O Vespeiro

O Vespeiro Kenneth Oppel

Resenhas - O Vespeiro

zxypiee 14/04/2023

Foi bom
Peguei esse livro emprestado de uma amiga minha e eu realmente gostei. Não é nada do que eu tô acostumada a ler, mas ele é legalzinho.

Driely Meira 22/08/2017

Impressionante!
Eu não sabia como explicar aquilo para meus pais [...] Ele parecia um pesadelo. – página 67

Há algo de errado com o irmãozinho de Steve. O bebê não é como os outros bebês, e seus pais estão sempre levando a criança para o hospital e voltando ainda mais tristes e preocupados. Ele sabe que o recém-nascido está lutando para sobreviver, e também sabe que os pais precisam dar muita atenção ao menino... Mas eles já deveriam ter dado cabo naquele vespeiro!

Após ser picado por uma vespa e descobrir ser alérgico a elas, Steve começa a ter sonhos estranhos. Ele sonha com uma rainha vespa e um bebê sendo criado a partir de lascas de madeira e saliva de vespa. E o pior é que a tal rainha consegue se comunicar com ele e oferece soluções para seus problemas. Ele poderia poupar os pais de suas preocupações e tudo seria perfeito! Só que.... Será que aquilo tudo era mesmo um sonho?

Eu não sabia o que esperar deste livro, de verdade. Tinha lido uma resenha no blog Segredos em livros e a Fernanda conseguiu me deixar um pouco curiosa, mas, ainda assim, eu não sabia bem o que encontraria aqui. Tinha medo de que fosse um thriller psicológico forte...haha’ mas, felizmente para mim, não foi bem assim. Como vocês podem perceber, o livro é curtinho (240 páginas), então não é algo mega desenvolvido e cheio de acontecimentos e reviravoltas. Mas o que o autor nos trouxe aqui serviu para me deixar desperta e muito atenta à história.

Tentei deixa-lo a salvo e bem fechado sob mim, e mantive os braços e pernas dobrados com força para que nada pudesse alcança-lo. Era como se ele estivesse debaixo do cobertor na cama, e o chão se abrisse, então ele escorregaria para dentro, o chão se fecharia sobre ele e nada poderia alcança-lo. Ele estava a salvo. – página 209

É difícil saber se o Steve está alucinando e imaginando coisas, ou se aquilo realmente está acontecendo e ninguém mais quer ver. E é possível perceber que desde o nascimento do bebê, os pais só têm olhos para ele, o que significa que tudo o que sai da boca de Steve só os deixa irritados. Afinal, o menino estava falando sobre vespas rainhas enquanto seu irmãozinho lutava pela vida! Simpatizei com Steve já nas primeiras páginas, e não só por ele ser um menino solitário com um comportamento difícil... Ele é simplesmente um personagem que a gente não consegue não gostar.

Achei esse livro muito interessante. A maneira como o autor conta a história, unida com as ilustrações de Jon Klassen deixaram a história com um clima de suspense e uma tensão impressionantes, que eu realmente não esperava. E a edição ficou linda demais, as introduções dos capítulos continham desenhos de vespas e, mais uma vez, as ilustrações! Galera simplesmente arrasou!

O final me deixou de queixo caído, eu tinha duas teorias a respeito dele, e não acertei...haha’ fiquei feliz por isso. O vespeiro é uma leitura tranquila (um pouco tensa, vai) e com uma mensagem muito importante por trás de sua história. Gostei muito, e estou satisfeita por tê-lo lido. E ainda acho essa capa linda!

Não tinha certeza se aquelas vespas eram as mesmas do meu sonho, mas queria que elas saíssem da minha casa e dos meus sonhos. O vespeiro precisava cair. – página 93

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br