Hebe

Resenhas - Hebe - A Biografia

1 | 2 | 3 | 4

Cheiro de Livro 07/06/2017

Hebe – A Biografia
Estava no final da faculdade, últimos períodos e não sabia sobre o que fazer a minha monografia de final de curso, sabia apenas que queria falar sobre televisão, fiquei um tempão tentando achar um tema e aí liguei no SBT em uma noite de segunda-feira e o tema estava escolhido: Hebe. Passei meses pesquisando a trajetória dela, entrei em contato com o empresário, mandei perguntas que me disseram que teriam respostas e elas nunca chegaram, uma tristeza que tenho. Com esse histórico com a apresentadora quando a biografia dela escrita por Artur Xexeo chegou na minha mão eu devorei.

Hebe sempre teve o sobrenome Camargo atrelado mesmo que no Brasil ao se pronunciar apenas Hebe todos já sabem de quem estamos falando. É essa personalidade da TV, essa loira que tinha uma coleção de joias invejável e que reunia no seu sofá todas as mais diferentes personalidades que está no livro de Xexeo. Não é um livro para se conhecer a Hebe por inteiro e sim um para deixar registrado a importância dela na história da TV brasileira.
Não há grandes revelações ou grandes momento no livro e isso não é um problema. O que se expõe nas páginas é a trajetória de uma menina do interior de São Paulo que começou a cantar em shows de calouros porque dava mais dinheiro do que trabalhar como doméstica e que se transformou em um ícone televisivo. Hebe passou anos cantando e esbanjando cabelos pretos. Nunca foi um sucesso, seus discos nunca venderam muito, suas músicas nunca estouraram, foi só com a chegada com da TV que Hebe se estabeleceu como a figura emblemática que todos conhecemos.

Em um mundo dominado por homens, até hoje por sinal, o dos programas de auditório, Hebe se estabeleceu nos anos de 1960. Sua gargalhada, suas tiradas (“que gracinha”, “linda de viver”) e até as suas gafes foram conquistando os telespectadores e estabelecendo uma audiência cativa que a acompanhou até a morte. É essa história de sucesso que é reportada no livro. Nas páginas temos a Hebe apresentadora e poucas pinceladas da Hebe Maria Monteiro de Camargo. É uma viagem pelos primórdios da TV no Brasil e como ela foi se modificando, tudo isso sob a ótica da carreira da biografada.

Um dos elementos mais citados no livro é o sofá, Hebe recebia seus convidados e os fazia interagir sentados naquele sofá. Uma das coisas que sempre me chamaram a atenção é como programas de auditório comandado por homens é sempre apresentado de pé, como os convidados são entrevistados de pé e raramente permanecem no programa até o final. Não era assim na Hebe e não é assim nos programas de auditório comandado por mulheres na TV brasileira. Hebe fazia todos ficarem até o final do programa, todos muito bem acomodados no sofá. Pense em como é exatamente essa a dinâmica de “Conversa com Fátima Bernardes”, por exemplo. Era nesse momento, com pessoas bem diferentes, que Hebe mostrava toda a sua genialidade. Ela conseguia incluir nas conversas todos que estavam em seu sofá e os fazia interagir entre si e com os temas. Essa habilidade lhe garantiu o título de rainha da TV, que como conta Xexeo ela ganhou em votação popular.

Talvez a maior importância dessa biografia seja nos fazer lembrar de Hebe e tudo o que ela representou para a TV, seja fazer novas gerações que tiveram pouca oportunidade de vê-la comandando com maestria o palco busquem conhece-la melhor. Hebe merece todas as homenagens e reverencias.

site: http://cheirodelivro.com/hebe-a-biografia/
Fernando Lafaiete 07/06/2017minha estante
Excelente resenha!

judeaquino - @juentreestantes 28/11/2017minha estante
Excelente mesmo! Fiquei com mais vontade de ler por causa dela

Mutante X 13/07/2020

Brilhante
Qualquer coisa que se diga sobre Hebe Camargo é cair na redundância. A gente já sabe que ela era uma grande estrela, autêntica, talentosa, espontânea, ferina, mas sem nunca perder a classe, divertida, com grande amor pela arte de viver. No entanto, o autor, Artur Xexéo, relembra momentos importantes da trajetória da rainha da televisão sem esconder sua admiração pela artista - e talvez aí esteja o defeito do livro - e apresenta relatos que nos faz ficar ainda mais encantados pela pessoa que Hebe era. Mas como não admirar essa mulher vencedora, que enfrentou Governo, empresas, artistas e abusos conjugais com coragem e dignidade? Então, o livro não tem defeito algum. É uma declaração de amor muito bem feita que termina de forma melancólica e deixa o leitor com os olhos marejados mas, ao mesmo tempo, motivados pelo exemplo da estrela que espalhou sua alegria de viver em todo lugar em que brilhou. Li este livro em exatos sete dias, de tão deliciosa que é a narrativa. Ou, como Hebe dizia, "uma gracinha, lindo de viver!"

site: http://mutantexis.wordpress.com

Ronan 25/11/2020

Biografia chapa branca?
Ultimamente séries televisivas nos introduzem a um determinado tema ou nos fazem relembrar de outros já nossos conhecidos, caros às nossas infâncias e adolescências. Foi assim com Hebe do canal Globoplay, me vi transportado aos 90 (quando comecei a me dar conta do que passava na TV), lembro-me vagamente do programa da Hebe nas segundas à noite, que acabava tarde e que, eventualmente, minha mãe assistia. Depois disso só me lembro de ela já bem idosa saindo do SBT e indo para a Rede TV, gravando um disco ou coisa assim, mas aí já estava ocupado trabalhando e estudando.
Fato é que a série me instigou a ler o livro, e, ao ler o livro, percebi que de certa forma a história da biografada está entrelaçada à de da TV brasileira e ao cotidiano de muitos de nós. Não sou dado a ler biografias, até onde me lembro essa foi a primeira, não sei se impressionado pela série (que é ficcional) achei a biografia “chapa branca”, o autor inclusive se diz fã e em certa medida próximo da biografada, talvez aí esteja a explicação.
É uma leitura bem prazerosa, como eu já mencionei a biografia dela esta interligada à História do Brasil, à emancipação das mulheres em nossa sociedade, à ascensão dos meios de comunicação em massa e aos diferentes momentos políticos que ela experimentou e através dos quais, entendo eu, foi se repertoriando e amadurecendo. Programas televisivos como “O mundo é das mulheres”, o formato dos primeiros anos da TV com programas ao vivo e patrocinadores que pagavam por um programa inteiro, ou o fato de que ela participou das “marchas da família com deus e pela liberdade” (que pediam o golpe militar em 1964) me surpreenderam assim como seu apoio a Maluf, não deixa de ser uma história do showbiz e da política.
Se você quer uma biografia “chapa branca”, gostosa de ler, que navega pela história da mídia brasileira através de seu biografado esta é uma boa pedida.

Marcia 06/06/2020

Hebe
Uma ótima biografia, que nos conta a vida e a carreira da Rainha da Televisão , .. Além de uma bela homenagem , o livro é também uma aula de história sobre os tempos do rádio e a chegada da TV no país .
Ana Paula FZ1 06/06/2020minha estante
Essa é uma das minhas biografias favorita .. boa mesmo

Shirley.Moral 04/10/2020

Gostei de saber mais sobre a história da mulher fora de seu tempo, Hebe Camargo. Mas esperava mais histórias...

Robtavares 26/02/2024

Rainha, né?
Maravilhosa a trajetória dessa mulher e profissional incrível. Muitos momentos belos, apesar de outros controversos, como na vida de qq um de nós.

Alex 21/11/2017

Hebe é imortal
Dama da TV brasileira, rainha, estrela do samba, gracinha, linda de viver. Hebe Camargo não se explica. Uma mulher que, nascida no longínquo ano de 1929, esbanjava frescor em suas ideias. Apesar de quase sempre conservadora, Hebe falava abertamente sobre homossexualidade, aborto e diversas outras pautas que hoje habitam o cotidiano dos jovens engajados em mudar o mundo. Porém, Hebe fazia isso numa época bastante engessada, onde o conservadorismo dela podia ser encarado como puro progressismo. A mesma Hebe de 1929 caberia no mundo de hoje sem precisar de updates. Sempre foi uma mulher à frente de seu tempo.

Nesta magnífica biografia escrita pelo jornalista Artur Xexéo, conhecemos a vida e a obra de Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnami. A morena cantora e namoradeira, que durante muitos anos se sentia incauta demais para ter relevância pública. Integrante de uma família de músicos, buscava se consolidar como cantora, primeiro no quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, depois com a dupla caipira Rosalinda e Florisbela. Hebe era dona de uma voz grave e forte, possuía cacoetes típicos dos cantores de sua geração e era uma excelente intérprete, musicalmente falando. Porém, a sua carreira artística sofreria um baque gigante quando ouviu o áudio do diretor Wilton Franco vazando durante sua apresentação musical: "que coisa horrível, alguém ensine essa senhora a cantar".

Traumatizada, ficaria décadas longe da carreira musical. E isso fortaleceu sua presença como apresentadora, já que foi nisso que passou a empregar seu esforço artístico desde então. Em alguns momentos, tentou se afastar da carreira, para dedicar-se à família, mas alguma força sempre a levava de volta para o seu público. À esta altura já tornara-se loira, forte, poderosa e polêmica. Hebe nunca facilitou para ninguém. Apesar de todo o seu prestígio, recebendo os maiores artistas e personalidades do mundo em seu programa, a artista jamais se curvou à quem quer que fosse.

O livro de Xexéo me deixou tão cativado que esperei três dias para ler o último capítulo - tudo com a intenção de retardar o fim das 274 páginas carinhosamente redigidas. É impossível não se emocionar com cada trecho da vida desta grande figura que se foi tão jovem, aos 83 anos, vítima de uma parada cardíaca. Apesar da idade avançada, Hebe exalava jovialidade. Lutou por quase 3 anos contra o câncer e venceu todas as batalhas que enfrentou. A mulher simples, que um dia se envergonhou de ser a convidada do Roda Viva, tornou-se uma das referências do país. Em sua fase mais marcante, como apresentadora do SBT, tecia opiniões e fazia seus editoriais nos quais falava sobre tudo o que quisesse. E assim, não amolecia para ninguém: fosse amigo, político influente ou familiar. Hebe é sinônimo de garra, coragem e vitória. Resta-nos aguardar por um filme que apresente, em todo o esplendor, esta história que merece ser contada e conhecida por todos. Hebe é imortal.

Michele @leituraempauta 16/09/2017

Biografia da apresentadora, cantora e atriz Hebe Camargo, escrita pelo jornalista e grande fã de Hebe, Arthur Xexéo.
O livro começa com os bastidores da entrevista que Hebe concedeu ao programa da TV Cultura Roda Viva, em agosto de 1987, na qual Hebe quase desistiu de conceder, pois estava muito nervosa e não se achava a altura de ser entrevistada pelos jornalistas presentes.
Fala sobre sua infância, o início da carreira como cantora e alguns anos depois como apresentadora, o complicado romance com Luis Ramos, seu primeiro casamento com o empresário Décio Capuano, o nascimento de seu único filho Marcello, grandes amigos como Agnaldo Rayol (sempre presente em seus programas), Lolita Rodrigues, Nair Belo e Mazzaroppi, os períodos em que se afastou da vida artística, seu segundo casamento com o também empresário Lélio Ravagnani, sua relação com seu querido sobrinho e empresário Cláudio Pessutti, sua passagem por diversas emissoras (a principal delas foi o SBT, onde trabalhou por mais tempo) e o carinho e simpatia com o qual sempre tratou seus entrevistados.

site: @leituraempauta

Nani 08/04/2020

A Hebe foi uma mulher excepcional
O livro não faz jus a pessoa.

Riva 18/12/2020

Hebe...
Eu era criança e a Hebe já era ?A? Hebe, contudo sabia muito pouco a respeito da vida dela, tanto a pessoal quanto a profissional, por isso resolvi ler o livro.
Contudo, embora goste das crônicas do Xexéu, sou obrigada a dizer que o livro (da forma como foi escrito) não me prendeu.
Porém, cumpriu o seu objetivo, que era conhecer a Hebe.

Lu 06/05/2024

Hebe foi umas das primeiras mulheres da televisão brasileira, portanto sua trajetória não foi nada fácil. Ela estudou até o 4° ano e sentia que não tinha preparo necessário para entrevistar grandes personalidades, mas "Hebe era muito mais preparada do que imaginava ser."

Foi uma mulher de coragem, de ousadia, muito à frente às mulheres de sua época. Abriu espaço para tantas outras que viriam a trilhar sua carreira na televisão. Gostei do trecho em que ela não esteve presente na primeira transmissão da TV brasileira, porque optou por um encontro com o namorado. Justo. Acho que fez a melhor escolha, embora não tenha sido um amor que ficaria. Mas como saber, se não arriscar. Palmas, Hebe. Eu faria o mesmo.

Leia mais. No Blog! Leia sempre...
Confira a seleção de trechos!

"Há os que querem, mas não podem.
Há os que podem, mas não querem.
Nós queremos e podemos.
À vida.
(O brinde que ela fazia. Façam também)

site: https://lucianaavancini.blogspot.com/2023/12/hebe-biografia.html

Francisco 11/06/2022

A maior!
Hebe foi um marco na história do nosso país. Lendo essa biografia conheci mais sobre essa grande mulher, e ficou claro o quão importante ela foi. Eu recomendo essa leitura para todas as pessoas que lerem esta resenha, garanto que a história da maior apresentadora do Brasil irá mudar suas ideias e opiniões assim como mudou a minha. Nunca ela será esquecida!

nanci 17/09/2020

Memória
Este livro me fez lembrar de muitas coisas de minha infância. Muito bom!

Michele 13/06/2021

Que gracinha de leitura ?????
A personalidade forte e autêntica da Hebe é garantia de momentos memoráveis nessa biografia.
Apesar de crescer assistindo o programa da Hebe, eu não imaginava a importância dela para a história da tv e esse livro deixa claro toda a contribuição dessa grande mulher.
Confesso que existem trechos que são tão lotados de referências e datas, que a leitura acaba ficando enfadonha, além de sentir um cuidado excessivo em proteger a imagem da Hebe, o que torna um tanto raso certos relatos.

Bi Faria 22/02/2023

| Resenha
Eu nem sei por onde começar, Hebe sempre chamou a minha atenção por seu sorriso e carisma. Ler sua biografia me mostrou uma grande mulher que conquistou a todos por onde passou. É favorito da vida!

Uma boa biografia ao meu ver se dá pela escrita e o autor Arthur Xexéo é brilhante em mostrar uma mulher iluminada. Hebe é inspiradora e cativante, e foi mostrada de verdade a cada linha em meio a sua força de viver, em busca de seus sonhos e os desafios de ser mulher e artista.

Hebe em shows de calouros para ajudar em casa, cantora por muitos anos mostrando o quanto a sua voz tinha potência. Até chegar a ser a maior apresentadora que o Brasil já conheceu.
Sempre simpática e autêntica em seu programa. 'Gracinha' nunca saiu da minha memória.
Sua forma de receber as pessoas e realmente lhes escutar, ter opiniões por mais que houvesse censura, seus amores no qual ela pode viver ainda mais e seu filho Marcello que tanto amou.
Eu já tinha uma noção de sua grandiosidade como apresentadora e o que eu pude ler me mostrou vida, Hebe por onde passava deixava a sua marca e a alegria em viver.

Foi uma leitura extremamente prazerosa além de trazer a história da televisão brasileira. Hebe Camargo é um ícone que merece sempre ser lembrado.
"Hebe tinha o riso fácil, a gargalhada sempre por perto, a piada pronta."
"Era muita vida numa pessoa só."

1 | 2 | 3 | 4