História Bizarra da Literatura Brasileira

História Bizarra da Literatura Brasileira Marcel Verrumo

Resenhas - História Bizarra da Literatura Brasileira

R.Sanches 14/05/2021

Um livro que traz convida a ler outros livros.
Um livro que deixa o leitor com vontade de ler mais. Cada capítulo apresenta situação e curiosidades dos principais escritores do Brasil. Segue uma cronologia ligada aos acontecimentos do país. Muito bom.

Kelinka 01/12/2021

Li e amei!
O livro é muito legal e recheado de curiosidades que não são ensinadas na aula de literatura! Adorei conhecer e aprender mais sobre os grandes nomes da literatura brasileira! Livro sensacional, para quem quer aprender! ???

Maria Faria 16/06/2017

Histórias Bizarras e Interessantes
História Bizarra da Literatura Brasileira foi um livro encontrado por acaso e, confesso, adquirido pelo título e pela capa. O apelo de marketing do título e os desenhos interessantes da capa, conseguiram me fisgar mesmo que nunca tenha ouvido falar sobre a obra. E foi uma escolha que não decepcionou, pois revela várias curiosidades, que não são muito comentadas, sobre autores brasileiros.
Foi uma leitura interessante sobre vários acontecimentos que podem estar disponíveis na Internet, mas que neste livro foram reunidos de forma interessante e com acréscimo de informações oriundas de muita pesquisa. É importante ressaltar que este é um livro reportagem, construído com base em fatos reais e contados de forma atraente por Marcel Verrumo.
É uma obra que funciona bem como livro de apoio. Vale a pena guardá-lo para reler trechos que ajudarão a entender o contexto de cada escritor. Foi uma boa fonte de informações sobre temas que são completamente desconhecidos do público, pois não são mencionados na escola. É notório que poucos sabem que antes da chegada da corte portuguesa era proibido imprimir ou publicar quaisquer obras no Brasil, inclusive jornais. Sabem menos ainda a verdadeira história da carta de Pero Vaz de Caminha, que além de relatar as novidades da “nova terra”, aproveitou-se para pedir um favor ao rei de Portugal. Caminha solicitou perdão para seu genro que estava condenado ao exílio em uma colônia africana por ter roubado e ferido um sacerdote. O pedido de Pero Vaz foi ignorado, até o momento que confirmou-se que o mesmo havia morrido numa missão nas Índias. Após fazer parte da lista de mortos, Caminha teve seu pedido atendido, provavelmente como forma de reconhecimento pelo seu sacrifício. O fato é que poucos sabem que o autor da tão famosa carta sobre o Brasil não voltara vivo a Portugal.
Dentre várias outras informações surpreendentes, foi gratificante descobrir que Nísia Floresta Brasileira Augusta foi a primeira mulher a publicar um livro no Brasil, em 1832. Uma mulher com uma história peculiar e corajosa se considerarmos o contexto social em que estava inserida. Esta mulher que representou um diferencial dentre as mulheres de sua época, está esquecida e merece ser relembrada através da publicação de uma nova biografia.
O leitor poderá se surpreender ainda mais ao saber que em 1854, em Detroit - EUA, foi lançada a autobiografia de Baquaqua, negro e ex-escravo. O livro foi ditado por ele e escrito por um ghost-writer e publicado com interesses abolicionistas.
Entre várias outras informações, é satisfatório ler sobre as confusões nas quais muitos escritores reconhecidos se envolveram. O leitor termina de ler esta obra com o entendimento do que está por trás de muitos escritos conhecidos e também com a certeza de que, apesar da genialidade, autores são mais imperfeitos que seus próprios leitores.

Rod. 20/08/2021

Uma leitura muito divertida, mas que agrega muito conhecimento para o leitor.
Adorei a forma como esse livro narra curiosidades da vida de várias personalidades literário. Além do fato, de explicar de forma simples assuntos que possam ser mais confusos ou desconhecidos pelo leitor.

Sol 25/08/2021

Enquanto leitores somos estamos mais íntimos das obras do que dos autores. Ainda mais quando os autores não são nossos contemporâneos. Restam os relatos e os registros da vida dessas pessoas. Coisas que eu jamais imaginaria descobri nessas páginas e achei enriquecedor saber essas curiosidades.

Bel 11/10/2020

Muito bom !!

Volnei 14/06/2022

História Bizarra da Literatura Brasileira
A primeira parte da obra nos mostra um pouco se iniciaram os primeiros escritos de nossa história, desde a carta de Caminha até a inconfidência mineira com as cartas de Tomaz Antônio Gonzaga para sua amada A segunda parte tem inicio com a família real chegando ao Brasil e finalizando com os escritos de Machado de Assis A terceira parte já temos a republica indo até a literatura de cordel A quarta parte já entra o modernismo e a ultima parte já entra na fazer da ditadura militar e chegando até o fim da mesma sem muitos detalhes para atualidade

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

phendragon 16/12/2020

O Brasil da Bizarrice
Quando você encontra um livro desse na estante, sabe que, com certeza, vai ficar surpreso com o conteúdo. Sim!! Realmente me surpreendeu.

Conhecer sobre alguns dos maiores escritores da literatura brasileira, foi surpreendente. Reluto muito com este tipo de conteúdo, pois acho que, não passam de fofocas descabidas, mas o livro de Marcel Verrumo, mostra-se um apanhado de pesquisas interessante, que nos deixam ainda mais estimulados a buscar mais.

O que me chamou muito a atenção foram os vários escritores fora do circuito comum, apagados, por tratar de várias questões como cultura LGBT no século XIX, literatura hot e Ficção Cientifica e muito mais. Escritores que eu nunca ouvi falar e principalmente, não é possível encontrar material, pois não fazem parte das escolas literárias que estudamos no ensino formal.

Recomento fortemente a leitura e tenho certeza que você perceberá como não sabemos nada sobre literatura e escritores em nosso país.

Gilcimar 06/04/2022

Mais que bizarrice, isso é informação.
Com uma linguagem leve, clara, rápida e objetiva, este livro trás muito mais que curiosidades ou bizarrices sobre a literatura e os literários brasileiro, desde a descoberta deste país pelos portugueses.
Assim, para quem busca conhecer inicialmente nossa literatura, este livro é uma porta de abertura para tal.

Rafa 28/04/2020

Ler os grandes clássicos da literatura brasileira é sempre uma viagem prazerosa, além de conhecer os escritores envolvidos que deixaram suas marcas na história literária do Brasil.

A obra em si é um compilado do qual reúne inúmeros fatos, curiosidades e logicamente, bizarrices. O autor fez um excelente trabalho de pesquisa, tanto dos autores como de suas obras em questão.

O livro segue uma linha do tempo, partindo desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje. São capítulos curtos, porém fluídos e de grande interação com os leitores.

É uma incrível descoberta conhecer os “bastidores” e a vida de autores e autoras que deram vozes com suas obras que marcam uma geração até os dias hoje. O leitor vai conhecer por exemplo, a emocionante trajetória de vida do autor Guimarães Rosa e sua esposa. Já no sentido da bizarrice, determinado autor previu sua própria morte.

O leitor vai sentir inúmeras emoções durante toda sua jornada literária, partindo das bizarrices até chegar em situações engraçadas e até emocionantes. Uma montanha russa de sentimentos em cada página lida.

Marcel Verrumo trouxe um outro diferencial para sua obra. Colocando uma pequena biografia de cada autor mencionado, deixando assim um convite mais que especial para leitores de primeira viagem, conhecer esses autores consagrados.

Partindo dessa iniciativa, conhecemos um outro lado dos protagonistas dessa obra. Outro ponto que vale ser mencionado por parte do autor é mostrar toda sociedade do Brasil até os dias de hoje. Uma evolução e revolução não apenas na literatura.

Uma obra que vale ser lido em um final de semana, descontraído e fácil leitura. Servindo para todas idades.

fev 06/07/2021

Ótimo para quem gosta de fofoca, curiosidade e História
É preciso deixar claro que História Bizarra da Literatura Brasileira não é um livro profundo. O autor fala sobre isso na apresentação antes dos textos. É um conjunto de relatos e curiosidades fundamentadas. Há pesquisas por trás de cada fator histórico narrado por Marcel Verrumo, além de indicações de outros textos para aqueles que quiserem se aprofundar. É um alerta para aqueles que chegarem com altas expectativas.

Acredito que muito do que foi escolhido para ser contado aqui tem preferência do autor já que senti falta de muitos outros autores importantes. Em algumas questões mesmo com visão crítica deixa muito a desejar: como o fato de ter mais homens que mulheres mencionadas. Não há tantos recortes sociais, mas apesar disso o livro continua super interessante.

As curiosidades sobre a vida de escritores e escritoras, e sobre a literatura, seja produção, vendas, censuras e tantos outros, é de muito bom grado. A maioria das informações compartilhadas eu não tinha noção. Portanto, a minha leitura foi bastante agradável e de fato interessante. Os fatos me instigaram tanto que fiquei interessado em ler autores e/ou livros que nunca estiveram no meu radar.

É um livro de leitura agradável e super indico para que não tem muita informação sobre o mundo da literatura no Brasil. Se você já tem uma bagagem grande é possível que o livro não o agrade.

Ale 17/06/2021

Eu sempre gostei de história na escola. E ver a história por um lado que não contam deixa tudo ainda mais fascinante. Amantes de história, essa é pra vocês

mberquoo 01/09/2021

Um livro que instiga!
Em curtos capítulos (um por escritor ou gênero), o autor consegue nos instigar a ler cada obra citada! Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, pois tenho certeza que nenhum aluno iria, nunca mais, reclamar de ler os clássicos!

Em geral, é um ótimo livro, apenas acho que ?bizarras? não seja o termo correto para expressar a história. ?intrigante? ou ?divertida?, talvez.

O final do livro realmente me emocionou, e me lembrou do quanto eu amo a literatura brasileira ??

Kathleen 09/11/2021

Fofoca? Aceito
Depois que terminei esse livro, peguei todas as referências dele e sai procurando na Amazon pra comprar. Cada curiosidade que eu não sabia ou que foi resgatada na minha memória me deu aquela energia de fazer aquela pesquisa toda novamente. O livro é de uma leitura rápida, mas rememora muita coisa intensa que aconteceu. A famosa fofoca literária.