Introdução à Teoria dos Sistemas

Introdução à Teoria dos Sistemas C. West Churchman

Resenhas -

thabooks 04/12/2021

Vale como conceito introdutório, parece mais uma explicação de conceitos do que uma Teoria mas é uma leitura bastante válida para quem busca maior entendimento sobre o assunto.
A teoria dos sistemas é baseada em uma abordagem cientifica, voltada para os detalhes da organização, fornece um meio para interpretá-las de forma mais sistêmica e eficiente na resolução dos problemas.

Bruno Oliveira 22/08/2020

INTRODUÇAO A TEORIA GERAL DOS SIsTEMAS
O livro de hoje foi um pouco mais complexo que, ao lê-lo, pensei que levariamos pelo menos uns três dias para uma leitura compreensiva.

No entanto, quando entendemos que a Teoria dos Sistemas é mais um enfoque do que uma teoria e de que tudo está, de certa forma, em interação e de que tudo é envolvido em algum tipo de sistema, a leitura do livro passa a ser facilitada pois o autor tenta explicar de forma científica as proppostas que o mesmo apresenta sobre a Teoria dos Sistemas nos mais diversos exemplos.

Identificar
Matematicamente onde pode haver essas interaçoes, em um processo produtivo, por exemplo, é um dos trabalhos desse profissional que na Época em.que foi publicado este livro (1968) , ainda não havia a figura do Engenheiro de Produção ou de processos atuando nos processos produtivos. Desta forma, é possível verificar o autor tentando explicar e até criticando as tratativas para solucionar problemas de processos sistêmicos .

No Brasil, o Livro foi publicado a sua 2° edição em 2015 pela editora vozes @editoravozes cujo ator ja falecido, Charles West churchman tenta popularizar esse conhecimento.

Aos iniciantes na leitura, sugiro que não fiquem muito à vontade para ler este livro antes de.terem algum conhecimento filosófico clássico, pois a lógica e argumentação são muito utilizados pelo autor neste livro.

Lembrando que o autor era filósofo e economista, é provável que seja possível identificar alguns argumentos capitalistas no texto, porém, vale à pena a Leitura.

#TeoriaSistemica#LendoComHadassa #Sistemas #Enfoquesistemico
#Sistemas #Lendonaquarentena #LeituraDiaria #Meio-ambiente #negócio #Produtividade
#Livrododia
#vendas #Marketing