referente ao terceiro texto, eu me permiti não marcar nenhuma opção porque eu não podia marcar nenhuma. Meu coração ficou em pedacinhos (como diria a Valéria de Carrossel) e eu terminei o livro não sabendo mais como viver.

É isso. Leiam essa caralha e se divirtam sofrendo e chorando no vale de sua própria indecisão.
Juliana 02/01/2022minha estante
PURDEUS ESSA RESENHA AJAKSKAKAKSKA vamo ser migo

luan_dal 02/01/2022minha estante
vamos ser amigos sim juliana mesmo q vc se arrependa

Lorena 11/10/2021

Alejandro Zambra é uma agradável surpresa. Se em seu livro "Bonsais" ele começa contando o final, em "Múltipla escolha" ele se reinventa e passeia pelo gênero literário híbrido.

Inspirado na "prova de aptidão verbal" (modelo de prova aplicado no Chile entre 1996 a 2002 para candidatos a vagas nas universidade chilenas), Zambra tem uma escrita múltipla para esse livro. Que é um romance, mas também não é.

Dentro de "Múltipla escolha" pode-se dizer que o leitor é um agente ativo. Pode ele decidir por uma das respostas disponíveis e jogar com escritor com a fantasia do enredo e o destino de tal ou qual personagem.

Com doses precisas de humor, ironia e leveza, Alejandro Zambra trata de questões de peso, tais como: a ditadura e as leis chilenas; os laços familiares; o Amor e a ausência dele; as problemáticas sociais; entre outras, fazendo com que o leitor se divirta, se desafie e reflita sobre o quê e como está lendo.

"19) Culpa

c)Frente
d)Ferve
e)Febre"

TCN 23/09/2021

Direto, forte, reflexivo e lindo são os adjetivos que eu dou a esse livro.

Zambra escreve de uma forma crua, sem rodeios, mas que toca o coração.

Paulo1584 15/08/2021

Das muitas possibilidades
Ler Alejandro Zambra foi uma experiência tão boa que já providenciei outra obra do autor para ler em breve (Bonsai).

Por acaso eu havia escutado falarem dele, principalmente pelo Formas de voltar para casa. Mas eu não tinha dado muita atenção, até que me falaram que o Múltipla escolha era uma obra que transgressora em alguma medida no que dizia respeito às narrativas.

O livro é uma experimentação. Nele, com uma verve bastante crítica -- em sentido político, Zambra permite que seus leitores/suas leitoras possam refletir acerca das muitas possibilidades de uma história. Somos como nossos pai? Somos frutos de outros tempos? As hipocrisias sociais de outras épocas ainda reverberam em nós? O autor trás muito dos contextos do Chile, mas que pelas veias da literatura, podem ser apreciadas por todos.

Gostei muito do autor!

EduardoCDias 19/07/2021

Contos diferentes.
Um livro de contos diferente, pois os contos são escritos como testes de múltipla escolha, como uma forma de vestibular. Ironia em relação à família, costumes, política? Destaque para os 3 últimos: interpretação de texto em testes de múltipla escolha.

Luiza 04/07/2021

Esse livro é definitivamente uma experiência; uma para a qual eu não estava preparada, mas uma na qual eu adorei mergulhar. Divido entre o melancólico, o cômico, o irônico e o depressivo, esse livro que se classifica em coletânea de contos, prova de vestibular e compilado de poesias e, concomitante, em nenhuma dessas opções, traz a dor e alegria que existe em ser humano e/ou chileno.

José Cláudio 25/06/2021

Gostei muito do formato do livro, como se fosse um exame de admissão para universidade, nos dá bastante liberdade para tirarmos diversas interpretações, mas alguns assuntos permeiam o enredo, sobretudo o período da ditadura chilena. Muito bom!

Ana 02/06/2021

Incrível!
Em 2019 vi a peça Democracia, exibida durante a MIT SP, que foi baseada na obra de Zambra, então já tinha noção sobre como seria a obra e entendo as pessoas que não gostaram tanto assim. Mas me apaixonei pela forma provocativa de abordagem dos temas!

Acho que o que mais me chama a atenção é a maneira como o chileno subverte tanto a questão dos gêneros que as fronteira somem. Apesar de ser feito em formato de prova de múltipla escolha (que apesar de extinto no Chile, ainda é um bom conhecido nosso), a organização, articulação e subversão dos textos se dá de tal forma que soa ora como poesia, ora como um conto, enquanto na página há um desenho de teste. A abordagem a respeito da ditadura pinochista, questão mapuche, características civis e sociais são abordadas de forma muito inteligentes.